Boa tarde, sobre as TICs,
vejo que hoje tudo está conectado, e há um grande crescimento do IoT (internet das coisas), não existindo apenas a interação pessoa-pessoa (como alunos, docentes e tutores), mas também a interação objeto-pessoa.
Cheguei a trabalha na Universidade Veiga de Almeida e lá, eles estão aperfeiçoando inteligência artificial para interagir com alunos (também conhecido no meio como robôs). Através de uma complexa programação e conhecimento em IoT, o computador é capaz de responder suas dúvidas na disciplina, te dar a resposta sobre uma questão e aprimorar a didática através do input de dados fornecido diariamente pelos alunos.
Um outro exemplo que presenciei aqui mesmo no Brasil foi: diversos empreendedores e donos de franquia utilizam de um recurso já presente em shoppings. É um sensor que indica o número de pessoas que passaram em frente sua loja e quantas entraram. Esses dados fornecem um importante indicador chamado de taxa de conversão. Seja conversão de passantes em visitantes da loja ou de visitantes em clientes.
E por que não aplicar esse recurso na escola? por que não medirmos a "taxa de conversão"de alunos que passam em frente a biblioteca e resolvem entrar. Ou então, dos que entram, quantos fazem a locação de um livro.
Grande abraço,
Nathan Oliveira