Ensaio sobre a Surdocegueira:
Alunos das diversas graduações da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deverão simular a surdocegueira através do uso simultâneo de protetor auricular e venda nos olhos nos espaços do campus e nas aulas das diversas es
Autores
- Elizabeth Márcia Pereira
- Víctor de Lima Silveira
- Gilberto Souza Vaz
Palavras-chave:
ensaio; inclusão; surdocegueira; aula experimental; acessibilidadeResumo
O presente trabalho traz como eixo central: “O que é necessário para que ocorra, de fato, a inclusão de aluno com surdocegueira no ensino superior?”. Para atender essa demanda é proposta a seguinte situação experimental: alunos sem deficiência de várias graduações da UFMG deverão simular a surdocegueira nos espaços e nas diversas escolas do Campus Pampulha como ferramenta de entendimento da importância: dos sentidos/ órgãos dos sentidos para o indivíduo; do universo do aluno surdocego e da inclusão. A situação proposta é denominada como ensaio sobre a surdocegueira. Nele, sugere-se a escolha de dez alunos de cada turma participante aleatoriamente. Esses deverão usar protetor auricular e terão os olhos vendados simultaneamente para simularem a surdocegueira, constituindo o grupo de estudo. Os demais alunos das turmas participantes constituirão o grupo controle. Os dois grupos participarão de uma aula experimental nas respectivas escolas e disciplinas envolvidas e depois responderão a questionários sobre inclusão, acessibilidade à aula, sensação de incômodo, solidariedade ou indiferença e ainda apresentarão propostas e soluções para as possíveis situações-problema em relação à inclusão.
LEIA O ARTIGO COMPLETO: |
|
Coordenadores de Mesa: |
Guilherme Pereira De Moura Luiza Lara Do Val Claure |
|
(Editado por Comissão Organizadora D - envio original quinta, 2 set 2021, 19:18)
(Editado por Comissão Organizadora D - envio original quinta, 2 set 2021, 19:18)