FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 37

 

Título:

FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa

Autores: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira
Resumo:

Este artigo tem como objetivo investigar as metodologias ativas e as ferramentas digitais para o ensino de Língua Inglesa. Para a realização desse trabalho foi feito um levantamento bibliográfico e análise de dados decorrentes da experiência de aplicação de estratégias e recursos nas aulas de Língua Inglesa no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, no campus Marabá Rural do IFPA, no contexto atual de aulas remotas devido à pandemia de COVID-19. Após a análise dos dados desta pesquisa, verificou-se que tais estratégias potencializam o engajamento dos alunos e que propiciam um ensino e aprendizagem significativo.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição:  Instituto Federal do Pará
Palavras-Chave:
Mesa (1): Anderson Cristiano da Silva 
Mesa (2):  Thaís Reis de Assis
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo Ferramentas Digitais e Metodologias Ativas (revisado).pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Thaís Reis de Assis -

Sejam tod@s bem-vindos.

Este trabalho trata -se de um rico relato de experiência de uma professora acerca do ensino de língua inglesa no contexto do ensino remoto emergencial.  Não deixe de dar uma lida e conhecer um pouco mais sobre a prática e  a experiência relatada no artigo. Não perca esta oportunidade!!!! 


Em resposta à Thaís Reis de Assis

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Aleques Mateus -

Muito bom. Aprendemos muito com a partilha e com certeza conhecer a dificuldade do outro proporciona uma reflexão nas tomadas de iniciativas ao usar ferramentas que podem auxiliar, porém ao mesmo tempo dificultar o ensino. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

SEJAM BEM-VIND@S

por Anderson Silva -

Sejam bem-vind@s participantes e  Rose Oliveira ao UEaDSL 2021.1!

O trabalho  FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA MANTER O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA apresenta uma importante contribuição para a educação, principalmente nesses tempos de pandemia em que todas as escolas (em diferentes níveis) tiveram que se adaptar ao ensino remoto emergencial. Ademais, faz-se necessário a urgência da discussão sobre o próprio conceito de engajamento, principalmente em 2021 com a continuidade do ensino remoto e da ampliação do ensino híbrido.

Convido a tod@s ao debate sobre a temática .

Um bom fds e cuidem-se.

Anderson Cristiano da Silva (Coordenador de Mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Gostaria que pormenorizassem sobre as dificuldades que foram observadas no desenvolvimento do trabalho.

Ainda a respeito das ferramentas digitais, para vocês até que ponto elas podem favorecer um ensino híbrido significativo para os alunos?


Desde já agradeço.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Boa noite, Alexsandro!

Esse trabalho apresentou os pontos positivos da utilização das metodologias ativas e das ferramentas digitais, mas, devido à limitação no número de páginas, não tivemos como detalhar alguns entraves encontrados durante o processo. As dificuldades enfrentadas foram em relação ao difícil acesso à internet de qualidade pelos alunos, visto que grande parte é oriunda da zona rural, de aldeias e assentamentos. Um parte considerável de alunos não podia assistir às aulas síncronas e tivemos que propor outras alternativas. Uma delas foi produzir vídeos curtos com os aspectos principais dos conteúdos. As aulas síncronas eram gravadas pelo Google Meet para posterior visualização dos alunos, mas, devido ao tamanho do arquivo, também não tinham como assistir. Além disso, as atividades que eram propostas para ser feitas no meio digital eram adaptadas para a forma manuscrita. Citamos como exemplo o portfólio e os mapas mentais. 

Quanto à utilização das ferramentas digitais, elas podem oferecer um ensino híbrido significativo se os alunos forem colocados como sujeitos da construção da aprendizagem, pois, não adianta utilizar a tecnologia como suporte, se ela não conduzir ao aprender a fazer.



Em resposta à Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Thaís Reis de Assis -

Olá Rose

As informações que vc traz aqui nos comentários complementam o seu relato de experiência apresentado. De fato a questão do acesso à internet vem nos mostrado como o acesso a educação em nosso país é desigual.

Admiro muito o trabalho de todos os professores e a sua iniciativa de tentar adaptar, a medida do possível, os materiais para tentar atender a esta heterogeneidade. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Anderson Silva -

Rose, boa tarde!

Espero que esteja bem.

Você poderia detalhar como foi essa adaptação em 2020 do ensino remoto emergencial em sua cidade e curso. Quais foram os problemas mais relevantes que você pode elencar que ocorreram? 

Abraço e bom início de evento.

Anderson

Em resposta à Anderson Silva

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Thaís Reis de Assis -

Boa tarde a tod@s!!!

É uma alegria, mesmo que virtualmente poder estar com vocês neste espaço e debatermos temas tão oportunos como o trazido no trabalho da Rose.

Achei muito interessante todas as considerações tecidas pelo Anderson e os apontamentos/indagação feitos pelo Alexsandro.

O trabalho da Rose para mim é muito rico por se tratar de um relato de experiência.  Ao fazer a leitura do mesmo, fiquei com a seguinte  dúvida: como era o acesso a internet dos seus alunos? A instituição em que você atual criou alguma política para fomentar o acesso a internet?


Em resposta à Thaís Reis de Assis

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Boa noite, Thaís!

O acesso à internet pelos alunos é uma das principais reclamações dos professores em todo o país. Antes da panemia, muitas discussões já eram levantadas por estudiosos e pesquisadores acerca da exclusão digital. Embora no nosso país seja o 2º no ranking mundial de tempo gasto por crianças com as telas (televisão, celular e smartphone), ainda estamos muito longe da inclusão digital para todos. 

O IFPA adotou algumas políticas para fomentar o acesso à internet pelos alunos, por meio do edital 07/2020 que previa atendimento com chip/pacote de dados. Todavia, devido à burocracia da licitação, muitos alunos não puderam se conectar, devido a operadora vencedora não abranger a área onde residem. Além disso, devido à dificuldade dos alunos que residem em locais de difícil acesso, não foi possível o levantamento de toda a documentação exigida para o processo.


Em resposta à Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Thaís Reis de Assis -

Ei Rose

Este seu relato para mim tem duas facetas. Fico feliz em ver que vc atua numa instituição que conseguiu, de uma forma ou de outra, possibilitar algum tipo de acesso à internet aos alunos que não tinha este recurso em casa. Ao mesmo tempo me preocupa a forma como foi feito e a quantidade de dados disponibilizada aos alunos. 

Obrigada pela sua resposta.  

Em resposta à Anderson Silva

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Boa noite, Anderson! 

A adaptação ao ensino remoto foi muito difícil. A pandemia pegou a todos de surpresa e, devido à falta de capacitação por parte de alguns professores, gerou-se muita discussão nas reuniões pedagógicas. No início, muitos não quiseram aderir e alguns pensaram que a aprendizagem não ocorreria na modalidade remota. A pró-reitoria de ensino do IFPA emitiu algumas resoluções e instruções normativas, cuja orientação era de que todos aderissem. 

No início foi muito difícil, principalmente devido ao acesso dos alunos à internet de qualidade. Após levantamentos feitos pelo Campus Marabá Rural, averiguou-se que praticamente todos os alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio tinham acesso à internet, porém o acesso de parte considerável não era de qualidade, pois o sinal de celular na área rural era ruim e os dados móveis eram muito limitados.

Agora em 2021 estamos tendo tempo para traçar outras estratégias e alternativas, bem como capacitações para lidar com a tecnologia.

Em resposta à Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Anderson Silva -

Rose, boa tarde!

Espero que esteja bem, na medida do possível. 

Primeiramente, obrigado pela pronta resposta. No mais, um ponto em sua colocação me chama a atenção, pois mesmo nos grandes centros e com pagamentos de pacotes de internet de alta velocidade, vejo que a reclamação é quase sempre a mesma, uma vez que os serviços são caros e qualidade deixa a desejar. Praticamente temos um número muito pequeno de opções o que leva a ficarmos reféns desses grandes grupos, parte por conta da falta de planejamento e controle do governo federal. 

Sobre seu último parágrafo, fiquei curioso para saber  como estão fazendo para traçar outras estratégias e alternativas, bem como capacitações para lidar com a tecnologia. Fico no aguardo. 

Boa semana e excelente evento!

Em resposta à Anderson Silva

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -
Bom dia, Anderson!

Após algumas reuniões, refletimos que não seria possível abordar todos os conteúdos do currículo, ou seja, o conteudismo em plena pandemia não seria o mais importante, visto que outras temáticas que preparam o aluno para o mundo, como por exemplo a prevenção e o combate ao coronavírus, deveriam estar presentes na aprendizagem. Verificamos, ainda, que vídeos extensos seriam muito difíceis de serem assistidos. Então, resolvemos que seriam feitos vídeos de curta duração (menos de 5 minutos e até mesmo menos de 1 minuto), com os principais aspectos do conteúdo para o aluno, em forma de flashes. Além disso, todo o material que seria compartilhado digitalmente deveria ser impresso para entrega aos estudantes.
Quanto às capacitações, durante a semana pedagógica, alguns professores ofereceram oficinas para ensinar a trabalhar com algumas plataformas e aplicativos, tais como: Google Classroom, Canva, como gravar e editar vídeo etc. Eu, por exemplo, apresentarei um curso de extensão sobre ferramentas digitais na educação, voltado tanto para o público interno quanto para o externo.


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Anderson Silva -

Bom dia, pessoal!

Espero que estejam tod@s bem. 

Já estamos no segundo dia do nosso evento que vai até a próxima sexta. Teremos muito tempo neste espaço assíncrono para enriquecer ainda mais a temática por meio da troca dialógica.  Fico no aguardo da contribuição de tod@s vocês.

Abraços  e excelente domingo!

Cuidem-se. 


Em resposta à Anderson Silva

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Guilherme Henrique Tavares -

Parabéns pelo trabalho!

O engajamento é um ponto a ser abordado na utilização das tecnologias e nesse cenário de pandemia.

Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Thaís Reis de Assis -

Olá pessoal!!!

Estamos no segundo dia de atividades do evento. Não deixe de visitar os trabalhos e deixar seus comentários, dúvidas para os autores. 

A participação de tod@s é muito importante. 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Anderson Silva -

Rose, bom dia!

Tudo bem?

Sobre o conceito de engajamento, como fizeram a busca ativa de cada estudante e quais detalhamentos você pode compartilhar que fizeram o aumento qualitativo da participação dos alunos.

Abraço e bom evento. 

Em resposta à Anderson Silva

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Olá, Anderson!

A busca ativa de cada estudante era feita por meio de demonstrações de empatia e de bom relacionamento com os alunos, ou seja, com mensagens diretas no whatsapp, por meio de ligações telefônicas e com palavras de carinho e motivação, que mostravam aos alunos que estávamos preocupados com eles. Esse tipo de abordagem fez com que a confiança dos nossos alunos fosse despertada e eles se sentissem valorizados. Levando em consideração que os jovens gostam de desafios, apresentei algumas atividades que consistiam em resolução de problemas e produção de vídeos pelos próprios alunos. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Thais Cerqueira Faria -

Olá, Rose! Gostaria de parabenizar o seu trabalho !

Mas, fiquei curiosa em relação aos alunos: quando foi apresentada a proposta metodológica, você sentiu que eles ficaram um pouco resistentes? Digo isso, pois percebo tal situação com os meus alunos, principalmente, se aplico metodologias que diferem daquilo que são habituados.

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Thaís Reis de Assis -

Boa tarde a tod@s!!!

Primeiramente gostaria de agradecer a participação de tod@s que passaram por aqui até o momento e deixaram suas contribuições. 

Aproveito ainda para enfatizar como tem sido rica e proveitosa nossa interação com a autora do trabalho. As considerações e colocações da Rose estão sendo esclarecedoras e motivo de muitas reflexões. 

Aos que ainda não leram o trabalho, já estamos na metade do evento. Não deixe de visitar os trabalhos, ler as considerações tecidas pelos participantes do evento e deixar seus comentários, dúvidas para os autores. 

Sua contribuição é muito rica e importante!!! 


Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Olá, Thais!

Sim. No primeiro contato com eles, repassei a metodologia das aulas e a forma como seriam avaliados e não questionaram. Entretanto, quando as atividades foram propostas, procuraram o Departamento Pedagógico do Campus (rs...rs...) e reclamaram que a metodologia era diferente (estavam acostumados a fazer lista de exercícios e socializar as respostas, o que é bem mais fácil e rápido). Com a minha proposta, eles teriam mais trabalho, pois teriam que ser os próprios autores de sua aprendizagem. Eu propus a criação de um portfólio (online ou manuscrito) em que deveriam constar os prints das atividades respondidas no Chat Class, os mapas mentais, memorial descritivo etc). Enfim, ao final, foram produzidos trabalhos riquíssimos e eles mesmos ficaram impressionados com o resultado.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Enis Da Motta Ferreira da Silva -

Parabéns, pelo trabalho!! Realmente, o ensino remoto não é fácil e o acesso a ele é complicado, pois a internet no Brasil não é boa, nem nos grandes centros, quem dirá na zona rural. Fiquei interessada em saber como você utilizou o Duolingo e o chatclass.

Em resposta à Enis Da Motta Ferreira da Silva

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Thaís Reis de Assis -

Saudações a tod@s!!!

De fato o ERE tem sido um grande desafio e sentiremos as suas consequências por alguns anos. É muito importante refletirmos sobre tais aspectos. 

Obrigada a tod@s pela participação!!!

Em resposta à Enis Da Motta Ferreira da Silva

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Bom dia, Enis!

Existe o Duolingo Escolas. Basta você cadastrar o seu perfil como professora e criar as salas. Depois de criadas as salas, você compartilha o link com seus alunos e, automaticamente, eles estarão todos lá. Você tem acesso às atividades respondidas e quais lições foram feitas.

Quanto ao Chat Class, funciona de forma semelhante. Você se cadastra como professora e monta suas turmas. Há um banco com milhares de questões não apenas de Inglês, mas também dos outros conteúdos trazidos pela BNCC. As atividades estão de acordo com a BNCC. Lá você encontra atividades de todos os tipos desde os anos finais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Você seleciona quais questões os seus alunos irão resolver e encaminha o link para eles. Após a resolução, você tem acesso a todas as notas deles.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Anderson Silva -

Querid@s participantes, boa noite!

Espero que estejam bem. 

Já estamos chegando aos dois últimos dias do evento. Vamos aproveitar e continuar nossa rica discussão dialógica. Esperando tod@s por aqui.

Abraços virtuais e cuidem-se. 

Em resposta à Anderson Silva

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Thaís Reis de Assis -

Olá pessoal!!!

Estamos nos aproximando do final do evento.

Não percam a oportunidade de conhecer os trabalhos participantes e deixar suas contribuições. 

A participação de tod@s é  muito importante !!!!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Vanessa Menezes -

Boa noite a todos, muito interessante o tema abordado por você Rose Aparecida Costa Souza Oliveira, parabéns pelo excelente trabalho. Sabemos que a tecnologia é uma grande aliada da educação, alguns professores ainda apresentam certa resistência em aderir essa ferramenta, no seu ponto de vista o que deve ser feito para que os professores deixem um pouco de lado o ensino tradicional?


Em resposta à Vanessa Menezes

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Bom dia, Vanessa!

Creio que o professor precisa se desarmar e estar aberto para se reinventar. É muito cômodo permanecer de determinada forma sem mudanças, pois a mudança de paradigmas dói, assim como em outras áreas de nossa, a mudança causa medo. É preciso, ainda, que o professor seja, além de tudo, um pesquisador. Ele precisa se atualizar, pois, nos dias atuais, o professor não é o detentor do conhecimento, pois o conhecimento e a visão de mundo mudam rapidamente nessa atualidade globalizada.

Em resposta à Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Anderson Silva -

Rose, bom dia!

Espero que esteja bem.

Excelente colocações aqui em suas respostas. Parabéns! Realmente, em tempos de pandemia e ensino remoto emergencial (ou híbrido) o docente terá que a partir desse contexto se atualizar ainda mais, dada a inserção abrupta que os meios tecnológicos tiveram que subsidiar toda a educação no país, desde a Educação Infantil até a Pós-graduação. Desse modo, é preciso que o docente traga cada vez mais o educando para a discussão do processo de ensino e aprendizagem, aumentando assim o engajamento e o protagonismo juvenil. 

Abraços e ótimo fds. 

Cuide-se. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -

Ola Rose, achei de extrema importância o seu trabalho visto que os alunos estão realmente cansados de ficar prestando atenção a aulas e atividades intermináveis e com sua preocupação de eles não apenas passarem de ano mas sim realmente se engajarem em construir um aprendizado significativo da língua inglesa. 

Usando desta ideia e sabendo que crianças e adolescentes estão muito ligados nas questões tecnológicas e o aplicativo do tiktok muito usado por estes neste ultimo acredito que estes realizaram as atividades com prazer e com certeza tiveram grandes produções.

Parabéns pela sua dedicação em mudar os modos de ensino e tornar seus alunos mais engajados e donos de sua aprendizagem

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Sim, Ana!

No início foi difícil, pois eles teriam um pouco de trabalho para aprenderem fazendo. Mas, no final, gostaram muito do resultado e ficaram impressionados com eles mesmos! 

Além de ficarem engajados, perceberam que são muito capazes.

Em resposta à Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Thaís Reis de Assis -

Olá pessoal

Chegamos ao último dia de atividades. Ao longo desta semana tivemos a oportunidade de conhecer excelentes trabalhos das mais variadas áreas do saber e pudemos dialogar sobre eles. 

Agradeço a tod@s que se submeteram seus trabalhos, aos que fizeram a leitura e deixaram registrados os seus comentários. 

A participação de tod@s foi essencial para o sucesso do evento. 

Até a próxima!!!!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Anderson Silva -

Querid@s participantes, boa noite!

Espero que estejam bem. 

Vejam que notícia boa, o prazo do nosso evento foi prorrogado e teremos até domingo para poder interagir ainda mais. Aproveitem o sábado e domingo para poder trocar mais ideias aqui em nosso espaço dialógico ok.

Abraços e bom fds.

Cuidem-se. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Nayara Claudia Ribeiro -

Parabéns pelo trabalho!

Gostaria de saber se os desafios encontrados durante o percurso já eram esperados e se eles modificaram alguma metodologia. 

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Anderson Silva -

Bom dia, querid@s participantes!

Espero que estejam tod@s bem.

Chegamos ao último dia do evento. Esta semana foi um momento de rico aprendizado e interação. Quero agradecer aos autores que aqui interagiram, bem como os participantes que também enriqueceram o evento por meio de comentários e perguntas. Parabéns!!!

Abraços virtuais e nos encontramos no próximo evento.

Cuidem-se. 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FERRAMENTAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de Língua Inglesa. Autora: Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)