O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 20

O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo

Autores

  • Gabriel Amorim-Braga. UFMG
  • Daniel Roger Gomes Martins. UFMG

Palavras-chave: 

ENEM, Ensino e aprendizagem, Formação docente, Redação

Resumo

Em um breve recorte, o presente trabalho objetiva apresentar a experiência pedagógica de ensino e produção do texto dissertativo-argumentativo, desenvolvida por iniciativa do subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Técnico (COLTEC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mais do que propor um panorama sobre a experiência, busca-se propor reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem, bem como sobre os seus impactos e resultados.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Maíra Ferreira Sant'Ana

Jarliso da Silva Almeida

Silvane Aparecida Gomes

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá! Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2021.2!

Me chamo Maíra Ferreira Sant’Ana, sou doutoranda em Linguística na UFMG,  e  uma das coordenadoras de mesa do evento.

Desejo a todos um ótimo Congresso e, claro, convido a todos para a interação!

 

O artigo O ENSINO E A PRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, de autoria de Gabriel Amorim Braga e Daniel Roger Gomes Martins, discorre sobre uma experiência pedagógica de ensino e produção do gênero dissertativo-argumentativo, realizada no Colégio Técnico (COLTEC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como parte das atividades desenvolvidas no subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Percebemos que “a prática [do ensino de gêneros textuais] deve ser contextualizada e condizente com a situação de comunicação em que aquele texto se insere, com suas condições de produção e recepção, e não como uma realização descolada de seu contexto, em que a escrita se torna apenas mais uma atividade avaliativa” (p.1). A partir disso, pergunto: além de um ensino contextualizado, relacionado à situação de comunicação, quais outros aspectos vocês consideram fundamentais no ensino dos gêneros textuais?

Vamos interagir!


Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Gabriel Amorim-Braga -

Bom dia, Maíra! 

Além da prática contextualizada, acredito que o desenvolvimento da autonomia do estudante é um dos aspectos fundamentais na prática com os gêneros textuais. No contexto atual, em que há certa facilidade ao acesso à informações, parece-me necessário que, cada vez mais, a autonomia seja incentivada. Por isso, durante a experiência no COLTEC procuramos perpassar as competências do ENEM, de modo que os estudantes desenvolvessem um repertório teórico básico e, consequentemente, certa autonomia. 


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim Braga.  

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá, Gabriel!

Muito pertinente sua colocação! 

De fato, precisamos de incentivar mais a autonomia dos estudantes - o que, infelizmente, não é feito em muitos contextos educacionais. Por isso, a relevância de mais pesquisas como esta.

Abraço!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Silvane Gomes -

Olá, rapazes!

Sejam bem-vindos ao UEADSL 2021 - 2o semestre!

Sou a professora Silvane Gomes, sou doutoranda em Linguística Aplicada aqui na UFMG,  e  uma das coordenadoras de mesa deste evento.

Agradecemos a presença de vocês  e desejo que tenham um excelente Congresso e, os convido para a interajam com outros participantes neste palco e ainda na Feira dos Saberes e no Anfiteatro: leiam os outros trabalhos, comentem e deem sugestões. Não esqueçam de passar em nosso PADLET e se apresentem a todos, queremos saber mais sobre vocês.

 Parabéns pelo artigo O ENSINO E A PRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO! Este é um assunto inesgotável, ao menos enquanto houver vestibulares, ENEM  e concursos, trataremos a respeito da produção do texto dissertativo-argumentativo e, portanto, a escolha do tempo foi muito feliz!

Bom evento e esperamos que gostem da experiência!

 

Abraço,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Gabriel Amorim-Braga -

Bom dia, Silvane!

Espero que os próximos dias sejam de ricas trocas!

Vamos, certamente, prestigiar os outros trabalhos apresentados nesta edição do UEADLS.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim Braga.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Daniel Roger Gomes Martins -

Boa tarde, Tielle!

Com certeza a participação em um Evento como este tem muito a agregar, por podermos compartilhar com os outros a nossa pesquisa e aprender com os conhecimentos trazidos pelos demais. Essa troca é realmente muito importante!

Abraço,

Daniel Roger.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Olá, Gabriel e Daniel,

quero parabenizá-los pelo artigo, muito bem escrito, e pelo trabalho com os adolescentes do Coltec. É realmente muito importante trabalhar as habilidades para a produção do texto dissertativo-argumentativo, um gênero desafiador para os estudantes. Tomara que essa experiência possa ser replicada em outras instâncias menos favorecidas do que o Coltec, como nossas escolas estaduais.

Abraço!

Cristina S.

Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Gabriel Amorim-Braga -

Boa tarde, Cristina!

Muito obrigado por prestigiar o nosso trabalho!

A prática com gêneros textuais é, em grande medida, bem característica das aulas de Língua Portuguesa. Assim, a sua abordagem justifica-se tanto pelo interesse dos alunos, bem como para a construção da nossa bagagem enquanto professores em formação. 

De fato, o COLTEC é um ambiente bem singular e favorecido. Baseado nessa experiência no Colégio Técnico, tenho tentado replicar a abordagem metodológica no Dom Quixote: Cursinho Popular, vinculado à Faculdade de Letras, e o resultado tem sido bem positivo. 


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim Braga.

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Gabriel,

Você poderia nos contar um pouco mais como tem sido essa nova experiência em um contexto distinto?

Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Gabriel Amorim-Braga -
Boa noite, Maíra!

A abordagem metodológica procura, com ajustes gestados pela experiências no COLTEC, seguir dando protagonismo às competências do ENEM e promover a autonomia dos estudantes. Além disso, por ser tratar de um cursinho, no qual temos um percurso mais amplo, o feedback avaliativo individual tornou-se uma ferramenta fundamental. Enquanto no COLTEC o feedback foi entregue apenas uma vez, em razão da breve carga horária, no Dom Quixote a entrega é realizada a cada devolutiva da redação. No feedback, além da avaliação quantitativa, levando em consideração as competências e níveis de desempenho da redação do ENEM, há também indicações de melhorias textuais. 

Durante os meses no Dom Quixote, tenho notado que a recepção da metodologia foi bem positiva, bem como o impacto nas redações. 


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim Braga.
Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Nathalia Oliveira Costa -

Olá, Gabriel e Daniel!

Gostaria de parabenizá-los pelo artigo! Muito bom o trabalho de vocês no PIBID. Também sou pibidiana, porém da Química, e adoro ver como esses projetos têm um impacto positivo nos alunos. Dessa forma, considerando que vocês aplicaram no COLTEC, vocês imaginam que a metodologia empregada poderia ser utilizada com todos os anos do ensino médio, e quem sabe também nos anos finais do ensino fundamental, não somente como preparação para o ENEM, mas sim como forma de melhoria da escrita dos alunos?

Grande abraço!


Em resposta à Nathalia Oliveira Costa

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Daniel Roger Gomes Martins -

Olá, Nathalia! Ótima pergunta!

A metodologia empregada no trabalho com as fanfics pode ser aplicada não só em outros ciclos de ensino, como o próprio ensino médio e os anos finais do fundamental, mas também em outros tipos de escolas e instituições, desde que se observe o contexto dos alunos, o repertório cultural deles, etc. No ensino médio, seria uma boa forma de se trabalhar a escrita, tornando-a algo prazeroso e sem aquele peso normativo que os alunos estão acostumados, como quando trabalham com a redação do ENEM, por exemplo, servindo como preparação para o próprio exame. Já no fundamental, também seria uma boa oportunidade de trabalhar esses aspectos, além de provocar e incentivar o aluno a escrever, a adotar esse costume, para que ele chegue no ensino médio já com esse hábito enraizado.

É muito bom poder compartilhar essas experiências com quem também é do PIBID!

Abraço!
Daniel Roger.

Em resposta à Nathalia Oliveira Costa

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Nathalia!

Muito feliz e vê-la por aqui! Obrigado por prestigiar o nosso trabalho.

A proposta relatada neste trabalho é especificamente sobre o ensino e produção do gênero dissertativo-argumentativo, por ter sido uma demanda identificada no período da ação.

No entanto, acredito que o mesmo movimento metodológico possa ser feito com outros gêneros. Para tanto, seria necessário levantar os elemento básicos desse gênero e, em seguida e coletivamente, construir um "gabarito" e uma grade de competências. 

A propósito, a ideia de trabalhar a redação do ENEM com essa abordagem nasce de uma abordagem semelhante, mas com enfoque no gênero fanfiction, realizada juntamente com o Daniel. 

A meu ver, o trabalho com gêneros é bem flexível, mas, ao mesmo tempo, demanda abordagens especificas. 


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim Braga.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, Gabriel e Daniel, boa tarde!

Parabéns pela escrita do artigo e pelo projeto desenvolvido no Colégio Técnico da UFMG. Iniciativas como essa ajudam a suprir o “calcanhar de Aquiles” de muitos estudantes em relação à escrita. Encantada com o projeto.

Abraços,

Márcia


Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Gabriel Amorim-Braga -

Boa tarde, Márcia!

Muito obrigado por prestigiar o nosso trabalho!

O PIBID é uma via de mão dupla! Auxiliar os estudantes, por exemplo, com a escrita gesta diversos desafios que, para nós, enquanto professores em formação, são de grande importância, por antecipar algo do cenário que encontraremos no exercício da docência. Guardo o PIBID com muito carinho.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim Braga.

Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Daniel Roger Gomes Martins -

Olá, Márcia, boa tarde! Muito obrigado pela atenção ao nosso projeto!

Trabalhar com a escrita dos alunos foi uma ótima experiência, ainda mais por possibilitarmos que eles escrevessem sobre temas que curtem e os interessam, uma característica das fanfics. Assim como o Gabriel, guardo o PIBID com muito carinho, pois foi uma oportunidade ímpar de nos prepararmos para o ambiente de sala de aula, com todos os desafios e responsabilidades que isso implica.

Obrigado,
Daniel Roger.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Ei, pessoal!

Que bacana conhecer o trabalho de vocês, obrigada! Participei do PIBID por 2 anos e essa experiência eu levei para a vida, não somente a profissional. Parabéns pelo texto tão bem escrito! Abraços!

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Daniel Roger Gomes Martins -

Olá, Bruna!

Nós que agradecemos por você prestigiar o nosso trabalho! O PIBID foi a melhor experiência que tive na minha vida até hoje, e oportunidades como essa realmente nos inspiram para a vida, não só profissional como também pessoalmente. Estou feliz em ver tantos pibidianos e ex-pibidianos por aqui.

Obrigado pelo comentário! Abraços!

Daniel Roger.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O ensino e a produção do texto dissertativo-argumentativo | Gabriel Amorim-Braga, Daniel Roger Gomes Martins

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)