APRESENTAÇÃO
A ideia de publicar este
livro partiu das prazerosas interações estabelecidas ao longo da minha
trajetória acadêmico-profissional, em que tem sido possível discutir questões
relacionadas à linguagem, à educação a distância (EaD) e às tecnologias
digitais de informação e comunicação (TDIC), com vistas a uma efetiva aplicação
nas práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.
Desde o Ensino Médio o interesse pelas Ciências Humanas e pela Linguagem
já me acompanhava, sendo que o gosto pela investigação científca somou-se
àquela condição a partir do ingresso no curso de Letras Vernáculas na
Universidade do Estado da Bahia, em 2002. A formação em Letras foi essencial
não apenas para minha trajetória profissional, como também, para a consolidação de importantes
aspectos afetivos e emocionais, já que o curso proporciona ao indivíduo um
desenvolvimento sem precedentes, posto que leitura e escrita desempenham papel
fundamental para as atividades cotidianas, que demandam níveis diversos de
letramento.
Neste processo, entram em cena os preceitos freireanos, uma vez
que lemos o mundo, a palavra e suas inumeráveis redes discursivas. Tais condições
acabam influenciando a formação de sujeitos mais críticos e participativos,
conscientes do papel que exercem enquanto docentes e formadores de opinião, em
torno das atividades de ensino e aprendizagem de línguas.
Este livro reúne cerca de dez artigos selecionados a partir de
publicações prévias em revistas ou eventos acadêmicos, tendo, pois, sido
submetidos a rigoroso processo de avaliação por comitês científicos. Nessa perspectiva,
ex-alunos orientandos, colegas pesquisadores e eu procuramos trazer algumas
reflexões oriundas da experiência em sala de aula e das pesquisas no âmbito da
graduação e da pós-graduação, considerando-se a relevância e pertinência dos
três eixos abordados, conforme evidenciado
no título.
Os capítulos I (Carlos Augusto Lessa Rangel) e IV (Lenilda de
Oliveira Silva) são derivados de monografas do curso de Especialização em
Informática na Educação, defendidas no Instituto Federal do Espírito Santo
(IFES) em 2016. O capítulo III (Jossiane Ramalho de Oliveira) emerge do artigo fnal
da Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa,
apresentado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2017. O capítulo V
(Danilo Moura Pereira) surge a partir do trabalho final do curso de
Especialização em Metodologia do Ensino para a Educação Profissional, defendido
na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2015.
O capítulo VI (Edna Pereira da Silva e Lucilene Vieira Gomes
Santos) é oriundo da monografa do curso de Letras – Português, defendida na
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2012. Já o capítulo IX (Fernando Reis
de Sena e Jares Gomes Lima) foi resultado de um trabalho apresentado no
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa (SIP) na mesma universidade, também em
2012. Os capítulos II e VII têm origem em uma produtiva parceria estabelecida
com o professor-pesquisador Marcelo Vieira, a partir do meu ingresso no Ifes,
como docente do quadro permanente em 2015.
O capítulo VIII nasce de um projeto desenvolvido em uma escola da rede
pública estadual do Espírito Santo, a que eu me encontrava vinculado no ano de
2010. Por fm, o capítulo X refere-se a um trabalho desenvolvido durante o
mestrado em Estudos Linguísticos na Ufes em 2011.
Juntamente com os coautores, que se submeteram aos esforços
característicos do processo de pesquisa e escrita acadêmico-científica, espero que
a obra Linguagem, Educação a Distância e Tecnologias Digitais possa
contribuir de maneira significativa aos professores, pesquisadores e
interessados nas temáticas aqui abordadas. Desejamos a todos boas leituras!
Renato Pereira Aurélio
[Organizador]