PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 59

 

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO

Nayara Claudia Ribeiro

Universidade Federal de Lavras

nayara.ribeiro1@estudante.ufla.br

RESUMO

No podcast, a qual este resumo discorre, apresento um relato de experiência oriundo de práticas realizadas nas aulas de Língua Portuguesa no período de ensino remoto ocasionado pela pandemia do Covid-19. É notório que em muitos contextos as tecnologias configuravam-se como desafiadoras nas práticas de ensino e aprendizagem em geral e, ainda perpetua-se com grandes enfrentamentos. No entanto, o ensino remoto possibilitado por decreto do Ministério da Educação instaurou-se a urgência de não se  olhar para os aparatos tecnológicos como uma opção, mas sim como um dos caminhos e metodologias indispensáveis ao ensino e à aprendizagem no século XXI. Nesse sentido, ao entender a produção das linguagens relacionada também aos mesmos desafios, é viável problematizar os processos permeados nas atividades de leitura e escrita para atender às demandas das práticas sociais de linguagem, visto que o mundo globalizado é, por conseguinte, digital e multimodal. Assim, o podcast ora citado tematiza o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de textos multimodais/ multissemióticos, especificamente, dos gêneros história em quadrinhos e vlog. Apresenta como objetivo o relato de experiência de uma análise de atividades práticas de leitura e escrita realizadas nas aulas de Língua Portuguesa de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Lavras- Mg. O marco teórico do estudo apresentado por meio da reflexão é constituído por conceitos relacionados à pedagogia dos multiletramentos (ROJO,2012), à multimodalidade (KRESS; Van LEEUWEN, 2006), aos gêneros do discurso (BACKTIN, 2016) e as perspectivas de ensino de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Os resultados salientados no relato de experiência apontam que a utilização dos gêneros história em quadrinhos e vlog dentro de artefatos tecnológicos são positivos para o desenvolvimento dos multiletramentos nos alunos, ampliando, assim, as competências leitoras e as possibilidades didáticas para o ensino remoto dentro do segmento Língua Portuguesa.

 

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Multiletramentos.Multimodalidades. Ensino remoto

 

Coordenadora da mesa: Prof. Fábio Coradini e Luana Oliveira

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO - Autoria: Nayara Claudia Ribeiro

por Silvane Gomes -

Caríssima professora Nayara,

Seja bem-vinda a esta edição do Congresso UEaDSL. Quero parabenizar a você pela discussão proposta aqui. Uma discussão atual e de extrema importância, considerando o advento com o qual todos os professores têm que lidar, quer na rede privada quer na rede pública: o ensino remoto.  

Parabéns pela trabalho e obrigada por estar aqui compartilhando-o conosco!

Aproveito para perguntar: Dentro da multimodalidade, quais gêneros considera mais relevantes para a aprendizagem efetiva da leitura e da escrita e que artefatos tecnológicos você destacaria como mais amigável (de fácil uso) tanto para o professor quanto para o aluno?

Convido os participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fóruns.

Ótimo evento a todos! 

Em resposta à Silvane Gomes

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO - Autoria: Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Silvane! 

Obrigada pelas considerações!

Agradeço imensamente a oportunidade em compartilhar experiências que considero extremamente importantes para o processo de formação. 

Em relação à seleção dos gêneros multimodais, a BNCC apresenta algumas sugestões dos gêneros que devem ser abordados em cada segmento de ensino. Todavia, acredito que a seleção dos gêneros por etapa será melhor consolidada quando feita de forma criteriosa pelo professor de tal turma em específico. O professor poderá utilizar algumas observâncias em relação à turma para a seleção dos gêneros. 

Enfatizo ainda a importância de se perpassar por todos eles, tanto aqueles que os alunos já apresentam familiaridade quanto os que eles não dominam (HQ, videoanimação, meme, GIF, charge, vlog, anúncio publicitário dentre outros). Afinal, um sujeito multiletrado conhece e se apropria de todos eles na significação. 

No que tange aos artefatos tecnológicos, considero interessante iniciar as atividades de leitura e escrita pelos aplicativos de redes sociais (Whatsapp, Instagram e Facebook) que já são conhecidos da maioria dos alunos. O desenvolvimento de propostas dentro dessas mídias é um caminho louvável para a aprendizagem. 

Em resposta à Nayara Claudia Ribeiro

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO - Autoria: Nayara Claudia Ribeiro

por Silvane Gomes -

Nayara,

 

A oportunidade é nossa de ter registrado aqui, discussão tão importante e tão atual! E, de fato a BNCC oferece orientações para o ensino dos gêneros e, concordo com você que o professor tem que, a partir do que conhece do segmentos/turma observar o melhor caminho/estratégia para a mediação deste conteúdo e, não considero apenas interessante mas, importante mesmo propor atividades de leitura e escrita pelos aplicativos que os alunos já conhecem.

Mas, professora, como resolver, remotamente, por exemplo, a situação daquele aluno que não tem nem computador e nem celular?

Parabéns, viu!

Em resposta à Silvane Gomes

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO - Autoria: Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Silvane!

De fato, apesar de não ser a realidade máxima das minhas turmas, sabemos que a falta de acesso aos aparatos tecnológicos é uma situação evidente e preocupante. Acredito que o professor de Língua Portuguesa pode sim fazer um trabalho com os textos multimodais mesmo com os alunos que não possuem celulares e computadores. 

O professor pode, por exemplo, elaborar uma sequência didática abordando um ou vários gêneros multimodais que contenha orientações, explicações e atividades impressas para os alunos retirarem nas escolas. O uso de jornais e revistas é extremamente rico para o trabalho com os gêneros multimodais. 

De fato, na prática escrita o aluno não teria o contato com os artefatos tecnológicos, mas precisamos lidar com desafios como esse e ressignificar de acordo com a realidade de cada aluno. 

Agradeço a interação! sorrisosorriso

Em resposta à Nayara Claudia Ribeiro

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO - Autoria: Nayara Claudia Ribeiro

por Silvane Gomes -

É isso mesmo, Nayara!

E, sou eu que agradeço sua presença no Congresso e, espero que volte em edições posteriores!

Um abraço apertado (virtualmente) e, por favor: cuide-se!

Até breve,

Em resposta à Nayara Claudia Ribeiro

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO - Autoria: Nayara Claudia Ribeiro

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Olá!

Outra ferramenta tecnológica muito útil, à qual os adolescentes e jovens já estão muito habituados é o Tik Tok. Como você relatou que eles ainda não têm muita familiaridade com vídeo animação, esse é um recurso por meio do qual facilitará o trabalho de gêneros multimodais de forma engajada e divertida, pois eles já utilizam bastante, inclusive produzindo os próprios memes.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Fábio dos Santos Coradini -

Bom dia querida Professora Nayara Claudia Ribeiro. 

Seja bem-vinda e receba nosso carinho em poder ter você conosco.

As experiências vivenciadas em sala de aula são importantes estarem públicas e de acesso a outros profissionais para que possam ter contato com as mais diversas práticas disponíveis neste momento de pandemia. 

Compreendo que esse é um passo para que você , professor não se sinta sozinho e entenda que todos estamos remando na mesma direção, ou seja, buscando de todas as formas levar o conhecimento e aprendizados ao alunos. 

Mesmo com os mais diversos problemas de contato com essa nova metodologia, torna-se importante a tentativa, pois através dela vamos nos aperfeiçoando e compreendendo a sua magnitude dentro da educação. 

Obrigado por este lindo relato. 

Amplexos carinhosos. 

Fábio Coradini

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

E como é bom saber que não estamos sozinhos nesse grande desafio, Fábio! 

Agradeço as considerações cheias de ânimo! 

Atenciosamente,

Nayara Ribeiro

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Fábio, concordo com o seu comentário. Conheci esse congresso o ano passado e essa é a segunda edição que participo. Por coincidência conheci em um momento em que tod@s estamos a viver essa pandemia e as publicações relatadas são um respiro em saber que não estamos sós, além de ser um espaço de troca de vivências e saberes. Nayara, parabéns pelo relato. Quando partilhamos conhecimentos e experiências enriquecemos a nossa prática e a do outro.

Um abraço,

Gleuze


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Carina Coelho -

Boa noite, Nayara e demais participantes!

Realmente tudo que é novo gera estranheza, como você relatou com o uso do Google Meet e também o uso de gêneros textuais ou de suportes que não são de uso dos alunos, mas é necessário ensinar, trazer sua aplicabilidade e sua função em sua vida, como o e-mail. Desde que perceba que é importante para eles, mas, se colocarmos em prática, o discente aprende a sua função no dia a dia. Acho muito interessante trazer o vlog, percebo que os estudantes possuem muito interesse por ser algo mais próxima da realidade deles.

Atenciosamente,

Carina de Almeida Coelho.

Em resposta à Carina Coelho

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Fábio dos Santos Coradini -

Bom Dia Carina. 

Obrigado pela participação em nosso palco. Seja bem-vinda. 

Diversos e mais diferentes foram os artefatos disponíveis para suprir o rompimento da presencialidade nas salas de aula. Além disso a grande problemática na educação, quanto a infraestrutura de acesso e em sequencia a linguagem a ser aplicada. 

Como chegar aos alunos? No facebook eles são mestres digitais, ao invés de plataformas educacionais para acesso a aprendizagem, situação em que os maiores problemas são notificados. 

Estas barreiras são reais e precisamos com muita sabedoria rompê-las. 

Abraços, 

Fábio Coradini

 

Em resposta à Carina Coelho

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Carina!

Concordo com as suas considerações!

Obrigada pela interação! sorrisosorriso

Em resposta à Carina Coelho

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Olá Carina, tudo bem? Concordo muito com você no que tange ao receio que temos de se adentrar ao novo, ao desconhecido,  fazendo alusão ao uso do Google Meet citado pela autora. Eu por exemplo fiquei um tanto temerosa com o uso do Meet para realizar minhas aulas com a Educação Infantil (crianças com 5 anos), porém o que tenho vivenciado: eu aos poucos superando medos e eles curiosos, eufóricos em ver amigos e professora, além de dentro do possível, ganhando autonomia e familiaridade com o uso dessa ferramenta. Seu comentário foi muito enriquecedor, animador e necessário em um momento de tanta angústia, embora eu tenha plena certeza de que essas ferramentas e meios por nós utilizados, agora,  tendem a ganhar bastante espaço como recurso didático em tempos vindouros.

Um abraço,

Gleuze.

Em resposta à Carina Coelho

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Pâmella Karine Vecchi Moreira -

A experiência durante a pandemia está sendo mais exitosa no whatsapp. Me causa preocupação o abismo tecnológico que percebemos em nossos alunos de comunidades carentes e do interior.

A simples ação de logar um email institucional ou baixar o aplicativo é realizada com muita dificuldade pela maioria.

Diversificar os gêneros e ferramentas é muito relevante para tentar atingir a maior parcela dos alunos.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Josimar Gonçalves Ribeiro -

Parabéns professora Nayara Ribeiro!

Muito interessante o uso desses gêneros e a proposta de trabalho. 

Gostaria de saber sobre o momento de leitura dos alunos. Você solicitou a leitura para produção do vlog, foi feita um direcionamento para uma mesma temática ou poderiam diversificar o assunto? Explique o motivo por favor?

Abraço

Josimar G. Ribeiro

Em resposta à Josimar Gonçalves Ribeiro

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Josimar! 

Agradeço as contribuições! 

O trabalho com a leitura tanto das histórias em quadrinhos quanto do vlog seguiu a temática do preconceito racial e foi uma leitura direcionada. Foi proposto questionamentos como, por exemplo:

 a) O que chama a sua atenção no texto? 

b) Qual a temática perpassada? 

c) Quais os elementos visuais que contribuíram para o alcance da compreensão? 

Ficamos o mês todo trabalhando baseado na temática do preconceito racial e suas possibilidades. Já no que refere-se à parte de produção ficou a critério dos alunos. 

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Tielle Alves Souto -

Boa noite a todos!

Parabéns por trazer um relato tão interessante Nayara.

Que prazer poder conhecer mais um pouco do seu trabalho. Os projetos dos professores em sala de aula deveriam ter cada vez mais voz, pois é através deles que vemos o quanto a teoria se transforma em belíssimas práticas. É no chão da escola que vivenciamos metodologias que dão certo e que podem ser melhoras.  
Muito interessante você trabalhar o gênero história em quadrinho com seus alunos, pois creio que tal gênero se aproxima mais do interesse deles. Não conhecia o gênero vlog, como ele foi desenvolvido?


Um grande abraço
Tielle 

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Tiele!

Concordo com você! Essa transposição didática é extremamente necessária e possível. 

Em relação ao vlog configura-se como uma variante do termo weblogs (estreitamento do termo inglês web log, ou seja, “diário de rede”). O vlog (junção de vídeo mais blog) é então uma derivação do termo blog, no qual os internautas, ao invés de publicarem textos, como é feito no blog, publicam vídeos nos quais abordam os mais diversos assuntos. O vlog é, ainda, uma produção enunciativa constitutivamente multissemiótica, que hibridiza em sua estrutura composicional enunciados compostos de muitas linguagens (ou modo, ou semioses), o que acaba por exigir “capacidades e práticas de compreensão e produção de cada uma delas (multiletramentos) para significar”(ROJO, 2018)

Espero ter esclarecido!

Abraços!

Em resposta à Nayara Claudia Ribeiro

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Nayara, 

Muito obrigada por esclarecer sobre. Muito interessante. Quero saber se você utiliza um plataforma, aplicativo, ou qual seria a tecnologia utilizada para desenvolver esse vlog? Fiquei muito interessante em tentar desenvolver com meus alunos. São turmas do 9º ano que já utilizo gamificação e plataformas de interação para desenvolver meu trabalho. Mas vejo que o vlog poderia ser uma forma interessante também de desenvolver a aprendizagem significativa em várias questões que trabalho com eles. 

Um grande abraço

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Luana Batista de Oliveira -

Estimada professora Nayara Claudia Ribeiro, seja bem-vinda a esta edição do UEADSL. 

Obrigada por partilhar conosco o relato de experiência. O contexto atual  intensificou o uso de recursos digitais e trabalhá-los em sala de aula de aula como gêneros é enriquecedor pois tais tecnologias fazem parte da da realidade e do contexto no qual os estudantes estão inseridos. Além disso, é cativante, pois os vlogs, por exemplo são bastante populares nessa faixa etária. 

Mais uma vez, obrigada por seu relato ! 

Convido a todos a compartilharem experiências pois contribuem para a prática pedagógica de muitos educadores. 

 

Em resposta à Luana Batista de Oliveira

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Agradeço as considerações, Luana! 

É um prazer participar destas trocas!

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Ederson Cordeiro -

Muito bom trabalho.

Poderia dizer a respeito da necessidade de educação com ciência e ética neste trabalho digital? As fakes news e a falta de espaços como este são muito pertinentes para uma cidade mais afetiva e compromissada com a segurança de todos.

Parabéns!!

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Ederson! 

Considero que a credibilidade do trabalho com os gêneros multimodais está diretamente relacionada à questão levantada. Isso porquê vivemos na sociedade da informação e comunicação em que a todo tempo a informação é manipulada. Por isso, associar a leitura crítica dos alunos partindo do pressuposto que a educação precisa ser perpassada pela ética e pela ciência é fundamental para a formação do sujeito/ aluno crítico, autônomo e multiletrado. 

Abraços!

Em resposta à Nayara Claudia Ribeiro

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Veronica Cunha Barcellos -

Parabéns pelo trabalho! Durante a pesquisa foi possível identificar as competências e habilidades da BNCC na prática diária dos discentes?

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Muito bom ouvir o podcast e assim pesquisar e se apropriar um pouco sobre o assunto nele abordado. Por estar na Educação Infantil alguns termos me levou a pesquisa para melhor entendimento. Um trabalho maravilho e um desafio bastante válido. Parabéns pelo brilhante trabalho.

Gleuze.

Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Gleuze! 

No ano passado tive uma experiência na Educação Infantil com o ensino de Língua Inglesa. Foi desafiador (risos), mas produtivo! Trabalhei muito com a adaptação de contos infantis em vídeos, o que de certos modo envolve multimodalidades e multissemioses (som, imagem, enquadramento, vozes) associado ao lúdico. 

Obrigada pelas contribuições!

Em resposta à Nayara Claudia Ribeiro

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Nayara, que experiência bacana!! Sugiro que você, de repente, registre e compartilhe essa experiência com a Educação Infantil. Sinto falta de trabalhos voltados a Educação Infantil em congressos como esse, vamos enriquecer os espaços de educação com pesquisas e experiências voltadas a uma etapa tão importante para a educação. Parabéns e muito sucesso em sua jornada educativa e formativa.

Um abraço,

Gleuze.

Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -
Concordo, Gleuse!
Farei em uma próxima oportunidade!

Obrigada!
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Luana Manhente de Almeida -
Gostei bastante do tema! Pensar em estratégias de ensino-aprendizagem para a Língua Portuguesa é sempre essencial, ainda mais no contexto atual de ensino remoto. Parabéns pelo trabalho!
Em resposta à Luana Manhente de Almeida

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Obrigada, Luana! 

Que possamos crescer juntas com as trocas de experiências!

Em resposta à Luana Manhente de Almeida

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Lendo o trabalho e os comentários podemos colocar outra questão para reflexão. Nesse caminho, entendo que a pandemia também está expondo o quanto uma formação continuada é importante para o professor. Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação, professores que mal ligavam um computador estão tendo que se reinventar e se readaptarem a esta nova realidade. Entendo, que no pós-pandemia esse será mais um elemento e desafio para professores que não estão tão habituados a manusearem softwares, aplicativos, editores de vídeo, voz etc. Particularmente  acredito que a estratégia do ensino remoto foi um "gatilho" para a adoção da modalidade de ensino híbrida na educação e se atualizar será uma obrigatoriedade entre todos os professores.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -
Concordo, Alexandre! 
Se até o momento havia professores que "fugiam" do uso das novas tecnologias nas suas práticas agora não será mais possível. Não é mais uma escolha que cabe somente ao professor. As novas tecnologias e aparatos fazem parte da vida dos alunos e das necessidades de ensino e aprendizagem.

Obrigada pelas contribuições, Alexandre!
Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Concordo, Alexsandro!

Agora não dá mais para desviar-se das novas tecnologias e aparatos. Já fazem parte das salas de aula. Além disso, o contexto pandêmico evidenciou a urgência da formação continuada dos professores.

Obrigada pela contribuição!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -
Parabéns Nayara por conseguir mesmo em momentos de tanta dificuldade trabalhar com seus alunos de uma maneira tão didática a aprendizagem usando inclusive interesses próprios destes como a vontade de ser youtuber!!
Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Obrigada, Ana Eduarda!

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Maisa Cristina Santos -

Olá Nayara!

Identifiquei-me muito com a sua fala quando abordou que a absorção do gênero textual se dá na prática, em especial, quando elencou todas as etapas do desenvolvimento do aluno quanto ao tipo textual estudado. Fui professora de Linguagem, trabalho e tecnologia de uma escola técnica e uma das bases tecnológicas exigidas são os textos técnicos-comerciais. Como são vários os gêneros que se enquadram nesse tópico da disciplina, era necessário trabalhar maior ênfase aqueles que seriam mais utilizados, a depender do curso.

A título de exemplo, ter o domínio do gênero relatório é imprescindível para alunos de enfermagem, enquanto que recibos e declarações são de grande valia para os alunos do curso Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em administração e Recursos Humanos. Nem todos os que faziam o curso tinham tido contato anterior com o gênero textual, sendo necessário portanto, contextualizar o seu uso dentro da profissão, enfatizando sua relevância e utilidade prático-profissional. Esse trabalho prévio foi de suma importância para que os discentes compreendessem que o conhecimento daquele gênero era essencial para sua formação, gerando assim, aulas mais produtivas.

Outra questão importante é que nem todos tem habilidade com o computador e alguns sequer o possuem, ademais, ter celular não é sinônimo de acesso à internet de qualidade. São fatores que se já pesavam antes da pandemia, hoje são ainda mais significativos.  


Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Maisa!

A sua fala me chamou atenção por demonstrar a importância do trabalho com os gêneros textuais para a vida social do aluno. Como é importante lembrá-los a função da linguagem na vida. E como que ser letrado implica, consequentemente, no auxílio à prática profissional. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por David Viana Mota -
Excelente relato. Parabéns pelo trabalho.
Em resposta à David Viana Mota

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Fernanda de Oliveira Carvalho -

Parabéns pela apresentação!

É muito relevante que seja ensinado na escola as mais diversas formas de se comunicar. Embora a pandemia tenha explicitado a necessidade disso, há anos nós já vivemos imersos no mundo digital e poucas vezes a escola consegue oferecer aos estudantes o contato com a comunicação através da tecnologia. 

É claro que muitos estudantes têm celulares e acessam redes sociais, aprendendo como interagir nesses ambientes. Contudo, é importante que a escola também seja o espaço de aprender sobre esses meios e modos de se comunicar. 

Temos, portanto, que nos atentar a isso e oferecer atividades desse tipo para os alunos, ainda mais após a imposição do modelo remoto pela pandemia.

Em resposta à Fernanda de Oliveira Carvalho

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Sim, Fernanda!

Deveria ser uma preocupação para a escola a diferença entre o que é ensinado e o que os alunos estão em contato no momento em que não estão nas escolas. 

Essa relação precisa ser cada vez mais direta seja incluindo os novos aparatos digitais ou não. 

Obrigada pela contribuição! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Kamilla Gibram Cordeiro de Oliveira -
Muito interessante professora Nayara!

Creio que a parte que mais me chamou atenção foi justamente os alunos não saberem utilizar o e-mail, pela falta de prática. Alunos que, no 6° ano, não são nem 10 anos mais novos do que eu, mas as diferenças geracionais já são tamanhas. Relato bastante sensível sobre o desenvolvimento de seus alunos, muito obrigada!
Em resposta à Kamilla Gibram Cordeiro de Oliveira

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Kamilla!

De fato, o relato evidencia como o gênero textual precisa do uso para a funcionalidade!

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Ana Clara Vital da Silva -

Olá, boa tarde! 

Parabéns, Nayara, gostei muito de seu trabalho. A questão do questionamento dos professores de linguagens sobre o ensino dos gêneros de modo geral, e principalmente, dos da era digital, mostra como a percepção do ensino é deturpada em alguns pontos. 

O ensino que não é praticado, posteriormente é esquecido, a prática leva a excelência e no conhecimento afundo de cada gênero. Utilizar as ferramentas digitais como busca é fundamental para a interação dos alunos digitais dos dias atuais. 

Abraço!

Em resposta à Ana Clara Vital da Silva

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Ana Clara!

De fato, a relação entre teoria e prática precisa estar cada vez mais evidenciada na escola, seja em ensino remoto ou não.

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Sara Castro -

Olá Nayara, adorei o seu relato, muito legal o trabalho que você desenvolveu com seus alunos. Parabéns!

Trabalhar com os temas que são da realidade dos estudantes é, de fato, muito importante para a aprendizagem. 

Obrigada por dividir suas experiências conosco!

Em resposta à Sara Castro

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Obrigada pela contribuição, Sara!

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond -

Bom dia, professora


Obrigada pelas contribuições. Sou servidora administrativa na educação em Belo Horizonte e tenho acompanhado as discussões principalmente da realidade da rede pública. É muito bom ter também acesso ao seu relato de experiência na rede particular. Sabemos do abismo que só tem aumentado entre o particular e o público.

Em resposta à Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -
Olá, Gabriela!
Realmente, esse é um grande abismo evidenciado pelas grandes diferenças sociais. Que essa realidade possa ser mitigada!

Abraços!
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Luana Batista de Oliveira -

Boa tarde, queridos e queridas ! 

 
Quantas reflexões até o momento sorriso 
A troca de experiência, relatos e vivências compartilhadas ajudarão os profissionais da Educação em suas práticas pedagógicas nesse momento em que se intensificou o uso de aplicativos devido ao ensino remoto. 
 
Lembrando que o Evento foi prorrogado até o dia 28/03, domingo. Desse modo, podemos continuar interagindo 💗
 
Ademais, convido a tod@s a prestigiarem o trabalho da professora Nayara Claudia Ribeiro e os demais trabalhos do palco Feira de Saberes. 
Imagem contendo a descrição da prorrogação do evento
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Ismael Krüger Pescke -
Oi, Nayara. Obrigado por compartilhar conosco tua experiência. Adorei o trabalho. Parabéns!

A pandemia, além de todos os males que acarretou/acarreta, modificou também as práticas de ensino. Nesse contexto, a cultura digital precisou efetivamente ser adotada para driblar as adversidades.
Na tua prática, trabalhar as HQs, que de certo modo faz parte do mundo infantojuvenil, diversifica a metodologia de ensino, engaja os estudantes e contribui na aprendizagem. Penso que a possibilidade de contextualizar esse gênero é MUITO importante, pq parte para o lado de uma aprendizagem mais significativa, já que a cultura das HQs e a cultura digital fazem parte da vida de muitos estudantes.

Abraço,

Ismael
Em resposta à Ismael Krüger Pescke

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Ismael!

O letramento digital passou a ser uma urgência em tempos de ensino remoto. E utilizar um gênero que já era do conhecimento do público infanto-juventil é benéfico para a inserção de novos aparatos.

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Naiara Claúdia Ribeiro.

Gostaria de parabenizá-la pelo trabalho. 

Nunca se fez tão necessário inserir nas práticas pedagógicas as tecnologias digitais e multimodal. Assim sendo, aproximar as vivências dos estudantes, fazendo link com a leitura e escrita.


Atenciosamente- Ana Maria Anunciação da Silva. 


Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Ana Maria!

Leitura, escrita e letramento digital. Uma tríade realmente considerável!

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Boa tarde, 
Gostei bastante do seu tema interessante mesmo .
Você esta de parabéns..

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Gislaine José torres soares -

Nayara,

Acredito que tudo o que é novo assusta , posso imaginar o quanto essa realidade que estamos vivendo assustou os alunos, porém o esforço dos professores é nítido quanto a esses desafios, incrível essa metodologia que você utilizou na atividade de ser  youtuber por um dia, dando a liberdade de  escolha nos programas, propor as opções para os alunos se desenvolverem é sensacional. Esse momento desafiador também nos mostra o quanto a tecnologia pode agir em nosso favor, e que o ser humano é adaptável nas mais diversas situações. No inicio da Pandemia acredito que todos tiveram muitas dificuldades, e hoje já estão mais familiarizados com as diversas ferramentas que estão sendo utilizadas. Porém mesmo com essa magnitude toda que a tecnologia nos oferece, aguardamos esperançosos pela volta da normalidade e do ensino presencial.

Obrigada pelo seu relato.
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Lohaine Miguez Martins -

Olá. Parabéns por pensar o ensino de gênero a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, a fim de expandi-los. É um relato de experiência em que se fica claro ver que a prática docente foca, de fato, no aluno como centro do processo educativo.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO- Nayara Claudia Ribeiro

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Feira de Saberes. Eu, como coordenadora de mesa, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗.

Além disso, saúdo a estimada professora Nayara Claudia Ribeiro pela imensa contribuição para a prática docente de muitos educadores. E, agradeço também a todos aqueles que prestigiaram o trabalho e trouxeram contribuições e relatos de experiência. 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso