A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 13

Título:

A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA

Autores: Marina de Paulo Nascimento
Resumo:

A presente investigação analisou o desenvolvimento de uma resenha oral por estudantes de português como língua adicional, com vistas a melhorar a construção argumentativa. Metodologicamente, foram averiguadas a estruturação didática e as opiniões da mediadora e dos estudantes a esse respeito, constatando-se das um avanço significativo.

   
Anexos:

.

Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Linguística
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2): Fabiolla Falconi Vieira
Mesa (3): Anderson Cristiano da Silva

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF ARTIGO_MARINA_NASCIMENTO.pdf
Versão revisada: Documento PDF ARTIGO MARINA NASCIMENTO, VERSÃO REVISADA..pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Anderson Silva -

Olá, pessoal!

Espero que estejam todos bem.

Marina de Paulo Nascimento é autora do artigo A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA que investiga o desenvolvimento de uma resenha oral por estudantes de português como língua adicional, com vistas a melhorar a construção argumentativa.

Dessa forma, aproveito a convidá-los a fazerem a leitura desse trabalho, comentando e fazendo perguntas para enriquecer ainda mais a investigação elaborada pela pesquisadora.

Abraços e fico no aguardo.

Anderson Silva.

Em resposta à Anderson Silva

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Marina de Nascimento -

Olá, Anderson! 

Muito obrigada pela introdução, bem como pela leitura enriquecedora do meu trabalho, você e a Ana foram essenciais no processo de elaboração! Um abraço!

Em resposta à Marina de Nascimento

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Anderson Silva -

Marina, boa noite!

Obrigado pelas palavras e fico contente em contribuir um pouquinho para o enriquecimento do seu trabalho. Tenho certeza que é e será um sucesso neste evento e fora dele. Que dê muitos frutos e contribua para o enriquecimento da educação em nosso país tão cheio de incertezas.

Espero ver sua interação aqui com os demais participantes do congresso.

Abraço e bom evento!!!!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Ana Cristina Fricke Matte -

Marina,

seu trabalho me lembra, de forma positiva, o trabalho com educomunicação feito por Grácia Lopes Lima e Donizete Soares. Eles, assim, como você, usam diferentes recursos de comunicação como vídeos, podcasts, jornais para promover uma educação integrada, que coloca o aluno em cena. Muito bacana, parabéns.

Houve resistência por parte dos alunos no início da proposta? Se sim, isso mudou?

Você foi a professora? Nesse caso, como percebeu sua própria participação no processo?

bjs

Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Marina de Nascimento -

Olá, Ana! Tudo bem?

Obrigada por compartilhar sobre a sua lembrança, depois pesquisarei sobre a proposta que você mencionou, porque esses temas têm me interessado bastante.

Depois, em resposta a suas pergunta, primeiramente, gostaria de colocar que, sim, em um primeiro momento alguns estudantes apresentaram resistência, mas foi algo mais ligado à timidez e medo de exposição do que, realmente, um indício de que eles não fariam a atividade. Mas isso foi bom para fazer com que eles sentissem desafiados, tal como os dados apontam mais ao final.

Depois, sim, fui eu a professora, percebi o meu papel mais como de mediação do que qualquer coisa, procurei trabalhar muito com o incentivo e também fazer aquilo que eu os requisitava, como um exemplo, gravando vídeos e áudios para motivar a continuidade dos trabalhos e ajudar a solucionar algumas dúvidas.

Muito obrigada pelas perguntas, fico feliz em compartilhar com vocês!  

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Fabiolla Falconi Vieira -

Marina, gostei muito do seu trabalho, pois ele apresenta o estudo da linguagem de uma forma mais dinâmica, utilizando meio de comunicação que nem sempre usamos em sala de aula como é a oralidade e os vídeos.

Não sei se você realizou isso, mas sugiro que faça uma amostra das produções na escola, pra que todos tenham contato com as produções dos alunos. Seria muito bacana!!

Obrigada por compartilhar suas experiências conosco neste evento maravilhoso! Vou usar sua proposta para minhas aulas de história também!

Em resposta à Fabiolla Falconi Vieira

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Marina de Nascimento -

Olá, Fabiolla! Tudo bem?

Muito obrigada pela sua intervenção, não tinha pensado nessa ideia, mas seria, realmente excelente!

Foi legal você falar sobre a expressão oral, porque essa foi também uma das coisas que me passou pela cabeça trabalhar, de diferentes formas, quando eu assumi as aulas nessa disciplina de Produção Oral e Escrita. Nessa época, cheguei a pesquisar muitos materiais, planos de aula etc, mas senti, com base nessas pesquisas, mais ênfase na linguagem escrita, essa atividade/experiência foi uma ideia que veio para integrar o trabalho oral.

Um abraço!

Muito obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Ana Carla Barros Sobreira -

Parabens pelo trabalho. Quando vi PLA corri pra ler. Me identifico. Obrigada.

Em resposta à Ana Carla Barros Sobreira

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Marina de Nascimento -

Muito obrigada, Ana Clara! 

Vou pesquisar pelo seu depois, acredito que nossos interesses convirjam muito!

Abraços,

Marina!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Camila de Santos -

Oi, Marina! Muito bacana a sua proposta. Eu vejo que ela foi bem leve e produtiva para os alunos.  O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de desenvolvimento autônomo que você conferiu a eles. E embora essa liberdade seja muito boa, acredito que a demanda deles deve ter partido de uma necessidade de letramento acadêmico mesmo, né? E você se saiu muito bem, a meu ver, porque você ponderou oferecendo um modelo, sem negar a existência de outras possibilidades. Acredito que nesse sentido, oferecer diferentes possibilidades também seja bastante interessante, já que, infelizmente, nem todos os alunos são autônomos, então, as possibilidades de desenvolvimento da autonomia deles se baseia nas opções que os oferecemos. E por tratar-se de uma disciplina de PLA, ainda há o elemento sócio e intercultural que condiciona os níveis de letramento de cada aprendiz para desenvolver a atividade. Eu gostaria de saber se, em sua apreciação como mediadora esse fator foi levado em conta e, gostaria de verificar algumas constatações suas sobre esse nível de letramento em função da cultura de origem.


Pergunto, porque nessa experiência intercultural de ensino a perspectiva de ensino pode ser um dos pontos que condiciona o posicionamento de cada sujeito de aprendizagem nesse processo.


Abraços e gostei muito do trabalho!



Em resposta à Camila de Santos

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Marina de Nascimento -

Olá, Camila! Tudo bem? 

Com certeza, apesar de estarem, teoricamente, no mesmo mesmo nível, que seria o correspondente ao avançado superior, o letramento sempre apresenta diferenças.

 Além disso, pensando ainda mais nos temas que temos discutido por aqui e em nossa disciplina, no tocante ao letramento digital, eles têm sim, mais ou menos experiências e, consequentemente, resistência. 

Mas, nesse sentido, fico feliz de ter "enriquecido o terreno" para eles poderem enfrentar esses desafios, talvez no futuro, se precisarem, enfrentarão mais bem preparados. 


Muito obrigada pela sua intervenção!

Abraços!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Roseanne Gomes Gonçalves -

As línguas tem sido fortemente influenciadas pela difusão cultural, a qual promove um interação e compatibilidade de linhas de pensamento. Corroborando assim, para uma construção argumentativa elaborada e rica. Nota-se que o docente terá a função de estimular o raciocínio crítico e dinâmico dos alunos, por meio da promoção dos questionamentos sobre os elementos linguísticos como se fosse a “mosca de Sócrates” figura referenciada na série “Merlí”, ou seja, o educador poderá se utilizar dos mecanismos oferecidos pelo ensino a distância a fim de concretizar o ensino dos gêneros textuais, por meio da elaboração de resenhas orais divulgadas nas redes sociais dos estudantes. Dessa maneira, os alunos poderão compreender a utilização do idioma, de forma concreta e útil.


Em resposta à Roseanne Gomes Gonçalves

Re: A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA - Autor: Marina de Paulo Nascimento

por Marina de Nascimento -

Olá, Roseanne! Tudo bem?

Muito bacana a sua interação! Com certeza, o mundo contemporâneo nos oferece a oportunidade de contextualizar mais ainda o ensino/aprendizagem e o poder do "gênero" para concretizar o ensino, baseado na minha experiência de professora, é, realmente, enorme!


Obrigada!

Abraços!