Título: |
Conhecendo o Arduino |
Autores: | Max Müller Vitalino da Silva, Lucas Andrade Castro |
Resumo: |
Este trabalho visa a demonstrar informações a respeito da programação do arduino e sua praticidade na criação de aparelhos eletrônicos, para aprimorar projetos em indústrias e casas à produção de arte desenvolvidas por designers e artistas. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Engenharias |
Instituição: | CEFET-MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Priscilla Costa |
Mesa (2): | Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: Conhecendo o Arduino.pdf |
Conhecendo o Arduino - Autores: Max Müller Vitalino da Silva, Lucas Andrade Castro
Re: Conhecendo o Arduino - Autores: Max Müller Vitalino da Silva, Lucas Andrade Castro
Olá rapazes,
Sejam bem-vindos a mais uma edição do Congresso UEaDSL. Quero parabenizar o grupo pelo trabalho de pesquisa. Estudos sobre o Arduino no CEFETMG vem de longa data e, já tomou várias formas e seguiu diversas áreas do conhecimento. Inclusive eu já participei de pesquisas com ele, tanto enquanto aluna como enquanto professora da instituição. É um objeto profícuo de muitos questionamentos e, deve continuar sendo pesquisado cientificamente.
Meninos, para vocês, qual a parte mais interessante da programação do arduino? E que dados da pesquisa de vocês, julgam relevantes pata apresentação deste trabalho em congressos?
Convido os participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fóruns.
Bem vindos!
Ótimo evento a todos!
Re: Conhecendo o Arduino - Autores: Max Müller Vitalino da Silva, Lucas Andrade Castro
Primeiramente, obrigado pela recepção.
Agora, respondendo às suas perguntas, eu acho super interessante a funcionalidade do Arduino e como ele se conecta com outros dispositivos, podendo realizar grandes projetos.
Para apresentação deste tema em congressos, eu acho muito importante a busca de informações em sites, livros ou artigos científicos, ou seja, uma pesquisa bibliográfica!
Obrigado,
Lucas Andrade Castro.
Lucas, e os testes com o arduino, já realizaram algum? Ou estão apenas levantando relações bibliográficas de seu uso?
Ainda estamos apenas levantando sua bibliografia, mas já temos um projeto em mente, que para realização do dele, nós iremos utilizar o Arduino.
Boas vindas a todos os participantes, em especial aos autores deste trabalho pela relevância das contribuições.
Convidamos a todos para este momento de interação e compartilhamento de saberes fundamentais ao desenvolvimento de projetos dos quais o arduino possa ser o centro das discussões tendo em vista sua praticidade e potencial evidenciados no presente trabalho.
Muito obrigado pela recepção!
Atenciosamente,
Lucas Andrade Castro.
Parabéns pelo trabalho!!! ótimas contribuições!
Boa noite aos autores,
Achei o tema do trabalho bem interessante, por exibir as facilidades e funções de um arduino.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre um bom metodo para iniciar o estudo na área e poder ampliar os conhecimentos.
Ótimo evento a todos.
Bom dia, Pedro!
Seria interessante, você procurar mais sobre o arduino em sites e/ou livros. Quem sabe, você até não faz umas práticas?
Obrigado,
Lucas Andrade Castro.
Olá, autores.
Parabéns pelo trabalho bem aplicado à área de vocês.
Além do Arduino, atualmente se fala muito sobre o Raspberry PI e seu potencial crescente. Gostaria de saber, na opinião de vocês, qual é o melhor protoboard para uma pessoa que pretende iniciar seus estudos nessa área?
Olá, Arthur!
Obrigado pelos elogios!
Sinceramente, eu não sei muito sobre o Raspberry PI, então o que eu recomendo para iniciantes é o próprio Arduino, pois ele é prático, fácil e te atende em praticamente qualquer projeto!
Olá, Dionathas!
Com um pouco de conhecimento de programação, você talvez consiga fazer alguns projetos. Mas caso queira aprofundar mais, a linguagem C++ é muito importante e pode ser encontradas em livros ou na Internet.
Obrigado,
Lucas Andrade Castro.
Boa tarde aos autores!
Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho, é um tema muito importante. O conhecimento sobre tecnologias tem sido fundamental hoje em dia para a carreira profissional e nas pesquisas. Entretanto, eu não tenho muito conhecimento de programação. Vocês acham que é possível aprender a utilizar arduíno mesmo com nível básico de programação ou é melhor aprender mais sobre programação antes? E vocês tem recomendação de material sobre como utilizar arduíno?
Olá,
Gostaria de parabenizar o trabalho desenvolvido e a linguagem utilizada para falar de programação. Durante o meu ensino médio no IFNMG-Campus Almenara, participei do Clube da Robótica, um projeto que tem como
objetivo utilizar a robótica como estratégia de ensino aprendizagem. Atualmente
esse projeto possui projeção social, com o alcance de algumas escolas locais
com o ensino introdutório de robótica. Nesse projeto, utilizavamos o Arduino UNO justamente pela praticidade de trabalhar com o equipamento para a criação de projetos de escalas variadas e relativa facilidade de introduzir esse assunto com adolescentes que não tem um conhecimento prévio de programação.
Abraço!
Raquel Santos Leal.
Olá, Raquel.
Muito bom ver a iniciativa desse projeto, que conseguiu envolver um contexto muito interessante. Fico feliz de ver que o Arduino pôde ser utilizado e espero que ele tenha contribuído muito com o objetivo final do Clube de Robótica.
Atenciosamente,
Lucas Andrade Castro.
Boa tarde, meninos.
O trabalho de vocês esta ótimo, muito bem escrito e detalhado, de fácil entendimento.
O Arduino já está sendo utilizado nas escolas técnicas? Caso não esteja, o que impede que as escolas o utilizem?
Att. Julia Mariana
Olá, Julia!
O Arduino UNO já está sendo utilizado por escolas técnicas sim, mas não em grandes quantidades, possivelmente pelo preço do KIT.
Obrigado,
Lucas Andrade Castro.
Caros autores,
Venho,por meio deste,parabenizá-los pelo trabalho claro e construtivo. Para ser sincera,eu não possuia nenhum conhecimento a cerca do Arduino,bem como da sua utilização no cotidiano,por isso,ao meu ver,a escrita foi precisa e bastante eficiente no que tange orientar um leitor que não detém conhecimentos prévios sobre o assunto tratado.
Grata pela contribuição.
Abraços!!!
Ana Laura.
Olá, Ana Laura!
Fico feliz que tenha conhecido o Arduino e espero que possa ter te agregado muito conhecimento.
Grato,
Lucas Andrade Castro.
Parabéns pelo trabalho rapazes!
Sou um enstusiasta do assunto . Acho muito interessante , a abordagem de vocês conseguiu ser simples para o entendimento mas sem ser raso demais . Arduino é uma benção para quem gosta de programar e para os interessados em eletrônica . Nunca foi tão fácil programar .
Novamente , congratulações , um abraço.
Boa noite, Bernardo.
Fico feliz que tenha interesse no assunto! O Arduino realmente é uma plataforma muito interessante e fácil de ser programada! Espero que o nosso trabalho tenha despertado ainda mais seu interesse!
Grato,
Lucas Andrade Castro.
Boa noite Lucas,
Gostei muito do seu trabalho, ele é informativo e eu poderei usar esse conhecimento no meu curso técnico! Qual sua opinião sobre o uso dos Arduinos em relação a economia? Você acha que poderão existir meios renováveis ?
Olá, Anna!
Eu acredito que os Arduinos podem ser muitos úteis para fazer determinados projetos que agregam à economia e que, daqui alguns anos, ele vai ser muito mais utilizados do que no momento atual. Em relação aos meios renováveis, pode existir algum projeto do Arduino relacionado, mas acho que não de forma contundente.
Atenciosamente,
Lucas Andrade Castro.
Prezados autores, tudo bem ?
Quero parabenizar os autores pelo artigo abordado e destacar que a temática é bastante relevante e densa e faz com que reflitamos sobre a temática.
Quero deixar registrado as minhas considerações e parabenizar pelo pertinente trabalho apresentado.
Atenciosamente,
Igor Câmara
Olá, Igor!
Obrigado pelos elogios!
Atenciosamente,
Lucas Andrade Castro.
Boa noite, meninos
Eu tenho zero conhecimento sobre o assunto, muito interessante saber um pouco mais. Vi que há vários tipos de arduínos e não entendi muito em que ponto eles se diferenciam. Há algum material de fácil acesso e com linguagem simples que posso ler?
Parabéns pelo trabalho!
Olá, Sarah!
Há muitos materiais fáceis de serem encontrados, desde livros físicos e digitais até pesquisa em sites da Internet.
Atenciosamente,
Lucas Andrade Castro.
Olá Sarah,
Desculpa pelo nosso artigo não ter oferecido o conhecimento que queríamos passar para as outras pessoas. Em relação aos tipos de Arduinos eles se diferenciam, principalmente ,na: quantidade de memória; tamanho da placa; na funcionalidade e poder de processamento de dados. As fontes consultadas para o trabalho são ótimas para iniciantes, além do site oficial do Arduino que auxilia na comprar e na aprendizagem do mesmo.
Atenciosamente,
Max Müller.
Prezados autores,
Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho! As linguagens de programação, em geral, são muito interessantes e nos servem a todo momento, ainda que nem as percebamos. De seus usos na área de eletroeletrônica, quais vocês julgam ser os mais relevantes ou notáveis no que diz respeito aos benefícios que geram para o usuário comum?
Ótimo evento a todos!
Olá, Priscilla!
Na área de eletroeletrônica, o Arduino é extremamente fundamental na criação de projetos, desde os mais simples, visto que, nós, alunos do CEFET-MG, campus Contagem, já o utilizamos para algumas experiências práticas, no primeiro ano de curso.
Grato,
Lucas Andrade Castro.
Agradeço os elogios direcionados ao nosso artigo!
No âmbito da eletroeletrônica, o Arduino é muito utilizado na produção de projetos, desde os mais simples ao mais complexos, o que acaba atraindo pessoas de diferentes níveis de conhecimento na área de eletroeletrônica a entender um pouco melhor essa área por meio do Arduino.
Obrigado pelo comentário,
Max Müller.
Bom dia, autores!
Primeiramente, parabéns pelo texto! Ficou ótimo!
Gostaria de lhes fazer uma pergunta: qual é a situação presente do arduíno no mercado econômico brasileiro, seus preços e custos de produção?
Atenciosamente,
Arthur Araújo Rabelo.
Olá, Arthur Araujo Rabelo!
Agradeço pelos elogios direcionados ao nosso artigo. O preço e os custos de produção pode variar de cada tipo de arduíno, visto que, cada tem suas características e limitações, porém o arduíno tipo UNO, mais utilizado no mercado econômico, custa por volta de 30 à 50 reais e possui um custo de produção de 60 à 80 reais.
Atenciosamente,
Max Müller.
Boa noite Lucas,
Primeiramente queria parabenizar pelo otimo artigo, com várias imagens e exempos práticos de aplicação! Supondo que eu tivesse que fazer um projeto sólido que vai ser bastante transportado e não quero o arduino solto, como é possível eu acoplar o arduino a protoboard?
Obrigado pelo o comentário e os elogios!
Neste caso para o Arduino se adaptar ao seu projeto será melhor monta-ló no protoboard. Nessa aplicação o microcontrolador (presente no Arduino) vai no protoboard junto com outros componentes. Vou deixar o link do processo no anexo.
Desde já agradeço,
Max Müller.
Prezados autores,
Parabéns pelo artigo, achei bem interessante o assunto abordado. O trabalho está de fácil entendimento e bem explicado de como o trabalho com o Arduino pode ser eficaz para as pessoas e para as escolas técnicas.
Vocês já fizeram ou pretendem fazer algum projeto com o Arduino?
Olá Julia,
Muito obrigado pelos elogios destinados ao nosso texto!
No momento estamos dedicados ao desenvolvimento de um projeto utilizando o Arduino R3 (mais utilizado no merdado), por isso, desenvolvemos este artigo para caso alguém queira conhecer e desenvolver algum projeto operando no Arduino.
Atenciosamente,
Max Müller.
Olá autores!
Estou começando a fazer uso do Arduino R3 com o objetivo de aprimorar meus conhecimentos de programação e também a de elaborações de projetos. Vocês acham que para o melhor aproveitamento da placa é necessário adquirir um protoboard para assim acoplar mais componentes nos meus projetos?
Olá Gustavo do Carmo,
Para utilizar o Arduino, não é o obrigatório o uso do protoboard, mas como você quer explorar a capacidade máxima do Arduino R3 recomendo sim à adquirição do material, ainda mais se o seu projeto é mais complexo.
Max Müller.
Olá autores,
Primeiramente, gostaria de parabenizar ao grupo pelo excelente trabalho, muito bem explicativo e educativo. E pergunto a vocês, autores, se o hardware do Arduino é limitado a algumas tarefas, ou se é possível utilizar ele em qualquer aplicação, apenas dependendo das instruções passadas a ele.
Novamente, parabenizo ao grupo pelo trabalho de alta qualidade!
Att,
Jean Estanislau
Olá Jean Estanislau,
Obrigado pelos elogios direcionados ao nosso artigo!
Respondendo a sua pergunta , sim o Arduino possui limitações como qualquer tecnologia existente. Essas limitações vão desde de o uso da linguagem no Arduino ,o C e C++, à o tamanho de memória disponível para a programação. E também o hardware do Arduino é destinado para a criação de softwares.
Atenciosamente,
Max Müller.
Olá autores!
Inicialmente quero parabenizar o grupo pelo trabalho altamente detalhado.
Eu gostaria de saber se o Arduino poderá ter um grande lugar no futuro da programação com suas eventuais evoluções e se ele continuará servindo como uma ferramenta de ensino.
Obrigado pela atenção.
Olá João Pedro,
Agradeço os elogios pelo nosso texto!
Acredito que o Arduino, ou uma versão atualizada, possa fazer parte na área de programação na prototipagem de circuitos e de muitos outros no futuro, pois já realizam um trabalho eficiente nos dias atuais na criação de softwares e circuitos como também na utilização de ferramenta de ensino para o mesmo.
Max Müller.
Olá autores,
Parabéns pelo interessante trabalho!
Gostaria de saber a opinião dos autores sobre como será a posição do Arduino no futuro, se ele continuará evoluindo e sendo atualizado com novas features ou se aparecerá uma nova e mais completa placa que fará com que o Arduino saia de mão.
Atenciosamente,
Carlos Márcio
Olá Carlos Márcio,
Obrigado pelo elogio!
Novamente reforço que o Arduino continuará desempenhando um papel importante na programação e sendo atualizado ou substituído por uma versão semelhante com maior amplitude em funções, pois além de ser de fácil acesso, ele atrai pessoas com um conhecimento variado na área.
Desde já agradeço,
Max Müller.
Olá autores!
O trabalho trata de um tema ao qual não sou muito familiarizado, porém despertou meu interesse. Conhecer os diferentes tipos de Arduino e suas respectivas funções é bastante esclarecedor e me ajudou a entender melhor sobre o assunto.
Parabéns aos autores pelo trabalho desenvolvido.
O título do artigo me despertou grande curiosidade, afinal desconhecia o que era um arduino e suas funcionalidades até a leitura do presente artigo. Agradeço aos autores, Max e Lucas, por trazerem essa discussão ao evento e, dessa forma, proporcionarem que mais pessoas conhecessem um pouco sobre a utilização da placa arduino e alguns comandos que são usados para programação.
Atenciosamente, Vívian.