BOLO DE FUBÁ DE MOINHO - Claudinéia Matos Ferreira

BOLO DE FUBÁ DE MOINHO - Claudinéia Matos Ferreira

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 10

Título:

BOLO DE FUBÁ DE MOINHO

Autores: Claudinéia Matos Ferreira
Resumo:

Descrição abreviada: Essa receita é de um bolo de fubá de moinho que pode ser assando no forno convencional ou no forno e fornalha a lenha.

Anexos:  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Instituição: EEPJA - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Mauricio Teixeira Mendes e Hemerenciana Maria da Silva
Mesa (2):  Elizabeth Guzzo de Almeida
Mesa (3): Nathan Peixoto Oliveira 

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Artigo Claudinéia.pdf

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: BOLO DE FUBÁ DE MOINHO - Claudinéia Matos Ferreira

por Tamyres Cecilia Silva -

Claudinéia, me identifiquei muito com a sua realidade.

Aqui em casa também temos fogão a lenha e procuramos aproveitar ao máximo os alimentos e o próprio fogo para criarmos receitas e momentos divertidos em família, assando milho e comendo juntos.

Fico feliz por ver você dividir conosco uma receita de família, parabéns, deve ser delicioso!

Felicidades!

por Stefânia Helmold -

Amo bolo de fubá!

Aqui em MG ainda usamos muito o fogão a lenha e a receita me lembra muito minha infancia!

Obrigada por isto!

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Olá Claudinéia!

Primeiramente gostaria de dar as boas vindas a esse congresso. Sua presença aqui, sem dúvidas vem acrescentar e nos encher de alegria, principalmente nos fazendo até sentir o cheirinho desse bolo de fubá!

Adorei a forma como você introduziu a receita de sua família e também como relembrou as tradições mineiras no uso do fogão de lenha!

Você já tentou fazer outras adaptações dessa receita? Se sim, como foi as experiências?

por Ana Carla Barros Sobreira -

Nossa, fogao a lenha. Ficamos na cidade e esquecemos as coisas boas da roca. Parabens pela receita.

por Beatriz Gontijo Campos -

Claudineia, 

gostei muito da receita, deve ficar uma delícia! Vou testar assim que possível. 

O que mais me chamou atenção foi como a receita corrobora sua história, com o uso de ingredientes como o soro de queijo e a nata, que são partes que "sobram" de outras produções. Creio que essa criatividade nasce da escassez. 

Parabéns pelo trabalho. 

por Roseanne Gomes Gonçalves -

Parabéns pelo trabalho!

A divulgação da sua receita possibilita a propagação de costumes culinários a diferentes regiões do país.

por Isabella Diniz -

Claudinéia, parabéns pelo trabalho!! Adorei o modo como escreveu o texto. Vou repassar essa receita a minha mãe, que já em contou de receitas improvisadas de seu passado. 

Em resposta à Isabella Diniz

por Mauricio Teixeira Mendes -

Car@s comentarista. Queria agradecer o carinho de tod@s vocês.

Infelizmente não foi possível uma melhor interação de nossos estudantes da EJA devido uma série de fatores que é uma luta constante no campo, dentre elas, o acesso à internet que esses dias foi muito complicado. Vamos marcar um momento para uma colocação em comum da participação neste evento. E com certeza vamos conversar sobre cada comentário.

Queria agradecer, mais uma vez, pela oportunidade de estar aqui. A maioria dos autores das receitas estão no 7º ano do Fundamental II, e são estudantes que ficaram muitos anos fora da escola. A maioria deles não tiveram, na idade certa, a educação como um direito. A maioria teve que sair para ajudar a família a trabalhar.

Esse público me chama muito a atenção, eu também fiquei muitos anos fora da escola. Concluí com muito custo o Ensino Médio em um Centro de Educação Continuada para Jovens e Adultos.

E, assim... Nessa jornada de Educador do Campo, tenho ouvido alguns relatos, como um dia que entrevistei uma dona e perguntei a ela qual era seu maior sonho e ela disse que era aprender a ler para ler a Bíblia. E de um pai de 15 filhos que disse que seu maior sonho era de ver pelo menos um filho concluindo o Ensino Médio.

Sei que muitos educadores passaram por aqui.  Não sei se estou em condições, mas deixo uma dica, enquanto educador me preocupa muito conhecer a trajetória do estudante, sempre me torna mais humano e comprometido com a inclusão social, digital e que campo/periferia e cidade/centros tenham as mesmas condições de acesso. E que pobre, preto e índio sejam incluídos no Art. 5º  da Constituição onde “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...) direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Isso é a resistência (não a de esquentar água) que falamos. Verás que um professor não foge a luta.