Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 65

Título:

Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio

Autores: Eloisa Maria da Cruz
Resumo:

 

RESUMO

Este artigo se propõe a analisar alguns motivos da falta de interesse de estudantes no ensino médio nas aulas de português que resulta em repetência ou baixo rendimento. Através da análise de respostas dos alunos ao questionário aplicado durante o estágio obrigatório procurou-se identificar os principais problemas encontrados pelo professor para melhorar o desempenho dos alunos.

 

   
Anexos:

Slides (Clique aqui)

Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Danielle Fullan
Mesa (2): Tiago da Silva Bezerra
Mesa (3): Diego Matheus Oliveira de Menezes

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF EloisaMariadaCruz.pdf
Versão revisada: Documento PDF EloisaMariadaCruz.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Tiago da Silva Bezerra -
Bom dia todos,

Sou o coordenador de mesa e fiquei na responsabilidade de avaliar o artigo científico. Nesse sentido, aborda uma questão muito preocupante na educação brasileira que consiste no ensino da língua portuguesa sob a perspectiva tradicional. A partir da leitura do artigo, exponham suas ideias e opiniões.

Bom evento a todos.

Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Danielle Fullan -

Eloisa, obrigada por compartilhar sua experiência conosco!

Ciente dos desafios para a atrair a atenção dos alunos durante as aulas de português e considerando sua experiência no estágio, você já pensou em alternativas para aplicar em sala de aula?

Também me pergunto se as escolas, especialmente a direção e corpo docente está preparado para isso. E ainda temos o agravante de um futuro governo que defende o que considera "valores tradicionais".



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Eloisa parabéns pelo trabalho. Como professor de Biologia-Ciências, também percebo este desinteresse pelos alunos. Entretanto, minha indagação vai no sentido de qual a visão sobre os estágios? Você acredita que temos uma carga-horária adequada? Acredita que temos realmente algum aprendizado por meio destes estágios ou apenas "tudo" aquilo que não queremos enfrentar no futuro? Estas indagações se pautam na minha experiência de ter tido vários colegas que após os estágios não quiseram mais ser professores (devido a realidade vivida). Muito obrigado.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Pedro Henrique Elias Matos -

Parabéns pelo trabalho Eloisa,

Achei bastante interessante os resultados apresentados. Entender o pensamento e os desafios dos alunos é fundamental na busca por parte dos professores no que tange a melhorar o desempenho dos alunos.

Obrigado pelas suas orientações.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Olá Alexsandro,

Sobre os estágios, penso que são imprescindíveis na formação do futuro professor. Quanto à carga horária, além do estágio obrigatório, conheço alunos de licenciatura que também fazem estágio remunerado nas escolas e, portanto sim, acredito que é suficiente. Penso que o estágio é só uma formação inicial, uma vez que, cada escola pública apresenta uma realidade diferente. Quanto à realidade vivida nos estágios, realmente, pode ser "tudo" que não queremos enfrentar no futuro. Talvez por isso, essa necessidade de mudança que pude observar. São várias as questões: Como fazer? Quais os recursos disponíveis? Como transportar uma mudança que deu certo em alguma escola para outra realidade? Acredito que essas reflexões são importantes.


Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Jaiza Fernandes -

OI, Alexsandro, Eloisa toca num assunto que preocupa os professores de um modo geral, a indisciplina. Seja porque o alunado não se interessa por leituras e atividades na escola, seja porque o ensino é enfadonho,  tradicional, quando os alunos só querem está acessando as redes sociais. Acredito que o estágio supervisionado é muito oportuno para licenciandos vivenciarem a realidade da escola e, a partir dele se encantaram ou se desencantarem de vez. Talvez ao observarem o ambiente nada motivador e com muita indisciplina seus amigos perderam o encanto pela docência. Para enfrentar os problemas educacionais hoje o professor tem que ser um apaixonado mesmo pela arte de ensinar; ele não deve trabalhar por amor, mas estabelecer uma relação de amor com sua profissão é fundamental para que, entre tantos desencantos, consiga superar os problemas e ainda propor um ensino mais atrativo com o uso das tecnologias digitais,  capaz de encantar seus alunos, despertando-lhes o interesse pela escola, pelas aulas e pela  aprendizagem. Abraço!!! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Amanda Souza Fernandes -

Parabéns pelo trabalho, Eloisa!

A desmotivação (tanto do aluno quanto do professor), a indisciplina e a evasão no ensino médio são temas que ultrapassam os "muros" das escolas, são reflexos das ações do mercado, dos valores da sociedade e da falta de interação comunidade-escola. É uma trite realidade enfrentada nos estágios de docência. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Mariana Leite -

Parabéns pelo trabalho !

Atualmente a maioria dos alunos estão desestimulados, ainda havendo grande dificuldade que é aprimorar a qualidade de ensino, já que a rede pública não possui tantos recursos para melhorar o interesse estudantil.


Em resposta à Mariana Leite

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Fernanda Oliveira -

Olá, Eloísa!

Gostei muito da sua pesquisa exatamente pelo tema que ela aborda. Parabéns! Recentemente, assumi o cargo de professora e percebo que os alunos interagem mais quando abordo temas como a variação linguística, por exemplo, pois como mostrado em seus resultados, essa matéria está mais ligada a prática. No entanto, temos um cronograma de ensino a seguir e inovar em todas as aulas é uma tarefa bastante difícil. Aproximar o tema e o aluno é sempre o melhor caminho, mas confesso que tenho tido bastante dificuldade em abordar temas como Barroco e Arcadismo de forma que eles prendam a atenção do aluno. Você chegou a alguma conclusão de qual seria a melhor forma de abordar o ensino de literatura?


Abraços!

Em resposta à Fernanda Oliveira

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Oi Fernanda!

Tive essas dificuldades durante o estágio quando fui fazer o plano de aula para ser aplicado na intervenção combinada com a professora. Por coincidência, a abordagem seria sobre o Barroco. Com eu sabia que teria um pouco de dificuldade para conseguir a atenção da turma, fiz a opção por assistir ao filme "Gregório de Matos" da cineasta Ana carolina. Assistir ao filme é uma sugestão do próprio Livro Didático. Antes do filme, conversamos sobre o que deveria ser observado e, após o filme, discutimos sobre os temas abordados no filme. Sobre formas de abordar literatura, penso que são variadas. Acredito que vou precisar de bastante experiência em sala de aula pra falar sobre isso.

Obrigada pela participação.

Abraços!

Em resposta à Eloisa Maria Cruz

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Fernanda Oliveira -

Olá, Eloísa!

Muito obrigada pela sugestão! Tentarei o filme nas próximas aulas.Creio que seja um caminho interessante.

Abraços,

Fernanda

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Ana Carla Barros Sobreira -

Acho interessante seu ponto de vista, mas ja pensou em um artigo com os olhos do professor?

Em resposta à Ana Carla Barros Sobreira

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Sim, Ana Carla. Penso que os professores têm muito a dizer sobre a docência.É bem provável que eu aborde esse tema no próximo trabalho.

Em resposta à Eloisa Maria Cruz

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Danielle Fullan -

Que bom que você pensa em explorar o assunto pela perspectiva do professor também, Eloísa. Acho que essa reflexão só tende a engrandecer o seu trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Jussara Elizandra Braz -

Parabéns pelo trabalho Eloisa.

Muito interessante seu trabalho, realmente encontramos em salas de aulas inúmeros desafios que os alunos e nós professores enfrentamos. Um novo olhar que possa repensar as concepções atuais certamente abriria as portas para novas possibilidades.




Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Marina Moreira Paína -

Boa noite, autores!

Muito interessante e polêmico o tema de vocês. Acho pertinente este estudo para que, principalmente, alunos como eu, que nunca estudaram em escola pública, tomem conhecimento da diferença de ensinos.

Porém, acredito que a culpa não seja só dos alunos. Vale uma revisão dos fatores envolvidos.

Parabéns pelo trabalho!! Torço para que o ensino público melhore cada dia mais.

Att.

Marina Paína

Em resposta à Marina Moreira Paína

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Marina,

Bom saber que você gostou do trabalho, mesmo não sendo aluna da rede pública.

Parabéns a você, pelo interesse em conhecer outras realidades!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Anderson Silva -

Eloisa, boa noite!

Achei bem interessante a temática do trabalho, gerando muitas reações. Numa perspectiva dialógica, você pensou em ver essa temática por diferentes ângulos, a visão do aluno, pais, família, governo, sociedade?

O que você diz a respeito.

Fico no aguardo.

Anderson Silva.

Em resposta à Anderson Silva

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Sim, Anderson. Porém, um trabalho que abordasse todas essas perspectivas demandaria um tempo maior, uma pesquisa bem mais ampla e, acredito que também uma boa equipe, uma vez que as escolas públicas apresentam inúmeras realidades. Mas, penso que sim, é necessário  ouvir todas as partes envolvidas.

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Juliano César Caetano Santos -

Parabéns ao grupo pelo trabalho. Nos dias de hoje, grande parte dos alunos se demonstram desmotivados, pelo fato que a rede pública não possui tantos recursos para melhorar o interesse estudantil.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Angela Moreira -

Boa tarde!

Parabéns!!!

Realmente é um grande desafio na atualidade. É preciso buscar novas estratégias para enfrentamento dessa realidade.


Angela 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Beatriz Gontijo Campos -

Eloísa, 

excelente trabalho. 

É importantíssimo que nós, professores, nos atentemos às mudanças do perfil dos alunos: os alunos de hoje já não aceitam com tanta facilidade a passividade de escutar o professor e fazer exercícios descontextualizados. O próprio dia a dia deles é diferente: Cope e Kalantzis, em seu livro Literacies, de 2012, falam sobre a geração P, ou participativa, que é composta justamente pela geração que hoje está na escola: quase não assistem televisão com grade de programação fechada, mas escolhem seus filmes e séries em serviços sob demanda; não escutam ao rádio e ficam esperando uma música da qual gostem, mas criam suas próprias playlists no spotify, entre outros exemplos. Assim, esperam que a educação seja da mesma forma: com conteúdos atrativos, atuais, digitais, e, principalmente, contextualizados. 

Abraços,

Beatriz


Em resposta à Beatriz Gontijo Campos

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Bruna Zarattini -

Boa tarde!

Parabéns pelo artigo, Eloísa!

Acredito que uma das grandes chaves para a aproximação, em sala, entre estudantes, professores e conteúdos programáticos é o uso de conextos e ferramentas que os estudantes conhecem, utilizam e gostam, como você mesma pontuou (e muito bem, aliás!), Beatriz.

Em resposta à Beatriz Gontijo Campos

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Concordo com você Beatriz.

Estamos falando de uma geração que está sempre conectada.

Suas observações são excelentes.

Obrigada!

Em resposta à Eloisa Maria Cruz

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Beatriz Gontijo Campos -
sorriso 

O maior problema que vejo em tudo isso é a falta de preparo da escola - muitas não têm recursos, direção e coordenação despreparados, pais que não aceitam aulas fora do tradicional. 
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Amanda Lopes -

Parabéns a autora! Achei muito interessante e acredito que esses resultados encontrados, atualmente, se repetem com relação a outras disciplinas também. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Carla Aparecida Silva -

Parabéns pelo trabalho!

Os desafios de manter e atrair alunos para a sala é um tema a ser pensado e discutido constantemente. É preciso realizar ações focando nos estudos como forma de crescimento pessoal e profissional.

 

Att.

Carla

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Deiziane Silva -

É um ótimo tema de trabalho, parabéns pela escolha!

Infelizmente vemos um desinteresse cada vez maior de certa parte de alunos em relação ao ensino, principalmente o público onde muitas vezes faltam professores e materiais necessários para a melhor qualidade das aulas e atividades. É muito importante saber por que isso acontece e como podemos resolver o problema.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Ramon Stefano Souza Silva -

Prezada Eloisa,

Achei muito interessante a abordagem e resultados apresentados. Acredito que entender o pensamento e os desafios enfrentados pelos alunos, bem como a percepção dos docentes torna-se fundamental para busca na melhoria do ensino-aprendizagem e desempenho dos estudantes.

Parabéns pelo trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Bernarda Bueno da Silva Sena -

Olá,

o artigo aborda uma situação atual preocupante, como educandos e futuros educadores precisamos conhecer o que gera essa situação e pensarmos em alternativas para melhorar o desempenho dos alunos. 

Um trabalho muito relevante!

Atenciosamente,

Bernarda Bueno.

Em resposta à Bernarda Bueno da Silva Sena

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Olá Bernarda,

Bom saber que o assunto desperta essa necessidade de pensar em alternativas.

Obrigada pela Participação!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Pedro Henrique Freitas -

Eloisa,

Parabéns pelo artigo! Do meu ponto de vista, assim como apontado na conclusão do artigo, a principal questão acerca da dificuldade dos alunos da rede pública para concluir o Ensino Médio se dá, em primeiro momento, pela falta de perspectiva de crescimento do aluno pela falta de qualidade do próprio ensino, seja pela qualidade dos educadores, seja pela falta de estrutura, ou meios de realizar um programa didático adequado. Em todos os pontos, a consequência se dá pela falta de investimento do poder público no ensino fundamental e médio. Ocorre que a desistência no médio é majorada pela idade um pouco mais avançada dos alunos, que já não são assistidos por programas sociais, e assim preferem trabalhar, ou acabam se envolvendo com algum tipo de atividade (lícita ou não).

Atenciosamente,

Pedro Henrique Botelho Freitas

Em resposta à Pedro Henrique Freitas

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Obrigada, Pedro, por participar dessa discussão.

Outras discussões a respeito do tema se fazem necessárias. Gostei deste vídeo que também debate o problema:

Como os professores encontram soluções para desafios na sala de aula   


Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Fernanda Freitas Pereira -

Boa noite, parabéns pelo seu trabalho! De fato, este tema é de suma importância nos dias atuais, visto que a falta de interesse pelos alunos pelas aulas tradicionais aumenta cada vez mais, e isso nos mostra que há uma necessidade urgente de se modificar a forma de ensino estabelecida principalmente em redes públicas! Parabéns!

Em resposta à Fernanda Freitas Pereira

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Karina Scardua -

Muito bom o trabalho, vocês tocam em pontos importantes que são os desafios que os alunos de rede publica enfrentam.

Somos marcados por altos índices de desigualdade, problemas desde a estrutura da escola até questões envolvendo o transporte. Determinadas regiões como o Nordeste sentem de forma maior esses problemas, por isso analisar e debater estratégias e metas para chegar a soluções são de extrema importância no campo educacional.

Em resposta à Karina Scardua

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Obrigada por participar conosco dessa discussão!

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Samuel Maia -

Prezada Eloisa, parabéns pelo trabalho! A proposta do estudo me pareceu excelente e seus resultados provocadores (achei bastante curioso o incômodo de muitos alunos com seus próprios colegas. Fiquei surpreso com o que me pareceu a maturidade de muitos deles ao reclamarem do barulho e da indisciplina de seus pares). A baixa motivação dos alunos nas escolas de educação básica (ensino fundamental e médio), principalmente em escolas periféricas, é um problema preocupante. Além dos desafios internos às escolas, penso que o contexto social, cultural e familiar de cada aluno é outro fatoe fundamental numa análise da baixa qualidade da educação brasileira. Um ambiente familiar onde o estudo não é incentivado e valorizado dificlmente permitirá que uma criança e adolescente desenvolva o hábito do estudo. Isso é uma trivialidade, mas é sempre bom termos em mente que não adiante termos escolas de primeiríssima qualidade se seus alunos vivem num ambiente hostil, violento e desestimulante.

Um comentário metdológico: no modelo do questionário que você aplicou, consta que os alunos deveriam preencher seu nome. Isso não é algo que poderia enviesar as respostas do estudo? Talvez questionários anônimos dessem maior liberdade para os alunos expressarem opiniões relevantes, mas que não foram expressadas pelo fato de poderem ser identificados.

Obrigado e mais uma vez congratulações!

Em resposta à Samuel Maia

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Samuel,

Muito obrigada pela participação.

Suas observações reforçam a necessidade de discutirmos o problema.

Quanto ao questionário, não era obrigatório preencher os nomes. Como a princípio era um trabalho para a disciplina de Estágio II, decidi manter como sugerido pelo professor.

Quanto à liberdade para os alunos se expressarem, percebi que a princípio eles queriam dar a resposta ideal. Então, pedi a eles que fossem sinceros. Deixei bem claro que não seriam julgados pelos resultados.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Gabriela Cristina Oliveira -

É uma abordagem polêmica, mas de extrema importância por ser uma situação atual que desperta interesse para a melhoria do desempenho dos alunos. Parabéns pelo excelente trabalho.


Em resposta à Gabriela Cristina Oliveira

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Muito obrigada, Gabriela!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Wallace de Souza -

Parabéns pelo artigo!

Interessante a parte que os alunos apontam seus próprios colegas como uma das principais causas da desorganização dentro de sala de aula. E essa situação agrava ainda mais, quando os estudantes deixam de fazer as lições de casa.


Em resposta à Wallace de Souza

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Olá Wallace,

Felizmente alguns alunos têm consciência que mudanças só ocorrem através da Educação.

Obrigada pela participação.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Boa noite Eloisa, vemos também no seu trabalho a importância da interação, defendida por autores como Bakhtin, Vygotsky que praticamente afirmam que sem interação, não ocorre a aprendizagem. Conforme a Teoria da Complexidade, o mundo está em constante interação e seus agentes em constante interdependência e interligação uns com os outros. Dessa forma, também devemos enxergar a aprendizagem e a sala de aula dessa forma. Os alunos da era móvel clamam por um design que atenda às suas necessidades e seus gostos. Eles são ágeis, têm facilidades de trabalhar com hipertextos, textos multimodais e não se motivam por aulas baseadas em processos lineares tradicionais. Isso também ficou claro em seus resultados.
E como tornar a aulas mais interativas? Acredito que a abordagem complexa seria uma excelente alternativa nesse sentido, e computadorizar a escola, conforme você bem frisou é o primeiro passo para isso!

Em resposta à Karine Cristiane Nogueira Nunes

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Karine,

Conforme já comentado aqui anteriormente, o perfil do aluno mudou bastante nos últimos anos.

Muito pertinente suas observações!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Paula Fernanda Machado da Costa -

Prezada Eloisa,

Primeiramente parabéns pelo artigo e pesquisa com análise de resultados na área educacional brasileira, ficou muito interessante!

Compreender e analisar a educação básica no país é de extrema importância, é a origem de diversos fatores como os alunos se desenvolvem com o passar dos anos e suas respectivas profissões ou atividades que irão realizar. 

Com o objetivo de otimizar o desempenho dos alunos, para não só aprenderem e se interessarem pelo ensino, mas sim serem pessoas boas e que almejem um futuro promissor, é importante analisar os desafios presentes no ensino e suas consequências sociais e pessoais.

Baseando-se nisso devemos estimular a rede pública a envolver mais os alunos em suas disciplinas e, juntamente com os professores, proporcionar o interesse dos alunos no seu ensino e prática educacional. 

Em resposta à Paula Fernanda Machado da Costa

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Marcela Cora -

Olá Eloísa, Parabéns pelo estudo! Já interessei-me inicialmente só pelo título! 

Como conseguir dialogar a escola de ontem do século XIX, com alunos do século XXI, é o maior dos desafios que o Brasil tem na atualidade. Pelas respostas dos alunos, ficou muito claro que o ensino tradicional ao invés de incentivar e estimular  os alunos ao aprendizado, os afasta por parecer inalcançável e para poucos dispostos. Vamos refletir: Com o fenômeno das redes sociais, há evento denominado por Paula Sibilia (2016) como "Show do Eu", em que qualquer pessoa pode produzir histórias sobre sí, o tempo todo. O foco está no "eu". Creio, da mesma forma poderíamos pensar em propostas educacionais que coloquem os alunos como protagonistas de seus conhecimentos e aprendizados. Eles precisam ser protagonistas de suas vidas, isso contribuirá para a ruptura do modelo tradicional de ensino ainda vigente, em que o professor deposita seus conhecimentos sem fazer o aluno pensar.  Primeiro ponto: as tecnologias educacionais são o primeiro passo, como a Educação Maker. Porém,  nem todas as escolas estão equipadas (realidade de muitas cidades brasileiras), mas existem muitas formas a se pensar e em auxiliar o aluno a produzir seu conhecimento, sem depender totalmente da tecnologia. Outro ponto: Nas aulas de português: a) percebo o distanciamento da literatura, ela é um viés importantíssimo de reflexão, criticidade e de alto poder civilizatório, que o jovem precisa para aprender a se olhar e se enxergar no mundo em que vive e a partir de então ser um agente transformador. b) Nas aulas de gramática, o ensino de regras de uma língua que não é a que ele usa no dia-dia, o fará criar mais resistência com o próprio idioma. Vejo a necessidade, de trazer situações reais de uso da língua como propostas de ensino para se então chegar até Gramática, sem desqualificar o que o aluno já aprendeu e sabe sobre a língua, mas ensiná-lo a pensar nas diversas formas de uso, que ele precisará se apropriar desses recursos, das variações da língua e ter consciência para reconhecer quando e em que situações usar. Como Exemplo deixo a indicação do nosso artigo para leitura - VERBO: UMA ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA. Sugeri pois dialoga inteiramente com os resultados dos anseios dos alunos, algo prático, dinâmico real e de proximidade a realidade deles. Um abraço!

Em resposta à Marcela Cora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Olá Marcela,

Que bom ver seu interesse pelo tema!

Suas colocações são bastante pertinentes. Realmente, os alunos de hoje querem ser protagonistas, bem diferente do perfil dos alunos de outros tempos.

Ajudar o jovem a produzir conhecimento fará com que ele se sinta parte do processo educacional.

Obrigada! 



Em resposta à Paula Fernanda Machado da Costa

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Paula,

Concordo com você. Precisamos compreender qual o impacto da educação na vida pessoal e profissional dos alunos.

obrigada pela participação!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Luana da Silva Marques -
Boa tarde!

Gostaria de parabenizar pelo trabalho! Achei muito interessante, pois vim de escola pública, onde, meus colegas também acreditavam na importância da escola, mas, não se comprometiam a participar.
Em resposta à Luana da Silva Marques

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Luana,

Obrigada por compartilhar aqui sua experiência!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Jaiza Fernandes -

Olá, Eloisa, você abordou em seu artigo uma temática que preocupa os professores de um modo geral. A docência está muito difícil nos dias de hoje, por várias razões oriundas do contexto da sociedade e que adentram o contexto escolar. Um problema muito grande da escola é a indisciplina que acabam acarretando consequências para professores e alunos, pois atrapalha tanto o processo de ensino como o de aprendizagem.  Cada sala de aula tem sua realidade específica;  contudo, a indisciplina parece está presente em todas nos quatro cantos do país.  Inserir as tecnologias no ensino apenas para tornar as aulas mais interessantes, talvez não seja a saída. Inserir as TDICs no ensino para trazer vivências dos alunos para a sala de aula e a partir daí, pensar em utilizá-las de formas produtiva em discussão com os alunos de modo que as interações sejam favorecidas e a capacidade autoral dos alunos desafiadas incentivadas talvez possa minimizar ou acabar com o problema da indisciplina em nossas escolas. Sucesso!

Em resposta à Jaiza Fernandes

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Olá Jaíza,

Realmente, é preciso considerar a realidade de cada sala de aula e de cada escola.

Obrigada pela participação.



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Diego Matheus Oliveira de Menezes -

Eloísa, parabéns por escrever um artigo sobre uma temática tão importante. As reflexões sobre o estágio obrigatório são pertinentes, sobretudo quando ancoradas na experiência prática em sala de aula. Uma sugestão para trabalhos futuros, seria que os dados, porcentagens, etc, referentes aos questionários fossem disponibilizados, pois facilita a visualização para o leitor, além de fortalecer os argumentos apresentados.
De todo modo, seu relato articulado com sua atuação na disciplina contribui para repensarmos as estratégias em sala de aula. Parabéns.

Em resposta à Diego Matheus Oliveira de Menezes

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Diogo,

Obrigada pela sugestão.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Cellina Maria Gazzoni Sabino -

Gostaria de parabenizar a autora pelo excelente trabalho.

Como "filha" da escola pública senti e observei de perto o desinteresse dos alunos pelo estudo da Língua Portuguesa. Isso é o reflexo de práticas docentes ultrapassadas que não estimulam os alunos e rechaçam qualquer possibilidade de construções particulares das mais diversas áreas do conhecimento. Cabe ao professor tentar inovar sempre para incutir em seus alunos o gosto pelo aprendizado. Afinal, só assim, segundo Freire, o sujeito passa a compreender sua realidade social, rompe com alienações e torna-se agente de transformação social. A Educação deve ser libertária e emancipadora.

Em resposta à Cellina Maria Gazzoni Sabino

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Cellina,

Seu relato mostra que realmente precisamos de espaço para discutirmos sobre Educação.

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Isabella Diniz -

Parabéns pelo trabalho! Assunto muito pertinente e necessário de ser discutido nos últimos tempos. Precisamos de mais estudantes interessados, visualizando uma aplicação no futuro. Infelizmente muitos só acreditam ser necessário a disciplina, mas esquecem de valorizar que esses jovens não só fiquem "quietos e obedientes" e sim pensem, aprendam e critiquem. Parabéns mesmo!

Em resposta à Isabella Diniz

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Renata Bastos -

Parabéns pelo estudo!!! O temo abordado é muito relevante para população, vim de escola pública e vi de perto a realidade.

Em resposta à Renata Bastos

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Stephanie de Oliveira Santos -

Adorei sua experiência.

O texto foi muito bem escrito e muito fácil de entender também. O assunto foi muito interessante e até específico. Acredito que a conclusão já era esperada: os alunos preferem aulas práticas, interativas e que tenham mais relação com o cotidiano deles (ou que mostrem de forma mais evidente essa relação). Mesmo assim, foi interessante ver as relações que foram feitas entre as respostas dos alunos. Ademais, existe sempre o problema, como citado por você, de que, mesmo com o problema identificado, ainda faltam recursos e investimentos para a instalação, por exemplo, de uma sala de informática na escola, ou, as vezes, da simples manutenção dos equipamentos. É uma realidade triste da nossa sociedade e que, infelizmente, não caminha para rumos melhores.


Em resposta à Stephanie de Oliveira Santos

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Stefhanie,

Obrigada pela participação!

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Priscilla Costa -

Prezada Eloíza, parabéns pelo trabalho de pesquisa!

Sabemos que são muitos os problemas que o aluno da escola pública enfrenta ao longo de seu percurso escolar, mas é sempre importante voltarmos os nossos olhos para tentar compreender e encontrar soluções para esses problemas. Em sua pesquisa, você cita que investigou as motivações dos alunos e propõe o uso de tecnologias como fator de atrativo nas aulas. Você chegou a obter informações sobre a disponibilidade de acesso à tecnologias e à internet por parte desses alunos? E em relação à proposta da tecnologia, esse foi um tópico apontado por vocês ou mencionado inicialmente pelos respondentes?

Obrigada!

Abs,

Priscilla Tulipa  

Em resposta à Priscilla Costa

Re: Desafios enfrentados por estudantes da rede pública na sala de aula para se formarem no Ensino Médio - Autor: Eloisa Maria da Cruz

por Eloisa Maria Cruz -

Priscilla,

O uso de tecnologias é uma possibilidade. Porém, acredito que existam outras, que podem surgir a partir da observação do perfil da turma. Esse tópico não foi uma resposta dos alunos, mas pude observar que eles estavam sempre conectados.

Abraços.