Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira, Víctor de Lima Silveira, e Gilberto Souza Vaz

Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira, Víctor de Lima Silveira, e Gilberto Souza Vaz

por Comissão Organizadora H -
Número de respostas: 17

Ensaio sobre a Surdocegueira:

Alunos das diversas graduações da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deverão simular a surdocegueira através do uso simultâneo de protetor auricular e venda nos olhos nos espaços do campus e nas aulas das diversas es

Autores

  • Elizabeth Márcia Pereira 
  • Víctor de Lima Silveira
  • Gilberto Souza Vaz

Palavras-chave: 

ensaio; inclusão; surdocegueira; aula experimental; acessibilidade

Resumo

O presente trabalho traz como eixo central: “O que é necessário para que ocorra, de fato, a inclusão de aluno com surdocegueira no ensino superior?”. Para atender essa demanda é proposta a seguinte situação experimental: alunos sem deficiência de várias graduações da UFMG deverão simular a surdocegueira nos espaços e nas diversas escolas do Campus Pampulha como ferramenta de entendimento da importância: dos sentidos/ órgãos dos sentidos para o indivíduo; do universo do aluno surdocego e da inclusão. A situação proposta é denominada como ensaio sobre a surdocegueira. Nele, sugere-se a escolha de dez alunos de cada turma participante aleatoriamente. Esses deverão usar protetor auricular e terão os olhos vendados simultaneamente para simularem a surdocegueira, constituindo o grupo de estudo. Os demais alunos das turmas participantes constituirão o grupo controle. Os dois grupos participarão de uma aula experimental nas respectivas escolas e disciplinas envolvidas e depois responderão a questionários sobre inclusão, acessibilidade à aula, sensação de incômodo, solidariedade ou indiferença e ainda apresentarão propostas e soluções para as possíveis situações-problema em relação à inclusão.

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Coordenadores de Mesa:

 

Guilherme Pereira De Moura

Luiza Lara Do Val Claure

 

(Editado por Comissão Organizadora D - envio original quinta, 2 set 2021, 19:18)

(Editado por Comissão Organizadora D - envio original quinta, 2 set 2021, 19:18)

Em resposta à Comissão Organizadora H

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Luiza Lara do Val Claure -

Sejam bem-vindos ao UEaDSL, caros autores e participantes!

Parabenizo os autores pela proposta trazida que, sem sombra de dúvidas, é necessária. Um artigo que aborde a inserção dos surdocegos no ensino superior é fundamental para a melhoria na acessibilidade do campus Pampulha, permitindo que esses indivíduos  sejam efetivamente atendidos em suas necessidades. 

É lamentável saber que o acesso ao Ensino Superior por parte dos deficientes, e nesse caso, dos surdocegos, é restrito e ,ainda, é composto de desafios a serem ultrapassados. 

Agradeço a participação e desejo um ótimo evento para todos!

Att,

Luiza Lara do Val Claure (Coordenadora de Mesa)



Em resposta à Luiza Lara do Val Claure

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Elizabeth Márcia Pereira -

Prezada, Luiza Lara!

Muito obrigada pelo o acolhimento. 

Espero que o nosso trabalho possa contribuir na sensibilização de todos participantes para a construção de uma universidade mais inclusiva, principalmente, em se tratando dos surdocegos.

Obrigada.

Cordialmente,

Elizabeth

Em resposta à Luiza Lara do Val Claure

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Livia von Sucro -

Parabéns aos autores!

Gostei muito da ideia de estudo proposto, e fiquei muito curiosa em ver os resultados quando o experimento puder ser feito, após a pandemia.

É crucial pensar na inclusão de pessoas com deficiência no ensino, ainda mais no caso de uma deficiência complexa como a surdocegueira, com bastante impacto na qualidade de vida.

Obrigada pela possibilidade de reflexão a respeito de um tema tão sensível.

Em resposta à Comissão Organizadora H

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Davidson Freire -

Desde já, parabenizo pelo tema do artigo.

Destaca-se que apesar de haver Ação Civil Pública do MPMG e a responsabilidade da UFMG em relação ao tema, como bem salientado pelo artigo, nós, alunos, devemos colaborar com a causa, não só cobrando a implementação de medidas, mas também recepcionando estes alunos.

Gostaria muito de ver os resultados finais deste trabalho.

Definitivamente, a escola (incluindo a Universidade) deve ser lugar de acolhimento.

Em resposta à Davidson Freire

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Elizabeth Márcia Pereira -

Prezado, Davidson Freire!

Muito obrigada pelo atenção ao tema e ao trabalho.

Penso de forma semelhante, Davidson. Muitas vezes, as pessoas têm determinada postura em relação à inclusão e aos sujeitos portadores de necessidades educacionais especiais por desconhecimento da situação e das realidades diversas e, sobretudo, por preconceito. Por isso, cabe a todos nós, estudantes da UFMG,  o dever de buscar o conhecimento e a construção de uma universidade mais inclusiva. Certamente, a inclusão  começa no momento de recepcionarmos esses alunos, de sermos solidários, compreensíveis e comprometidos com as demandas deles.

Obrigada

Cordialmente,

Elizabeth


Em resposta à Comissão Organizadora H

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Manuela Cota Guimarães Mendonça Lage -

Olá, autores! 

Parabéns por tratar de um tema tão difícil e, ao mesmo tempo, tão necessário. Ainda estamos muito longe de ter ambientes e práticas realmente inclusivas na universidade e é nosso dever buscar tornar esse espaço proveitoso e confortável para todos. 

Atenciosamente, 

Manuela

Em resposta à Manuela Cota Guimarães Mendonça Lage

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Elizabeth Márcia Pereira -

Boa tarde, Manuela!

Realmente, estamos longe de uma realidade inclusiva ideal. Por isso é importante estarmos sempre trazendo para a pauta esse tema. A educação é um processo que começa com a sensibilização até a  tomada de consciência para, finalmente, culminar com a mudança de conduta.

Obrigada pela atenção.

Cordialmente,

Elizabeth

Em resposta à Comissão Organizadora H

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Lígia Martins Andrade de Souza Melo -

Parabéns pela pesquisa por ser um tema tão importante e por apresentar soluções para possíveis problemas. A inclusão é um ponto importante na sociedade e deve começar pela educação básica, não somente na universidade. 

Em resposta à Lígia Martins Andrade de Souza Melo

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Elizabeth Márcia Pereira -

Bom dia, Lígia!

Você está certíssima, quando diz que a inclusão deve começar na educação básica. Por isso, que a Lei nº 9.394 de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), trouxe no "art. 4º O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

(...)

 III atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.             ( Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)".

E no "art. 4º-A É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno de educação básica internado para tratamento de daúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado, conforme dispuser o Poder Público em regulamento, na esfera de sua competência federativa ( Incluído pela Lei nº 13.716, de 2018). "

Em 2009, a FHEMIG fez um grande concurso para todos os cargos da área da saúde  e tinham várias vagas para Pedagogo Hospitalar. É interessante destacar que o  Rio de Janeiro foi o primeiro lugar do Brasil (1950) a ter esse profissional atuando dentro dos hospitais e garantindo o direito à educação da criança e adolescente internados.

Lígia, a inclusão ela iniciou-se na educação básica há muito tempo. Por isso, esses alunos estão chegando às universidades, que é a última etapa da vida escolar das pessoas. Consequentemente, essas instituições estão sendo as últimas a se adaptarem para essa realidade à medida que a demanda surge e os movimentos de reivindicação de direitos operam.

Atenciosamente,

Elizabeth

Em resposta à Comissão Organizadora H

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Emilly Laura Rodrigues -

Olá Elizabeth!

Achei muito interessante o assunto do seu artigo, principalmente a parte da proposta do ensaio sobre a surdocegueira! Acredito que essa experiência seria muito relevante para compreendermos melhor os surdocegos e para colaborar com a inclusão dos mesmos.

Att,

Emilly Laura Rodrigues



Em resposta à Emilly Laura Rodrigues

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Elizabeth Márcia Pereira -

Boa noite, Emilly!

Obrigada pelo seu interesse e atenção.

Infelizmente, o contexto atual não nos permitiu a realização do ensaio.  Porém nos permitiu refletir muito sobre como está se dando o acesso dos alunos portadores de necessidades educacionais ao ensino remoto? Considerando que a inclusão dos diversos sujeitos da nossa comunidade escolar não era plena antes da pandemia. Torna-se difícil concebê-la durante o isolamento social. Por isso, em se tratando do universo do surdocego,  não nos coube a possibilidade de um ensaio virtual. Mas julgamos importante trazer essa demanda para  ser visibilizada e discutida nesse congresso.

Um abraço

Atenciosamente,

Elizabeth


Em resposta à Comissão Organizadora H

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Camila Lopes Soares de Sa -

Parabéns aos autores por abordarem um tema tão importante e que não é abordado da forma como se deve abordar.

Apesar se sabermos sobre inclusão de diversos tipos de deficiência, algumas necessitam de cuidado especial, em relação a convivência coletiva, e se todas as pessoas tem exatamente o mesmo nível de aprendizado. Proposta genial, uma pena que tem, ainda, uma pandemia no caminho do estudo.

Atenciosamente 

Camila

Em resposta à Camila Lopes Soares de Sa

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Elizabeth Márcia Pereira -

Boa tarde, Camila!

Você tem toda a razão. Tem deficiências que são desconhecidas pela maioria das pessoas. É o caso da surdocegueira. Eu mesma tomei conhecimento, quando fiz uma oficina de cerâmica e sensorial_ oferecida pelo Museu de Artes e Ofícios de BH _ com dois irmãos ceramistas, Mateus e Marcos, que são surdocegos. Fiquei encantada com tudo que vi, ouvi e experimentei. E descobri que não há limites para pessoas com deficiência. Elas precisam de estímulos, inclusão e oportunidades. A partir daquele momento mágico, sempre penso em uma forma de contribuir na divulgação e inclusão dos surdocegos.

Obrigada pela atenção e carinho!

Cordialmente,

Elizabeth

Em resposta à Comissão Organizadora H

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Guilherme Pereira -

Parabéns pela escrita do trabalho, acredito que academicamente falando é de extrema importância nos atentar às educações especiais e inclusivas que permeiam o meio da Universidade e seu trabalho é um ótimo exemplo de como todo trabalho ainda é pouco nos dias de hoje e se fazem necessárias as atenções do corpo acadêmico.

Em resposta à Guilherme Pereira

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira

por Elizabeth Márcia Pereira -

Boa tarde, Guilherme!

Obrigada pela atenção e pelo carinho!

A ideia é essa: temos que construir uma universidade cada vez mais inclusiva. Depois, suas sementes serão disseminadas em todos âmbitos da sociedade através dos futuros profissionais de todas as áreas.

Atenciosamente,

Elizabeth

Em resposta à Comissão Organizadora H

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira, Víctor de Lima Silveira, e Gilberto Souza Vaz

por Larissa Teixeira -

Parabéns aos autores pelo excelente artigo e por promoverem uma reflexão tão importante e necessária! A inclusão das pessoas deficientes no ensino superior é de essencial importância assim como em todos os âmbitos, para agregar qualidade em suas vidas. Achei a ideia de estudo proposta muito criativa, e fiquei com muita curiosidade para saber como seriam os resultados.

Em resposta à Larissa Teixeira

Re: Ensaio sobre a Surdocegueira | Elizabeth Márcia Pereira, Víctor de Lima Silveira, e Gilberto Souza Vaz

por Elizabeth Márcia Pereira -

Boa tarde, Larissa!

Obrigada pelo carinho e atenção.

Eu também tenho essa curiosidade. E quem sabe, num futuro não tão distante, seja possível realizar esse ensaio?

Atenciosamente,

Elizabeth