Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 35
  • PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO IFES SOBRE A ADOÇÃO DE UM AVA PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA


Autor

Renato Pereira Aurélio

Resumo
O presente estudo objetiva discutir a adoção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para as práticas de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – campus Montanha, tendo em vista a utilização da educação a distância (EaD) e das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como suporte para o ensino presencial. Partindo de uma abordagem qualitativa, são analisados alguns pontos das entrevistas realizadas com professores deste componente curricular no Ifes, em 2017. Verificou-se que os docentes já adotam práticas que os insere no contexto da cibercultura e ainda, que são favoráveis à adoção de um AVA como base para o ensino de LP, resguardados os devidos cuidados com os alunos de nível médio.
ARTIGO:  Documento PDF Artigo - Conferência - UEADSL - 2019.01 - revisado.pdf
Coordenação de mesa: Eliane de Lima Piske, Nathan Peixoto Oliveira e Adriana Camilo Leovergilio de Andrade
Tags:
EaD, AVA, TDIC, Língua Portuguesa, Institutos Federais

(Editado por Coordenador UEADSL - sexta, 28 jun 2019, 07:16)

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Tiago de Melo Silva -
Parabéns pela excelente trabalho! Concordo que o uso de tecnologias digitais são ferramentas importantes na condução do trabalho do professor. Isso facilitaria ganhos expressivos no processo ensino e aprendizagem e contribuiria para maior interatividades entre professores e alunos.
Em resposta à Tiago de Melo Silva

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Renato Pereira Aurélio -

De fato, Tiago. Não podemos fugir dos benefícios que as TICs e a EaD trazem para o trabalho pedagógico.

Em resposta à Renato Pereira Aurélio

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Nathan Oliveira -

Na minha opinião, as TICs vieram para facilitar o processo de ensino e de aprendizagem, permitindo uma maior interação entre os participantes. Como exemplo do e-mail, Fóruns, Listas de Discussões, FAQ (Frequently Asked Questions ou perguntas frequentes), avaliações online etc.


Eu faço uso do correio eletrônico para me comunicar com meu orientador de doutorado. Não sou muito adepto a essa TIC, pelo baixo ritmo de interação entre os participantes.

 

O fórum + lista de discussão, como usamos aqui no SEAD, dá mais movimentos a troca de conhecimento e comparativamente gera mais informação no tempo.

 

Se alguém estiver conhecimento em outras TICs, fiquem a vontade para adicionar.

Grande abraço.

Em resposta à Nathan Oliveira

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Renato Pereira Aurélio -

Muito bom, Nathan!

Tenho alcançado bons resultados com as TICs e gosto bastante.

Para fins didáticos, penso que o AVA seja o dispositivo ideal, por concentrar diversos recursos e ferramentas como o chat, o fórum e a wiki.

O feedback é essencial. Assim, pode-se estabelecer limite para retorno, como em cursos superiores, em que o prazo para retorno do tutor é de 24h.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Natália Magri Bertolin -

Primeiramente gostaria de agradecer e parabenizar os organizadores dessa conferência, que só tem a engrandecer e complementar a nossa formação.

Sou aluna de um curso de licenciatura, e percebo que os desafios encontrados pelos professores relatados na produção deste artigo também se replicam no ensino superior.

A falta de formação ou qualificação profissional voltada para o ensino a distância, ou até um apoio maior da instituição nesse sentido, são desafios que o profissional da educação certamente encontrará.

Pode-se dizer que estamos em um período de transição, no qual os alunos estão cada vez mais inseridos no mundo tecnológico, e não há como simplesmente exigir que esse aluno abandone seu conhecimento digital e volte seus estudos aos métodos tradicionais, aos quais a maioria dos docentes foi submetido.


Em resposta à Natália Magri Bertolin

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Rodolpho Francisco Medeiros do Nascimento -

Olá Natália, boa tarde!

Ótima colocação, faço sua as minhas palavras.

O curso de licenciatura possibilitou a você, perceber que ainda há desafios e barreiras que dificultam o desenvolvimento de atividades em EAD até mesmo no ensino superior.

Em resposta à Natália Magri Bertolin

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Renato Pereira Aurélio -

Você tocou em um ponto fundamental, Natália: o processo de transição. Penso que mesmo os “nativos digitais” (denominação de Marc Prensky) podem ter dificuldades. Talvez por conta das diferenças entre se usar as tecnologias para o lazer (de forma casual) e para os estudos (de forma sistemática).


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Rodolpho Francisco Medeiros do Nascimento -

Inicialmente, gostaria de mais uma vez parabenizar ao autor Renato Pereira por nos possibilitar conhecer esta pesquisa, que de fato, é algo que muito nos interessa no contexto da educação à distância.

Um ponto muito interessante e relevante a este contexto é o que com sabias palavras disse acaba de dizer Nátália Magri Bertolin: “A falta de formação ou qualificação profissional voltada para o ensino a distância, ou até um apoio maior da instituição nesse sentido, são desafios que o profissional da educação certamente encontrará”.

Com isso entendemos que, faz-se necessário, um incentivo mais incisivo em capacitação de professores para a EAD, proporcionando mais cursos votados para como utilizar esta metodologia de ensino.

Os professores que já inserem homeopaticamente os alunos do ensino fundamental e médio nos ambientes virtuais de aprendizagem, merecem aplausos e servem de exemplo aos professores que não inserem tal prática, uma vez que esta é a modalidade que vem ganhando força no âmbito educacional.


Em resposta à Rodolpho Francisco Medeiros do Nascimento

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Daniel Rodrigues Paes Landim -

Finalizando o evento com chave de ouro mais uma maravilhosa conferência. Parabenizo o autor do artigo pela importante produção. Eu também sou um entusiasta do ensino de línguas associado às tecnologias, creio que essa conexão entre as novas tecnologias digitais e as práticas de letramento podem inovar o ensino de línguas no Brasil. 

Em resposta à Rodolpho Francisco Medeiros do Nascimento

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Renato Pereira Aurélio -

Isso mesmo, Rodolpho. Formação continuada para os decentes é uma questão básica. Muitos professores já vêm realizando experiências com suas turmas, aproveitando os recursos que atualmente estão disponíveis. Há relatos incríveis de trabalhos com as redes sociais, AVAs e em outros tipos de sites da internet.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Hassan Marra Jorge -

Boa tarde a todos.

Belo trabalho apresentado. Mas saliento a necessidade do debate não somente do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA - para ensino de Língua Portuguesa, mas para a disseminação da educação como um todo. Atuei como tutor EAD na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e o AVA dessa instituição é horrível. O layout é péssimo. A infraestrutura virtual deixa muito a desejar. Atualmente curso uma especialização EAD pelo IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - que também é horrível. O AVA é péssimo. O layout é carregado visualmente falando. A estrutura não é prática. Cheio de informações de outros cursos que não dizem respeito a meu curso propriamente dito e muitas informações sobre meu curso que tenho que ficar procurando. 

Não obstante, para realizar algumas atividades, tenho que efetuar Login em uma plataforma secundária para ai realizar o que é proposto. É muito complexo. Todavia, existem AVA que são maravilhosos. O AVA da UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rey a qual já tive o prazer de ter acesso é maravilhosa. Bem organizada. Um doce de se mexer. 

Em resposta à Hassan Marra Jorge

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Renato Pereira Aurélio -

Hassan, daí a importância de as instituições investirem na elaboração de uma boa Arquitetura Pedagógica, pensando no design das interfaces, com vistas à melhor usabilidade por parte dos usuários.

Nesse processo, creio que há ainda muitas falhas e cabe a todos os envolvidos propor mudanças, especialmente nos cursos que preveem avaliação de infraestrutura.

Para cursos superiores, por exemplo, deve haver essa consulta através da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é quase uma espécie de preparação para a avaliação do Inep/Mec.

É claro que o foco não deve ser apenas “ficar bem” na avaliação do órgão superior, mas prover uma boa infraestrutura para a comunidade acadêmica, incluindo-se os aspectos tecnológicos.


Em resposta à Renato Pereira Aurélio

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Joemir Santos -

Seres pensantes, boa noite! Bom saber q tem ideias fervendo, arquitetura pedagógica uma boa ideia para a interação da formação e do conteúdo. Confirmando o uso de uma metodologia ativa no AVA para proceder na dinâmica da sala de aula e administrar melhor o plano de aula!! 

Em resposta à Renato Pereira Aurélio

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Hassan Marra Jorge -

Sem dúvidas, a arquitetura pedagógica é necessário para se organizar melhor a estrutura do AVA e outros ambientes. Todavia, acredito que tão logo se perceba ainda mais as mudanças sociais e no campo da informática, creio que os próprios cursos de licenciatura poderão talvez ofertar disciplinas para elaboração melhor destes materiais.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Vinícius Ferreira da Silva Alves -

Parabéns a equipe, agregando muito a todos com o conhecimento de vocês, bom eu tenho uma certa experiência com EAD, me formei em Análise e Desenvolvimento de sistemas nessa modalidade veio para ajudar.

Porém nos como futuros educadores ou educadores em função, não podemos jamais esquecer que as pessoas se diferenciam em  suas adaptatividades em relação a evolução tecnológica, então nós devemos sempre incentivar e motivar tutorias e trabalhos em grupo, para que os alunos interagem e assim ampliem seu conhecimento!!

Em resposta à Vinícius Ferreira da Silva Alves

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Renato Pereira Aurélio -

Olá, Vinícius.

De fato, precisamos lidar com as diferenças, inclusive no ambiente virtual. Assim, pode ser possível desenvolver ações mais integradas e alinhadas ao perfil de cada aluno com que lidamos!

Em resposta à Vinícius Ferreira da Silva Alves

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Tiago de Melo Silva -

Concordo com vocÊ Vinicius! As potencialidades de cada ser devem ser pensadas e colocadas em questão!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Jader Luís da Silveira -

O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs) geram novos ritmos de trabalho, novos ambientes, novos instrumentos, novas linguagens ou formas de expressão. Assim, torna-se necessário considerar as mídias como objetos de estudo, com seus aspectos éticos e estéticos, e como ferramentas pedagógicas e didáticas.

Este cenário da ação pedagógica em ambientes on-line revela, que é preciso deixar de ser meros espectadores e passar a ter um perfil de “participantes ativos”. Para melhorar sua atividade de ensino, o educador pode e deve utilizar recursos das TICs em suas aulas.

Parabéns pelo trabalho!!


Em resposta à Jader Luís da Silveira

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Renato Pereira Aurélio -

Isso aí, Jader. A estética e o design dos AVAs são aspectos fundamentais para convidar e persuadir o aluno a permanecer no curso, de maneira engajada. 

Em resposta à Jader Luís da Silveira

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Nathan Oliveira -

Olá, Jader.


O grande barato das TICs é que não se tratam apenas da comunicação pessoa-pessoa, mas também da interatividade pessoa-objeto e de tudo estar conectado (a famosa internet das coisas ou IoT). Um exemplo são os atendentes virtuais em sites e até (por experiência própria), ligações feitas por robôs se utilizando de programação computacional para interpretar respostas dadas pelo receptor.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Joemir Santos -

Muitas são as possibilidades de utilizar a linguagem para passar a mensagem desejada, desde o leitor até o interlocutor e o ouvinte precisa estar bem estigado para dar atenção ao q se quer passar. A fonologia agradece ao uso das TIC'S para levá-la ao máximo de aproveitamento. O trabalho ainda n li por completo, mas assim q der vou repaginar sim. 

Em resposta à Joemir Santos

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Tiago de Melo Silva -

Concordo com você Joemir! A fonologia agradece a integração com as TICs.

Em resposta à Joemir Santos

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Tamyres Cecilia Silva -

Com certeza, o interlocutor é parte fundamental do processo.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Adriana Camilo Leovergilio de Andrade -

Parabéns Renato pelo maravilhoso trabalho. Acho muito importante tratarmos cada vez mais de assuntos relacionados ao EaD,para acabarmos com os mitos acerca dessa modalidade de ensino, que nos serve como um estimulador e facilitador no processo ensino-aprendizagem.

Em resposta à Adriana Camilo Leovergilio de Andrade

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Renato Pereira Aurélio -

Obrigado, Camila. Na Educação Básica, proponho a EaD como suporte para as práticas presenciais. No nível superior já é uma realidade sem volta.

Dezenas de instituições já oferecem graduação e especialização totalmente na modalidade EaD. É preciso haver discussão e trabalho para uma adaptação ao novo contexto.

O sucesso dependerá de vários fatores, dentre os quais, a responsabilidade do aluno.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Cássio Júnio Ferreira da Silva -

Olá Renato, a impressão que tive ao ler o seu trabalho é que mesmo o AVA se apresentando como um campo com amplas possibilidades, ele ainda é pouco utilizado por professores. Como indicado por os dados apresentados por você os professores estão mais voltados para outras tecnologias digitais. Você acha que a adoção de outras tecnologias digitais que não sejam um AVA pode ser algo ruim?

Em resposta à Cássio Júnio Ferreira da Silva

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Renato Pereira Aurélio -

Não, Cássio. Redes sociais como o facebook e o instagram podem render excelentes trabalhos. Se pesquisrmos, encontraremos desde relatos de experiência até teses de doutorado sobre o uso didáticos de tais recursos.

Aplicativos como o whatsapp também são bem produtivos. Um dos entrevistados relatou a realização de um Seminário Virtual pelo whats! É algo bem inovador. O aluno trabalha a oralidade, a estética, o enquadramento, além dos próprios conteúdos.

Interessante que no contexto da cibercultura muitas tecnologias logo são superadas, tornando-se obsoletas.

Pesquisando para a proposição dessa conferência, encontrei trabalhos que relatavam sobre o uso do disquete e do Orkut, entre 2007 e 2010. Hoje, tais recursos entram apenas no relato histórico!

Sobre o uso do AVA, foi justamente por identificar uma baixa utilização e vislumbrar o seu potencial, que propus o projeto de doutorado, caracterizando o teor inovador da pesquisa, especificamente, no Ifes – campus Montanha.

Foi elaborado um curso complementar à disciplina LP, com o professor e a turma de 47 alunos. Finalizamos agora em junho. Os resultados têm se mostrado bastante animadores.

Em breve teremos mais discussões e a defesa da tese em julho/2020.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Érica dos Santos Carvalho -

As principais vantagens do uso das TICs é que o espaço é de colaboração entre docentes e discentes; onde a participação por parte dos alunos é mais expressiva. Já os docentes conseguem ter uma visibilidade melhor na parte de argumentação e escrita do aluno, uma vez que nesse ambiente é a única forma dos mesmos se expressarem.

As TICs propiciam também elaboração de enquetes e fóruns onde todos podem opinar da melhor maneira que encontrar e os docentes conseguem uma clareza maior nesses resultados. Ou seja, existe várias vantagens, basta o educador analisar e elaborar a melhor forma de usar.


Em resposta à Érica dos Santos Carvalho

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Renato Pereira Aurélio -

Bem observado, Érica.

Perdemos os pontos positivos da interação presencial, mas ganhamos em termos de reflexão para a escrita.

De forma metalinguística, essa conferência online e assíncrona, através da nossa interação, representa grande parte daquilo que defendemos e estamos discutindo agora!


Em resposta à Renato Pereira Aurélio

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Tamyres Cecilia Silva -

Muito bem observado. As duas modalidades possuem seus benefícios e "malefícios", mas com certeza, o que fazemos aqui é um exercício do objeto por nós estudando - a educação e a maneira com a qual a internet aproxima as pessoas e saberes.

Em resposta à Renato Pereira Aurélio

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Joice Padilha -

Parabéns pela escrita do trabalho, importante valorizar o protagonismo dos sujeitos nesses espaços virtuais. Mais ainda é organizar propostas de ensino/aprendizagem com as ferramentas atuais de multimídia. No caso dos alunos que não tem possibilidade de estar em aulas presenciais, o ensino a distância se torna uma ferramenta indispensável.  

Em resposta à Érica dos Santos Carvalho

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Nathan Oliveira -

Boa tarde, Érica.

Concordo com sua afirmação mas infelizmente, por necessitar de adaptação ao novo, embora traga grandes benefícios, sempre é aceito com estranheza e receio. Para isso, é necessário que uma equipe preparada, com conhecimentos a cerca de gestão da mudança, possa auxiliar docentes, discentes e gestores nesse sentido.

Mas adaptação foi a palavra de ordem em diversas conjunturas que passamos desde a revolução industrial 1.0 (energia a vapor e mecanização da produção) até a atual 4.0 (com a inserção da tecnologia da informação e comunicação).


Grande abraço,

 

Nathan Oliveira.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Marco Antônio Peixoto -

Renato, parabéns pela escrita, apresentação e desenvolvimento do trabalho. As relações entre AVA, EaD e TDIC são extremamente interessantes e necessários para o desenvolvimento da educação na atualidade. 

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Tamyres Cecilia Silva -

Olá colega, também observei atentamente tais ligações e colocações, fundamentais à nossa compreensão.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conferência de Encerramento: VAMOS CONVERSAR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM(AVA) PARA AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - autor: RENATO PEREIRA AURÉLIO

por Tamyres Cecilia Silva -

Olá Renato e pessoal, boa tarde!

Com certeza as TICs vieram para nos auxiliar e além de tudo para darem novas perspectivas e possibilidades ao ensino/aprendizagem.

Difícil é estar em locais onde somos pouco compreendidos quando buscamos orientar nossos colegas que estão há muitos anos em sala do quanto isso é importante!