USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 38

Título:

USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE

Autores:Karine Cristiane Nogueira Nunes
Resumo:

 

 

Este trabalho apresenta uma experiência sobre a utilização de chats de voz de jogos digitais para desenvolvimento da comunicação oral em língua inglesa. A análise dos dados baseou-se na abordagem complexa (LARSEN-FREEMAN e CAMERON, 2008), no conceito de comunidade de prática (WENGER, 1998) e aprendizagem por meio de jogos (GEE, 2004, 2007). Conclui-se que os alunos enriqueceram seus conhecimentos linguísticos orais ao praticarem a língua em contextos reais de uso, a fim de buscarem atingir um objetivo em comum do grupo.

 

  
Anexos:

.

Área do Conhecimento:Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso: 

Linguística
Instituição:UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1):Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2):Breno de Campos Belém
Mesa (3):Gustavo Gomes Siqueira da Rocha

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE.pdf
Versão revisada: Documento PDF 3 USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE.pdf

 Slides: 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezada Karine,

muito bom ler o seu trabalho. Ele está muito bem amarrado e com suporte teórico de primeira. Apenas sentí falta da pesquisadora Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, na medida que ela também trabalha nessa área.

Com relação ao jogo, senti-me atraído em experimentá-lo e utilizá-lo com os alunos. Obrigado, então por permitir, compartilhando, esse projeto tão instigativo.

Abraços,

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Oi Gustavo, tudo bom?
Sim, eu havia colocado a PAIVA (2010)* que defende que o professor deve fornecer meios para fazer os alunos efetivamente usarem a língua em contextos reais de comunicação e fazer com que eles estejam imersos nesses ambientes assim como os animais o fazem ao "conhecerem um ambiente", explorando-o. Dessa forma, os jogos online seriam essa forma de promover as affordances ou propriciamentos, ou oportunidades além da sala de aula, conforme a autora defende. Porém, tive que tirar muita coisa para caber nas páginas! E acabei deixando apenas os criadores das teorias e dos conceitos mesmo! 

Mas muito boa a observação, obrigada! E quando testar com seus alunos, por favor, conte-nos como foi a experiência!


PAIVA, V. L. M. O. Affordances beyond the classroom. (no prelo). 2010. Disponível em: Acesso em 7 out 2018.

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Bernardo Sieiro Silva Araujo -

Parabéns pelo trabalho. Vejo hoje a língua inglesa muito importante para todos, e um trabalho que mostra uma facilitador para o aprendizado da mesma é de suma importância hoje em dia.

Em resposta à Bernardo Sieiro Silva Araujo

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Sim Bernardo, obrigada. Esse facilitador, sendo lúdico, provendo a interação, os imergindo em contextos reais de uso da língua, fazendo que com os alunos percebam um fim para aprendizagem do idioma, atendendo às características da era da informação, penso que promova, sim, a motivação e o interesse no aprendizado da língua inglesa. 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Breno de Campos Belém -

A abordagem do trabalho me surpreendeu bastante ao utilizar a complexidade como teoria, pois como foi citado no trabalho, o efeito borboleta é muito frequente na aprendizagem de línguas e isso podemos observar nas mais diversas situações que ocorrem na vida dos aprendentes.  Pela minha experiência como docente e discente, percebo que é muito comum ocorrer a flutuação da motivação de meus alunos quando há trocas constantes de professores, bem como na adequação de métodos inventivos versus tradicionais.  Vejo neste artigo um relato de experiência estimulante e motivador, principalmente por criar condições favoráveis à participação dos alunos no exercício da habilidade que eles possuem mais dificuldade que é a produção oral.  Gostaria de fazer um questionamento a esse respeito: houve alguma divergência nos resultados dos participantes do sexo masculino e feminino?  Como eles reagiram às atividades em jogos?  Pergunto isso pois alunos do sexo masculino são mais engajados em jogos eletrônicos e possuem maior interesse também.  Seria bem interessante também demonstrar os resultados obtidos com os 30% que desconheciam o jogo e como eles se sentiram após as atividades. Por fim, gostaria de parabenizar a autora do artigo.  Está muito bem escrito e aborda a temática de uma forma a facilitar a leitura de quem lê, mesmo abordando uma teoria tão complexa como é a teoria do caos e da complexidade.


Em resposta à Breno de Campos Belém

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Boa tarde Breno, 

Exatamente, sofremos, nós, professores e alunos, o efeito borboleta a todo momento em nosso contexto de ensino e aprendizagem e em todos os ramos de nossas vidas, uma vez que tudo esta interligado e interdependente no universo! 
Respondendo a sua pergunta, os 35 alunos são estudantes de uma escola pública militar que somente no ano passado começou a aceitar meninas. Então desses 35, havia apenas 3 meninas. Assim, não observei total divergência, já que uma delas se comportou menos inibida e bem participativa, como vários garotos. Mas também havia vários alunos do sexo masculino mais acanhados em participar. Lembrando que a nossa escola, EPCAR, divide os alunos em nivelamento e os 35 supracitados são todos pertencentes ao nível B1a (2A). 

Outro detalhe digno de nota é que a rotina da escola é bem intensa e puxada para eles: eles moram na escola e têm aulas de matérias do ensino médio e de instrução militar de manhã e a tarde, educação física de segunda à quinta e avisos, palestras, dentre outros das 19h até as 20h ou 21h e de vez em quando ainda possuem acionamentos, para treinamento de prontidão militar, de madrugada. Além disso, tiram um serviço de escala de "vigias" do quartel também de madrugada e só são liberados no final de semana para irem para suas casas (somente os que moram perto, pois os que moram em estados distantes vão para casa apenas nas férias). Dado todo esse contexto, eles se mostraram muito receptivos com os jogos, pois nesta escola quartel, também há a ideia de que as aulas de inglês “aliviam” a rotina e os conteúdos ministrados por meio de livros, por mais comunicativa que seja a abordagem, não os interessam muito. Assim, os jogos são sempre bem aceitos para que eles saiam da “rotina” estressante. Um aluno, porém, informou que não gosta de jogos e prefere conteúdos ministrados em livros e aulas expositivas de gramática. Quanto aos 10 alunos que não haviam jogado, todos já tinham ouvido falar no jogo e foram os que se sentiram inibidos ao início do “bate papo”, mas se motivaram após incentivo dos colegas e de mim também.

Em resposta à Karine Cristiane Nogueira Nunes

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Breno de Campos Belém -

Olá Karine,

Antes de fazer um comentário responendo à sua resposta, gostaria de tirar uma dúvida:  Você optou por omitir essas informações que você relatou em sua resposta na redação do artigo?

Fiquei com essa indagação, pois só agora consigo compreender um pouco mais o contexto da sua pesquisa.

Se sua resposta à minha pergunta for "sim".  Qual foi a sua maior motivação para fazer isso?

Aguardo seu retorno.


Breno.

Em resposta à Breno de Campos Belém

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Boa noite Breno, confesso que senti muita dificuldade em diminuir o trabalho para 6 páginas. O meu desejo era que ele fosse pelo menos com 10 páginas! Por isso acabei cortando algumas informações mais detalhadas.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Ana Cristina Fricke Matte -

Karine,

eu tenho especial apreço pelo conceito de comunidades de prática, pois nele reconheci, logo no primeiro contato, as bases fundadoras das comunidades de software livre e, mais especificamente, do próprio grupo Texto Livre, desde seu mais tenro início. Ou seja, éramos comunidades de prática sem o saber.

No entanto, é um conceito que gera polêmica, pois há autores que questionam a possibilidade de criar deliberadamente tais comunidades em ambiente escolar formal. Tendo em vista sua experiência, o que você acha disso?

bjs

Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Olá profª!
Entendo que a sala de aula é um tipo de comunidade de prática, mas que não devemos cristalizar o conceito e criar “comunidades de práticas” fictícias em sala de aula que imitam a realidade. Daí a importância de se explorarem as affordances fora do ambiente formal da sala de aula (PAIVA, 2010). É o mesmo que acontece com os Role Plays nas aulas baseadas em abordagens comunicativas. Penso que eles são práticas fictícias, mas que foram, sim, uma boa alternativa ao método audiolingual, repetitivo, reprodutivo e baseado em tradução. Mas hoje a era móvel e suas tecnologias já substituem os fake role plays, uma vez que o aluno tem oportunidades de “desvendar” realmente o mundo por meio online. Uma comunicação, ou uma comunidade de prática, que ele inventaria em sala de aula, ele pode participar realmente no meio online por meio das oportunidades de ‘imersão em casa’ oferecidas pelas tecnologias da informação DIAS (2018).

DIAS, Reinildes. Entrevista. Polifonia, v. 25, n.37.1, p. 01-170, 2018.

PAIVA, V. L. M. O. Affordances beyond the classroom. (no prelo). 2010. Disponível em: Acesso em 7 out 2018.


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Evelyn Pessanha dos Santos -

Parabéns aos autores pelo trabalho! Este trabalho é muito pertinente visto que o mundo está cada vez mais globalizado, além de evidenciar a importância da língua inglesa que está presente tanto no meio acadêmico, quanto no meio de lazer. 

Em resposta à Evelyn Pessanha dos Santos

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Obrigada Evelyn, penso que as affordances encontradas no meio lúdico, são boas formas de motivá-los na aprendizagem da língua. O professor deve sempre trabalhar a consciência crítico-reflexiva dos alunos sobre os objetivos para os quais estão aprendendo a língua, bem como todas as oportunidades e caminhos que se abrem ao aprender uma língua que está por toda parte como a língua inglesa!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Natália Leão Prudente -

Muito interessante seu trabalho, sei que por causa do número limites de páginas muita coisa ficou de fora, gostaria de ver como foram as etapas e como a evolução gradativa ocorreu. Observei que utiliza o termo nativo digital de Prensky, o que pensa sobre o termo? Há dois anos eu ainda o utilizava, mas cada vez mais percebo que meus alunos, apesar de terem nascido na era digital, apresentam dificuldades quando um aplicativo do cotidiano é adaptado para usos educacionais.


Em resposta à Natália Leão Prudente

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Oi Natália! Exatamente! Tive muita dificuldade em diminuir o número de páginas e acabei deixando rios de literatura fora! Rsrs. Nós, da Letras, gostamos muito de escrever, rs. Aqui na EPCAR temos 4 tempos de inglês por turma, então eu realizei o jogo em 1 tempo por semana, o que deu para eles praticarem bem. Mas não utilizavam apenas o áudio, usavam muito o chat escrito também. No início, como afirmei, ficaram muito tímidos em conversar, mas com 3, 4 aulas foram “se soltando”, principalmente ao perceber que alunos (os que já jogavam e tinham melhor expressão oral), conseguiram êxito.

Com relação ao termo, há também o termo Geração P criado por Cope e Kalantzis (2012) para expressar os atuais alunos da era digital/móvel, que é participativa, produtora do conhecimento, acessa a informação por meio de diversas fontes e mídia, aprende em ambientes mais informais, de variadas fontes, como aplicativos, sites de redes sociais, jogos em rede, blogs e chats, por meio de diversos recursos, é criativa, trabalha em grupos colaborativamente, continua a aprender fora da sala de aula, nos ambientes móveis, em qualquer lugar e momento sendo, principalmente, é responsável por sua própria aprendizagem. Porém, minha intenção em usar ‘nativos digitais’, reside no fato de todos os meus alunos, lembrando que tenho alunos de todas as regiões do Brasil, Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste, terem aparelho celular, internet (eles dividem no quartel e os que vão para casa nos finais de semanas possuem internet em suas casas), todos possuem redes sociais, e aplicativos de entretenimento diversos, alguns dos quais acessam todos os dias. Sei que não é essa a realidade de alunos, ou mesmo de crianças que não são nem alunas, pois não têm oportunidades nem de comer, quanto mais de irem à escola, por exemplo, nas regiões de seca de nosso país, que vivem com menos de 1 real por dia. E nós, profissionais da educação, temos que pensar práticas transformadoras para que a educação e os demais meios básicos de sobrevivência atinjam essas crianças também, mas isso é assunto para outro estudo. Penso, portanto, no termo nativo digital para os alunos nascidos no século XXI, que não conseguem viver sem suas tecnologias móveis e nem conseguiriam imaginar como seria um mundo não digital!

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. 464 p.


Em resposta à Karine Cristiane Nogueira Nunes

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Natália Leão Prudente -

Obrigada pelos esclarecimentos. De fato, experiência bem interessante.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Pedro Henrique Freitas -

Prezada Karine,

Parabéns pelo artigo! Tendo em vista o crescimento do mercado de jogos digitais e a globalização mundial, a tendência, no meu ponto de vista, é a facilitação cada vez maior ao acesso e aprendizado de línguas estrangeiras (principalmente o inglês) por meio da prática em ambiente virtual. 

Atenciosamente,

Pedro Henrique Botelho Freitas


Em resposta à Pedro Henrique Freitas

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Sim, Pedro, temos a cada dia jogos melhores e gratuitos, que viralizam e acabam se tornando a “febre” do momento. Mesmo que passem rápido, são substituídos por outros, uma vez que tudo no nosso mundo está em constante mudança e evolução, graças a Deus! Rsrs. Não devemos temer a mudança! Penso que o meio lúdico é importante mesmo para promover essa motivação na aprendizagem da língua inglesa. Inclusive para mim, que me motivo enquanto professora em continuar aprendendo e evoluindo neste idioma por meio das músicas, com as quais aprendo sempre um vocabulário novo, uma expressão nova. Isso me motiva muito a continuar aprendendo! E Se não fosse a internet, também não sei “o que seria de mim” para aprender essas expressões informais que encontramos nas músicas todos os dias!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Felipe dos Reis Medeiros -

Parabéns pelo artigo. 

Já vem de anos a importância de aprender uma segunda língua, e ainda mais importante, o inglês. Com os jogos isso facilitou bastante o aprendizado, e que potencializou as possibilidades de acesso ao conhecimento, além de proporcionar o prazer em aprender.

Em resposta à Felipe dos Reis Medeiros

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Boa noite Felipe, exatamente! Como Wong et al. (2015) afirmam, o brincar já implica no aprender e, por isso, nao deveriam nunca estarem separados! E essa segregação é o que promova a desestimulação nos alunos! 

Penso que um grande motivador para eles é justamente o fato de a língua inglesa estar presente em fatores lúdicos como jogos, apps diversos e músicas. E a tecnologia móvel facilita todo esse acesso que um dia foi bem restrito e hoje atinge à maioria das pessoas.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Edson Junior -

Parabéns.


A inserção do mundo virtual na vida dos estudantes já é uma realidade antiga. Acredito que é muito relevante lançar mão de jogos para propor aulas mais estimulantes aos alunos.

Em resposta à Edson Junior

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Sim, Edson, já é de muito tempo que eles estão inseridos nesse meio! Cabe a nós, professores, nos inserirmos também para estimulá-los no processo de ensino e aprendizagem. E nas aulas de língua inglesa, isso se torna bem mais fácil! Como dito, o jogo promove interação, defendidas por autores como Bakhtin (2006) e Vygotsky, 1988 em BAQUERO, (1998)., Hatch (1978) e Long (1996) como cruciais no processo de ensino e aprendizagem e na motivação dos alunos.

BAKHTIN, Mikhail (V. N. Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAQUERO, R. A Zona de Desenvolvimento Proximal e a Analise das Praticas Educativas. In: Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998, p. 97-116.

HATCH, E. Discourse analysis and second language acquisition. In: HATCH, E. (Ed.). Second language acquisition. Rowley, MA: Newbury House, 1978.

LONG, M.H. The role of linguistic environment in second language acquisition. In: RITCHIE, C.; BHATIA, T. K. Bhatia (Eds.) Handbook of second language acquisition. San Diego: Academic Press, 1996. p. 413-468.


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Laura de Souza Cardoso Freire -
É de extrema importância trazer a interatividade da tecnologia para aperfeiçoar a aprendizagem, bem como cativar os alunos. 

Acredito que seja uma ferramenta incrível. Trabalho excelente, muito bem escrito. Parabéns!

Em resposta à Laura de Souza Cardoso Freire

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Obrigada, Laura, exatamente, as tecnologias, em especial as móveis, são ferramentas primordiais na promoção da interação para nossos alunos, que antes estava completamente dependente de interações muitas vezes fictícias em sala de aula, ou de viagens para apenas aqueles que podiam pagar. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Jessica Gonçalves -

Karine, parabéns pelo trabalho.

Achei a pesquisa muito interessante, e acho muito relevante toda a forma de ensino mais interativa. A geração de hoje não tem mais perfil para práticas de ensino muito tradicionais. Precisamos nos adaptar a elas e a utilização de jogos é uma ótima ferramenta.

Uma vez mais, parabéns pelo trabalho!

Em resposta à Jessica Gonçalves

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Muito obrigada Jéssica!
Sim, a geração da era da informação clama por abordagens complexas de ensino e aprendizagem não só de língua inglesa, mas de todas as áreas. Inclusive a própria segregação das matérias deve acabar nas escolas, pois todas estão interligadas, assim como todos os agentes do universo. A transdisciplinaridade é o primeiro passo para a grande reformulação e evolução das escolas. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Wallace de Souza -

Excelente artigo!

Uma forma divertida e inteligente de aprender um idioma com nativos, com custo zero.

A interação entre os alunos é um fomento para que eles continuem aprendendo e ensinando uns aos outros.

Parabéns pelo trabalho.

Em resposta à Wallace de Souza

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Obrigada, Wallace!

Essa interação com estrangeiros dá um empoderamento aos alunos. Notei que muitos se sentiram orgulhosos de perceberem que tinham condições de comunicarem além da sala de aula. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Matheus Costa -
Boa noite,

Muito interessante o trabalho na medida em que demonstra a efetividade de práticas diferentes no aprendizado da língua para além da sala de aula. Acredito que tais formas de aprendizado possuem um caráter enriquecedor. Sou fluente na língua inglesa e usar de outras maneiras de aprendizado foi muito importante pra mim.

Parabéns.

Em resposta à Matheus Costa

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Exato, Matheus,

Quanto mais formas diferentes pudermos apresentar aos nossos alunos, melhores as condições deles fazerem suas escolhas na maneiras com que se encaixarem melhor, conforme seus diferentes perfis e estilos de aprendizado.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Barbara Lima -
Trabalho excelente e diferente, é importante ressaltar que o convívio com outras línguas leva o interesse e a procura do indivíduo pela busca da linguagem que ela ainda não conhece. 
Em resposta à Barbara Lima

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Obrigada Bárbara,

exatamente! alguns alunos meus inclusive de anos passados já chegaram a relatar que procuraram aprender inglês em cursinhos presenciais e online, ou de forma autônoma em livros e na internet por causa dos jogos e videogames!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Marina de Nascimento -

Oi, querida! Adorei a sua proposta de trabalho, me identifiquei, porque eu também trabalhei com a oralidade, por isso mesmo, gostaria de perguntar, para além das coisas que você apontou, de onde veio essa ideia? 

Como também pesquisei o desenvolvimento de uma atividade com foto no desenvolvimento oral, mas no âmbito do PLA, fico curiosa a respeito, porque vejo a parte oral do ensino de línguas sendo explorada de uma maneira  talvez pouco significativa. 


Parabéns, obrigada!

Em resposta à Marina de Nascimento

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Oi Marina!

Primeiramente eu fiz um questionário com os alunos sobre formas alternativas de aprendizagem, como gostariam que suas aulas fossem. Uma ideia bem inicial para meu pré-projeto de mestrado. 

Após o grande interesse deles em jogos, eu fiz outro questionário somente sobre jogos. E esse se sobressaiu. 
Também vejo que a oralidade é pouco discutida. E muitas vezes quando o é, pauta-se em reproduções, apresentações de perfis, ou mais em listenings. São poucos os trabalhos que focam realmente em conversas por meio de interações em contextos reais de uso da língua.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Beatriz Gontijo Campos -

Karine, 

gostei muito do seu trabalho! 

É excelente ver trabalhos que buscam utilizar de inovação e tecnologia digital para aproximar o ensino de línguas da realidade dos alunos, tirando assim aquele peso do ensino "tradicional", da distância entre professor e aluno, assim como promovendo a agência dos alunos sobre sua própria aprendizagem. 


Em resposta à Beatriz Gontijo Campos

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Oi Beatriz, você resumiu bem a ideia do trabalho.

A intenção é realmente aproximar de suas realidades, uma vez que todos estão constantemente conectados, interagem todos os dias por meio das tecnologias móveis, utilizam aplicativos diversos de interação e quando vão para a escola, acabam se desmotivando ao encontrar muitas vezes um ensino baseado predominantemente em abordagens lineares, que os vêem apenas como consumidores do conhecimento. Os jogos são realmente uma forma de lhes darem voz, lhes fazerem atuar, participar da comunidades global, interagir com falantes reais do mundo todo, como voce afirmou, promovendo a agência e tornando-os responsáveis por seus próprios processos de aprendizagem, tornando-os autônomos.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Jaiza Fernandes -

Olá, Karine!

Parabéns pela proposta do ensino de Língua Inglesa por meio de um jogo. Na atualidade, não se concebe mais um ensino desconexo da realidade e das vivências do aluno e o que você traz é bastante significativo, pois você propõe vivencias interativas entre os alunos, o uso de recursos digitais tão presentes na vida dele,  o aparelho móvel, as redes sociais, a utilização de diversas linguagens e formas de expressão e o que é melhor, propõe o aluno a autoria. Vale ressaltar que o jogo é gratuito e acessível ao aluno conectado a rede. Assim, é mais fácil estudar, participar, interagir e aprender. Sucesso! 

Em resposta à Jaiza Fernandes

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Oi Jaiza! Você fez um resumo excelente do trabalho. Exatamente, acho que na década vindoura vamos contar com vários jogos bons, gratuitos e menos pesados, de forma a facilitar cada vez mais a aprendizagem!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: USO DA APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE - Autora: Karine Cristiane Nogueira Nunes.

por Jefferson Luis Brentini da Silva -

Muito bom o seu trabalho, com bom fundamento teórico.

uma pergunta: como iríamos avaliar se esse aprendizado é efetivo?

Att.