Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores
Autores
- Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais UFMG
- Lucas Rocha de Brito Rodrigues
- Grazielly Almeida
- Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos, práticas de leitura, práticas de leitura e escrita na universidade, iniciação científica, extensão universitária, formação de pesquisadoresResumo
Abordamos neste texto, os processos de construção leitora, no qual se engajaram dois estudantes de Mestrado em duas universidades públicas brasileiras, refletindo sobre a importância das atividades de Iniciação Científica e Extensão Universitária, na construção de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998) e identidade acadêmica (IVANIC, 1998). Nossa hipótese é a de que a participação nestas práticas sociais facilitou a inserção na pós-graduação. Finalizamos ressaltando a importância destas oportunidades.
LEIA O ARTIGO COMPLETO: |
|
Coordenadores de Mesa: |
Nicoli Peroza Ramos Adriana da Silva |
|