Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Comissão Organizadora D -
Número de respostas: 10

Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores

Autores

  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais UFMG
  • Lucas Rocha de Brito Rodrigues
  • Grazielly Almeida
  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Palavras-chave: 

Letramentos acadêmicos, práticas de leitura, práticas de leitura e escrita na universidade, iniciação científica, extensão universitária, formação de pesquisadores

Resumo

Abordamos neste texto, os processos de construção leitora, no qual se engajaram dois estudantes de Mestrado em duas universidades públicas brasileiras, refletindo sobre a importância das atividades de Iniciação Científica e Extensão Universitária, na construção de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998) e identidade acadêmica (IVANIC, 1998). Nossa hipótese é a de que a participação nestas práticas sociais facilitou a inserção na pós-graduação. Finalizamos ressaltando a importância destas oportunidades.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Nicoli Peroza Ramos

Adriana da Silva

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Nicoli Peroza Ramos -

Sejam bem-vindos ao Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre. 

Sou a Profª Nicoli Peroza e vou coordenar a mesa do trabalho intitulado Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores dos autores Paula, Lucas, Grazielly e Maria.

O texto apresenta um relato sobre a importância da iniciação científica e de projetos na formação do estudante universitário.  O artigo mostra os benefícios destas atividades e como a pesquisa possibilita conhecimentos para além da universidade.

Aguardamos a comunidade para contribuições, dúvidas, questionamentos, entre outros. 

Bom evento à todos!  


Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Cristiane Farias da Silva Lima. -

Bom dia autores! 

Muito se falam sobre o letramento durante a alfabetização, no Ensino fundamental I e II, no Ensino médio,  na  EJA ( Alfabetização de jovens e adultos) e sobre sua importância para o uso social da língua e formação de cidadãos críticos. O tema Letramentos Acadêmicos:  as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores nos proporciona uma reflexão mais ampla e significativa sobre o letramento e sua aplicação na vida acadêmica/científica dos estudantes preparando-os de forma significativa para um futuro  mestrado e  doutorado. Os relatos dos estudantes de Pós-Graduação (Mestrado), apresentados no trabalho dos autores, demonstram na prática a contribuição do letramento acadêmico, configurando decisões seguras e positivas para seu mestrado. 

Parabéns aos autores!  Acrescentando que já estamos caminhando para os Multiletramentos, devido a globalização e as mudanças tecnológicas que afetam a educação.


Em resposta à Cristiane Farias da Silva Lima.

Re: Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Paula Aparecida Diniz Gomides -

Olá Cristiane, creio que os diferentes espaços sociais nos demandam múltiplos letramentos. Usamos Letramentos Acadêmicos no plural, justamente para considerar essa multiplicidade de formas por meio das quais as pessoas agem e reagem entre si e aprendem e se apropriam de formas de se manifestar nestes espaços. A utilização da tecnologia tem sido essencial nas práticas de letramentos acadêmicos, sobretudo, neste contexto de ensino remoto. Alguns autores avaliam que a pesquisa, principalmente, tem se "virtualizado", considerando novos modos e maneiras de se pesquisar no período. Creio que o multiletramento faz parte desses cenários, nos requerendo, cada vez mais, aprendizagens e construção de novos conhecimentos. Obrigada por sua colaboração. Abraços. 

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Paula Aparecida Diniz Gomides -

Obrigada Nicolli, é um prazer debater a forma como nossas universidades têm fomentado a continuidades nos estudos de alunos, principalmente pertencentes às camadas populares, oportunizando que estes estudos possam se desenvolver. Considero benéfico o contato com gêneros textuais típicos daqueles demandados em níveis mais avançados como os mestrados e doutorados. Esse contato auxilia, inclusive, para que certas crenças sobre a Pós-Graduação sejam desmistificadas como o grau de dificuldade. Se o aluno tem contato com a pesquisa na graduação, já é uma forma de prepará-lo para outros desafios. Abraços. 

Em resposta à Paula Aparecida Diniz Gomides

Re: Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Nicoli Peroza Ramos -

Exatamente! Realmente, a questão sobre o nível de dificuldade da pós graduação acaba assustando e também desmotivando os alunos e essa inserção acaba auxiliando e motivando, mostrando que é sim possível. Muito motivador ler o trabalho de vocês e saber desse projeto, espero que também possam inspirar outros! Parabéns sorriso

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Paula Aparecida Diniz Gomides -

Muito obrigada. Exatamente. Tais projetos devem ser fomentados e estimulados. 

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Cristina Farias da Silva -

Boa tarde Nicole!

O assunto abordado é muito importante, pois o letramento acadêmico é capaz de propiciar um caminho mais significativo para o estudante acadêmico e assim ajudá-los a prosseguir para um mestrado ou doutorado no qual realizará com satisfação e continuar com sua aprendizagem significativa.  

Parabéns pela escolha do tema!

Bom evento para todos!



Em resposta à Cristina Farias da Silva

Re: Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Nicoli Peroza Ramos -
Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores | Paula Aparecida Diniz Gomides, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, Grazielly Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)