POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 22

Título:

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores:Jane Ramos de Souza
Resumo:

O objetivo deste artigo consiste em, a partir da consideração de novos olhares sobre a educação, refletir acerca das possibilidades e desafios que enfrentam os professores no contexto da Educação do Campo atualmente. Diante disso, discute-se, particularmente, a presença do ensino da Gramática na escola e os meios pelos quais o professor pode trabalhá-la de forma contextualizada e interacionista.

  
Anexos:
Área do Conhecimento:Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso: 

Linguística
Instituição:UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1):Carlos Henrique Silva de Castro e Luiz Henrique Magnani
Mesa (2):Anderson Cristiano da Silva
Mesa (3):Tamyres Cecilia da Silva

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Anderson Silva -

Olá, pessoal! Boa tarde!

Jane Souza é autora do trabalho POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO.  Desse modo, seu  objetivo consistia em, a partir da consideração de novos olhares sobre a educação, refletir acerca das possibilidades e desafios que enfrentam os professores no contexto da Educação do Campo. Diante disso, discutiu-se, particularmente, a presença do ensino da Gramática na escola e os meios pelos quais o professor pode trabalhá-la de forma contextualizada e interacionista. 

Ademais, abrindo nosso debate dialógico, gostaria de saber como são colocadas as aulas de Gramática no Curso de Educação do Campo? Se puder colocar os detalhes de como o professor em formação aprende a gramática de maneira mais refinada, podendo assim fazer a transposição conforme prescreve os PCN por meio da prática de análise linguística.

Abraços e fico no aguardo.

Anderson Silva.

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Jane Ramos de Souza -
Boa noite Anderson!
 
As aulas de gramática na Licenciatura em Educação do Campo (LEC) caminham de encontro com o que traz os PCNs, no sentido de que ultrapassa os aspectos ortográficos e sintáticos e foca-se no uso e na reflexão que fazemos por meio da língua e linguagem.
Atividades epilinguísticas, como citadas no artigo, são um exemplo disso, pois a partir delas temos a oportunidade de refletir, discutir e aprimora a nossa própria linguagem.


At. te,

Jane Ramos
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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Anderson Silva -

Oi, Jane! Boa noite!

Obrigado pela devolutiva! Sempre bom saber um pouco mais das pesquisas que ocorrem no Brasil.

Ademais, como sou um pesquisador com interesse específico na gramática, mais especificamente, a respeito do ensino e aprendizagem dos sinais de pontuação. Gostaria de saber se tiveram algo diferente na graduação especificamente a respeito dos SINAIS DE PONTUAÇÃO.

Abraços e fico no aguardo.

Anderson.

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por CILTec On-line 2020 -

Ei, Jane! Ótimas reflexões sobre o papel do professor no contexto do campo. Também gostei muito da proposta de atividade ao final do texto, sobretudo dos textos de Patativa do Assaré. Quando você cita a importância das atividades epilinguísticas, aquelas que refletem mais sobre os usos da língua e suas gramáticas do que sobre apenas a estrutura da língua, também pensei em alguns exemplos possíveis como Anderson pontuou. Por último, fico feliz em ver como você chega com concepções tão bem embasadas e às salas de aula. 


Em resposta à CILTec On-line 2020

Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Jane Ramos de Souza -

Muito obrigada professor!

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Manoel Macedo Martins -

Parabéns, a autora pelo artigo. O artigo, demonstra reflexões contextualizada no campo da educação mostrando os desafios da prática docente na comunidade escolar.

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Jane Ramos de Souza -
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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Luiz Henrique Magnani -

Oi, Jane! Parabéns pela produção. Acho que o mais interessante do seu trabalho é que, além de conseguir problematizar um assunto complexo - que é esse limite difícil entre valorizar as culturais locais e ensinar a variante padrão sem cair no preconceito - você é propositiva e consegue demonstrar como o professor pode lidar com essa questão na prática, a partir de sua proposta de aula em anexo.

Abraços!

Em resposta à Luiz Henrique Magnani

Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Jane Ramos de Souza -

Muito obrigada professor.

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Marina de Nascimento -

Olá, Jane! Tudo bem?

O título do seu trabalho, por partir da ideia de possibilidades, me chama muito a atenção. Tenho enfrentado o desafio de transformar o modo como meus estudantes veem a gramática e ao mesmo tempo o modo como eu vejo.

Por um lado, prefiro que eles compreendam o funcionamento, o que cada termo faz em um determinado espaço e saibam usar e compreender da melhor forma na vida real. Por outro lado, o mundo real, as provas da vida, as vezes, exigem, sim o domínio da nomenclatura.

Como sou militante, fico pensando se podemos ou devemos deixar de ensinar os nomes. Fica a pergunta no ar, para que através de trabalhos como o seu, em um contexto tão particular e rico, possam nos auxiliar a responder.

Abraços!!


Em resposta à Marina de Nascimento

Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Anderson Silva -

Marina, boa tarde!

Obrigado pela participação/contribuição aqui neste espaço de discussão ok.

Abraços e bom evento!

Anderson Silva.

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Maria de Andrade -

Jane, o trabalho é muito pertinente e inspirador! Parabéns!

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Samuel Maia -

Prezada colega Jane, parabéns e obrigado pelo trabalho. Está muito bem escrito e claro, e o tema me interessa bastante! Penso que o ensino de disciplinas tão centrais na inserção profissional e política das pessoas - como é o caso do português e da matemática -, especialmente para pessoas de origem periférica, historicamente excluídas de direitos básicos.

Eu tenho um questionamento a fazer, e é sobre o trecho abaixo de seu texto:

"Nota-se que o trabalho com a linguagem na escola está focado em um tipo formação comunicativa dos alunos em específico. Em linhas gerais, a área de português fica responsável por ensinar a língua da cultura dominante, o português culto, padronizado pelas gramáticas e dicionários, e acaba, infelizmente, alimentando o mito de que dominar as variedades padrões é sinônimo de ascensão social" (p. 4).

Entendo que a discriminação social com base no padrão linguístico de uma pessoa é intolerável. As oportunidades das pessoas não deveriam ser condicionadas a isso. Mas, em termo reais, daquilo que acontece, não é verdade que dominar as variedades padrões auxilia, ou pelo menos pode auxiliar, a ascensão social de uma pessoa? Afinal, é exatamente este fato que é criticado por quem denuncia o preconceito linguístico: o de que o domínio ou o não domínio os padrões linguísticos são utilizados como forma de discriminação das pessoas desfavorecidas. E é este fato que se quer superar.

O que você acha?

Mais uma vez, obrigado pelo trabalho!

Em resposta à Samuel Maia

Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Luiz Henrique Magnani -

Olá, Samuel.  Gostaria, se possível, de participar dessa reflexão.
Penso que ainda que o uso de uma variante não padrão pode estigmatizar o indivíduo a ponto de gerar o impedimento a certos espaços, o inverso não é necessariamente verdadeiro. 

Grosso modo, podemos considerar que um sistema excludente como o que está sendo criticado se baseia na percepção de diferenças e na delimitação dessas diferenças por meio de hierarquias: aquele que sai do padrão é avaliado o quanto está de distância desse padrão. Do ponto de vista da língua, as variantes, por serem marcas identitárias, no fundo estão, em um geral, identificando o sujeito em termos de certos critérios: grupo social, faixa etária, localidade etc. 

Dentro disso, acho que dá para entender que um sujeito que possui uma identidade periférica não pode achar que o domínio da norma padrão é sinônimo de ascensão, conforme aponta a citação. Suas roupas, seu comportamento não verbal, seu repertório cultural, sua cor, seu cabelo, tudo isso irá entrar como critério.  Não há uma relação direta entre o domínio da norma padrão e uma melhoria de vida, não é uma relação de sinonímia; muito embora, claro, não quer dizer que o aprendizado da norma padrão não mude em nada a vida de alguém. Dentro do contexto do livro, acho que o foco é mais tirar a ilusão de que esse é um benefício automaticamente contido no domínio da norma, um desdobramento natural. 

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Flávia Moreira Chaves -

  Oi, Jane

Excelente percepção na sua produção. Confesso que o assunto abordado na sua produção seja bastante complexo de trabalhar, principalmente por se tratar de uma problemática que infelizmente os educadores, ou boa parte delas têm a dificuldade de lidar, que é de como trabalhar o ensino da gramática, de forma que este possa valorizar as diferentes culturas, sem deixar que ocorra o preconceito lingüístico. Muito positivo quando você demonstra possibilitais de como o professor pode lidar e trabalhar com tais aspectos.  

Parabéns pelo trabalho!

Abraços!


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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Sandra Moreira da Silva -

Olá, Jane! Parabéns pelo artigo. Apreciei a abordagem que você faz contrapondo a importância da gramática que se ensina na escola com a da língua materna do estudante, apontando possibilidades de articulá-los em sala de aula. O pontos expostos são fundamentais para nossa reflexão a fim de auxiliar na construção de uma educação cada vez melhor. Excelente! Obrigada por compartilhar com a gente!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Marco Antônio Peixoto -

Parabéns pelo ótimo trabalho e pesquisa, Jane. Neste trabalho você nos brinda com excelentes reflexões e proposições. Excelente trabalho para refletirmos sobre a importância das linguagens na Educação do Campo. 

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Sandra Ferreira da Silva -

Parabéns Jane.

O assunto abordado em seu artigo é de uma importância ímpar, pois o ensino da gramática, como sabemos é obrigatório na maioria das escolas, mas as maneiras como ele se dá são diversas. Acredito que nenhum educando deve ser privado desse ensino, pois dominar a língua em seus diferentes âmbitos, é algo muito importante e sabemos bem que o prestígio da norma culta da língua é algo bem relevante. O essencial seria se os educadores buscassem sempre maneiras funcionais para trabalhar a gramática, acredito que tudo que é ensinado dentro de um contexto é sempre mais eficaz. A educação do campo então, essa é uma área tao interessante para se pensar em gramática, justamente por sua diversidade, não se deve descartar nenhuma área na qual a língua e linguagem funcionam. Sabemos que as escolas possuem suas regras de ensino e o educador encontra muitos desafios quando toma a iniciativa de trabalhar gramática fora dos padrões, mas é necessário que se coloque o estudante como foco, sua realidade, o seu conhecimento prévio, a sua capacidade de aprendizagem e principalmente, que todo ensino promova aos estudantes pensamento crítico e trabalhar gramática de qualquer modo não promove isso, apenas ensina regras, a língua é mais que um conjunto de regras.

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Maxsoel Barbosa Siqueira -

Parabéns pelo trabalho, Jane. 

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Patrícia Pereira de Souza -

Parabéns pelo ótimo trabalho Jane, cabe ao educador buscar meios de valorizar a linguagem e a língua do aluno de modo que o ensino seja contextualizado e os mesmos não se sintam oprimidos.

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Re: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - Autora: Jane Ramos de Souza

por Beatriz Cândido -

Olá, eu sou estudante de Nutrição, mas me considero uma eterna amante da língua portuguesa. Outrora não sou tão conhecedora da mesma tanto quanto eu gostaria. Mas desde nova percebi minha admiração e paixão pela escrita. A revisão tem uma perspectiva curiosa e realista. Eu mesma me identifico com o contexto. A linguagem e a gramática se tornaram inimigas dos alunos, visto que é cobrada e jogada em nós como algo tão impossível de se dominar e aprender, tantas regras, tantos poréns. A língua portuguesa e a gramática parece cada vez mais distante da realidade do nosso dia a dia. Seria interessante mostrá-la como amiga  e palpável. Trazê-la mais para a nossa realidade linguística tão variada. Amei o artigo e apesar de não entender muito do assunto, gostaria de dizer que fico feliz em ver que ainda pensamos em mudanças didáticas para o melhor aprendizado dos alunos e da população em geral. Parabéns!