"O que lhe faz se sentir em casa, estando longe de casa?" Análise discursiva de narrativas de vida de refugiados sírios | Maíra Ferreira Sant'Ana

"O que lhe faz se sentir em casa, estando longe de casa?" Análise discursiva de narrativas de vida de refugiados sírios | Maíra Ferreira Sant'Ana

por Comissão Organizadora F -
Número de respostas: 31

"O Que Lhe Faz Se Sentir Em Casa, Estando Longe De Casa?" Análise Discursiva De Narrativas De Vida De Refugiados Sírios

Autores

• Maíra Ferreira Sant'Ana

Palavras-chave: 

Análise do discurso, Narrativas de vida, Refugiados, Sírios

Resumo

O presente artigo analisa, à luz da Análise do Discurso, duas narrativas de vida de refugiados sírios, as quais foram coletadas na exposição imersiva “Em casa, no Brasil”, por meio de áudios, e foram, posteriormente, transcritas. Por meio da análise, percebemos que apesar dos sírios terem deixado o seu país devido à guerra, ao contar sobre sua vida, eles revelam apenas aspectos positivos desse país. No Brasil, buscam manter alguns hábitos, mas não pretendem voltar a viver na Síria.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

Katiuscia Cristina Santana

Luciana Gonçalves De Oliveira Maraia

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: "O que lhe faz se sentir em casa, estando longe de casa?" Análise discursiva de narrativas de vida de refugiados sírios | Maíra Ferreira Sant'Ana

por Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia -

Sejam bem-vindos e bem-vidas à oportunidade de refletirmos acerca de uma experiência de vida tão profunda e traduzida com base na Análise do Discurso pela autora Maíra Ferreira Sant'Ana!!!

Em resposta à Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia

Re: "O que lhe faz se sentir em casa, estando longe de casa?" Análise discursiva de narrativas de vida de refugiados sírios | Maíra Ferreira Sant'Ana

por Katiuscia Cristina Santana -

Caros congressistas,

Sejam bem-vindos a mais uma edição do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre

Meu nome é Katiuscia Cristina Santana e sou uma das coordenadoras de mesa desse trabalho intitulado "O que lhe faz se sentir em casa, estando longe de casa?" Análise discursiva de narrativas de vida de refugiados sírios , escrito por Maíra Ferreira Sant'Ana. Gostaria de parabenizá-la pelo trabalho e, para início de conversa, gostaria de saber a sua motivação para a pesquisa. Você convive ou já conviveu com imigrantes?

Bom congresso a tod@s! Será um diálogo de extrema relevância! 

Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá! Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2021.2!

Luciana e Katiusca, primeiramente lhes agradeço pela abertura da mesa do meu trabalho e pela leitura atenta do texto. Tenho certeza de que teremos muitas discussões construtivas ao longo da semana! Fico muito feliz pela oportunidade de diálogo.

Eu estou no terceiro ano do doutorado em Linguística na UFMG e estudo o discurso dos migrantes venezuelanos que estão no Brasil - pelo viés da análise do discurso de linha francesa. A partir disso, por me ser um tema caro o da migração e, levando em conta, como pontuei no meu trabalho, os números expressivos da migração síria, escrevi esse artigo, com o objetivo de discutir essas questões e, claro, tendo certeza de que as  interações contribuirão, também, para a minha pesquisa de doutorado.

Vamos interagir!

Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

por Antonio José de Souza -

Olá, Maíra!

Antes de qualquer coisa, quero parabenizar por seu pertinente trabalho (inclusive, merece receber Menção Honrosa pela qualidade do estudo).

A minha pergunta é referente à metodologia: o que você teria a dizer sobre os intercâmbios da história (fatos objetivos) e a fabulação (a criação subjetiva para “ocupar” os vazios da memória) na narrativa de uma vida?

Forte abraço!

Antonio José de Souza

Em resposta à Antonio José de Souza

Olá, Antonio José!

Primeiramente lhe agradeço pelo comentário elogioso sobre meu trabalho!

Com relação à sua pergunta, que, inclusive, é muito pertinente, como eu adoto o viés da análise do discurso, destaco que, para esse campo de estudos, o interessante é a “verdade” que se constrói no/pelo discurso, ou, em outras palavras, o “dizer verdadeiro”, e não a verdade ontológica.

Forte abraço e obrigada!

Antônio José, 

Na sua perspectiva, quais são as contribuições de um estudo sobre as narrativas de vida?

Abraço!

Olá, Maíra!

Obrigado por sua resposta.

Quais são as contribuições de um estudo sobre as narrativas de vida? São muitos, mas destacarei três: i) a manutenção do interesse do Homem pela Humanidade singularizada em si próprio e no 'outro'; ii) a mitigação da solidão existencial pela escrita de si e iii) a autoanálise (formativa) do projeto pessoal de existência (subjetividade), diante do que fazemos (escolhas) daquilo que foi feito de nós (objetividade).

Foi muito bom "conversar" com você.

Abraços!

Antonio José

Olá, Antônio José! 

Muito interessantes suas colocações. Por meio delas, podemos perceber o potencial das narrativas de vida. Eu acrescentaria mais uma relevância de se trabalhar com tal gênero genealógico: a possibilidade de acessar informações que não são comumente explicitadas. 

Muito obrigada pelos comentários e pela participação!

Abraço!

Estou amando as discussões!

A meu ver, a narrativa de vida também é um testemunho histórico de uma época, é de extrema relevância para a História. É um excelente trabalho de reflexão.

Sim, Katiuscia!

Muito obrigada pelas contribuições!

Acredito que sejam inúmeras as contribuições da narrativa de vida, em diversas esferas da sociedade.

Abraço.

Obrigada pela participação, Maíra.

Acho que será muito proveitoso em suas futuras pesquisas o aprofundamento do plano da “dêixis enunciativa”. Infelizmente, devido à limitação de páginas, não é possível saber de todo o processo de manutenção da dêixis no corpus analisado, Sendo assim, como é um objeto de estudo de seu doutoramento, como tem sido esses estudos da dêixis em relação aos venezuelanos? Há semelhanças com as narrativas de vida dos sírios?

Olá,  Katiuscia!

Muito obrigada pela interação!

Realmente. Para um aprofundamento maior no que tange aos planos da semântica global, inclusive sobre o da dêixis enunciativa, é necessário um maior número de páginas, para descrição e posterior análise e interpretação.  Observo algumas semelhanças, com relação a esse plano, nas narrativas dos sírios e dos venezuelanos. Por se tratar, por exemplo, do gênero narrativa de vida, vemos, à exemplo do plano pessoal, a predominância de um “eu” que se narra.

Forte abraço!

Katiuscia, 

Eu considero a semântica global pertinente para o estudo do presente corpus, sobretudo, por ela não privilegiar apenas um aspecto discursivo, mas, por permitir uma abordagem ampla. O que você pensa a esse respeito? 

Abraço!

Boa noite,

Eu concordo que a semântica global é pertinente para o estudo do corpus, já que possibilita uma abordagem ampla. No entanto, temos que tomar cuidado no momento da análise para não querer discorrer sobre todos os elementos presentes no corpus, prejudicando, assim, alguns elementos que poderiam ser mais bem explorados. Não é o caso do artigo, mas em uma pesquisa mais ampla é bom deixar bem claro para o leitor quais são os elementos que serão privilegiados no estudo.

por Alexsandro Luiz dos Reis -
Parabéns pelo trabalho. A recente dissolução do Afeganistão nos mostra o quão é cruel a situação dos refugiados ao redor do mundo. Tanto sírios, como afegãos, dentre outros ao se refugiar deixam um passado, uma história para trás. Tais narrativas expressam uma situação que não é atual, mas que por meio das mídias vem mais à tona nos últimos tempos. Eu perguntaria a você qual foi sua impressão a partir destes relatos? O que sentiu? Desde já agradeço.
Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Olá, Alexsandro!

Muito obrigada pelas considerações!

Como eu relatei anteriormente, eu estudo, no meu doutorado, o discurso dos migrantes venezuelanos. Em estudos paralelos, para eventos e escritas de artigos, por exemplo, costumo analisar o discurso de migrantes de distintas nacionalidades. De fato, à depender do motivo da migração, considero que eu trabalho com um tema sensível.

No caso específico das narrativas de vida analisadas no presente artigo, é tocante observar que, apesar de os refugiados sírios terem migrado para fugir de um contexto de guerra, ao relatar sobre seu país eles só contam experiências boas.

Por que você acha que isso acontece?

Abraço!

por Natália Giarola -

Maíra, 

Parabéns pelo artigo, ele é de extrema importância para o contexto que estamos vivenciado, principalmente agora com a retomada do Talibã ao Afeganistão, que creio que aumentará a crise migratória.

Minha pergunta é mais abrangente e, também, uma curiosidade. Há uma recorrência entre os temas citados pelos migrantes, ao ponto de traçarmos um ethos?

Abraços e parabéns pelo excelente artigo. 

Em resposta à Natália Giarola

Olá, Natália!

Muito obrigada pela interação!

Sua pergunta é muito interessante!

Em trabalhos posteriores, Maingueneau associa o modo de enunciação, um dos planos da semântica global, que, à grosso modo, diz respeito a uma maneira de dizer, à noção aristotélica de éthos.

Em resposta à Natália Giarola

No caso específico das narrativas dos sírios analisadas neste trabalho, penso que podemos identificar um éthos de resiliência, pois, apesar de todas as dificuldades vivenciadas na Síria e, também no Brasil, eles se mostram dispostos a superá-las e seguir em frente lutando pelos seus sonhos.

Abraço!

por Natália Giarola -

Maíra, 

Obrigada pela resposta.

Abraços

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais para participarem também dos debates. 

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

por cilene pereira -

Boa noite, Maíra! Tudo bem?

Muito bacana seu trabalho! Parabéns!

Queria te ouvir falar/escrever um pouco mais sobre o método do "relato de vida" e como ele pode servir a outras áreas de conhecimento, além de Letras e Sociologia. Acredita que, na área de Letras, ele pode ser utilizado como corpus para outras perspectivas de análise que não a AD? Como pensa isso? Como imagina esse recurso metodológico na Educação Básica?

Abraços. 

Em resposta à cilene pereira

Olá, Cilene! Tudo bem, e com você?

Primeiramente, muito obrigada pela participação!

Como eu aponto na pesquisa, o relato de vida (récit de vie) é uma metodologia de pesquisa que se originou nas Ciências Sociais e foi introduzido na França pelo  sociólogo  Daniel  Bertaux,  em meados  de  1976. Machado (2016) faz uma junção entre esse conceito e a AD. 

Eu acredito que esse gênero textual pode sim ser muito profícuo para pesquisas em outras áreas do conhecimento e, inclusive, destaco que há necessidade de mais estudos sobre.

Abraço!

por cilene pereira -

Sim, fiquei pensando que é uma boa metodologia.

Parabéns.

por Júlio Ferreira Gomes -

Boa noite à todxs!

Maíra, obrigado por nos apresentar um texto com o lado humanizado sobre um tema tão denso, estudei um pouco sobre as questões migratórias na disciplina de Demografia semestre passado (sou graduando) e é tão triste estar longe de casa, de nossas memórias, de tudo aquilo que algum momento nos representou....

Em resposta à Júlio Ferreira Gomes

Olá, Júlio!

Muito obrigada pelo comentário!

Esse, de fato, é um dos meus objetivos: a sensibilização para um lado mais humanizado sobre a migração e não apenas a menção à números. Acredito que isso, também, seja um desafio. O que você acha? 

Abraço!

por Emilly Martins -

Parabéns pelo excelente trabalho, Maíra!

É tão importante falarmos sobre essa questão da migração e como é emocionalmente para as pessoas que precisam deixar suas casas, suas famílias, seu país por motivos tão devastadores como a guerra. 

A questão é que todos nós queremos nos sentir em casa e eu achei um ótimo trabalho, gostaria até de ler mais desses relatos. 

Minha pergunta é mais uma curiosidade, queria saber como você se sentiu diante dos relatos e se foi uma escolha sua apresentar essas duas entrevistas em especifico?

Abraço!

Em resposta à Emilly Martins

Olá, Emilly! 

Muito obrigada pelo comentário!

Com relação à suas perguntas, que são muito interessantes, primeiramente, como eu destaquei acima, como eu trabalho com o discurso dos migrantes, à depender do motivo da migração, acredito que eu trabalhe com um tema sensível. De fato, muitos relatos são emocionantes.

Já no que tange à escolha das narrativas, na exposição imersiva, eles disponibilizaram dois áudios de relatos de sírios, que são os que eu analisei.

Abraço!

Caros participantes,

Esse é o nosso último dia de evento, agradeço imensamente a participação de todos e espero vê-los no próximo congresso.

As discussões foram profícuas, a participação dos autores foi fundamental para o sucesso do evento.

Muito obrigada e até breve!

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)