A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 64

 

Título:

A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social.

Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias
Resumo:

A prática da leitura apresenta um papel significativo na formação do cidadão, além de contribuir positivamente para a saúde dos leitores, sendo por isso uma atividade ideal perante o atual cenário global. Assim, a presente pesquisa visa compreender o impacto da pandemia nos hábitos de leitura dos discentes do Ensino Médio Técnico do CEFET-MG, campus Contagem. Através da aplicação de um questionário elaborado pelas autoras foi possível concluir que o índice de leitura apresentou uma queda com o isolamento social.  

 

Anexos:  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas
Instituição: CEFET-MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Priscilla Costa
Mesa (2):  Elaine Teixeira da Silva
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Silvane Gomes -

Olá meninas,

Sejam bem-vindos a mais uma edição do Congresso UEaDSL. Quero parabenizar o grupo pelo  trabalho de pesquisa. Esse estudo certamente revelará, dentre outros aspectos, dados importantes sobre os hábitos de leitura (e escrita) que o isolamento social (devido a pandemia) provocou e proporcionou, sendo sim, uma discussão interessante para circular nos ambientes de divulgação científica.

Aa pesquisa de vocês aponta que houve uma queda no volume de leitura, a que se deve este fator, na opinião de vocês e a coleta dos dados fora realizada com uma amostragem que pode postular esse dado como invariável? Se sim, quais foram os principais desafios nessa etapa? 

Convido as participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fóruns.

Bem vindas, meninas!

Ótimo evento a todos! 


Em resposta à Silvane Gomes

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Silvana, bom dia! 

Em nome de todo o grupo, agradeço os elogios e fico feliz que tenha se interessado pelo nosso trabalho. 

Respondendo a sua pergunta... para a nossa pesquisa, elaboramos um questionário que foi respondido por 63 alunos do CEFET-MG Campus Contagem. Os resultados apontaram que os principais motivos para a queda no volume da leitura segundo os estudantes foram a ausência de uma biblioteca perto, em que pudessem pegar os livros, e o desacostume desse hábito que, na minha opinião, se deve tanto a ausência da biblioteca, que era uma grande incentivadora da prática da leitura, quanto a substituição dessa prática por outras, como assistir séries e filmes. Além disso, a volta às aulas também foi apontada como um dos motivos que dificultava a adoção desse hábito. Ainda que com o retorno das atividades escolares, os alunos tiveram de voltar a ler muitos artigos e livros didáticos para a realização das tarefas, pôde-se perceber que a quantidade de livros lidos anterior a quarentena ainda era maior que o volume atual. 

Apesar disso, não podemos postular tais dados como invariáveis, pois apenas uma pequena parcela dos alunos matriculados no CEFET-MG campus Contagem responderam o questionário. Ademais, os resultados apresentados foram recolhidos no mês de setembro, cerca de um mês após o retorno das aulas de forma remota, e com o passar do tempo, os alunos podem conseguir modificar a rotina de forma a beneficiar a prática da leitura.

Em resposta à Vívian Assis Parreiras

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Silvane Gomes -

Olá Vivian!

Adorei o "desacostume"!

Foi cita que foi uma pequena parcela de alunos que respodeu ao questionário mas, para a academia, 63 alunos é uma amostragem significativa logo, vocês têm nas mãos um estudo de caso, que deve ser o ponto de partida para outras observações e outras discussões a respeito do assunto: leitura. Você não acha?


Em resposta à Silvane Gomes

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Silvana, bom dia!

Concordo com você! Os resultados observados na nossa pesquisa, ainda que o número de respondentes seja relativamente pequeno em comparação com o total de alunos no campus, é uma amostragem significativa. Agradeço por nos trazer essa perspectiva, e acredito, como você, que este estudo pode fomentar outras discussões a respeito da temática da leitura, inclusive contribuir para entender o comportamento e posicionamento dos jovens em relação a essa prática, e assim incentiva-la. 

Mais uma vez, agradeço pela sua participação e contribuição para a discussão nesse fórum.

Atenciosamente, Vívian.  

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Elaine Teixeira -

Olá a todos!

Sejam bem-vind@s ao UEaDSL!

Felicito às autoras pela proposta trazida a este espaço!

Pergunto às autoras: 

O que poderia ou pode ser feito para que o hábito de leitura pelos estudantes seja uma realidade? 

Como apresentado, o déficit de leitura já acontecia antes da pandemia e se agravou com ela, então, qual estratégia poderia ser usada para atrair os estudantes à prática leitora?

Convido aos participantes para continuarem a discussão trazida pela presente proposta.

Ótimo evento a todos!

Elaine Teixeira

(Coordenadora de Mesa)


Em resposta à Elaine Teixeira

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Eliane!

Agradecemos pelo comentário e pela felicitação.

Respondendo a primeira pergunta... Acredito que o incentivo a prática da leitura é o primeiro passo para a adoção desse hábito por parte dos estudantes. A criação de clubes do livro e de grupos de leitura compartilhada são mecanismos que, na minha opinião, podem contribuir significativamente ao ato de ler já que o aluno terá um espaço para compartilhar as suas impressões sobre o material lido e interagir com outros colegas. Dessa forma, o estudante além de praticar o ler, também se interessaria por essa pratica aos poucos, o que, a longo prazo, poderá resultar em um leitor assíduo.

Como diz o ditado: "a prática leva a perfeição", podemos dizer que a pratica da leitura leva ao hábito. Então, para que os estudantes venham a criar o hábito de ler, eu indico também ter um lugar especial e reservado para poderem realizar a leitura sem distrações como, por exemplo, um cantinho no seu quarto.  Outra dica é começar a ler,  principalmente, sobre um assunto do qual você goste. 

Sobre a segunda pergunta, como fora apontado, o déficit de leitura já era anterior ao isolamento social, então, a partir desse principio, pode-se usar como estratégias de atração, a elaboração de clubes do livro como já fora citado, além de campanhas que visam o incentivo a pratica da leitura. Seja campanhas realizadas pela própria escola, seja pelo município. Assim, por meio dessas ações, os estudantes serão estimulados a desenvolverem o hábito de ler.

Em resposta à Ranya Dias

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Elaine Teixeira -

Olá, Ranya!

Suas sugestões para melhorar o défict de leitura é ótima!

Acredito também que essa mudança de hábito deve-se muito ao aluno, tem que partir dele querer mudar esse quadro. O estudante precisa ter consciência de que a leitura é o caminho para mudar a própria história e se apropriar dessa consciência.

 

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Elaine!

Também concordo com você, essa mudança de hábito deve realmente partir do aluno para que assim possamos ajudá-lo a dar continuidade e, finalmente, ter a pratica da leitura presente na sua rotina. 

Grata pelo seu comentário!

att,

Ranya


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Miguel Viana Soares -

Achei a proposta muito interessante e no geral, o tema me pareceu muito bem desenvolvido. Única questão que eu acho pertinente levantar é acerca da motivação da escolha do assunto abordado

Em resposta à Miguel Viana Soares

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Luiza Kelly -

Olá Miguel,

Agradeço pelo comentário e fico feliz que esse assunto tenha te despertado interesse. Nosso grupo optou pela escolha desse tema porque a leitura sempre foi um hábito muito presente em nossas vidas. O ato de ler, para nós, é uma ótima forma de lazer para passar o tempo, cuidar de nossa saúde mental e proporcionar o aprendizado, pensando nisso, escolhemos procurar conhecer um pouco mais dessa prática na vida dos alunos do CEFET-MG no período de isolamento social.

Abraços, 

Luiza

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Letícia Possmozer -

Olá, sejam bem-vindas! 

O tema de vocês é muito interessante! Foi muito bem apresentado, o artigo ficou ótimo! Meus parabéns!

 Quanto aos resultados da pesquisa, vocês esperavam que houvesse essa queda no índice de leitura durante o isolamento social?



Em resposta à Letícia Possmozer

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, srt. Letícia!

Obrigada pelos elogios e pelo comentário.

Particularmente, eu não esperava por uma queda, pelo contrário, imaginei que com o isolamento social as pessoas estariam lendo mais. Pois, acreditava que devido ao isolamento social, os estudantes, principalmente, estariam com um tempo maior disponível. Além de ter visto nos jornais um grande crescimento da venda de livros. Com isso, imaginei que as pessoas estariam lendo mais do que antes do período de isolamento. 

att

Ranya

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Boa noite,

quero parabenizar as autoras pela qualidade do texto e pela pertinência do tema escolhido.

Acredito que vários fatores influenciaram a qualidade das leituras realizadas pelos alunos entrevistados. Não ter acesso facilitado à biblioteca com certeza é um fator importante a se considerar. Mas precisamos considerar também o impacto do novo modelo de ensino (ERE) e também o impacto psicológico que a possibilidade de adoecer trouxe a todos nós.

Contudo, sabemos também que a prática de leitura no Brasil carece muitíssimo de incentivo. Esses resultados não são somente culpa da pandemia. A pesquisa de vocês é importante porque pode servir de base para a implementação de um projeto de leitura que pode ser capitaneado pelos próprios alunos.

Que essa realidade possa ser alterada!

Parabéns mais uma vez!

Abraço,

Cristina Souza

Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Cristina!

Agradecemos pelo comentário e, principalmente, pelos pontos abordados nele.

Concordamos que há sim uma falta de incentivo quanto a pratica de leitura no Brasil e que os resultados não só são devido ao atual cenário. Acreditamos e esperamos que o nosso artigo possa realmente servir de base e contribuir para algum projeto futuro que visa o incentivo e a maior prática da leitura, visto que essa habito é muito benéfico para a vida social e intelectual do ser humano.  

Obrigada pelos elogios!

att,

Ranya

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Allan Eduardo Gomes Severino -

Boa noite!

Gostaria de agradecer a participação do grupo na plataforma, o artigo de vocês colaborou para  mais um conhecimento pessoal meu. 

Eu, particularmente, fiquei surpreso que o habito de leitura tenha diminuído durante a quarentena (apontado pelo grupo no artigo). O grupo também esperava uma resposta diferente?  

Na metodologia o grupo questiona especificamente qual foi o gênero de leitura durante a quarentena. Vocês acham que um diferente gênero estimularia um diferente construção de um pensamento crítico e no desempenho linguístico? 

Em resposta à Allan Eduardo Gomes Severino

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Luiza Kelly -

Boa tare, Allan

 Respondendo sua primeira pergunta, o grupo também compartilha do mesmo sentimento. Realmente, ficamos surpresa com essa diminuição, pois, nós imaginávamos que com o período de isolamento, os estudantes, principalmente, estariam lendo mais do que ao período anterior da quarentena. Além de que, ao pesquisarmos sobre o consumo e a venda de livros durante a quarentena, de acordo com a revista VEJA, houve um considerável aumento do consumo de livros em comparação ao mesmo período do ano anterior. O que reforçou ainda mais nossas suposições de que não haveria uma queda da leitura de livros durante o atual cenário.

  Acredito que o tipo de leitura realizada por cada indivíduo influencia na construção de seu pensamento crítico, uma vez que um texto pode convidar o leitor a conhecer diversas opiniões, realidades e pensamentos. Penso, também, que a tipologia textual consumida por cada indivíduo tem influência sobre seu desempenho linguístico, uma vez que, ao ler um texto, o leitor pode entrar em contato com novas palavras e se habituar a forma de escrita do autor.

Abraços,

Luiza

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Bernardo Dias -

Olá autoras!

Primeiramente, gostaria de parabenizá-las pelo ótimo trabalho.

Minha pergunta é referente ao hábito da leitura no cotidiano.

Vocês acham que a escola é capaz de influenciar as pessoas a lerem livros diversos? Vocês acham que as escolas contemporâneas estimulam o ato da leitura da maneira que deveriam ou deixam a desejar? 

Agradeço a atenção.

Em resposta à Bernardo Dias

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Bernardo!

Acredito que a escola tem inúmeros papéis fundamentais no crescimento e aprendizagem do aluno, como influenciar estes a lerem livros de diversos tipos. 

Particularmente, percebo que a maioria das escolas não tem o incentivo da leitura como foco, principalmente as escolas de ensino médio. Então, considero que grande parte das escolas possuem a questão do incentivo da prática da leitura fragilizado.

Agradecemos pelo comentário!

att,

Ranya

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Priscilla Costa -

Prezadas autoras, sejam bem-vindas ao UEADSL!

Quero parabenizá-las pelo belo trabalho de pesquisa. Em tempos de isolamento social, parece ter crescido o número de leitores no país, contudo, a falta de acesso a bibliotecas e a recursos para a aquisição de livros ainda é um empecilho para a prática efetiva e habitual da leitura. Considerando esse contexto, que medidas vocês consideram que seria eficaz para fomentar o desenvolvimento dessa habilidade nos jovens e adolescentes do Ensino Médio que estão estudando na modalidade Ensino Emergencial Remoto?

Convido os participantes a contribuir com comentários e impressões, fomentando as discussões em nossos fórums.

Ótimo evento a todos!

Priscilla  

Em resposta à Priscilla Costa

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Priscilla!

Agradecemos pelas boas-vindas e pelos elogios! 

A medida que sugerimos para incentivar a prática da leitura durante o ERE é a realização do clube do livro online, um projeto que, anterior à pandemia, era realizado de forma presencial. Com isso, os discentes podem escolher livremente um determinado livro, realizarem sua leitura dentro de um prazo específico e se encontrarem para discutir sobre essa leitura durante os intervalos virtuais. Visto que, por meio deste, poderá chamar a atenção dos jovens. Por mais que eles possam não ir por causa da leitura em si, e sim para que tenham algum contato com os colegas, acabam por ser aproximarem da leitura também, e quem sabe, consequentemente, eles não desenvolvam esse hábito... ? Bom, não custa tentar né?!

Ademais, os alunos também podem estar acompanhando a página da Biblioteca do CEFET-MG campus Contagem no Instagram, na qual a bibliotecária gravou IGTV's realizando a leitura de livros.

Att,

Ranya


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ana Clara Cruz -

Olá meninas! Parabéns pelo artigo, achei de extrema importância a discussão desse tema. De acordo com a pesquisa de vocês, houve uma queda durante a pandemia do corona vírus na quantidade de pessoas que faziam leitura. O que vocês acham que poderia ser feito para melhorar esse problema?

Abraços, Ana Clara. 

Em resposta à Ana Clara Cruz

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Ana Clara!

Como dito em outro comentário acima, uma das medidas que poderiam ser adotadas é a realização de clubes de livros como uma forma de incentivo a leitura, além de campanhas que visam esse encorajamento. Porém, para que seja efetiva essas medidas, vale destacar que o estudante em si, deve tomar a iniciativa primeiro, ou seja, começar a pratica da leitura, mesmo que aos poucos. Assim, o aluno colabora com as medidas que são realizadas e nós o ajudamos por meio delas, e todos saem "ganhando". 

Grata pelo comentário!

Att,

Ranya

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ana Laura Rodrigues Garro -

Queridas srtas.autoras,

Gostaria primeiramente de parabeniza-las pelo ótimo trabalho. Ao meu ver, a relevância do assunto relaciona diversos âmbitos e como vocês,abordar uma pauta como essa se faz necessário para o conhecimento de todos os públicos. Gostaria,se me permitirem, de levantar o seguinte questionamento: Como as autoras da pesquisa acham que a prática da leitura se distribui ao longo dos grupos sociais?As prezadas acreditam haver influencias socioeconômicas no hábito de ler?

Obrigada pela produção.

Cordialmente,

Ana Laura.R

Em resposta à Ana Laura Rodrigues Garro

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Ei, Ana Laura!

Primeiramente, agradecemos pelo comentário e a pergunta feita!

Bom, acreditamos que podem, sim, haver influências quanto as condições socioeconômicas, visto que nem todos possuem o privilégio e a condição de comprar um livro, o que vai interferir na pratica da leitura. Com isso, relembramos a importância das bibliotecas públicas, como as bibliotecas escolares. 

Então, tendo em vista essa realidade, a pratica da leitura nos grupos sociais de baixa renda podem sofrer influências externas que afetam negativamente a realização dessa pratica, como a falta de condições para a compra de um livro ou ate mesmo a falta de incentivos por parte da comunidade para a realização dessa pratica. Além de outros fatores que podem ser debatidos. 

Att,

Ranya

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Pedro Henrique Gonçalves Pires -

Boa noite as autoras,

Gostaria de parabenizá-las pelo trabalho, um estudo muito interessante para os dias de hoje, tendo em vista as atuais práticas de leitura que estão predominando.

Estaria interessado em saber mais detalhadamente como a pratica de leitura científica foi alterada devido a pandemia. E o porque vocês acham de essas mudanças.

Em resposta à Pedro Henrique Gonçalves Pires

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Pedro, boa tarde.

Agradeço as considerações feitas acerca do nosso artigo, fico feliz que tenha se interessado pela proposta apresentada. 

Em relação a sua pergunta, os resultados obtidos através do questionário aplicado apontaram uma queda de 1,6% na leitura de textos informativos, incluindo artigos e textos científicos. Na minha opinião, essa redução deve-se em especial a suspensão das aulas no primeiro semestre de 2020, afinal as atividades escolares exigiam e incentivavam os alunos na busca e leitura de textos de cunho científicos para a realização de trabalhos e estudo. Acredito que com o retorno gradual das aulas, ainda que de forma online, os estudantes voltarão aos poucos a consumirem tais estilos de texto. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Sarah Ivini Santiago de Araujo -

Olá meninas,

Parabéns pelo trabalho, acredito que a pesquisa realizada é muito importante para refletirmos a respeito da forma que estamos aproveitando o nosso tempo. De que forma vocês acreditam que a escola, durante o isolamento poderia contribuir para o aumento do índice de leitura mas não obrigatóriamente (como no caso de precisarmos ler o livro didático pra resolver um exercício) e sim de maneira a elevar o interesse dos alunos por leitura?

Em resposta à Sarah Ivini Santiago de Araujo

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Sarah, boa noite!

Agradeço pelas felicitações e por contribuir com a discussão com o seu comentário!

Respondendo a sua pergunta, acredito que o incentivo é fundamental para que a prática da leitura torne-se um hábito entre os estudantes. Seguindo nessa linha de raciocínio, são várias as ações que podem ser adotadas pelas escolas de acordo com o público que se pretende atingir. 

Na educação infantil, por exemplo, a promoção de contação de histórias via internet pode despertar o interesse da criança, que motivada pela visão da professora lendo uma história, pode procurar, assim como ela, ler um livro também. Promover rodas de conversa e grupos de leitura através de plataformas online são mecanismos que, na minha opinião, funcionam para todas as idades, em especial para os jovens. Afinal, o aluno terá um espaço para compartilhar suas impressões e interagir com os colegas, o que pode ser um atrativo para quem ainda não tem o hábito de leitura, além de estimular o interesse por essa prática. Enviar sugestões de livros e disponibilizar materiais de leitura digital, são também atitudes que podem ser adotadas pela escola para incentivar o hábito de leitura e ainda, sanar parcialmente a questão do acesso aos livros com uma "biblioteca online".  

É válido lembrar que o cenário atual constitui-se um desafio na relação aluno-escola. Algumas instituições, como o CEFET-MG, disponibilizaram recursos para que os alunos pudessem adquirir materiais que permitissem a sua participação das aulas síncronas, e consequentemente, possibilitando a realização dos grupos de leitura citados acima. Porém, esse não é o caso da maioria das escolas públicas, por exemplo. Sendo assim, para alcançar também os estudantes que não contam com acesso fácil a internet, as instituições de ensino podem também enviar sugestões de livros juntamente com os materiais impressos que estão sendo disponibilizados em muitas escolas, além de permitir a retirada de exemplares da biblioteca.  

Atenciosamente, Vívian.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Lucas André dos Santos -

Olá, Boa noite !!

Primeiramente parabéns pelo trabalho bem desenvolvido.

O tema da leitura entre os estudantes é muito importante para a conscientização da importância da leitura e quais os problemas que poderia ocasionar a diminuição de tal prática. Com isso, gostaria de saber, na opinião de vocês, quais medidas o CEFET-MG poderia realizar para possibilitar um maior tempo de lazer durante a realização do ERE, assim incentivando a leitura durante esses momentos de repouso ?

Abraços, 

Lucas André.

Em resposta à Lucas André dos Santos

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Lucas!

Realmente, a leitura, principalmente entre os estudantes, é muito importante. Então, quando deixamos de praticá-la, consequentemente, o nosso aprendizado pode ser comprometido. 

Respondendo sua pergunta, como medida a ser tomada pelo CEFET-MG, sugerimos um investimento nas psicólogas/pedagogas do campus e incentivar os alunos a procurarem elas para que possam ajudá-los a montarem uma rotina. Pois, organizando a rotina, os discentes podem equilibrar o tempo de estudo com o tempo de lazer, e assim, podendo ler ao menos um capítulo do seu livro por dia. 

Outras medida que sugerimos para que haja incentivos de leitura durante o ERE, é a realização de um clube de livro online. Se já era realizado clube do livro durante o ensino presencial, por que não realizá-lo também de forma remota?! Com isso, os discentes podem escolher um determinado livro e lê-lo por um determinado período e se encontrarem durante os intervalos virtuais. 

Os alunos também podem estar acompanhando a página da Biblioteca do CEFET-MG campus Contagem no Instagram, na qual a bibliotecária gravou IGTV's realizando a leitura de livros. 

Ficamos gratas pela contribuição do seu comentário.

Att,

Ranya

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Samuel Vital -
Parabenizo a todos que realizaram a pesquisa e escrita pelo empenho na sua realização e pergunto se houve alguma alteração no gênero ou tipo de livro lido pelos estudantes antes e após a pandemia. Se este aconteceu como e qual o motivo que as autoras acreditam ter sido para tal efeito?
Em resposta à Samuel Vital

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Samuel, boa tarde. 

Agradeço pelas felicitações e por contribuir para a discussão nesse fórum com o seu comentário. 

Para a realização da nossa pesquisa elaboramos um questionário, através da plataforma gratuita Google Forms, abordando a prática da leitura antes e após o inicio da quarentena pelos estudantes. Analisando os resultados, vimos que Textos em mídias sociais, como posts do instragram, twiter, facebook, entre outros, era o estilo mais consumido pelos entrevistados, e que a porcentagem de estudantes que liam tais textos (cerca de 73%, ou seja, 46 indivíduos) permaneceu a mesma comparando os dois períodos abordados. Acredito que essa constância está ligada ao fato da sociedade atual estar sempre conectada as redes sociais, comportamento que não se alterou com a pandemia. 

O segundo estilo mais consumido anterior a quarentena eram os livros literários, que apresentaram uma queda assim como a leitura de HQS. Em minha opinião, essa redução se deve tanto pela ausência de uma biblioteca perto, que foi um dos motivos apontados pelos estudantes para a diminuição da leitura, quanto pela substituição dessa prática por outras como assistir séries e filmes. Assim, o consumo de textos informativos (jornais, revistas, artigos científicos...), que antes estava em terceiro lugar, passou para o segundo estilo mais consumido, ainda que com uma redução de 1,6% do consumo original. Acredito que, a pequena redução se deve a ausência da escola que incentivava e exigia a leitura de textos científicos para a execução de atividades. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Sarah Barcalla Nunes -

Boa noite, meninas

Durante a pandemia, consegui aumentar meu hábito de leitura. Por estar em casa 24 horas, em isolamento social, essa prática foi um caminho que encontrei para desligar um pouco desse momento complicado que estamos enfrentando. Me ajudou muito!

Uma pena que os resultados da pesquisa foram a queda do índice.

Ótimo trabalho!


Em resposta à Sarah Barcalla Nunes

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Sarah!

Realmente, eu também conseguir aumentar meu hábito de leitura durante esse período de isolamento, me distraindo sem mesmo sair de casa. 

Como dizem: "podendo viajar sem sair de casa". 

Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar sua experiência conosco!

att,

Ranya

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Gabriela Magalhães de oliveira -

Olá, meninas

Muito interessante a idéia de trabalhar com temas relacionados ao período de pandemia, por que nos ajudam a entender melhor as transformações que essa situação essa causando na nossa sociedade. 

Em relação a leitura, o que vocês esperavam que acontecesse durante esse período? Uma diminuição ou um aumento? O que vocês podem dizer de acordo com o hábito de leitura de vocês? Foi influenciado por conta do isolamento?

Atenciosamente, Gabriela

Em resposta à Gabriela Magalhães de oliveira

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Ei, Gabi!

Nós esperávamos que houvesse um aumento da leitura por parte dos alunos, justamente porque as pesquisas que realizamos mostravam um considerável aumento da venda de livros em relação ao ano passado.  

Posso dizer que o meu hábito de leitura foi sim influenciado pelo isolamento social, visto que com mais tempo livre e por ficar muito tempo em casa, procurei me distrair de alguma forma. Sendo essa distração, ler livros e e-books.

att,

Ranya

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Lucas Andrade Castro -

Bom dia, grupo!

Parabéns pelo trabalho feito! A questão da leitura é muito importante e, como foi retratado pelo grupo, é ainda mais essencial na situação atual, de pandemia.

O que vocês acham que pode ser feito, para aumentar ou melhorar o hábito de leitura dos estudantes do CEFET-MG nesse período?

Grato,

Lucas Andrade Castro.

Em resposta à Lucas Andrade Castro

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Lucas! Boa tarde!

Obrigada pela contribuição e pelo comentário.

Sobre sua pergunta, nós acreditamos que, primeiramente, essa vontade de melhorar o hábito da leitura deve partir do aluno, para, assim, a escola conseguir contribuir. Como já dito em comentários acima, uma das medidas da qual podem ser tomadas, é a realização de um clube do livro de forma remota. Dessa forma, os estudantes podem se encontrar virtualmente e discutirem sobre os livros que estão lendo ou indicar gêneros da qual gostem e, assim, podem interagir e incentivar uns aos outros. 

Att,

Ranya


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Arthur Alves de Souza Costa -

Olá, autoras.

Parabéns pelo trabalho pertinente e bem estruturado.

Em relação ao uso da literatura como um auxílio psicológico durante a pandemia, vocês acreditam que os livros técnicos podem servir de ajuda, mesmo sendo uma leitura mais pesada, ou somente leituras mais leves e menos direcionadas podem trazer esse bônus?

Em resposta à Arthur Alves de Souza Costa

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Arthur!

Obrigada pelas considerações feitas acerca do nosso artigo.

Em relação a pergunta feita, acreditamos que isso pode variar de pessoas para pessoa, visto que todos nós possuímos gostos e formas de lidar com as situações de maneiras diferentes. Pode ser que haja pessoas que consideram e acreditam que livros técnicos podem servir como um auxílio psicológico. Bom, existem diferentes tipos de respectivas... Contudo, eu particularmente acredito que livros de gêneros mais leves podem auxiliar mais nessa questão, como os livros de autoajuda. Até mesmo livros de fantasias podem ser levados em consideração para aqueles que quererem "escapar" um pouco da vida real.

Att,

Ranya



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Giselle Resende -
Olá, meninas!!

Para mim, é sempre um prazer encontrar textos relacionados a leitura, principalmente, porque acredito nesta como fonte de mudança, escape e vigor! Diante da minha fé sobre os efeitos da leitura, fico triste com a realidade do nosso país, onde os livros são produtos de luxo, seja por seu valor monetário ou dificuldade de acesso a bibliotecas.

Além disso, tem-se as leituras científicas que, ao meu ver, são destinadas a um público seleto de pessoas (Afinal, qualquer um pode ter acesso, ler e compreender a profundidade de uma pesquisa/estudo científico? Eu acho que não). Portanto, o estudo de vocês desmascara que mesmo aqueles que tem sede por leitura, não encontram fontes para bebê-la e uma das consequências desse fato é o baixo hábito da prática. 

Meus parabéns pela abordagem e engajamento das autoras!!


Em resposta à Giselle Resende

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Luiza Kelly -


Olá, Giselle!!

Agradeço os elogios! Fico muito feliz que você se interesse pelo hábito da leitura! Também acredito que as diversas dificuldades como o alto custo monetário dos livros e o difícil acesso às bibliotecas têm influenciado, de forma negativa, os hábitos literários das pessoas.

Infelizmente, mesmo havendo o reconhecimento da importância da leitura, nos deparamos com essa triste realidade de desigual acesso a uma prática que deveria ser acessível à todos. Entretanto, com esse artigo, esperamos que cada vez mais pessoas possam reconhecer a importância da leitura e, talvez, mesmo em meio às diversas dificuldades, possam desenvolver esse hábito tão benéfico.

Abraços, 

Luiza


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Julia Mariana -

Boa tarde, meninas!

O trabalho de vocês ficou ótimo. Fiquei surpresa pelo habito de leitura ter diminuído durante a pandemia, porque, pelo menos para mim, houve muito mais tempo para pegar um livro e ler. 

Então, meninas, na opinião de vocês, a abordagem da escola em relação a leitura é boa? Acham que existem métodos melhores para incentivarem os alunos a lerem? 

Parabéns pelo trabalho!

Julia Mariana

Em resposta à Julia Mariana

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Luiza Kelly -

Olá, Juliana

Agradeço pelos elogios!

Inicialmente também foi surpreendente para mim essa diminuição do hábito de leitura durante a pandemia. Em minha opinião, a abordagem da escola pode ser positiva através de incentivos e projetos, como o clube do livro, rodas de conversa sobre livros. Entretanto, não acredito que a obrigatoriedade de leitura de livros literários para realizar provas ou relatórios, muitas vezes presente nas escolas, seja a melhor forma de despertar o interesse da leitura em seus alunos. Penso que a a melhor forma de despertar nos estudantes o desejo de desenvolverem o hábito de ler mora no incentivo e na ligação entre leitura e prazer proporcionada por projetos de leitura livre, de forma a cada discente encontrar o tipo de leitura que mais lhe satisfaz.

Abraços, Luiza. 


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Kênia Lima -

Olá meninas,

Primeiramente gostaria de parabenizá-las pelo trabalho realizado e pela escolha do tema que nos dias atuais mostra-se um tema muito importante e de grande relevância para todos nós. Gostei muito e me despertou muito interesse sobre o que foi tratado no artigo em questão.

Abraços,

Kênia.

Em resposta à Kênia Lima

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Kênia, boa noite!

Agradeço as felicitações! Fico muito feliz que você tenha gostado do nosso artigo e que ele tenha te despertado interesse sobre a temática do hábito da leitura. 

Realmente, a prática da leitura é uma questão de grande relevância considerando o seu papel na formação do cidadão e do desenvolvimento de um pensamento crítico. Além disso, traz impactos positivos para a saúde, como o alívio do estresse. Esperamos através da nossa pesquisa chamar a atenção para os benefícios e importância do ler!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Arthur Gabriel Dos Santos Sá -
Parabéns ao grupo, fizeram um belo trabalho, mas gostaria de saber na opinião do grupo qual seria o principal fator que motivou a queda do hábito da leitura mesmo em tempos onde o estudante está ocioso. 
Em resposta à Arthur Gabriel Dos Santos Sá

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Arthur, boa noite!

Agradeço as felicitações e fico feliz que tenha gostado do nosso trabalho. 

Em nossa pesquisa elaboramos um questionário através da plataforma gratuita Google Forms, sendo que uma das perguntavas questionava se havia tido mudanças na prática da leitura por parte do entrevistado ao comparar o período anterior e posterior ao inicio da quarentena. Analisando as respostas dos estudantes, percebeu-se que houve uma queda no volume lido comparando os períodos citados, como contemplado em nosso artigo. Os principais motivos destacados pelos alunos para essa redução foram a ausência de uma biblioteca perto, em que pudessem pegar os livros, e o desacostume desse hábito que, na minha opinião, como revelei em comentários anteriores, se deve tanto a ausência da biblioteca, que era uma grande incentivadora da leitura, quanto a substituição dessa prática por outras, como assistir séries e filmes. 

Apesar da defasagem das aulas no primeiro semestre desse ano, no mês de agosto o Cefet-mg retornou com as atividades escolares, ainda que via online. Assim, os alunos que estavam ociosos até então, voltaram a rotina de estudos, porém de forma modificada, devido ao ensino remoto (ERE). Esse foi também um dos motivos apontados pelos estudantes para a redução desse hábito. Muitos afirmaram que a grande quantidade de exercícios dificultava a prática da leitura. Ainda que o retorno das aulas tenha incentivado a leitura de artigos e livros didáticos para a realização das atividades escolares, pode-se perceber que a quantidade de livros lidos anterior a quarentena ainda era maior que o volume atual. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Arthur Araujo Rabelo -

Olá, autoras!

Parabéns pelo texto, ficou ótimo! A leitura é realmente algo elevadíssimo, mas como vocês assinalaram com a passagem de Drummond, nem todos querem ler. Quais as razões vigentes que roubam o interesse na leitura das pessoas?


Atenciosamente, 

Arthur Araújo Rabelo.


Em resposta à Arthur Araujo Rabelo

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Arthur, boa tarde!

Agradeço pelas suas considerações acerca do nosso trabalho. 

Acredito que uma das razões fundamentais para o desinteresse de muitos com a prática da leitura, é a falta de incentivo desde a infância. 

O que se observa muitas vezes em relação a leitura, é que há uma negligência de desenvolver o interesse por essa prática desde a infância. Assim a criança acaba crescendo sem muito contato com a leitura fora da escola, trazendo muitas vezes a ideia distorcida de que a leitura está associada apenas a execução de trabalhos acadêmicos ou profissionais. Devido essa falta de incentivo e contato desde a infância, o individuo acaba sem ter uma grande influência para ler e adquirir esse hábito.

Em contrapartida, observa-se na atualidade a presença de diversos instrumentos tecnológicos como o computador, o celular, a televisão e suas ferramentas/conteúdo, como desenhos animados, o youtube, instragram, bem cedo na vida das crianças. Não que tais ferramentas sejam ruins, existem muitos conteúdos bons e educativos nas redes online, porém há uma influência muito maior para o consumo dessas tecnologias do que para o consumo de livros, o que, de certa forma, acaba prejudicando o interesse pela leitura diante de outras atividades que sempre estiveram mais presentes na vida do individuo.

Acredito que despertar esse interesse ainda na infância é muito importante para que esse hábito permanece com o passar do tempo. Ler para as crianças, apresentá-las livros diversos de acordo com a faixa etária são atitudes que ajudam a introduzir a leitura na vida das crianças, e não devem ser tratadas como função apenas da escola e do professor, mas também, e principalmente, dos pais/responsáveis. Afinal, a primeira referência dos pequenos é a figura materna/paterna.   

Espero ter respondido a sua pergunta. 

Atenciosamente, Vívian.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. A partir do trabalho exposto por vocês, fica uma outra reflexão. Entendo que pais e ou responsáveis muito das vezes estão ainda deixando a desejar no que tange a mobilização de seus filhos a se aterem em momentos dedicados não somente a leitura, mas também a escrita. Diante esse cenário, entendo também que a pandemia expôs que os professores são insubstituíveis para com o ensino e aprendizagem dos alunos. Logo, para vocês quais deveriam ser as estratégias para o retorno de volta as aulas em 2021? Vocês acreditam que deva haver um nivelamento por meio de provas igual está sendo feito no estado de São Paulo ou vocês acham que devido as circunstâncias todos devam recomeçar do zero?


Obrigado.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Alexsandro, boa tarde. 

Agradeço por contribuir com suas reflexões e considerações para discussão nesse fórum. 

Acredito que não devemos desprezar o que se foi passado através do ensino remoto, porém considero importante a aplicação de testes como forma de saber o que o aluno aprendeu e quais conteúdos ficaram defasados, para que assim as escolas possam criar planos e estratégias de maneira a ajuda-los. 

Atenciosamente, Vívian

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Julia Paula do Carmo -

Prezada autoras,

Primeiramente queria parabenizá-las, achei bem interessante o tema abordado no artigo. Como apresenta no trabalho, os livros consumidos mensalmente pelos estudantes diminuíram durante o isolamento social. Vocês acreditam que depois do isolamento o hábito de leitura dos alunos irá aumentar novamente?

Att,

Júlia.

Em resposta à Julia Paula do Carmo

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -
Olá Júlia, bom dia!

Agradecemos pelo comentário e pelos parabéns!

Acredito que os alunos que gostam de ler ou que já possuem esse hábito, provavelmente, após a quarentena podem voltar a ler mais. Isto, pois, vão estar próximos das bibliotecas escolares novamente. Contudo, não tem como afirmar isso com uma certeza, uma vez que esse hábito dependerá dos alunos e da sua rotina. 

Atenciosamente,

Ranya 



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Tiago Mol -

Caros Autores,

Parabéns pela pesquisa!

Como vocês acham que poderiam ser aumentados esses números perante a pandemia?

Tiago Mol


Em resposta à Tiago Mol

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Luiza Kelly -

Boa tarde, Thiago

Acredito que incentivos como recomendações de leitura nos intervalos virtuais e a realização projetos como o clube do livro online, desenvolvidos no período de ensino remoto no CEFET-MG, poderiam ser formas efetivas de aumentar o interesse dos alunos pela leitura perante a pandemia.

Att,

Luiza


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Gabriel Soares -

Olá meninas,

O título deste artigo foi bem chamativo para mim, eu me identifiquei muito com algumas frases citadas no texto. Antigamente eu odiava ler, porém com o início do isolamento uma das coisas que eu mais fiz foi ler livros, neste ano eu consegui ler 8 livros e me senti muito contente durante as leituras. Eu comecei a ler porque eu queria saber a continuidade de uma certa história e achei incrível como o nível de detalhamento do livro é bem superior ao de uma adaptação.

Com relação a diminuição da quantidade de leitores, como vocês solucionariam  este problema ? Como foram suas experiência quando começaram a ler pela primeira vez ? 

Atenciosamente, Gabriel Soares.

Em resposta à Gabriel Soares

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Gabriel, boa noite! 

Agradeço pelo comentário. Que bom que gostou do nosso trabalho!

 Fico Feliz que você tenha tomado o gosto pela leitura durante o isolamento social, afinal nesse tempo em que estamos confinados em nossas casas, os livros nos levam para conhecer lugares inesperados, convidando-nos a fazer novas descobertas, a viver mil histórias e aventuras. Confesso que não me lembro ao certo como foi a minha primeira experiência com a leitura. Minha tias e minha mãe são professoras e também leitoras assíduas, portanto ler sempre esteve presente em minha vida. Ainda assim, uma coisa é imutável e certa quanto se trata de leitura, a cada página que se passa só aumenta a minha curiosidade em saber como a história continua. Tenho certeza que essa curiosidade, assim como você relatou, me fez continuar até o fim de cada livro desde a primeira vez.

Infelizmente, muitos estudantes ainda não conhecem esse portal mágico que é a leitura. Como contemplado no nosso artigo, observamos uma redução de leitores por diversos fatores, entre eles a ausência de uma biblioteca próxima, o desacostume desse hábito e a volta às aulas. Com isso, acredito que a melhor forma de reverter essa situação é solucionando os impasses para a prática da leitura apresentados pelos entrevistados. 

A disponibilização de livros online pelas instituições com o auxílio do governo pode sanar parcialmente a questão do acesso aos livros com uma "biblioteca virtual". Além disso, promover rodas de conversa e grupos de leitura são mecanismos que contribuem para despertar o interesse pela leitura e incentivar a adoção desse hábito. Afinal, o individuo terá um espaço para compartilhar suas impressões e interagir com mais pessoas, o que também atrairá aqueles que perderam o hábito de ler. Em relação as atividades escolares, a participação da escola é fundamental para resolver esse impasse. Investir e divulgar o trabalho dos psicopedagogos é importante para que, com a ajuda desses profissionais, os estudantes possam organizar uma rotina de forma a conciliar os estudos e o lazer. Dessa forma, será possível ler sem prejudicar a realização das tarefas.

Atenciosamente, Vívian.


Em resposta à Gabriel Soares

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Gabriel!

Obrigada por compartilhar sua experiência conosco, realmente coincide com o titulo do nosso artigo. 

O mais intrigante de ler um livro é isso, né?! Você sempre torce e sente vontade de ler a continuação daquela história que te cativou bastante. Acontece sempre comigo!

Sobre sua pergunta, como sugerido por nós, autoras, em comentários anteriores, uma das nossas soluções proposta é a realização de um clube do livro online, pois, por meio dessa iniciativa, os alunos poderão interagir e incentivar uns aos outros a lerem mais e mais, assim, aumentando a quantidade de leitores. 

Bom, meu primeiro contato real com a leitura foi por meio de um aplicativo indicado por uma amiga. Ela falava muito sobre as mais diversas histórias que lia e compartilhava-as comigo, o que me despertou curiosidade em saber mais sobre esse tal aplicativo e, consequentemente, sentir vontade ler as histórias também. Então, a partir daí, comecei a me interessar cada vez nos livros, e me tornando uma grande fã de histórias. 

Att,

Ranya


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Elaine Teixeira -

Olá a todos!

Estamos chegando ao final do UEaDSL 2020.2, mas as discussões continuam até amanhã, domingo, 08/11.

Aproveitem esses últimos dias para darem as suas contribuições!

Abraços,

Elaine Teixeira


Em resposta à Elaine Teixeira

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Elaine!

Infelizmente esse evento maravilhoso de troca de saberes está chegando ao fim. Passou bem rápido, não é mesmo? Gostaria de agradecer aos organizadores, coordenadores de mesa e a todos que reservaram um tempo para ler a nossa pesquisa. Espero que tenham gostado e que possamos ainda aproveitar esse último dia para conversarmos mais um pouco. 

Atenciosamente, Vívian

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Ranya Dias -

Olá, Elaine!

Realmente, esse grande e enriquecido evento está chegando ao fim... mas agradeço por essa privilegiada oportunidade.

Faço das palavras da minha parceira Vívian as minhas! Também espero que tenham gostado e vamos aproveitar essas últimas horas para conversamos mais.

Abraços,

Ranya


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Pedro Henrique Rodrigues de Brito -

Boa noite,grupo.

Diante dos inúmeros benefícios da leitura e do negativo impacto na leitura devido ao atual cenário de pandemia,como as escolas poderiam estimular a leitura dos estudantes?

Em resposta à Pedro Henrique Rodrigues de Brito

Re: A prática da leitura pelos estudantes do CEFET-MG, campus Contagem, durante o período de isolamento social - Autores: Vívian Assis Parreiras, Luiza Kelly, Ranya Dias

por Vívian Assis Parreiras -

Olá Pedro, boa noite!

Há várias medidas que as instituições de ensino podem adotar para estimular a leitura dos estudantes. Promover contação de histórias no ensino fundamental, por exemplo, pode despertar o interesse pela leitura nas crianças que, seguindo o exemplo do professor, irão procurar ler um livro também. A criação de grupos de leitura e clubes do livro também são mecanismos que incentivam a prática da leitura, especialmente entre os jovens. Afinal, os alunos terão um espaço para compartilhar suas impressões e interagir com outros estudantes. Além disso, enviar sugestões de livros e disponibilizar materiais de leitura digital, são atitudes que podem estimular o hábito de leitura e ainda sanar parcialmente um dos impasses mais citados pelos entrevistados quando questionados sobre os motivos que reduziram seus índices de leitura: a ausência de uma biblioteca próxima. Com a criação de uma "biblioteca virtual", os alunos poderão ter acesso a diversos livros sem ter de ir a uma biblioteca física, o que é um aspecto vantajoso considerando o cenário atual.

Atenciosamente, Vívian.