VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 46

 

Título:

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO BRASIL  

Autores: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira
Resumo:

 

Devido a pandemia iniciada no ano de 2020, fez-se necessário o início do Ensino Remoto Emergencial, para que os alunos não ficassem sem aulas por tempo indeterminado. No entanto, nesse tipo de ensino novos desafios surgem, novas ferramentas de tecnologia são utilizadas, novas formas de avaliação, e isso tudo requer uma nova adaptação, com novos aprendizados. O foco do trabalho é abordar e discutir as vantagens e desvantagens dessa nova forma de aprendizagem em comparação com o Ensino Presencial.



 

   
Anexos:  
Área do Conhecimento: Engenharias

Campo de pesquisa ou Curso:

Engenharia Química
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Bruna Zarattini
Mesa (2): Bruna Agliardi Verastegui
Mesa (3): Camila Ericka Andrade de Melo

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Artigo Revisado -VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO BRASIL.pdf

 Slides: Documento PDF Slide - VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO BRASIL.pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Vantagens e desvantagens do Ensino Remoto Emergencial na UFMG. -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Bruna Agliardi Verastegui -

Sejam todos bem-vindos a mais uma edição do UEADSL!

O trabalho de Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos e Bruno Henrique Mendes Ferreira nos convida a pensar sobre o ensino remoto emergencial, instituído em quase todo o país em 2020 por conta da pandemia de COVID-19. No relato dos autores, eles situam a problemática do trabalho na UFMG e os desdobramentos que esse modelo de ensino teve na referida Universidade.


Convido todos e todas a conversarem e debaterem sobre as considerações propostas pelos autores! Espero que façamos deste espaço uma oportunidade para tecer comentários e construir conhecimentos múltiplos!

Bruna Agliardi Verastegui (Coordenadora de Mesa)

Em resposta à Bruna Agliardi Verastegui

Re: Vantagens e desvantagens do Ensino Remoto Emergencial na UFMG. -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Letícia Moreira Fernandes Bittencourt -

excelente trabalho! vejo muitas matérias sobre as desvantagens do ensino remoto, e esse artigo pode ressaltar também os pontos positivos, que levaram muitas pessoas ao meio digital, sendo um importante período de inclusão nesse meio.

Em resposta à Bruna Agliardi Verastegui

Re: Vantagens e desvantagens do Ensino Remoto Emergencial na UFMG. -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Rosangela Ferreira Aguiar -

Olá, autores!

Extremamente necessário pontuar o tema e vocês o fizeram com maestria. Achei excelente o trabalho e muito essencial ao nosso atual contexto. Parabéns pela abordagem! 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Vantagens e desvantagens do Ensino Remoto Emergencial na UFMG. -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, queridos/as participantes!


Tudo bem?


Primeiramente, quero com carinho e respeito desejar boas-vindas para todos/as aqui presentes no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre 2021.1. Evento este que tem uma bela história, na qual somos convidados/as a somar e ampliar a mesma, tanto com a nossa presença, como com a nossa participação efetiva nos dias que transcorrerão. Desejo que possamos construir, de forma coletiva e colaborativa, uma profícua história composta por reflexões e aprendizagens, permeadas pelo diálogo. História essa que poderá frutificar e impactar em nossas realidades e vivências. Afinal, como afirma Paulo Freire (2001, p. 123), “O diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e refazem [...] Através do diálogo, refletindo juntos sobre o que sabemos e não sabemos, podemos, a seguir, atuar criticamente para transformar a realidade.”

Sou a Professora Camila Ericka. Estarei, junto com as Professoras Bruna Zarattini e Bruna Agliardi Verastegui mediando os diálogos desta mesa. Cumprimento-as neste momento e também as desejo um excelente evento.

Cumprimento e parabenizo, também, os autores que compartilharam conosco o trabalho intitulado “Vantagens e desvantagens do Ensino Remoto Emergencial na UFMG”, que é o precursor das nossas reflexões e diálogos no presente fórum.

Convido todos/as a lerem com carinho e atenção o trabalho acima referido, assim como os comentários dos/as colegas que já iniciaram as nossas discussões. Em seguida, venham somar conosco neste diálogo com as suas reflexões e experiências.

Este anfiteatro é nosso e estamos apenas iniciando!


 

 

Abraços!


Camila Ericka (Coordenadora de Mesa)


Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: Vantagens e desvantagens do Ensino Remoto Emergencial na UFMG. -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Thiago Gariba -

Parabéns pelo trabalho!

Muito importante fazer essa reflexão com as mudanças do formato de ensino. Percebo que ganhei muito tempo sem ter que me deslocar ao trabalho e faculdade, o que é uma grande vantagem. Porém, acredito que tanto na faculdade quanto no trabalho estamos tendo mais tarefas que o normal, talvez pelo fato de acreditarem que estaremos todo o tempo do dia disponíveis para realizar o que foi passado.

Em resposta à Thiago Gariba

Re: Vantagens e desvantagens do Ensino Remoto Emergencial na UFMG. -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Bruna Agliardi Verastegui -

Realmente, Thiago, é um bom ponto. Temos que observar tanto as desvantagens quanto as praticidades que ganhamos, mas é inegável que a sobrecarga têm sido maior, provavelmente por não haver uma definição do espaço de trabalho, o espaço de estudo e o espaço de lazer. Muito interessante!


Também é interessante pensarmos que, além da sobrecarga, muitas pessoas não possuem nem mesmo divisão de cômodos em casa, o que certamente afeta a maneira com que percebemos o ERE, o home office, e etc. A desigualdade social faz com que nem todos percebam a pandemia e seus desdobramentos da mesma forma.

Em resposta à Thiago Gariba

Re: Vantagens e desvantagens do Ensino Remoto Emergencial na UFMG. -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Luciana Mariano Sarmento -

Muito importante abordar isso.

Por estarmos o tempo todo em casa partem do pressuposto que estamos disponível. Percebo que há um esgotamento mental por isso e pela própria gravidade da pandemia.

Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: Vantagens e desvantagens do Ensino Remoto Emergencial na UFMG. -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Gislaine José torres soares -

Acredito que temos várias vantagens com o ensino remoto,  principalmente em relação ao tempo devido a flexibilidade que ele nos proporciona, porém ele também apresenta várias desvantagens como foi apresentado no trabalho, muitas vezes a aprendizagem pode ser afetada pelo fato do aluno não possuir recursos tecnológicos adequados, vejo  que ele de fato é um recurso bom a ser utilizado principalmente no momento de pandemia que estamos, porém não substitui o ensino presencial. Aguardo o momento em que poderemos voltar, enquanto isso não acontece vamos usufruir do conhecimento através do ERE.


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Ariadne Silva Daher Resende -

Ótimo trabalho!! Conseguiram expor de maneira clara e sucinta, através de discussões muito boas, um pouco da situação da comunidade da UFMG com a pandemia. Ainda nos faz refletir sobre os impactos das desvantagens e o que pode ser feito para contorná-las durante o atual contexto. 

Em resposta à Ariadne Silva Daher Resende

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Bruna Agliardi Verastegui -

Realmente! É difícil para nós pensarmos em soluções para uma problemática tão recente e não há uma resposta certa, mas é a partir dessas pesquisas que conseguiremos levantar possibilidades.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por David Viana Mota -

O artigo aborda pontos importantes dessa nossa transição forçada e apressada ao modelo EAD. A falta de familiaridade com certos recursos tecnológicos foi um dos obstáculos que alguns alunos e professores tiveram de transpassar. Porém, aprender a usar novas tecnologias é indispensável nos dias de hoje. Outro ponto importante é que nem todo aluno se adapta bem ao ensino presencial (tipo de ensino que era imposto a TODOS os alunos da educação básica antes da pandemia), assim como nem todo aluno se adapta bem ao EAD. É preciso sempre ter em mente os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e oferecer para eles um leque de opções educacionais.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Larissa Cesário Braga da Silva -

Parabéns pelo trabalho desenvolvido! 

De fato, o ERE tem seus desafios, principalmente no tocante ao abismo de desigualdades sociais enfrentado pelo plural corpo discente da UFMG. Por outro lado, permite que estudantes de outras regiões do país possam ficar em casa, com seus familiares, sem que isso em nada comprometa os estudos, não obstante a redobrada disciplina e autonomia necessárias, conforme bem conclui o artigo.


Em resposta à Larissa Cesário Braga da Silva

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Bárbara Pepino Mendes -
Obrigada pelo comentário, Larissa!
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Renata Miranda Mendonça -

Importantíssima a abordagem desta nova realidade imposta pela pandemia. Creio que a falta de familiaridade com os recursos tecnológicos disponíveis foi um dos principais problemas tanto para os alunos quanto para os professores. A necessidade de adaptação ao EAD é uma realidade e tem como desvantagem as amplitudes sociais que aumentam as dificuldades para os menos providos de recursos financeiros.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Tamyres Cecilia Silva -

Queridos autores e demais colegas que aqui estão para comentar o trabalho!
Olá!
Fomos todos levados a pensar na questão por eles evidenciada, não é mesmo?
Certamente existem vantagens e desvantagens em tudo na vida e com o ensino remoto não seria diferente.
Acredito que se tivéssemos escolhido parar com o processo educacional, somente desvantagens existiriam. Todos nós, professores e alunos estamos em um processo contínuo de busca de ferramentas e possibilidades para viabilizar a construção do conhecimento, a fim de não deixarmos que o momento se torne ainda pior do que já é.
Parabéns aos pesquisadores que "bateram a lanterna no canto escuro da sala". É importante falar sobre aquilo que incomoda e relevante estudar sobre esses momentos.

Boa sorte!

Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Guilherme Henrique Tavares -

Parabéns pelo trabalho!

A abordagem foi ótima!  Quando nos deparamos com os recursos tecnológicos sempre observamos com viés positivo.

O contraponto e a ponderação que a abordagem do trabalho trás ajuda muito nas discussões do tema.

ótimo trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Ana Luiza de Almeida Pantuza -

Parabenizo o empenho e trabalho de Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos e Bruno Henrique Mendes Ferreira, principalmente tendo em vista a situação atual e a necessidade de discussão acerca do ensino remoto. O ensino remoto nos traz uma nova perspectiva com relação ao aprendizado e é de suma importância o debate à respeito das mudanças proporcionadas pelo método. Apesar da existência de alguns obstáculos estruturais da nossa realidade, o ERE ao mesmo tempo que é um desafio e desvantajoso em alguns quesitos, traz uma nova possibilidade de reinvenção e crescimento pessoal e interpessoal

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Anna Júlia Moreira -

Oi autores!

O trabalho de vocês trouxe uma discussão muito importante a respeito das mudanças da forma de ensino! Existem muitas vantagens e desvantagens no mesmo e é essencial as avaliarmos.

Parabéns pelo trabalho de vocês!

Em resposta à Anna Júlia Moreira

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Bruna Agliardi Verastegui -

Interessante mesmo levantar os prós e os contras. Por vezes, vemos que só a parte negativa é levantada, mas é importante tentarmos analisar a totalidade do problema. 


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Bárbara Augusta Faria Silva Martins -

Parabéns pelo trabalho autores!

É muito importante evidenciar as vantagens e desvantagens do ERE, ainda mais no contexto atual, para que esse regime seja continuamente melhorado. A abordagem foi excelente, principalmente a reflexão de como essa realidade afeta o futuro dos estudantes no mercado de trabalho! 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Nathália Rabelo -

Oii, equipe!

Parabéns pelo artigo! Achei a discussão muito bem embasada e os pontos levantados muito pertinentes. Me identifiquei com as vantagens e desvantagens, uma vez que, também sendo estudante da UFMG, tenho vivido as informações levantadas. 

Em resposta à Nathália Rabelo

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Bruno Henrique Mendes Ferreira -
Agradecemos pelo feedback, nós também, na posição de alunos acabamos enfrentando todos os desafios citados, porém acreditamos que é válida a análise dos pontos positivos do ensino remoto emergencial.
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Gabriela Ladeira Fajardo -

Parabéns pelo trabalho e por levantarem uma discussão tão pertinente! 

O ERE traz consigo vantagens e desvantagens. Na minha experiência, senti uma queda na qualidade das disciplinas práticas, conforme citado no texto. Achei particularmente interessante a conclusão de que a disciplina e autonomia necessárias no ERE estão nos preparando para o mercado de trabalho. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Carolina Almeida Leite -

Boa noite!

Percebemos a relevância desse tema dado o grande número de artigos nesse anfiteatro.

Nesses meses de experiência pude perceber que, ainda que a flexibilização de horário e o tempo ganho - como vocês reforçaram - sejam positivos para o meu dia a dia, vejo como a falta da interação direta com o professor atrapalha no desenvolvimento de um projeto. Espero que o ERE consiga driplar essa situação para os próximos semestres.

Ótimo trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Cleyton Santana de Sousa -

Parabéns ao grupo pela produção.

Quero deixar uma pergunta sobre o ERE na turma de vocês?

Como foi o engajamento da turma para assistir aulas síncronas, fazer as atividades e sobre o plágio?

Atuei como docente ano passado e tive vários problemas, dos quais coloquei ai como pergunta para saber a experiência de vocês.

Cleyton Santana

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Bruno Henrique Mendes Ferreira -

Com relação às aulas síncronas, percebemos, com base na nossa experiência, que é muito difícil acompanhar todas as disciplinas religiosamente, isso se deve ao aumento da carga de atividades avaliativas no regime remoto emergencial, que tornou necessário o gasto de muito tempo planejando e executando os trabalhos.

Em relação à execução de atividades, notamos uma dificuldade com relação ao tempo de entrega, que acaba nos obrigando a acelerar o processo, prejudicando um pouco a qualidade dos trabalhos.

Por fim, o plágio é algo criminoso que não deve ser praticado em momento algum, independente se o ensino é remoto ou presencial! Portanto esse tipo de prática nada tem a ver com o tipo de ensino, mas sim com o caráter de quem pratica.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Luiza Louredo -

Compreendemos uma vantagem imediata que o ERE nos traz, como alunos, ou o home office aos trabalhadores, no instante em que percebemos que não precisamos nos locomover até o lugar onde faríamos nossas atividades e isso nos dá a impressão de ganhar tempo. Entretanto, quando analisamos a situação como um todo, parece que a quantidade de tarefas é maior, pois ficamos o dia todo disponíveis para suas realizações. Sem contar que a interação real com outras pessoas deixa de fazer parte de nossa rotina. 

Pensar na economia de recursos advinda da adoção de ERE é fato, mas não devemos ignorar a questão de acesso as tecnologias, internet, local adequado, etc, que interfere na possibilidade de desenvolvimento e disponibilização desse tipo de ensino.

No momento atual que vivemos, essa forma de ensino se torna a única possível. 

Parabéns aos autores pela temática e trabalho!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Aruã Oumori -

Ótimo tema escolhido e que gera muita reflexão nos dias atuais.

Particularmente, vejo mais vantagens do que desvantagens no ensino remoto. Sinto falta da interação entre pessoas, mas pelo momento em que vivemos, é essencial.

Parabéns aos envolvidos!!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Gabriel Evangelista -

Parabéns pelo trabalho.

Antes da pandemia eu já tinha um interesse muito grande por EAD, por ter tido experiências bem positivas através ele. Muitas instituições de ensino que eram bem resistentes ao EAD agora se viram forçadas a correr atrás, acho que é algo que veio para ficar e que pode evoluir muito ainda.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Claudionor Silva -

Acredito que grande parte do que levantam pode se configurar numa processo de pesquisa bem interessante e inovador. E, vou além, vocês possuem elementos argumentativos para construção de categorias conceituais que possam, ao longo do tempo, explicar teoricamente o fenômeno do ensino remoto, tanto na visão de estudantes universitários, expandindo para a visão dos professores(as) da universidade e da educação básica. Talvez, formar um quebra-cabeças de relatos que se tornem teorias para o futuro, nessa fase tão desafiadora para a educação no mundo todo. O que pensam sobre isso?

Essa minha questão é, justamente, pela formação de vocês, penso, quão desafiador uma aula de Cálculo, por exemplo, no modelo remoto...


Parabéns pela proposta!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Claudionor Silva -

Pena que o espaço do artigo não permite aprofundar os relatos, desvendar os "achados" e "localizar" um referencial teórico que pudesse guiar vossas análises. Mas, "mandaram bem". Abraço virtual!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Felipe Souza -

Parabéns aos autores pelo excelente trabalho! Além dos pontos apresentados, acredito que vale ressaltar os desafios vivenciados por parte dos professores nessa nova modalidade de ensino. Com o fechamento das escolas devido a pandemia, a pressão em cima dos professores apenas aumentou, isso porque tiveram que aprender uma nova dinâmica para preparar, dar aulas e avaliar os alunos utilizando ferramentas tecnológicas e recursos digitais em um curto período de tempo sem perder a qualidade do ensino presencial. Deste modo, a sobrecarga associada a crise sanitária tem resultados avassaladores na saúde mental desses trabalhadores. 


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Mateus Filipe Andrade Brasil -
Minha vivência de ensino na pandemia quebrou o preconceito com o ensino à distância, me permitiu organizar melhor a minha rotina e ganhar o tempo outrora utilizado no deslocamento ou na simples preparação para ir à faculdade. Ainda assim, penso que o ERE implantado pela UFMG tem muitos mais desvantagens do que vantagens, pois dentro do que vivi considero que a qualidade de ensino diminuiu drasticamente, não houve padronização e nem cumprimento das regras estabelecidas pela instituição. 

Concordo com a conclusão de que o ensino remoto aumente com os anos, primeiro porque a pandemia parece longe do controle, e segundo pelos motivos que vocês enumeraram, como flexibilidade e economia. Mas, assumindo que as vantagens e desvantagens supracitadas sejam uma realidade na maior parte do ensino remoto brasileiro durante a pandemia, penso que temos um longo caminho a trilhar no que se refere a ensino remoto, de modo a otimizar essa modalidade e não transformá-la num "quebra-galho" sem parâmetros definidos.
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, pessoal!

 

Mais uma vez, gostaria de parabenizar os autores da pesquisa apresentada. A temática abordada, além de ser extremamente atual, traz consigo discussões e reflexões necessárias e importantes. Costumo mencionar que aprendemos como trabalhar com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempo real, ou seja, com ele ocorrendo de fato. Muitas questões foram, são e ainda serão repensadas e aprendidas no ambiente educacional com o ERE, como, por exemplo, o uso e a importância das tecnologias no percurso educativo. Cabe pontuar ainda que o conceito do ERE não é sinônimo do conceito de EaD. Hodges et al. (2020 apud AMARAL; POLYDORO, 2020, p.53) “ [...] cunharam o termo “ensino remoto emergencial” (ERE) para representar as circunstâncias excepcionais do processo de ensino - aprendizagem na pandemia.  São soluções temporárias, totalmente remotas, adaptadas aos recursos e às possibilidades disponíveis, com manutenção da interação síncrona para mediação, para um ensino que não se caracteriza pela simples transposição das aulas presenciais para o ambiente digital. Difere da educação a distância, online, apoiada num desenho instrucional predefinido, com planejamento cuidadoso por equipes especializadas que desenvolvem um ambiente virtual imersivo para uma experiência educacional essencialmente assíncrona" (HODGES et al., 2020; O’KEEFE et al., 2020 apud AMARAL; POLYDORO, 2020, p. 53).


Com o intuito de conhecer um pouco mais do estudo realizado, questiono aos autores:

  • Qual foi a motivação de vocês para escolherem esse objeto de pesquisa?
  • As reuniões entre vocês para realizarem os relatos de experiências ocorriam com qual periodicidade?
  • Os relatos ocorriam de forma livre ou vocês estruturaram alguns pontos específicos (categorias) para dialogarem?
  •  Qual foi a forma de registro escolhido por vocês dessas reuniões virtuais?

 

 

Abraços!

 

Continuemos dialogando!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Gentil Oliveira -

Olá.

Sem sombra de dúvidas, a pandemia foi  e ainda é um mal de proporções gigantescas.

Bem, vamos deixar de lado o mal em si e ir para uma de suas consequências, o ensino remoto emergencial.

Com este acontecimento abrupto, fomos pegos de surpresa e tivemos que nos adaptar.

Acredito que a educação tenha perdido muito com isso. Uma aula remota se encontra muito distante de uma presencial em termos de qualidade. Aconteceu um desequilíbrio e precisamos nos reequilibrar.

"Segundo Piaget (WADSWORTH, 1996), a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente."

O desequilíbrio incomoda mas tende a nós levar a um crescimento.

Ao cair após escorregar em uma casca de banana, o indivíduo se levanta com pouco ou muito esforço, mas se levanta, e é provável que nunca mais caia dessa forma.

Cinceros pêsames a quem se foi, esperança e saúde aos que aqui ainda estão. Cuidem -se, vivam, precisamos uns dos outros.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Trabalho muito interessante pondo em cheque as vantagens e desvantagens da utilização da estratégia do ensino remoto. Coaduno com o texto de vocês e entendo que muitas reflexões podem ser feitas a partir das desvantagens. Acredito ainda que no pós-pandemia teremos grandes desafios tanto para professores quanto para alunos e gestores.


Abs

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Betânia Marques -
Olá, autores.


Adorei a forma como vocês analisam o contexto e a aplicação do modelo remoto, apontando as vantagens e desvantagens. Acredito que em um futuro próximo às vantagens irão "vencer" as desvantagens.

Em resposta à Betânia Marques

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Lucas Queiroz Oliveira Santos -

Parabéns pelo trabalho!!!

Essa é uma questão bem interessante, pensar o ensino remoto é fundamental para analisar a educação futura. Fiquei bem satisfeito com o dado que vem havido crescimento em relação as pessoas que tem acesso a internet. Pessoalmente minha experiência tem sido mista, por eu ter os recursos para estar em casa isto tem feito com que economize bastante economicamente, mas ao mesmo tempo estar em casa me faz perder o foco muito facilmente.

Esperamos que o formato fique cada vez melhor e que cada vez mais pessoas tenha acesso e condições.

Boa noite!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Luciana Mariano Sarmento -

Parabéns pelo Trabalho.

O ensino remoto emergencial foi importante para que não interromper o ensino por um período prolongado, entretanto acredito que há mais perdas do que ganhos, visto que não fomos preparados para tal tipo de ensino como alunos e nem nossos professores. Mas entendo que é a única maneira possível.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Marcus Vinícius Faustino -

Gostei da abordagem adotada pelos autores ao contrastar pontos positivos e negativos do ensino remoto. A discussão foi bem fundamentada e traz aspectos extremamente relevantes e atuais que afetam diretamente a comunidade acadêmica. Parabéns pelo trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Lohaine Miguez Martins -

Olá. Parabéns pela temática tão atual!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por flavia dinelli pontes leite -

O trabalho nos mostra o cenário atual do ensino à distância, que apresenta crescimento rápido. Leva-nos a ponderar se a democratização do ensino, propiciada pela aprendizagem à distância, não afeta a qualidade da formação escolar. Esta não é uma discussão nova, mas ainda está em curso e deverá ser ampliada com as experiências colhidas no período de Pandemia.


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Luana Faustino Alves -


Parabéns aos autores!

A pandemia exigiu grandes mudanças no formato de ensino, apresentando diversas dificuldades. Rapidamente foi preciso adaptar ao ensino remoto emergencial, que também estimulou o nosso conhecimento sobre novas plataformas, criação de apresentações, edição de vídeos e incentivou o nosso contato com novas tecnologias. Dessa forma, o debate sobre o tema é muito importante, pois o ensino remoto está sendo nosso cenário atual.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Queridos/as autores/as e participantes,


Estamos chegando ao término do UEaDSL 2021.1. Como informado anteriormente pela Comissão Organizadora do evento, temos até o dia de hoje para participarmos das mesas de debates e apreciarmos os excelentes trabalhos desenvolvidos e apresentados. Portanto, aproveitemos essa oportunidade de aprendermos, partilharmos experiências e contribuirmos com as pesquisas.

Desde já, quero agradecer a todos e todas pelos diálogos, partilhas e aprendizagens tecidos colaborativamente. Escrevemos juntos/as, nesse período, relevantes páginas da história do evento e das nossas próprias histórias, enquanto pessoas, educandos/as, educadores/as e pesquisadores/as.

Espero encontrá-los/as com muita saúde e sempre com vontade de partilhar conhecimentos em edições futuras do UEaDSL e/ou outros eventos e momentos de diálogos.


Abraços fraternos,


Camila Ericka

(Coordenadora de Mesa)


Finalização
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Iris Alves De Olivera Figueiredi -
Olá colegas. Parabéns pelo trabalho!

Particularmente para mim, não acho vantagens no ERE pois, o campos é um lugar que me leva a interações mais intensas.  Acho pertinente o trabalho de vocês pois, essa tem sido a nossa realidade.  
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOBRASIL . -Autoria: Bárbara Pepino Mendes, Bruna Fenelon Santos, Bruna Silva Santos, Bruno Henrique Mendes Ferreira

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro. 

Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos. 

 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso