PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUTO NO ENSINO REMOTO
Nayara Claudia Ribeiro
Universidade Federal de Lavras
nayara.ribeiro1@estudante.ufla.br
RESUMO
No podcast, a qual este resumo discorre, apresento um relato de experiência oriundo de práticas realizadas nas aulas de Língua Portuguesa no período de ensino remoto ocasionado pela pandemia do Covid-19. É notório que em muitos contextos as tecnologias configuravam-se como desafiadoras nas práticas de ensino e aprendizagem em geral e, ainda perpetua-se com grandes enfrentamentos. No entanto, o ensino remoto possibilitado por decreto do Ministério da Educação instaurou-se a urgência de não se olhar para os aparatos tecnológicos como uma opção, mas sim como um dos caminhos e metodologias indispensáveis ao ensino e à aprendizagem no século XXI. Nesse sentido, ao entender a produção das linguagens relacionada também aos mesmos desafios, é viável problematizar os processos permeados nas atividades de leitura e escrita para atender às demandas das práticas sociais de linguagem, visto que o mundo globalizado é, por conseguinte, digital e multimodal. Assim, o podcast ora citado tematiza o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de textos multimodais/ multissemióticos, especificamente, dos gêneros história em quadrinhos e vlog. Apresenta como objetivo o relato de experiência de uma análise de atividades práticas de leitura e escrita realizadas nas aulas de Língua Portuguesa de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Lavras- Mg. O marco teórico do estudo apresentado por meio da reflexão é constituído por conceitos relacionados à pedagogia dos multiletramentos (ROJO,2012), à multimodalidade (KRESS; Van LEEUWEN, 2006), aos gêneros do discurso (BACKTIN, 2016) e as perspectivas de ensino de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Os resultados salientados no relato de experiência apontam que a utilização dos gêneros história em quadrinhos e vlog dentro de artefatos tecnológicos são positivos para o desenvolvimento dos multiletramentos nos alunos, ampliando, assim, as competências leitoras e as possibilidades didáticas para o ensino remoto dentro do segmento Língua Portuguesa.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Multiletramentos.Multimodalidades. Ensino remoto
Coordenadora da mesa: Prof. Fábio Coradini e Luana Oliveira