Moçada,a
queria responder um por um, mas minha posição de coordenadora do evento mal me permite ler suas respostas (que estou lendo nos intervalos, quando paro pra tomar café!).
Agradeço a todos por suas colocações, tão sensíveis e conscientes. Confesso que escrever esse e outros textos do ivro foi um exercício muito além da semiótica, foi um exercício de conscientização própria de muitos processos envolvidos nas atividades didáticas e que, embora essenciais, acabam ficando nas entrelinhas, nas imagens, em interações em fóruns e chats, em espaços que o desing instrucional cria mas que não leva consigo como estrutura de aula.
Revisitar as aulas é algo que costumo fazer a cada semestre, pois nenhum curso está pronto, nenhum design é adequado para uma repetição ipsis litteris: tudo sempre pode ser melhorado e somente reflexões assim, profundas, permitem renovar com propriedade o trabalho do planejamento das aulas.
Se gostaram do texto, baixem o livro (ainda só em versão digital, gratuita, o impresso está na gráfica e estará disponível para venda na Editora quando ficar pronto, por volta de R$40, fiz uma tiragem baixa, para quem faz questão de ter o livro em papel). O livro também está disponível na página do grupo: http://textolivre.org/site/colecao-texto-livre/
E fiquem à vontade para voltar aqui para novos comentários, eu assinei a discussão e vou receber suas mensagens, mesmo após o evento.
Um forte abraço e muita luz,
Ana