Olá Arthur, boa tarde!
Agradeço pelas suas considerações acerca do nosso trabalho.
Acredito que uma das razões fundamentais para o desinteresse de muitos com a prática da leitura, é a falta de incentivo desde a infância.
O que se observa muitas vezes em relação a leitura, é que há uma negligência de desenvolver o interesse por essa prática desde a infância. Assim a criança acaba crescendo sem muito contato com a leitura fora da escola, trazendo muitas vezes a ideia distorcida de que a leitura está associada apenas a execução de trabalhos acadêmicos ou profissionais. Devido essa falta de incentivo e contato desde a infância, o individuo acaba sem ter uma grande influência para ler e adquirir esse hábito.
Em contrapartida, observa-se na atualidade a presença de diversos instrumentos tecnológicos como o computador, o celular, a televisão e suas ferramentas/conteúdo, como desenhos animados, o youtube, instragram, bem cedo na vida das crianças. Não que tais ferramentas sejam ruins, existem muitos conteúdos bons e educativos nas redes online, porém há uma influência muito maior para o consumo dessas tecnologias do que para o consumo de livros, o que, de certa forma, acaba prejudicando o interesse pela leitura diante de outras atividades que sempre estiveram mais presentes na vida do individuo.
Acredito que despertar esse interesse ainda na infância é muito importante para que esse hábito permanece com o passar do tempo. Ler para as crianças, apresentá-las livros diversos de acordo com a faixa etária são atitudes que ajudam a introduzir a leitura na vida das crianças, e não devem ser tratadas como função apenas da escola e do professor, mas também, e principalmente, dos pais/responsáveis. Afinal, a primeira referência dos pequenos é a figura materna/paterna.
Espero ter respondido a sua pergunta.
Atenciosamente, Vívian.