LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 24

Título:

LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções

Autores:Diogo Luiz Oliveira
Resumo:

O presente artigo se remete à realização de um estudo referente ao nível de letramento apresentado pelos estudantes universitários. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura composta pelos autores Bezerra (2012), Figueiredo e Bonini (2006). Com a discussão trazida pelos autores, evidenciam as principais dificuldades e desafios dos estudantes em relação à escrita e discurso acadêmico. Além disso, apontam boas práticas que podem ser realizadas nas universidades como forma de intervenção na resolução dos problemas identificados referente ao letramento universitário.

  
Anexos:

Slides (Clique aqui)

Área do Conhecimento:Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso: 

Letras
Instituição:UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1):Francine de Souza Andrade
Mesa (2):Isabelle Rodrigues de Mattos Costa
Mesa (3):Daniela Cristina Oliveira Anastacio

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo Letramento Acadêmico.pdf
Versão revisada: Documento PDF Artigo Letramento Acadêmico.pdf

 Slides: 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Isabelle Rodrigues -

Olá a todos! O presente trabalho nos mostra um estudo interessante sobre o nível de letramento dos estudantes universitários, que nos faz levantar as seguintes questões: seria o ensino acadêmico muito teórico e pouco prático, de modo que os alunos apresentam grande dificuldade na hora que precisam elaborar seus próprios projetos de pesquisa ou mesmo seguir as normas da ABNT? O que vocês pensam a respeito? Vocês, como alunos, sentem essa "deficiência" no ensino acadêmico? Aguardo as respostas. 

Em resposta à Isabelle Rodrigues

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Francine Souza Andrade -

Olá Isabelle,

Boa consideração!

No meu ponto de vista não é a academia que é muito teórica, na verdade, acredito que há um gênero acadêmico. O estudante do ensino superior deve adequar-se a esse gênero... Ou seja, deve deixar velhas práticas para trás.

Por exemplo, quando se fala em pesquisa nos ensinos fundamental e médio, os alunos têm aquele velho conceito de que basta copiar e entregar ao professor. Isso não é pesquisa, na academia isso é crime... É plágio!

Então, coisas que são praticadas (claro que sem malícia) pelo aluno é muito mal visto no meio acadêmico e por isso é preciso sim, que o aluno busque adquirir as habilidades necessárias para continuar sua formação.

Abraço,

Francine

Em resposta à Isabelle Rodrigues

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Diogo Luiz Oliveira -

Olá Isabelle. O presente trabalho realiza uma discussão trazida pelos autores, evidenciando as principais dificuldades e desafios dos estudantes em relação à escrita e discurso acadêmico. E parte dessa discussão, pode ser analisada sobre esse ponto de vista: seria o ensino acadêmico muito teórico e pouco prático. Acredito que há uma afinidade maior, por meio da universidade, para o ensino teórico. Segundo conversas com outros estudantes, isso fica bastante evidente, mesmo em áreas laboratoriais como a engenharia por exemplo. Muitas das vezes, nos é cobrado um certo nível de letramento, mesmo sem constar na grade do curso, uma preparação básica sobre o que é cobrado. Agradeço o interesse no artigo.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Eliane Piske -

Olá, Diogo! Tudo bem? Bacana a discussão! O artigo não está no template do UEADSL. Precisas de ajuda? Para encaminhar aos anais é necessário estar de acordo com as orientações para submissão. 

Legal a organização dos teus slides

Abraços, Eliane  

Em resposta à Eliane Piske

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Diogo Luiz Oliveira -

Olá Eliane, tudo ótimo. Gostaria de uma ajuda para encaminhar aos anais sim. Aguardo orientações. Obrigado pelo interesse no artigo.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Verônica Vinecký -

Olá, Diogo.

Tudo bem?

Achei muito interessante o tema abordado em seu artigo. A esse respeito, gostaria de fazer algumas considerações e levantar um questionemto (que, aliás, me faço há muitos anos).

Acredito que o problema da falta letramento acadêmico de alunos dos cursos de graduação tenha origem anterior ao nível universitário. Na minha opinião, o problema está no Ensino Médio (EM), o que explico a seguir, fazendo um breve relato pessoal:

Quando entrei no curso de Letras, como aluna de graduação, deparei-me com uma linguagem bem diferente daquela com a qual estava acostumada no EM e, desde aquela época, percebi que o ensino nas escolas é falho no que se refere à formação de alunos capazes de produzir textos, de gêneros variados, cuja argumentação seja clara, coerente e convincente. A impressão que tive, e tenho até hoje, é de que o foco do EM é o de preparar alunos a escrever uma redação nos moldes do que exige o Vestibular, ou seja, aprendem a escrever por meio de fórmulas, como se a produção escrita fosse uma ciência exata (um efeito retroativo do Vestibular bastante negativo, diga-se de passagem). Honestamente, não me lembro de ter aprendido a escrever resumos no EM, tampouco resenhas, textos que, ao meu ver, teriam sido úteis, já naquela época.

Isso posto, suponho que a falha não esteja só nas universidades, que não investem no letramento acadêmico de seus alunos, mas sim, que seja anterior, desde a escola.
Sendo assim, o questionamento que gostaria de levantar é se o letramento dos alunos não deveria começar já nos bancos escolares, do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, reduzindo, assim, a responsabilidade praticamente exclusiva das universidades em investir no letramento de seus estudantes, como você sugere na conclusão de seu artigo.

Parabenizo-o pelo tema tão pertinente e interessante que abordou em seu trabalho!

Abraços,

Verônica

Em resposta à Verônica Vinecký

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Camila de Santos -

Oi, Digo! Muito interessante a proposta que você traz para o evento. Gostaria de saber quais pesquisas foram anteriormente (antes de FIQUEIREDO & BONINI, 2006; BEZERRA, 2012) voltadas ao letramento acadêmico dos estudantes de graduação e pós? E o que exatamente elas avaliavam nos estudantes? também a habilidade de escrita de gêneros da esfera acadêmica/científica? a compreensão de leitura de textos científicos em língua estrangeira e língua materna? a organização e apresentação de trabalhos acadêmicos em conferências, simpósios, congressos? O que, exatamente evidenciavam esses estudos e quais são os autores de referência? quando foram realizados esses estudos anteriores? E, atualmente, após Bezerra (2012) há estudos que comprovem mudança desse cenário? Pelo trabalho realizado por você  fica claro que entre 2006 e 2012, período das análises em questão, pouco havia sido feito, mas e atualmente, de 2012 em diante você encontrou iniciativas que tenham sido assumidas pelas instituições de ensino superior?

No mais te parabenizo pelo trabalho. Muito importante para refletirmos no simpósio.


Em resposta à Verônica Vinecký

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Camila de Santos -

Verônica, faço coro com suas palavras. A escrita na escola é vista de maneira bastante gradativa nos documentos oficiais como os PCN´s de língua portuguesa (1998) e de língua estrangeira (2011), a BNCC (2017) por exemplo, mas a prática em sala de aula e as condições para fazê-lo, interesse e preparação dos professores para propiciar o desenvolvimento dessa habilidade por parte dos alunos se incluem nessas variáveis que inviabilizam tal desenvolvimento. Além claro, do número de alunos por turma que também é uma questão das instituições de ensino básico. Quando o aprendiz ingressa na faculdade, espera-se o que ele não tem (me incluo nesse grupo), infelizmente e se não tiver autonomia e recursos fica mais difícil ainda.


Em resposta à Verônica Vinecký

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Diogo Luiz Oliveira -

Olá Verônica, tudo ótimo. Acho muito válido o seu questionamento sobre a responsabilidade do ensino médio sobre a falta do letramento acadêmico aos alunos de graduação. Acredito que em um modelo ideal, o letramento acadêmico deveria ser abortado desde o ensino anterior a graduação. Porém, visto a realidade no ensino que nós temos acesso atualmente e segundo o público alvo do presente artigo, eu gostaria de deixar uma reflexão: o que a universidade pode fazer e ainda precisa fazer para solucionar o problema, segundo o cenário atual? Agradeço o interesse sobre o artigo.

Em resposta à Diogo Luiz Oliveira

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Francine Souza Andrade -

Olá Verônica e Diogo,

Algumas ações têm sido feitas nas universidades em favor do letramento acadêmico dos alunos. Vejam no link abaixo a reportagem:

https://ufmg.br/comunicacao/noticias/politica-reforca-acoes-de-capacitacao-linguistica-da-ufmg

Abraços,

Francine

Em resposta à Francine Souza Andrade

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Verônica Vinecký -

Obrigada pelo envio do link, Francine!

Abraço,

Verônica

Em resposta à Diogo Luiz Oliveira

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Verônica Vinecký -

Olá, Diogo.

Há algumas atividades pontuais, em algumas IES, que promovem o letramento acadêmico dos alunos. Eu, por exemplo, faço isso com meus alunos estrangeiros, para que se familiarizem com as normas técnicas acadêmicas e também com os gêneros acadêmicos.

Abraço,

Verônica

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Acredito que devemos fazer uma reflexão mais profunda: que tipo de alunos estamos formando no ensino básico? Alunos voltados para a academia ou para o mercado de trabalho? Será que estas dificuldades não são apenas um reflexo dos inúmeros problemas que perfazem a educação básica? 


Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Diogo Luiz Oliveira -

Olá Alexsandro. Acredito que poderia ser feito desde o ensino básico. Porém, a realidade que a universidade encontra, é que o ensino básico não aborda e não ensina o discurso acadêmico. Sendo assim, esse ensino ainda se torna deficitário na educação básica, evidenciando que as matérias contempladas tem por objetivo o ingresso na universidade e não uma formação universitária. Agradeço o seu interesse no artigo.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Carla Aparecida Silva -

Sim, eu acredito que é apenas um reflexo da educação básica que temos no Brasil.

Infelizmente, na maiorias das escolas publicas não vejo alunos sendo formados para nem para academia e nem para o mercado de trabalho. 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Joselia Souza -

Ola, Diogo.

Primeiramente quero parabenizar pelo excelente tema. 

Sei que a temática é universitária, mas deixou uma interrogação além da universidade, será que os alunos estão sendo adequadamente letrados no ensino médio? Qual sua opinião ?

 

Em resposta à Joselia Souza

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Isabelle Rodrigues -

Olá a todos. Olá, Diogo, que bom vê-lo por aqui acompanhando de perto o seu trabalho.

Realmente é como você falou, muito nos é cobrado na academia, sendo que na maioria das vezes nos cobram coisas que não nos foram ensinadas (como fazer uma resenha, como fazer um fichamento, etc). Isso acontece não apenas em áreas como  a engenharia, mas até mesmo no curso de Letras, por exemplo!

Estou gostando de ver que as pessoas daqui estão pensando que esse preparo deveria ocorrer até mesmo na educação básica. Ótimos comentários.

Abraços,

Isabelle


Em resposta à Isabelle Rodrigues

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Alexandra Firmino Tibério -

Olá, Diogo. Acredito que essa discussão seja muito importante, mas que a generalização talvez seja perigosa. Certamente o número de alunos com dificuldades de adequação aos gêneros acadêmicos é grande, mas não é unânime, existem aqueles que possuem mais facilidade como também existem instituições que invistam na produção acadêmica do aluno, no sentido de dedicar matérias exclusivamente voltadas para a produção textual, disciplinas de metodologia da pesquisa. Eu acredito, enquanto estudante de Língua Portuguesa, que obstáculos e dificuldades sempre irão cercar essa jornada de letramento, mas percebo que há um conjunto de fatores nesse processo, a dedicação dos próprios alunos, o interesse da instituição em formar alunos letrados academicamente, a disponibilidade de outros professores para que disciplinas relativas à isso possam ser ofertadas, enfim. Deixo meu comentário acrescido de um parabéns! 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Samuel Maia -

Prezado colega, obrigado por compartilhar seu trabalho conosco e o parabenizo por ele.

Os trechos abaixo chamaram bastante a minha atenção:

"Com o estudo desse autor [Bezerra, 2012], foi verificado que grande parte das atividades desenvolvidas no curso tinha como foco a leitura. Sendo que a escrita se limitava, na maioria das vezes, ao desenvolvimento de resumos das leituras realizadas" (p. 2).

"Já os autores Figueiredo e Bonini (2006), trazem em seu texto aspectos que corroboram com os trazidos anteriormente pelo autor Bezerra (2012). Também identificam as dificuldades de aprendizagem (apropriação) da prática escrita pelos estudantes do mestrado" (p. 3).

Eu curso filosofia e aqui muitos de nós reclamam da falta de espaço e oportunidade para praticarmos a escrita acadêmica. A carga de leitura é grande, mas a oportunidade para escrevermos artigos onde podemos desenvolver e discutir as ideias dos textos é pequena. De acordo com um professor que se aposentou recentemente, o Paulo Margutti, muitos alunos que chegam ao mestrado enfrentam dificuldades com a escrita do projeto. Segundo ele, essas dificuldades poderiam ser evitadas caso tivessem tido a oportunidade de exercitar mais a escrita durante a graduação. Veja como esse testeminho do Margutti corresponde aos resultados revisados por você.

Apenas uma sugestão metodológica: no trabalho poderiam ser incluídos mais dados sobre os estudos de Bezerra (2012) e Figueiredo e Bonini (2006). Refiro-me a informações como: seus estudos foram realizados em quais universidades ou faculdades? E com alunos de quais cursos? Acredito que essas referências são fundamentais para sermos capazes de analisar esses dados dentro de seu contextos específicos. Se, por exemplo, os estudos foram realizados em instituições como universidades federais com alunos de cursos bastante concorridos, seus resultados terão um determinado significado; por outro lado, se os estudos foram realizados em faculdades com avaliação mais baixa, em cursos menos concorridos, teremos então outro significado. Principalmente, de acordo com o contextos dos alunos pesquisados, nos serão exigidas estratégias diferentes de ataque a esse problema.

Por fim, um comentário acerca do trecho abaixo:

"(...) fica demonstrada a necessidade da universidade investir mais no desenvolvimento, principalmente prático, dos alunos na produção de gêneros acadêmicos e utilização de práticas referentes ao bom letramento acadêmico já em seus períodos iniciais. Podendo isso ter efeito positivo até mesmo na produção cientifica futura da universidade" (p. 5).

E esse  é o caso dessa nossa Oficina, onde nossos trabalhos foram produzidos. A ementa e as atividades realizadas são voltadas para essas atividades de letramento acadêmico. Inclusive, de acordo com alguns professores da filosofia, sua inclusão no novo currículo do curso, logo no primeiro período, foi motivada pelo reconhecimento de que muitos alunos apresentavam dificuldades com a escrita acadêmica e com o uso de ferramentas de pesquisa. 

Por tudo isso, o tema de seu trabalho faz total sentido. Parabéns mais uma vez!

Em resposta à Samuel Maia

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Francine Souza Andrade -

Olá Samuel!

Você diz:

"E esse  é o caso dessa nossa Oficina, onde nossos trabalhos foram produzidos. A ementa e as atividades realizadas são voltadas para essas atividades de letramento acadêmico."

Obrigada pelo reconhecimento da disciplina "Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de textos", da Faculdade de Letras, para o desenvolvimento do letramento acadêmico dos estudantes.

Abraço,

Francine

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Marcela Cora -

Olá Diogo, parabéns pela excelente discussão trazida. 

De fato é de extrema importância e urgente, desde o início da graduação sobre o contato com o discurso científico. Posso discusar sobre minhas experiências acadêmicas com a primeira e hoje na segunda Graduação. Na primeira peguei um modelo curricular mais antigo, o que me fez ter contato com artigos científicos nos anos finais da graduação. Mesmo tendo feito muitos resumos e resenhas, houve sim, muita dificuldade mais pela falta de prática, e, surgia como barreira para a produção inicialmente. Mas foi superado com um aporte literário científico da área e escrevendo de fato.  Hoje na segunda Graduação em um modelo curricular que prioriza o contato científico e de escrita desde os primeiros períodos, facilita e muito assimilação da escrita científica. 

Vejo sua proposta de intervenção no Letramento Acadêmico de forma muito colaborativa, promissora tanto para com os recém chegados na Universidade como aqueles que desejam aprimorar a escrita científica.  Ótima foco e reflexão, parabéns pelo trabalho! Abçs!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: LETRAMENTO ACADÊMICO: desafios e intervenções - Autor: Diogo Luiz Oliveira.

por Jaiza Fernandes -

Oi, Diogo!

Sua pesquisa é bastante relevante para alunos e professores da academia repensarem suas funções e ações no âmbito desse espaço de ensino e aprendizagem. A escrita acadêmica dever ser desenvolvida na academia, claro, e se isso não ocorre,  a academia deve repensar sua proposta de ensino. Sua pesquisa revelou que os alunos investigados não tem conhecimentos mínimos acerca da elaboração de um projeto, de um relatório, desconhecem normas ABNT, pois tais conceitos, normas e gêneros textuais não foram trabalhados. Assim, quando você apresenta uma proposta de trabalho dos textos acadêmicos na graduação, você corrobora para que a universidade desempenhe seu papel de formar bons profissionais, capazes de produzirem conhecimento. abraço!