Título: |
A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA |
Autores: | Marina de Paulo Nascimento |
Resumo: | A presente investigação analisou o desenvolvimento de uma resenha oral por estudantes de português como língua adicional, com vistas a melhorar a construção argumentativa. Metodologicamente, foram averiguadas a estruturação didática e as opiniões da mediadora e dos estudantes a esse respeito, constatando-se das um avanço significativo. |
Anexos: | . |
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Linguística |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Cristina Fricke Matte |
Mesa (2): | Fabiolla Falconi Vieira |
Mesa (3): | Anderson Cristiano da Silva |
LEIA Artigo Completo em PDF: ARTIGO_MARINA_NASCIMENTO.pdf |
A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Olá, pessoal!
Espero que estejam todos bem.
Marina de Paulo Nascimento é autora do artigo A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA que investiga o desenvolvimento de uma resenha oral por estudantes de português como língua adicional, com vistas a melhorar a construção argumentativa.
Dessa forma, aproveito a convidá-los a fazerem a leitura desse trabalho, comentando e fazendo perguntas para enriquecer ainda mais a investigação elaborada pela pesquisadora.
Abraços e fico no aguardo.
Anderson Silva.
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Olá, Anderson!
Muito obrigada pela introdução, bem como pela leitura enriquecedora do meu trabalho, você e a Ana foram essenciais no processo de elaboração! Um abraço!
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Marina, boa noite!
Obrigado pelas palavras e fico contente em contribuir um pouquinho para o enriquecimento do seu trabalho. Tenho certeza que é e será um sucesso neste evento e fora dele. Que dê muitos frutos e contribua para o enriquecimento da educação em nosso país tão cheio de incertezas.
Espero ver sua interação aqui com os demais participantes do congresso.
Abraço e bom evento!!!!
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Marina,
seu trabalho me lembra, de forma positiva, o trabalho com educomunicação feito por Grácia Lopes Lima e Donizete Soares. Eles, assim, como você, usam diferentes recursos de comunicação como vídeos, podcasts, jornais para promover uma educação integrada, que coloca o aluno em cena. Muito bacana, parabéns.
Houve resistência por parte dos alunos no início da proposta? Se sim, isso mudou?
Você foi a professora? Nesse caso, como percebeu sua própria participação no processo?
bjs
Ana
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Olá, Ana! Tudo bem?
Obrigada por compartilhar sobre a sua lembrança, depois pesquisarei sobre a proposta que você mencionou, porque esses temas têm me interessado bastante.
Depois, em resposta a suas pergunta, primeiramente, gostaria de colocar que, sim, em um primeiro momento alguns estudantes apresentaram resistência, mas foi algo mais ligado à timidez e medo de exposição do que, realmente, um indício de que eles não fariam a atividade. Mas isso foi bom para fazer com que eles sentissem desafiados, tal como os dados apontam mais ao final.
Depois, sim, fui eu a professora, percebi o meu papel mais como de mediação do que qualquer coisa, procurei trabalhar muito com o incentivo e também fazer aquilo que eu os requisitava, como um exemplo, gravando vídeos e áudios para motivar a continuidade dos trabalhos e ajudar a solucionar algumas dúvidas.
Muito obrigada pelas perguntas, fico feliz em compartilhar com vocês!
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Marina, gostei muito do seu trabalho, pois ele apresenta o estudo da linguagem de uma forma mais dinâmica, utilizando meio de comunicação que nem sempre usamos em sala de aula como é a oralidade e os vídeos.
Não sei se você realizou isso, mas sugiro que faça uma amostra das produções na escola, pra que todos tenham contato com as produções dos alunos. Seria muito bacana!!
Obrigada por compartilhar suas experiências conosco neste evento maravilhoso! Vou usar sua proposta para minhas aulas de história também!
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Olá, Fabiolla! Tudo bem?
Muito obrigada pela sua intervenção, não tinha pensado nessa ideia, mas seria, realmente excelente!
Foi legal você falar sobre a expressão oral, porque essa foi também uma das coisas que me passou pela cabeça trabalhar, de diferentes formas, quando eu assumi as aulas nessa disciplina de Produção Oral e Escrita. Nessa época, cheguei a pesquisar muitos materiais, planos de aula etc, mas senti, com base nessas pesquisas, mais ênfase na linguagem escrita, essa atividade/experiência foi uma ideia que veio para integrar o trabalho oral.
Um abraço!
Muito obrigada!
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Parabens pelo trabalho. Quando vi PLA corri pra ler. Me identifico. Obrigada.
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Muito obrigada, Ana Clara!
Vou pesquisar pelo seu depois, acredito que nossos interesses convirjam muito!
Abraços,
Marina!
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Oi, Marina! Muito bacana a sua proposta. Eu vejo que ela foi bem leve e produtiva para os alunos. O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de desenvolvimento autônomo que você conferiu a eles. E embora essa liberdade seja muito boa, acredito que a demanda deles deve ter partido de uma necessidade de letramento acadêmico mesmo, né? E você se saiu muito bem, a meu ver, porque você ponderou oferecendo um modelo, sem negar a existência de outras possibilidades. Acredito que nesse sentido, oferecer diferentes possibilidades também seja bastante interessante, já que, infelizmente, nem todos os alunos são autônomos, então, as possibilidades de desenvolvimento da autonomia deles se baseia nas opções que os oferecemos. E por tratar-se de uma disciplina de PLA, ainda há o elemento sócio e intercultural que condiciona os níveis de letramento de cada aprendiz para desenvolver a atividade. Eu gostaria de saber se, em sua apreciação como mediadora esse fator foi levado em conta e, gostaria de verificar algumas constatações suas sobre esse nível de letramento em função da cultura de origem.
Pergunto, porque nessa experiência intercultural de ensino a perspectiva de ensino pode ser um dos pontos que condiciona o posicionamento de cada sujeito de aprendizagem nesse processo.
Abraços e gostei muito do trabalho!
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Olá, Camila! Tudo bem?
Com certeza, apesar de estarem, teoricamente, no mesmo mesmo nível, que seria o correspondente ao avançado superior, o letramento sempre apresenta diferenças.
Além disso, pensando ainda mais nos temas que temos discutido por aqui e em nossa disciplina, no tocante ao letramento digital, eles têm sim, mais ou menos experiências e, consequentemente, resistência.
Mas, nesse sentido, fico feliz de ter "enriquecido o terreno" para eles poderem enfrentar esses desafios, talvez no futuro, se precisarem, enfrentarão mais bem preparados.
Muito obrigada pela sua intervenção!
Abraços!
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
As línguas tem sido fortemente influenciadas pela difusão cultural, a qual promove um interação e compatibilidade de linhas de pensamento. Corroborando assim, para uma construção argumentativa elaborada e rica. Nota-se que o docente terá a função de estimular o raciocínio crítico e dinâmico dos alunos, por meio da promoção dos questionamentos sobre os elementos linguísticos como se fosse a “mosca de Sócrates” figura referenciada na série “Merlí”, ou seja, o educador poderá se utilizar dos mecanismos oferecidos pelo ensino a distância a fim de concretizar o ensino dos gêneros textuais, por meio da elaboração de resenhas orais divulgadas nas redes sociais dos estudantes. Dessa maneira, os alunos poderão compreender a utilização do idioma, de forma concreta e útil.
Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento
Olá, Roseanne! Tudo bem?
Muito bacana a sua interação! Com certeza, o mundo contemporâneo nos oferece a oportunidade de contextualizar mais ainda o ensino/aprendizagem e o poder do "gênero" para concretizar o ensino, baseado na minha experiência de professora, é, realmente, enorme!
Obrigada!
Abraços!