Título: | LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
Autores: | Maria Karina de Oliveira Gonçalves |
Resumo: | Aparentemente a análise linguística é trabalhada em sala de aula. Mas essa forma é produtiva? Quanto ao aprendizado dos estudantes, é satisfatório? A teoria é sempre diferente da prática e é neste caso em que se deve ter cuidado quanto ao ensino e trabalho de análise sintática em sala. Se o texto é composto por uma microestrutura, sendo estas as partes formadas da sintaxe e da semântica, o estudo do texto deveria ser de forma construtiva, e não restritiva dissociando o trabalho com o texto literário ou classes gramaticais. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: | Linguística |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Carlos Henrique Silva de Castro e Luiz Henrique Magnani |
Mesa (2): | Woodson Fiorini |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: MARIA KARINA DE OLIVEIRA GONÇALVES.pdf | |
Slides: |
LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Uma visão crítica de todo o ensino, bem como dos letramentos, é necessária quando almejamos formar cidadãos críticos. Suas reflexões, sobretudo sobre o papel da Linguística Aplicada no ensino de português, ficam muito mais claras com a apresentação da sequência didática. Gostei muito e fico muito satisfeito com as propostas para a educação do campo que vocês, estudantes da LEC, levam para as comunidades e escolas do campo, com as EFAs, e relatam aqui no evento. Ótimas escolhas, professora Maria Karina!
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Obrigada caro professor. Isso é graças ao incentivo e a apresentação do evento UEADSL, à nós estudantes da área de Linguagens e Códigos da Licenciatura em Educação do Campo. Gostei bastante desta participação com o artigo, pois pude abordar um pouco sobre esse lado social de ensino, bem como refletir nas abordagens e atividades epilinguísticas e metalinguísticas. Qual o educador pode fazer uso no trabalho com a gramatica normativa e letramento crítico dos estudantes. Além disso executei no estágio de regência a atividade descrita no artigo, o processo todo foi muito positivo, realizei um trabalho com foco na gramática, quanto ao ensino das orações subordinadas contextualizando com a própria fase da adolescência dos estudantes. Foi muito mágico o que vivenciei no estágio, reflexão da trajetória da LEC viu professor.
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Olá, Maria Karina!
Amei ler o seu texto. Suas colocações sobre a amplitude da língua reforçam em mim a vontade de explorar mais esse universo, pois como você diz "a língua da gente é mais que grafia, é vida, é cultura". Com certeza, com este pensamento sempre teremos mais o que explorar, ao invés de ficarmos atrelados sempre à gramática, unicamente. Também gostei do plano de aula, conciliando a gramática com orações subordinadas com algo de interesse dos jovens que é falar da própria adolescência. Dessa forma, aprender se torna muito mais interessante e será uma educação dialógica, uma vez que os estudantes poderão participar ativamente de uma aula assim. Parabéns e obrigada por compartilhar suas experiências e ideias conosco!
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Obrigada Sandra!!!!
Bom, fico feliz por ter abordado questões significativas para o seu processo de explorar este universo que é a área de linguagens. Afinal se nós somos movidos por linguagem isso é a amostra de que o próprio ensino da Língua Portuguesa, pode ser repensado dentro das dimensões que formam nós quanto sujeitos. Com isso certamente, o próprio ensino se torna funcional.
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Oi, Maria, Karina!
Parabéns pelo trabalho.
Acho interessante como você materializa sua percepção de que há uma ponte entre a LA e as práticas vivenciadas na Educação do Campo, bem como sua preocupação com o ensino contextualizado da linguagem. Acho que a sua conclusão amarra um pouco essas preocupações em comum, quando você diz que : "O ensino escolarizado sobre a língua deve abordar as situações sociais, culturais que ela se faz construtora por que a língua é viva e como tal está sujeita a mudanças, variações e compreensões diferenciais"
A questão atualmente é ver se os professores que estão se formando, bem como os que já atuam, irão conseguir condições de colocar essas situações em prática. Sigamos!
Abraços!
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Obrigada pelas considerações professor.
De fato me preocupo com o ensino contextualizado da linguagem, pois este é necessário. Pensar no ensino da língua acho que é essencial refletir onde e como a língua realmente acontece. Henrique a partir da LEC vivenciei situações que me fizeram ampliar as possibilidades de trabalho na Educação do Campo com linguagem, qual o papel do educador transformador, que promove uma educação diferenciada/funcional não é fácil, mas o importante é sabermos que há diferentes caminhos/métodos/abordagens para proporcionar uma educação libertadora.
Politicamente, essas questões não se enquadram no futuro governo, porém tanto os professores atuantes e nós como futuros educadores, temos que fazer o trabalho para qual fomos formados/preparados, qual na LEC é ser um mediador para uma educação de qualidade.
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Karina. Trabalho top, igual a autora.
Achei muito interessante a sequencia didática que vc apresenta. Provavelmente tentarei colocá-la em prática. E te conto o resultado.
Como sempre conversamos, penso que estamos no caminho...
Abraços e parabéns.
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Obrigada, meu querido!
Conte sim dos resultados, vamos assim compartilhando experiências e criados possibilidades de trabalho com nossos jovens.
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Olá, Kariny!
Sua temática é muito boa. Como é prazeroso desenvolver atividades/projetos de ensino de forma prática, desafiando os alunos a pensarem, a trocarem ideias e a produziemr , não é mesmo? É imperativo que os professores proponham atividades associando teoria/prática, reflexão/ação, reflexão/avaliação/autoavaliação, levando em consideração não conteúdos sequenciais, mas uma proposta metodológica de sequência didática que corrobora não apenas com o envolvimento do aluno nas atividades propostas, mas sua autoestima e autoavaliação.
abraço!
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Com certeza, Jaiza. E justamente quando você fala desta questão de levar em consideração proposta metodológica de sequencia didática, é fazer com que as produções dos estudantes também tenham um propósito funcional.
Obrigada pelas suas observações, e abraços Jaiza...
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Parabéns, a autora pelo artigo exposto.
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Oi, Maria Karina.
Muito bacana suas percepções diante do ensino contextualizado. Também penso eu nas dificuldades como implantar um ensino de forma inteiramente ou parcialmente contextualizada, já que se trata de uma tarefa não muito fácil. No entanto, no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) vemos de que apesar dessa tarefa não ser fácil, ela é capaz, basta que saibamos compreender as especificidades dos nossos alunos e saibamos trabalhá-las.
Parabéns pelo trabalho exposto.
Re: LINGUÍSTICA E ENSINO NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Autora: Maria Karina de Oliveira Gonçalves.
Olá, Maria Karina!
Gostei muito do seu trabalho. Parabéns! Assim como você, reconheço a importância de construir o conhecimento a partir da realidade do aluno, pois só assim fazemos com que ele se interesse de fato pelo tema. Além disso, ensinar a língua considerando suas influências sociais (Sociolinguística), faz com que o aluno entenda suas variações e nuances, além, claro, daquilo que é ou não adequado em um contexto ou outro. Acho que uma junção de Linguística Aplicada e Sociolinguística casariam bem nessa proposta.
Fernanda