PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 73

 

Título:

PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA

Autores: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa
Resumo:

 

O presente trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica em que apresentamos a discussão sobre o ensino híbrido na pandemia e fizemos uma reflexão sobre o cenário futuro pós pandemia. As tecnologias em si não modificam práticas pedagógicas, mas sim, um professore capacitado pode ser este agente de transformação nas instituições de ensino.


 

   
Anexos:  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: IFES - ES
Palavras-Chave:
Mesa (1): Cleyton Santana de Sousa
Mesa (2):  
Mesa (3): Débora Araújo da Silva Ferraz

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF PERSPECTIVA_POS_PANDEMIA_VER FINAL_Rev.pdf

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Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Olá pessoal!!!

O trabalho intitulado PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA de Autoria de Guilherme Henrique Peterlini Tavares e Cleyton Santana de Sousa fruto de uma revisão bibliográfica sobre o ensino híbrido na pandemia reflete sobre o cenário pós pandemia. A capacidade dos professores transformarem as suas práticas a partir também das tecnologias.

Sabemos que todo esse processo é um caminho sem volta, não é mesmo pessoal? E vocês o que dizem sobre o enfrentamento durante esse periodo em sala de aula?

Como trabalhar significativamente essa modalidade de ensino?


Sou Débora Ferraz

Aluna especial do Doutorado em estudos línguisticos e coordenadora da mesa.


Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Olá Débora,

Estamos diante do desafio da virtualização das escola/salas de aula, tal qual Pierre Lévy já nos alertou anteriormente. É inegável que a partir da pandemia, as tecnologias adentraram as escolas e casas dos docentes e apresentamos estes trabalho como um momento reflexivo sobre práticas docentes e uso das tecnologias no ensino remoto emergencial. Ainda que as tecnologias estão sendo utilizadas em larga escala neste tempo de trabalho remoto ou numa proposta híbrida, ainda temos grandes desafios com a formação de professores para utilização das tecnologias da informação / tecnologias educacionais. 

Penso que o professor deve estar aberto ao uso e experiência de uso das tecnologias e refletir como utilizar estes instrumentais em suas aulas.  Sobre o cenário futuro, queremos ouvir de outros colegas o que eles pensam sobre como as Tics serão utilizadas na escola após a pandemia.

Cleyton Santana

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Perfeito Cleyton, até porque temos convicção disso, das salas de aula a tecnologia não saem mais!!

Agora como e de que forma serão utilizadas e como na prática isso se materializa é a nossa curiosidade.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Guilherme Henrique Tavares -

Débora, Obrigado pela contribuição!

As tecnologias são dinâmicas e adaptáveis , se adentrarmos nas ferramentas disponíveis de forma completa e com a mente aberta  podemos furar uma bolha tecnológica de ferramentas padrão para tecnologias educacionais.

Podemos trabalhar a colaboração com o github, servidores no discord, as ferramentas do G Workspace, o Slack.

O mundo do desenvolvimento de software e gestão da tecnologia tem muitas ferramentas colaborativas que podem ser incorporadas no ambiente educacional, temos um outro trabalho que discute a utilização do Google Sala de Aula como ferramenta de apoio.



Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Oi Débora,

Então ... nossa aposta é que o ensino híbrido é um dos caminhos possíveis em conjunto com metodologias ativas. Ainda temos alguns problemas muitos graves nas escolas públicas como precariedade de laboratórios de informática, internet ruim e não disponível para alunos. 

Aqui no ES existe um armário de notebooks com chromecasts que vão para a sala de aula. Este movimento é o deslocamento do laboratório de informática para a sala do professor. Além da criação de laboratórios makers para trabalhar com inovação e robótica. 

De fato, sua questão é olhar para frente e tentar pensar no desenho que será constituído ou o que ficará de bom ou deverá ser melhorado. Tenho interesse em pesquisar este cenário. 

Cleyton santana 

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Tardelly Cassemiro -

Olá,

Este é um tema interessante, que acredito que precisa ser bem discutido com especialistas e sociedade civil.

Acredito que o ensino híbrido será tendência pós-pandemia, pois além de diminuir custos para instituições diversas, permite desenvolver outras habilidades para docentes e discentes.

Com o ensino dividido nessas duas dimensões, os momentos presenciais serão precisos para a interação e discussão de temas já tratados no modelo virtual, para atividades laboratoriais, entre outros.

No âmbito do ensino remoto será possível desenvolver no aluno a proatividade que essa modalidade exige, além da disciplina e cumprimento de prazos. Muitas vezes não obtido no ensino presencial, pois aluno espera mais do professor. 

Nessa nova modalidade o aluno se torna protagonista e o professor um mediador da aprendizagem.


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Renata Miranda Mendonça -

Um dos legados da pandemia é a evolução tecnológica, que certamente vai promover maiores discussões sobre práticas pedagógicas e capacitação. A grande preocupação creio que seja a promoção da acessibilidade virtual para todos.

Tema muito importante. Parabéns!

Em resposta à Renata Miranda Mendonça

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Guilherme Henrique Tavares -

Renata, Obrigado pelo comentário!

A discussão sobre acessibilidade virtual  é perfeita nesse cenário que estamos vivendo , a maneira como  pode se promover o entendimento dos recursos melhorando a  navegação, a compreensão e a interação das ferramentas digitais.


Guilherme Tavares

Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

E como manter essa acessibilidade virtual pós pandemia?

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Renata Miranda Mendonça -

Eis a questão. Esse é um problema que envolve interesse político.

Em resposta à Renata Miranda Mendonça

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

E talvez esse seja o entrave ou a peça de engrenagem do pós pandemia.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Débora e Renata,

Sobre a acessibilidade virtual, temos que avançar no desenvolvimento de plataformas acessíveis. A adoção do W3C é um caminho que propomos. 

O Consórcio World Wide Web (W3C) é uma comunidade internacional que desenvolve padrões com o objetivo de garantir o crescimento da web. Missão do W3C: conduzir a Web ao seu potencial máximo. W3C Brasil - World Wide Web Consortium Escritório Brasil

No IFES, os cursos tem sido pensados e organizamos pensando na acessibilidade de pessoas surdas e os cursos são adaptados para este público. E existe a oferta de editais traduzidos. Bom, acho que é um caminho.

Cleyton Santana

Em resposta à Renata Miranda Mendonça

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Olá Renata, 

Obrigado pela interação. A acessibilidade é um desafio seja da escola física ou virtual. Particularmente, estou bem preocupado com a acessibilidade social. Os alunos que estão no ERE tem feito um grande esforço para permanecer estudando com as mínimas condições de recursos. Digo computadores, notebooks, celulares e links de internet.

Cleyton Santana

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Victor Nacle -
Ótimo trabalho!

Não há dúvidas que o mundo está cada vez mais aumentando a presença online e digitalizando a informação. A pandemia acelerou esse processo de digitalização da educação, que é um dos setores com os métodos mais arcaicos existentes. Muita inovação em processos pedagógicos e acadêmicos está para surgir, cabe às pessoas se adaptarem e se preparem. 
Em resposta à Victor Nacle

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Victor, 

Obrigado pela interação. Pierre Lévy já nos falou sobre a virtualização a algum tempo.

 

   

De fato a pandemia acelerou a adoção das tecnologias na educação.  Mas ainda tenho minhas ressalvas.  Os professores precisam ser capacitados para uso destas ferramentas e devemos pensar em utiliza-las para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Cleyton Santana

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Bárbara Pepino Mendes -

Prezados autores do trabalho, gostaria de parabenizá-los pelo tema de grande importância atual. Confesso que achei o trabalho bem completo no quesito da reflexão desse cenário futuro pós pandemia. 


Bárbara Pepino Mendes

Em resposta à Bárbara Pepino Mendes

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Oi Barbara, 

Passei no seu trabalho e tivemos boa sinergia nas propostas. Farei um comentário no trabalho do seu grupo.  Quando li pensei: nossa ! que discussão bacana e bem próxima da nossa discussão.

De fato, teremos ainda mais um ano com abre escola, fecha escola, Ensino remoto emergencial + híbrido até termos vacinação para maioria da população.

Cleyton Santana

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Letícia Moreira Fernandes Bittencourt -

Temática boa para dsicussão dos desafios de acessibilidade nos locais mais longes e pobres do pais, além dos campos em que a prática é fundamental na formação acadêmica, como a saúde.

Em resposta à Letícia Moreira Fernandes Bittencourt

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Letícia,

Agradecemos pela interação.  Você tocou num ponto bem importante que é sobre a infraestrutura para acesso dos alunos e professores.  Penso que neste momento de ERE, devemos ter políticas publicas para fornecer equipamentos e internet para quem necessitar para tentar garantir o acesso ao ensino.

Cleyton Santana

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Rosangela Ferreira Aguiar -

Caros autores,

Muito pertinente e fundamental tal discussão, principalmente, diante da atual situação e das perspectivas futuras. 

Parabéns!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por David Viana Mota -
Interessante trabalho. Devemos mesmo começar a antever, refletir e buscar soluções para potencias desafios a serem enfrentados na migração para o ensino híbrido. (conforme as medidas mais restritivas de circulação forem sendo aliviadas). O artigo menciona muito bem a importância da questão do planejamento e do desenvolvimento de diretrizes didáticas para auxiliar tanto educadores, como educandos e familiares nesse processo. Bem como uma boa e bem informada utilização das TICs.
Em resposta à David Viana Mota

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

David,

Ainda estamos  engatinhando para tentar iniciar um semestre .... Os municípios e estados estão cometendo os mesmos erros do ano passado. A gestão pública tem ficado a margem do capital para definir estratégias de cuidado para a vida, saúde e segurança. Escola não tem mesma logística de uma empresa. Bom, tentamos refletir sobre como será este ano na tentativa de entender como serão os anos a frente num exercício de olhar para o futuro e suas incertezas.

Agradeço pela interação.

Cleyton Santana

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Nathália Rabelo -

Oii, pessoal! Tudo bem?

Parabéns pelo artigo! Gostei muito do tema e também do artigo. Acho que a análise que vocês fizeram é muito pertinente, já que a nossa vivência de ensino híbrido também trouxe conhecimento para discentes e docentes acerca de ferramentas e estratégias, que serão muito úteis no futuro pós COVID. 

Em resposta à Nathália Rabelo

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Oi Nathália, 

Tudo bom? agradeço pelo contato. Temos muitas dúvidas sobre como será o futuro. Fizemos estes exercício buscando apostar no ensino hibrido, na formação docente e na potencia de uso das tecnologias a partir de um professor bem preparado para usar estas ferramentas em suas práticas do cotidiano.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Lara Tannus -

O tema abordado é muito relevante e interessante, pois o ensino híbrido se mostrou essencial em época de pandemia para a garantia de segurança dos alunos e de seus familiares e sua manutenção pós-pandemia se mostra como um mecanismo de democratização e flexibilização do ensino.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Bruno Henrique Mendes Ferreira -

Parabéns pelo artigo!! 

Um dos grandes efeitos da pandemia é o avanço tecnológico devido à grande necessidade de ferramentas de comunicação para que possamos trabalhar e estudar.

O artigo apresenta uma análise pertinente e um cenário possível para o futuro da educação.


Em resposta à Bruno Henrique Mendes Ferreira

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Oi Lara e Bruno,

Muito bom o contato de vocês. Este trabalho é uma tentativa de pensar o futuro da educação e uso das tics neste momento louco da pandemia. Ainda teremos vários desdobramentos e estamos atentos acompanhando este processo. 

Cleyton Santana

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Luca Gonzaga -

Ótimo artigo, atual e importante de ser observado. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Ana Clara Amado Dolabella -

É fato que um dos legados da pandemia será a mudança da forma que encaramos os métodos de ensino, com o grande desafio de capacitação de professores e também de acesso aos recursos computacionais, nem sempre fácil a todos. Excelente reflexão causada pelo artigo.

Em resposta à Ana Clara Amado Dolabella

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Concordo.

A formação do professor que ora parece entrave deveria já ser algo bem demarcado na vivencia docente. Agora não há como fugir ou negar que precisamos estar neste movimento constante porque ela é crucial em momentos como esse.

Em resposta à Ana Clara Amado Dolabella

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Oi Ana, seu comentário me fez refletir sobre isto e comentei a pouco sobre estas questões que você colocou. Em síntese, temos que ter políticas públicas de larga escala para formação docente e uso das tics, a concessão de equipamentos para docentes e alunos, infraestrutura das escolas com computadores moveis, links de internet e a motivação docente de fazer algo diferente..

Cleyton Santana

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Luana Manhente de Almeida -
Gostei muito do trabalho!
Fiz um artigo relacionado ao Ensino Remoto que está aqui no Anfiteatro também, e vejo o trabalho de vocês como um prosseguimento do ensino que foi vivido em 2020 para o que está ocorrendo agora em 2021, sendo bastante relevante.
Meus parabéns!
Em resposta à Luana Manhente de Almeida

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Oi Luana,

Boa noite. Comentei no trabalho de vocês e acho que as duas analises tem bastante sinergia. No nosso trouxemos o enfoque do ensino híbrido e no de vocês, trouxeram mais questionamentos, alguns que precisam ser respondidos de imediato pelos gestores.

Até duas semanas atrás as semes e o estado tentavam imprimir uma certa normalidade no assunto educação e nesta semana estamos vivenciados um cenário de guerra pelo Brasil afora.

Cleyton Santana

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cíntia Moralles Camillo -

É a pergunta que me faço todos os dias, o que irá acontecer com as TDIC? Ensino Híbrido (que muitas escolas estão confundindo com o ensino semipresencial) e outras metodologias de ensino adotadas nesta época de pandemia.

Abs

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

De uma coisa tenho certeza, elas estão aí e não sairão tão fácil.

é um caminho sem volta.

Muito ainda deve ser discutido sobre ensino híbrido pois de fato as pessoas confundem bastante. Mas minha questão ainda é, temos formação metodológica para isso?

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Oi Débora,

Agradeço pelas provocações.  Tive uma reunião hoje com uma professora especialista no tema. O que ela me disse: "entender metodologias, processos de aprendizagem mediados por dispositivos mobile, internet nas escolas e etc são assuntos em alta. Após a pandemia, tudo será modificado".

Neste sentido, este é um caminho possível para meu avanço na formação strictu sensu para compreender este movimento. Sobre formação e metodologia,  de fato ainda não temos. Espero ser um percursor desta jornada. Entendo que temos um grande desafio a frente. Sobre a formação e uso das tics na educação. Os professores foram obrigados a usar as ferramentas tecnológicas. Tivemos várias lives formativas, projetos das universidades e institutos federais para ajudar os professores nesta jornada. Compreendo que há a necessidade de discutir políticas públicas sobre a formação docentes bem como novas práticas de disponibilizar equipamentos para equipe educacional e estudantes para melhorar / ajudar os resultados que temos hoje.

O que você acha?

Cleyton Santana

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Perfeito cleyton, creio que não há outro caminho também, é que na educação tudo vem muito de cima para baixo, e talvez esse seja o problema. Nós conhecemos o chão da sala de aula.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Oi Cínthia,

Quero saber o que você tem pensado a partir de sua pergunta. Fiz novos comentários com outros colegas. O que o pessoal da UFSM tem dialogado sobre este cenário / contexto?

Cleyton Santana

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Marcos Gabriel -

Parabéns autores pelo excelente trabalho!

Apesar dos desafios, por exemplo, a conectividade, eu sempre considerei o ensino híbrido uma metodologia bastante eficaz para a educação. Como estudante e profissional da área de administração, é muito importante para mim conciliar estudo com trabalho, e o ensino híbrido me proporciona isso combinando a aprendizagem presencial com a remota.


Em resposta à Marcos Gabriel

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Ei Marcos,

Tudo bom? Temos que diferenciar ensino híbrido que é a mescla entre o presencial e do virtual tendo plataformas virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio. O que estamos vivenciado é o ensino remoto emergencial. 

Estes conceitos são importantes para pensar o cenário futuro pós pandemia.


Cleyton Santana

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Marcos Gabriel -

Com certeza, Cleyton!

Eu faço uma graduação híbrida e outra presencial (atualmente no ensino remoto emergencial), conheço bem as diferenças e semelhanças entre elas. No meu curso híbrido, eu vou até a faculdade uma ou duas vezes por semana, e nos outros dias estudo remotamente. Como havia dito, o ensino híbrido me proporciona uma melhor forma de aprendizagem, de modo que eu consigo conciliar trabalho e estudo.

Grande abraço!


Em resposta à Marcos Gabriel

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Marcos 

Não tinha entendido que você tinha as duas experiências. Achei seu comentário ótimo para exemplificar as diferenças. É aquela coisa. Tem quem ame, tem que odeie. Agora, muitas pessoas estão em EaD / ERE. O número de matrículas da EaD já vinha crescendo muito nos últimos antes. Temos que acompanhar a evolução da pandemia e os desdobramentos das matrículas quando e se estabilizar as coisas.

Cleyton Santana

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Marcos Gabriel -

Sim Cleyton, é verdade. E sempre será assim né, há quem goste, há quem odeie. Na minha opinião, tem algumas aulas mais teóricas por exemplo, que seriam legais de serem feitas em casa. A gente economizaria horas no trânsito e talvez teríamos menos cansaço físico. Mas pra que isso ocorra, as faculdades precisam repensar o plano pedagógico e melhorar a gestão do tempo. Como bem observado por você, é uma realidade que precisará ser acompanhada e pensada durante e pós pandemia. 

Abraços!

Em resposta à Marcos Gabriel

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Marcos, 

Você tocou no ponto "planejamento". A Débora vem batendo da questão de formação e metodologias. De fato, teremos vários transformações na logística, na organização  das escolas/faculdades, práticas docentes, currículos e etc. Estamos diante de grandes transformações e não há uma resposta única. Entendo que teremos vários caminhos e a necessidade de uma grande reformulação do mundo que era nossa realidade. To bem contente com suas reflexões ..

Cleyton Santana

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Como você acha que as universidades também se reinventarão neste processo, para ter ensino hibrido na graduação? será que a dinâmica é a mesma da escola regular?

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Ei Débora,

Temos forças de poder diferentes para pensar escolas / faculdades  universidades.  Nas universidades, teremos alguns docentes que continuarão utilizando AVAS, Tics e tecnologias educacionais. Mas entendo que ainda teremos várias resistências pelo discurso da precarização do trabalho docente e uso das plataformas. Para saber mais sobre este conceito, Ricardo Antunes da Unicamp e Selma Venco são referencias na área. Agora nas faculdades, o EaD vai ser o carro chefe ...  Metodologias ativas e ensino híbrido já é algo que eles trabalham a algum tempo. Tanto que eles viraram a chave com muita facilidade e rapidez. Agora, na educação básica, quero ver os desdobramentos... 

Cleyton Santana 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Coaduno com essa perspectiva apresentada no trabalho. Também assevero que o professor independente da estratégia pedagógica adotada será o grande protagonista no pós-pandemia, tendo-se que se adequar as novas realidades dentro de sala de aula. Dessa forma, ainda evidencio o quão a formação continuada demonstrou sua importância nesse período de pandemia. Temos que fazer uma reflexão desse momento, desde a formação inicial nas universidades até a formação continuada.


Abs

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Alexsandro,

Bom dia. Suas palavras expressam a realidade vivida pelos educadores que estão atuando no ERE. Tive uma reunião num grupo de pesquisa da UFMG e a profa Ana Ribeiro discutiu conosco sobre as várias nunces sobre este momento de excepcionalidade e dos desafios que os professores ainda tem pela frente. também entendo que é necessário refletir sobre a formação docente e o desenvolvimento de políticas de formação e da utilização das tics na educação.

Cleyton Santana

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Gabriel Evangelista -

Parabéns pelo trabalho. Acredito que todos aprendemos muito com esse novo formato de ensino, muito poderá ser usado e aperfeiçoado de agora em diante. O modelo de ensino remoto e ensino híbrido possui vários aspectos positivos.

Em resposta à Gabriel Evangelista

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Mateus Filipe Andrade Brasil -

Oi, Gabriel. Penso que o início do ERE foi muito bagunçado, e que já passou da hora de extrairmos o melhor dele, afinal não há mais tempo a perder. Concordo com os aspectos positivos e destaco aquele que para mim é o principal, a possibilidade de ter as aulas gravadas. Mas tenho minhas ressalvas em relação às aulas práticas. Assumindo que 2021 será realizado inteiramente por meio remoto, teremos pelo menos 2 anos de aulas práticas paradas e me amedronta o potencial impacto negativo que isso trará a todos os níveis de ensino. Concordo com você sobre o aperfeiçoamento dessa modalidade de ensino, mas acho que a nossa melhor opção é lutar pela imunização da população para liberar as atividades presenciais novamente, e, num contexto de retorno à segurança sanitária, experimentar em relação ao ensino híbrido e remoto.

Em resposta à Mateus Filipe Andrade Brasil

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Matheus Veras -

Olá Mateus!

Você tocou em um ponto importante quando disse que "a nossa melhor opção é lutar pela imunização da população". Pois o que mais me preocupa neste cenário é como as regras de segurança sanitária serão seguidas pelas crianças do ensino básico que, em tempos normais, estavam sempre em contato com os colegas da escola, compartilhando lanches e abraços.

Att,

Em resposta à Mateus Filipe Andrade Brasil

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Mateus,

De acordo com suas colocações. Eu não romantizo o avanço da tics, o ERE é contingencia o E (emergencial) é o retrato de esforços para dar continuidade aos trabalhos de ensino. Entendo que teremos avanços na adoção das tics ..mas em outros posts, já elenquei a questão da necessidade formativa, cessão de recursos e outros pontos necessários para avançar.  

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Aruã Oumori -

Ótimo tema escolhido.

Acredito num futuro de sucesso envolvendo o tema, envolvendo auxílios governamentais etc.

Muito bom o trabalho, parabéns aos envolvidos.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Luiza Louredo -

O tema abordado é muito relevante! A grande ação que se firmou nesse momento pandêmico foi a utilização de tecnologias digitais para auxiliar nas atividades pedagógicas, e isso fomenta uma discussão acerca de melhorias das capacitações e da acessibilidade. Foi um grande desafio as adaptações necessárias para o ensino remoto, e algumas ferramentas e estratégias se manterão nos momentos pós pandemia, pois enriqueceram as práticas educacionais.

Parabéns aos autores pelo trabalho!


Em resposta à Luiza Louredo

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Luiza,

Boa tarde. Só quem viveu o ERE sabe as experiências que foram ... Tem coisas boas, ruins e que precisam ser melhoradas. Neste sentido é importante avaliar as práticas desenvolvidas neste momento para poder pensar o futuro.


Cleyton

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Mateus Filipe Andrade Brasil -

Parabéns aos autores. Gostei do artigo!

Concordo com as citações de Bacich et al. (2015) e com a afirmação de vocês sobre a mera transposição das aulas presenciais ao meio virtual. Sinto que há relutância e dificuldade por parte de muitos professores em relação ao ensino remoto, às vezes por falta de experiência com a tecnologia, às vezes por preguiça ou orgulho em relação à mudança em sua rotina de ensino, entre outros motivos. Vejo que os cursos de carga horária prática elevada ficaram bastante prejudicados com o ERE, como é o caso da medicina veterinária, geologia, etc.

Dada a duração da pandemia, não será possível compensar esse tempo perdido e algumas disciplinas de cunho prático deverão ser dadas remotamente ou a instituição terá de rever seus posicionamentos sobre as aulas presenciais. Dessa forma, como vocês veem a aplicação do ensino híbrido para aulas práticas de graduação no contexto da pandemia de covid-19?

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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Sobre q questão da preguica  .. eu ri .. mas ainda temos docentes que mantem aversão ao uso das tecnologias. Sobre a questão das aulas práticas, realmente ainda é um gargalo. Existe a possibilidade de virtualizar laboratórios e algumas práticas. Mas nem todas são possíveis. Ano passado trabalhei num campus com cursos agrários e a ideia era tentar fazer algo presencial este ano.  Vejo alguns problemas: a prática nunca será substituída. Ex. cursos agronomia, cursos de saúde e etc. Existe a regulamentação da IES para retornar com alguns atividades, mas penso que alguém irá ficar de fora. li relatos no RJ que algumas faculdades com cursos de saúde estão forçando alunos a voltarem para aulas práticas e laboratórios. Mas nem sempre os alunos se sentirão seguros.

Resumo: não há formula. Cada caso deve ser analisado e pensar quem será incluído e quem ficará de fora.

Cleyton Santana 

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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond -

Obrigada pelas contribuições


Sem sombra de dúvidas, o professor continua sendo uma importante figura no processo de ensino e aprendizagem e nesse contexto de Pandemia, aqueles que ainda haviam se habituado com as tecnologias digitais, precisaram correr contra o tempo. A Pandemia acelerou processos e trouxe mudanças que ficarão para sempre como legado nas escolas. O ensino híbrido, já existente , tende a aumentar e se solidificar. Gratidão pelo seu trabalho!

Em resposta à Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Gabriela, suas palavras foram muito sensatas. Reforço que o trabalho do professor nunca deverá ser substituído, uma vez que ele é o responsável pela mediação da aprendizagem. 

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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Betânia Marques -

Oi pessoal,

Obrigada por trazerem esse tema tão importante atualmente. Na escola em que trabalho estamos passando por essa questão do ensino híbrido e confesso que não é fácil. Acredito que esse será um dos grandes desafios da educação com a volta das aulas presenciais, contando com o rodízio de alunos. Obrigada por apresentarem um trabalho sobre esse assunto.

Em resposta à Betânia Marques

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Betânia,

Reforço que estamos no ensino remoto emergencial. A ideia de hibrido poderia ser se tivéssemos uma condição sanitária melhor com presencial + aula virtual+envio de material impresso e situação de rodízio. Algumas prefeituras do ES estavam tentando iniciar neste modelo, com muita pressão psicológica ao corpo docente e com umas fórmulas mirabolantes. Temos um sistema do governo do estado ES que tem registro de mais de 400 profissionais da educação contaminados em 2 meses por forçarem a barra de retorno. Pra mim, segura em primeiro lugar e prioridade às vidas.

Cleyton Santana

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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Matheus Veras -

Caros autores, 

Como bem disseram no texto, o ensino híbrido é uma aposta para agora e para o futuro. Vocês acreditam que a aplicação deste método pode ampliar o contraste entre a rede pública e privada?

Parabéns pelo artigo!!


Em resposta à Matheus Veras

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Jonathan Andrada Rosa -

Enquanto lia, também fui suscitado pela questão do colega Matheus.

Ainda dentro do contraste entre a rede pública e privada, vocês acreditam que a aplicação do ensino híbrido pode ter influência nas condições de trabalho (em relação aos salários e possíveis demissões) dos funcionários da escola, desde auxiliares de limpeza aos professores? 

Em resposta à Jonathan Andrada Rosa

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Jonathan

Você tocou num ponto muito sensível e necessário discutir. Costumeiramente, quem trabalha com tecnologias tem uma visão que ela irá resolver todos problemas da educação e suas diversas adesões cabem reflexões sobre a precarização do trabalho docente, redução de carga horária, professores que ganham media de 1500 para produzir uma  unidade de aprendizagem  (disciplina) e sem royalties de uso vitalício.

ALVES REINALDO, F. PROFESSOR DELIVERY: O trabalho docente no contexto da pandemia . 2020. 

ANTUNES, R. C. Qual é o futuro do trabalho na Era Digital? Laborare, v. 3, n. 4, p. 6–14, 2 jul. 2020. 

ANTUNES, R.; FILGUEIRAS, V. Plataformas digitais, Uberização do trabalho e regulação no Capitalismo contemporâneo. [s.d.]. 

VIO, N. L. et al. COVID-19 E O TRABALHO DE DOCENTE: A POTENCIALIZAÇÃO DE ASPECTOS PRECÁRIOS / COVID-19 AND THE PROFESSOR JOB: THE POTENTIATION OF THE PRECARIOUSNESS. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 78717–78728, 2020. 

OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA JUNIOR, E. A. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, 20 jan. 2021. 

Deixo algumas referências sobre o tema. Ricardo Antunes e Selma Venco realizam pesquisa sobre este tema. Nem tudo são flores com a entrada das tecnologias na educação.


Cleyton Santana



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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Matheus Veras,

Boa noite. Respondi um post ai de cima com algumas considerações. Veja se sua questão dialoga com o que escrevi. Se não ,podemos retomar novamente sua questão.

Cleyton 

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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Jonathan Andrada Rosa -
Caros autores,
Adorei a abordagem de vocês! Texto acessível com um tema super atual.

Parabéns!

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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Lohaine Miguez Martins -

Muito pertinente a temática. É em meio ao caos (como o vivenciado com a pandemia) que vamos achando formas de reconfigurar diversos quadros na educação, seja para adequação momentânea, seja para melhorias que podem se tornar fixas. 

Gostaria de parabenizar os autores pela pesquisa importante para educação.

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Lohaine,

Este ERE ainda está sendo uma loucura para todos. Nossa ideia é criar este guia para ajudar os professores. Também apostamos que coisas boas podem ser utilizadas no futuro.

Cleyton Santana

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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por flavia dinelli pontes leite -

A introdução do Ensino Remoto Emergencial ocorreu em momento crítico de Pandemia, não houve uma fase de “negociação” entre as partes envolvidas. Dos docentes foi exigido enorme esforço para desempenharem seu trabalho à distância. Os discentes formam um grupo heterogêneo demais, que está sujeito a toda forma de influência do ambiente externo, o que impacta especialmente no desempenho acadêmico on line. Um desafio para o futuro será desvincular a imagem do ensino à distância das dificuldades experimentadas durante a Pandemia.

O ensino híbrido tratado no trabalho pode ser uma opção interessante.


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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Cleyton Santana de Sousa -

Flávia,

Você tocou um ponto muito importante. Vejo que a adoção das tics acelerou o uso delas nas instituições de ensino, mas como você disse bem, será um desafio desvincular esta ideia do ERE com ensino híbrido e EaD. Acho que todos estamos em situação limite e fazendo o melhor. Mas será importante novas  formações e mostrar o potencial de uso destas ferramentas após a pandemia.

Cleyton Santana

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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Débora Araújo da Silva Ferraz -


Gostaria de parabenizar a todos pelas leituras, escritos e comentários.

Tenho certeza que sairemos deste congresso renovados de experiências e estratégias pedagógicas.

Um rico espaço de debate e construção do conhecimento.

Parabéns a todxs!!!



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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Iris Alves De Olivera Figueiredi -

Olá Colegas. Parabéns pelo trabalho!

Até concordo com vocês em um dos aspectos que é o ensino hibrido como possibilidades no entanto fico muito angustiada em pensar como se dará esse ensino já que estamos diante de contexto escolares muito diversos e também com a questão das crianças com deficiências. 

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Re: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO HÍBRIDO PÓS-PANDEMIA. - Autoria: Guilherme Henrique Peterlini Tavares, Cleyton Santana de Sousa

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro. 

Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos. 

 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso