Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

por Comissão Organizadora F -
Número de respostas: 9

Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA)

Autores

  • Isabela Velocini UFMG

Palavras-chave: 

Letramento, EJA, Português, Ensino

Resumo

A pesquisa buscou entender o conceito de letramentos e seus desdobramentos dentro da sala de aula na disciplina “português”, sobretudo na educação dos jovens e adultos (EJA), lugar de resistência e coragem por parte dos alunos, e de acolhimento e atenção vindo dos professores. Assim, o artigo compreendeu que a noção de letramentos é fundamental para o bom desenvolvimento da língua portuguesa.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Ranyelle Lopes Barros

Adriana da Silva

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

por Cristiane Farias da Silva Lima. -

Boa tarde!

Muito relevante a questão que a autora levantou em seu artigo, no que se refere ao letramento na disciplina de português, onde se precisa trabalhar conteúdos como a leitura e interpretação de vários gêneros textuais, produções de textos e a gramática que são conteúdos sistemáticos e importantes. 

Quando os alunos da EJA chegam na escola eles já trazem consigo uma leitura que já fazem do mundo. São leitores de uma série de linguagem verbais e não verbais, o mundo das palavras, é dotado de significação e lido, embora de maneira pouco sistematizada.

Como diz a autora do artigo, devemos valorizar os conhecimentos advindos da educação informal em que os jovens e adultos participam em seu cotidiano e com isso desenvolver planejamentos de atividades que facilitem o entendimento e desenvolvimento das capacidades cognitivas e autocríticas dos estudantes e com isso possibilitar o estudo da disciplina de português de forma significativa e voltada ao letramento.


Em resposta à Cristiane Farias da Silva Lima.

Re: Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

por Isabela Velocini -

Olá, Cristiane!

Muito obrigada! 

É exatamente isso que eu quis passar com a realização do artigo. Você já trabalhou com a EJA também?

Em resposta à Isabela Velocini

Re: Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

por Cristiane Farias da Silva Lima. -

Boa tarde Isabela!

Eu trabalho com alfabetização no Ensino Fundamental I, já tenho 21 anos de experiência, porém me interessei pela EJA, então comecei a ler sobre o assunto. Estou fazendo um curso pela EAPE-DF (Aprender sem parar Eja em suas dimensões e Multiletramentos), então compreendi seu artigo. Também quero parabenizá-la, porque professor da Eja precisa lidar com muitas realidades e promover a aprendizagem. Admiro muito!

Parabéns! Abraços! Bom evento!

Em resposta à Cristiane Farias da Silva Lima.

Re: Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

por Ranyelle Lopes Barros -

Que legal 👏👏 trabalhar com esse público é inspirador!


Obrigada pelas contribuições 😊

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

por Jaqueline da Silva -

Olá, Isabela!

Parabéns pelo trabalho!

As orientações para necessidade de professores de Língua Portuguesa se apropriarem das noções e práticas de letramentos incorporando-as ao trabalho docente com alunos da EJA é de extrema relevância.

Gostaria de contribuir com a debate trazendo a abordagem sobre multiletramento que tem permeado o processo comunicativo em nossa sociedade atual. 

O uso das tecnologias de informação e comunicação impulsionam os novos letramentos e requer um olhar mais atento à multiplicidade cultural e multiplicidade semiótica de organização dos textos.

Dessa forma, as práticas letradas exigem cada vez mais habilidades de um leitor crítico e produtor consciente de seu papel social.

Forte abraço,



Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

por Ranyelle Lopes Barros -

Obrigada pelas contribuições 👏👏

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

por Ranyelle Lopes Barros -

Olá! Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2021.2!

Me chamo Ranyelle Barros, sou mestranda pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Esse tema traz uma discussão calorosa e precisa e tão importa para os nossos dias. 

Parabéns aos autores pelas contribuições e que possamos aprender cada vez mais!



Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: Letramentos E Ensino Do Português Para Os Estudantes Da Educação De Jovens E Adultos (EJA) | Isabela Velocini

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)