RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 50

 

Título:

RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira
Resumo:

 

Além de promover o acesso a conhecimentos oficiais e tradicionais, a escola é espaço também de saberes de outros, fazendo-se necessário, para a educação em direitos humanos, reverberar suas existências na cultura escolar. Para tanto, propomos que o rap seja levado para a sala de aula como um gênero poético-musical originário de territórios periféricos e constituído por estes sujeitos, conferindo voz/poder a grupos historicamente silenciados, promovendo o respeito à diversidade social e de saberes, conforme propõe a BNCC (2018).

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  UninCor / UNICAMP
Palavras-Chave:
Mesa (1): Bruna Agliardi Verastegui 
Mesa (2):  Camila Ericka Andrade de Melo
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF UEADSL2021_1 jonas - cilene.pdf

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Bruna Agliardi Verastegui -

Sejam bem-vindos participantes e autores Jonas e Cilene ao UEaDSL!

O trabalho de Jonas de Souza Gonsalgo e Cilene Margarete Pereira busca aproximar o rap da educação, introduzindo o gênero poético-musical em sala de aula, a fim de que as representações e construções que perpassam esse gênero possam alavancar um debate muito pertinente sobre diversidade social, saberes marginalizados e que ainda são pouco trabalhados na educação formal! 

Convido a todos e todas ao debate sobre a temática interessantíssima trazida por nossos autores.

Bruna Agliardi Verastegui (Coordenadora de Mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, queridos/as participantes!


Tudo bem?


Primeiramente, quero com carinho e respeito desejar boas-vindas para todos/as aqui presentes no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre 2021.1. Evento este que tem uma bela história, na qual somos convidados/as a somar e ampliar a mesma, tanto com a nossa presença, como com a nossa participação efetiva nos dias que transcorrerão. Desejo que possamos construir, de forma coletiva e colaborativa, uma profícua história composta por reflexões e aprendizagens, permeadas pelo diálogo. História essa que poderá frutificar e impactar em nossas realidades e vivências. Afinal, como afirma Paulo Freire (2001, p. 123), “O diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e refazem [...] Através do diálogo, refletindo juntos sobre o que sabemos e não sabemos, podemos, a seguir, atuar criticamente para transformar a realidade.”

Sou a Professora Camila Ericka. Estarei, junto com a Professora Bruna Agliardi Verastegui, mediando os diálogos desta mesa. Cumprimento-a neste momento e também a desejo um excelente evento.

Cumprimento e parabenizo, também, os autores que compartilharam conosco o trabalho intitulado “RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS”, que é o precursor das nossas reflexões e diálogos no presente fórum.

Convido todos/as a lerem com carinho e atenção o trabalho acima referido, assim como os comentários dos/as colegas que já iniciaram as nossas discussões. Em seguida, venham somar conosco neste diálogo com as suas reflexões e experiências.

Esta roda de conversa é nossa e estamos apenas iniciando!

 

 



Abraços!


Camila Ericka (Coordenadora de Mesa)


Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Edilma Dias de Lima -

Jonas e Cilene, que alegria ler o seu conteúdo. Para nós, que atuamos nas periferias do Brasil, valorizar a cultura local é, sem dúvidas, reconhecer a importância desses artistas e valorar o trabalho que apresentam. 
Quando uma criança ouve uma canção que trata do chão que ela pisa, da sua realidade, ela se vê representada. Minha cabeça já se encheu de ideias pra realizar na minha escola. Obrigada demais.

Em resposta à Edilma Dias de Lima

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

olá a todas, a todos!

agradecemos as acolhidas das coordenadoras.

esperamos, com nosso trabalho, fazer com que haja uma processo de valorização das vivências de sujeitos periféricos e que jovens e crianças possam se reconhecerem como sujeitos ativos e criativos, lembrando que estes espaços são de carências, sim, mas também de produção cultural. 

abraços. 

Em resposta à cilene pereira

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Bruna Agliardi Verastegui -

Cilene, muito importante sua fala e o trabalho de vocês! Esse resgate a uma educação que forme sujeitos cidadãos é muito importante, o papel da escola é formar para a vida e não somente para um vestibular. 


Em resposta à Bruna Agliardi Verastegui

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

Bom dia!

Sim, Bruna! A escola, muitas vezes, está preocupada em formar para o mercado de trabalho, independente de que mercado seja. O rap, por sua dimensão crítica e de denúncia, pode ajudar muito não só no processo de escuta de vozes historicamente silenciadas, e, portanto, de conscientização de sistemas de opressão e exclusão e como eles se constroem, mas sobretudo no passo seguinte à conscientização, que é o da ação, que leva ao processo de construção cidadã, que se dá não só pelo voto (ainda que este seja fundamental – o estado do Brasil hoje mostra bem isso!), mas através de outras representatividades e outras frentes, com a participação popular. Para isso, precisamos também quebrar barreiras ligadas não só ao preconceito sobre o que o rap diz, mas sobretudo como ele diz e quem diz, pensando em sua linguagem específica, que faz uso de gírias e palavras de baixo calão, de um modo de organização linguístico particular identitário.

Abraços.


Em resposta à Bruna Agliardi Verastegui

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Bruna, olá. Concordo com você. As escolas precisam formar sujeitos conscientes (sujeitos políticos). Infelizmente, muitas escolas estão preocupadas apenas em passar os conteúdos curriculares, esquecendo da formação cidadã, que perpassa pelas subjetividades dos discentes. 

Em resposta à Bruna Agliardi Verastegui

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Bruna, Cilene e Jonas!

 

Extremamente relevante os apontamentos de vocês. Percebo que, infelizmente, a escola tem essa preocupação de formar para o mercado desde a Educação Infantil, sendo que quando a criança inicia no 1º ano do Ensino Fundamental isso vai sendo ampliado rapidamente. Tal fato, inclusive, possibilita que as nossas crianças tenham, diretamente e/ou indiretamente, alguns dos seus direitos negados. Conforme afirmam Santos, Santiago e Faria (2016, p. 195) “A infância vai perdendo seus cheiros. Vai se tornando adulta com a prerrogativa da legitimação de um projeto de sociedade. O agora se torna inexpressivo frente às demandas e quereres almejados por aqueles que nunca vivenciaram aquilo que desejam, pois, as escolhas que fazem não são para si, mas sim para um futuro indivíduo, para uma futura sociedade, apenas para o futuro.”

 

Abraços!


Em resposta à Edilma Dias de Lima

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Oi, Edilma. O rap tem como proposta a formação cidadã, formação que dialoga com a realidade vivenciada pelos sujeitos (aqui, falo dos sujeitos periféricos), que são invisibilizados pelo Estado. Tal invisibilidade promove a segregação e a exclusão dessas pessoas, impedindo a efetivação de seus direitos fundamentais. O rap propõem a luta contra as segregações, opressões, invisibilidade, etc.  

Em resposta à Edilma Dias de Lima

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Caras, Edilma e Cilene!


Concordo com vocês sobre a importância de valorizarmos a cultura local, em especial, as expressões artísticas e culturais. Tal fato, auxilia não apenas na valorização e divulgação das mesmas para a sociedade, mas em especial no sentimento de pertença que, infelizmente, muitas vezes vai sendo adormecido/ diluído com o passar do tempo por diferentes fatores.

Uma ideia para valorizar e/ou ressuscitar essa cultura local nas escolas é convidar ex-estudantes para dialogarem com os nossos meninos e meninas. Acredito na potência do diálogo e das parcerias também no processo educativo. Contudo, creio no diálogo como afirma Paulo Freire (2001, p. 122), “[...] não como uma técnica apenas que podemos usar para conseguir obter alguns resultados. Também não podemos, não devemos, entender o diálogo como uma tática que usamos para fazer dos alunos nossos amigos. Isto faria do diálogo uma técnica para a manipulação, em vez de iluminação. Ao contrário, o diálogo deve ser entendido como algo que faz parte da própria natureza histórica dos seres humanos. É parte de nosso progresso histórico do caminho para nos tornarmos seres humanos.”

Para ampliarmos as discussões pergunto aos colegas: Qual a opinião de vocês em relação a estes diálogos entre estudantes, professores e comunidade escolar?


Vamos tecendo reflexões e dialogando?


Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Maisa Cristina Santos -

Jonas e Cilene, parabéns pelos trabalho!

A discussão sobre os direitos humanos em uma coletividade que desconhece os seus direitos é essencial, principalmente nos dias de hoje em que tal temática é até mesmo mal vista. É triste perceber que ainda há resistência de alguns ao estilo musical, o que vejo em comentários do tipo: "mas você nem mora em favela, por que ouve isso?". É como se a música fosse destinada a um grupo e lá devesse ficar. 

Acredito no poder da música, e espero que ela continue a transpor o muro de residenciais de luxo, para apresentar à coletividade as histórias e saberes dos sujeitos marginalizados. Para instigar o debate, pergunto aos autores e demais colegas: em escolas compostas por grupos economicamente mais favorecidos, como vencer a resistência e incentivar a cultura do rap? 


Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

olá, agradecemos pela leitura do trabalho e seus comentários. acho que o rap já tem uma entrada na classe média... em show, por exemplo, vê uma garotada que não é da periferia e que consome a canção... mas vejo que se dá um processo semelhante com a literatura mais social, é preciso sensibilizar sempre... sobre as condições sociais do país. tem um rapper, vou tentar lembrar o nome dele, que é da classe média, branco, etc., e que fala sobre isso em suas canções, de como o rap ajudou a entender as relações desiguais no país e a perceber os privilégios. 

vou procurar o nome dele e escreve depois...

abraços

Em resposta à cilene pereira

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

o nome dele é Fabio Brazza

Em resposta à cilene pereira

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Maisa Cristina Santos -

Já vou procurar aqui, pois me interesso pela temática! Por enquanto estou apaixonada pelas músicas do Criolo (o cara é incrível)! 

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -
Maisa, Criolo é show!!!! 
Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Olá, Maisa. O Criolo é realmente um rapper de grande importância para nós. Suas cações perpassam por acontecimentos políticos que ocorreram no Brasil, além de dialogar sobre questões sociais emergentes (escute a canção "Boca de Lobo"), ótima canção.  

Em resposta à cilene pereira

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Querida Cilene!

Obrigada por compartilhar conosco! Já estou indo pesquisar também! 


Coração

Abraços!

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Maisa, acredito que o rap vem rompendo paradigmas e mostrando suas função social. Muitos rapper (especificamente Racionais MC's), diz que tal gênero musical vem conquistando espaços que até então não "previam suas existência", indo além das "quebradas". Hoje, o rap é considerado um fenômeno plural que atravessa todos os espaços. No entanto, isso ainda está em evolução. Tal gênero musical ainda é estigmatizado, mas conseguimos evoluir bastante e precisamos trabalhar o senso crítico das pessoas para que ocorra essa fratura de rótulos. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -
Em resposta à Jonas de Souza Gonsalgo

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

Jonas, tá funcionando agora?

Em resposta à cilene pereira

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Oi, boa tarde. Agora sim. Agradeço por resolver tal problema, obrigado.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Olá Cilene e Jonas, super relevante a perspectiva de vocês em romper o estigma da periferia como espaço de apenas mazelas sociais. Trazer os saberes da periferia para a escola é entender este espaço como um local de cultura importante e integrado à toda a sociedade, que merece ser respeitado em sua grandeza e riqueza humana e cultural. Realmente  "devemos compreender que ali existe saberes, múltiplas relações de cooperação, arte e cultura."

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

Luciano, agradecemos a leitura do trabalho! sim, precisamos romper com estereótipos associados à negatividade do espaço, sem perder o senso crítico em relação às carências e ao descaso o poder público, mas lembrar que o rap é uma produção cultural potente. 

abraços.

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Oi, Luciano. Essa é a proposta. Mostrar o lado positivo das periferias e não associar esses espaços apenas como produção de mazelas sociais. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Ederson Cordeiro -

Olá! Que rica proposta para nossa educação básica. 

Poderia indicar trabalhos práticos com ações semelhantes a esta?

Sugiro conhecer a proposta Visões do Rap, ETEC Jaraguá-SP. Alunos e professores desenvolvem ações para ensino com mais qualidade.

Vamos ampliar este trabalho.

Gratidão!!


Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

Ederson, agradecemos a leitura e a sugestão... o Jonas está confeccionando um material educacional, que será disponibilizado depois gratuitamente em formato de e-book das oficinas que fará sobre saberes da periferia e do rap. 

abraços. 

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Ederson, boa tarde. Obrigado por compartilhar essa reportagem. É importante que jovens periféricos sintam-se representados(as). Essa iniciativa incentivas as produções culturais nesses espaços. O rap possibilita o pensamento crítico da realidade das comunidades a partir de suas canções. Fico satisfeito em saber que tal gênero musical vem conquistando esses espaços de produção de saberes. 

 

Em resposta à Jonas de Souza Gonsalgo

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Ederson, Cilene e Jonas!


Fico muito feliz ao me deparar com pesquisas, reportagens e trabalhos que abordam sobre as diferentes culturas existentes na nossa sociedade. Como mencionado pelo Jonas, tais ações auxiliam nas produções culturais nesses espaços, nas divulgações delas e de suas relevâncias. 


Abraços!

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, Ederson!


Obrigada pela sua participação no nosso diálogo e pela contribuição!

Aproveito o seu questionamento para pensarmos com os/as colegas: Seria possível desenvolver uma proposta prática com o rap para o Ciclo de Alfabetização ou Ciclo Intermediário? Alguém já realizou ou conhece algumas sugestões?


Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, Jonas e Cilene!

Que trabalho lindo, embasado na BNCC e com uma metodologia bem embasada.

Unindo a contextualização e a interdisciplinaridade na sala de aula!

Parabéns meus queridos pelo excelente trabalho!

Abs

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -
Olá, Cíntia. Obrigado pelo retorno, fico satisfeito pelo feedback.  
Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

oi, Cíntia, agradeço a leitura.

abraços

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Jonas e Cilene!


Mais uma vez, gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho!

Apreciar cada linha da pesquisa e proposta de vocês é deslumbrar um caminho necessário e possível dentro dos espaços escolares. Caminho esse, onde os nossos meninos e meninas estejam verdadeiramente no centro, com direito de voz e escuta, com direito de refletir e dialogar sobre as suas realidades para compartilhá-las e transformá-las. Tomo a liberdade de ressaltar que é um direito de escuta das suas múltiplas linguagens. Linguagens que muitas vezes foram e são silenciadas não apenas no contexto social, mas educacional também, como elencado por vocês.


Com o intuito de compreender um pouco mais do trabalho apresentado, indago:

Esta pesquisa ainda está em andamento? 

Vocês vão realizar ou já realizaram a pesquisa de campo? Se sim, é possível explanar um pouco sobre ela?


Abraços!

Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

Camila, oi, tudo bem? agradecemos os comentários. vou deixar para o Jonas responder, porque a pesquisa está sim em andamento e dará origem a um material educacional para capacitação docente, que será aplicado com professores. 

ele respondendo, eu entro de novo na conversa!

abraços. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Queridos/as participantes!

 

O trabalho dos nossos colegas Jonas e Cilene desperta em nós mais um mar de reflexões neste evento tão rico. Acredito que este espaço é um espaço de reflexões, mas também de partilhas. Diante de tal fato, indago: Vocês já realizaram alguma prática pedagógica com o rap? Qual? Vocês têm alguma ideia que suscitou por meio da leitura realizada? Qual?


Vamos partilhar práticas e ideias?


Continuemos somando e partilhando!


Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Oi, Camila, boa tarde.

Estou no mestrado profissional em ensino, minha proposta como produto educacional é fazer uma oficina com cinco encontros (um percurso didático), daí iremos trabalhar a composição das canções de rap, dentre outras questões diretas, como: periferia, lugar de fala, grupos minoritários, surgimento do movimento hip-hop, fazendo um recorte especial no rap. Sendo assim, posso afirmar que será uma prática pedagógica com o rap, pensando nos professores do ensino médio. Em relação a leitura, recomendo o obra de Ana Lúcia Silva Souza - "Letramentos de reexistencia: poesia, grafite, dança - hip-hop. Essa obra é bem didática, mostra como o movimento surgiu, suas vertentes e questões sociais emergentes. Indico, inclusive. 



Em resposta à Jonas de Souza Gonsalgo

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, Cilene e Jonas!


Muito interessante a proposta de vocês! Os sujeitos da pesquisa serão os professores e os estudantes?

Já estou ansiosa para apreciar os resultados e o produto final dessa rica pesquisa. Agradeço a oportunidade de apreciar parte dela, pelas partilhas e diálogos!

Aproveito para compartilhar a tese: 

ANDRADE, Rogerio Pelizzari de. Rap, funk, pop internacional: percepções dos professores sobre as referências musicais dos alunos. 2019. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. 


Forte abraço e continuemos dialogando!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Naillê Belmonte Trindade -

Olá, Jonas e Cilene!

Gostaria de parabeniza-los por trazer à discussão um tema tão importante e fazer-nos refletir sobre como esse estilo musical pode, e deveria, ser importante, mesmo sendo considerado por muitos um estilo marginalizado. Acredito que a representatividade trazida pelo rap quando trabalhado em contexto escolar seja valiosa, visto que aproxima de alunas e alunos uma cultura tão rica, despertando interesse sobre o estilo e dando visibilidade a ele, ao mesmo tempo que proporciona uma nova didática e novas formas de apreensão de conteúdos. 

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho, que todos possam perceber a grandiosidade do tema presente no texto de vocês!

Em resposta à Naillê Belmonte Trindade

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

Naillê, bom dia! agradecemos a leitura do trabalho e as considerações!

abraços.

Em resposta à Naillê Belmonte Trindade

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Oi, Naillê. Obrigado pelo retorno. A proposta é essa, levar o rap para os espaços escolares. E com suas canções trabalhar questões sociais emergentes. Tendo como proposito a democratização dos saberes. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns aos autores. Em tempos tão sombrios no Brasil, de tantas lutas e resiliência, expor uma certa temática por meio das letras das músicas, tendo como plano de fundo todo um contexto é motivador, além de mobilizador. Acredito muito que a utilização de distintas estratégias como o rap exposto por vocês, podem significar um ensino diferenciado, calcado na autoria do próprio aluno.


Parabéns.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Olá, Alexsandro. O rap tem essa possibilidade de conscientização. Sendo assim, os alunos podem compreender a realidade social através de canções que descortina questões que são relegadas. Agradeço pela leitura. 



Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -
Ola, Jonas e Cilene

Acredito que muitas pessoas consideram o rap algo errado, por ser criado na periferia este é marginalizado, mas também acredito que este seja um estilo musical muito rico em questões sociais e da voz a pessoas que muitas vezes não sabiam que a tinham. Acredito que trabalhar com materiais culturais em sala de aula seja muito valido e rico de conhecimentos sobre o mundo e sobre os tabus e preconceitos nele existentes. Precisamos trabalhar com nossas crianças e adolescente de maneira a quebrar estas barreiras do preconceito, racismo, homofobia, desigualdade e diversos outros que se encontram em nossa infeliz realidade. 

Fico feliz em saber que temos possibilidades como estas a serem trabalhadas com os alunos.
Parabéns pelo excelente trabalho!!
Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

Ana, obrigada pela leitura e comentários.

abraços

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Oi, Ana. 

Obrigado pela leitura e pelo retorno.

O objetivo é dar visibilidade em vozes que foram e são historicamente silenciadas. 

sorriso

Em resposta à Jonas de Souza Gonsalgo

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por cilene pereira -

agradecemos a todas e a todos que enviaram seus comentários, impressões e perguntas a nosso trabalho, demonstrando respeito e carinho! 

esperamos que ele tenha possibilitado reflexões importantes para a educação e a formação em direitos humanos e acionado ideias para novas práticas, que considerem, no espaço escolar, gêneros não canônicos e que expressam vozes, valores e saberes de grupos silenciados historicamente. 

agradecemos à comissão organizadora do evento pela acolhida e às nossas coordenadoras Bruna e Camila!

abraços carinhosos!

nos vemos em uma próxima oportunidade!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Queridos/as autores e participantes,


Estamos chegando ao término do UEaDSL 2021.1. Como informado anteriormente pela Comissão Organizadora do evento, temos até o dia de hoje para participarmos das mesas de debates e apreciarmos os excelentes trabalhos desenvolvidos e apresentados. Portanto, aproveitemos essa oportunidade de aprendermos, partilharmos experiências e contribuirmos com as pesquisas.

Desde já, quero agradecer a todos e todas pelos diálogos, partilhas e aprendizagens tecidos colaborativamente. Escrevemos juntos/as, nesse período, relevantes páginas da história do evento e das nossas próprias histórias, enquanto pessoas, educandos/as, educadores/as e pesquisadores/as.

Espero encontrá-los/as com muita saúde e sempre com vontade de partilhar conhecimentos em edições futuras do UEaDSL e/ou outros eventos e momentos de diálogos.


Abraços fraternos,


Camila Ericka

(Coordenadora de Mesa)


Finalização
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RAP E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Autores: Jonas de Souza Gonsalgo, Cilene Margarete Pereira

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participar da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)