DIFICULDADES NO ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PERÍODO ATUAL E ANTERIOR À PANDEMIA DE COVID 19 - Autores: Bruno Carvalho Alkmim, Ítalo Augusto Gandra, Michael Feliphe da Silva Barbosa , Tomás Henrique Batista Aguiar , William Corbelli

DIFICULDADES NO ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PERÍODO ATUAL E ANTERIOR À PANDEMIA DE COVID 19 - Autores: Bruno Carvalho Alkmim, Ítalo Augusto Gandra, Michael Feliphe da Silva Barbosa , Tomás Henrique Batista Aguiar , William Corbelli

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 6

Título:

DIFICULDADES NO ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PERÍODO ATUAL E ANTERIOR À PANDEMIA DE COVID 19

Autores: Bruno Carvalho Alkmim, Ítalo Augusto Gandra, Michael Feliphe da Silva Barbosa , Tomás Henrique Batista Aguiar , William Corbelli
Resumo:

O presente trabalho possui como objetivo fazer um levantamento referente à situação do ensino remoto emergencial adotado em decorrência à pandemia causa pela COVID 19. Para tal será realizado uma comparação com o quadro da educação no país entre o período antecessor e o atual, levando se em consideração fatores como: desigualdade social, evasão escolar precoce, qualidade do ensino público e discriminação.

   
Anexos:
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Amanda Oliveira
Mesa (2):
Maria Aparecida Viegas de Melo
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo_UEADSL_Bruno_Italo_Michael_Tomas_William.pdf

 Slides: Documento PDF UEADSL_PPT.pdf


(Editado por Adriana Camilo Leovergilio de Andrade - quinta, 29 out 2020, 11:58)

Em resposta à Comissão Organizadora

Re:

por Amanda Noronha Oliveira -

No artigo “Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de Covid-19”, os autores levantam alguns pontos interessantes a respeito dos fatores que interferem no acesso à educação pelos brasileiros e realizam uma comparação entre o cenário atual e o anterior à pandemia de Covid-19. Para dar início ao debate, gostaria de levantar uma questão:

Quais medidas poderiam ser tomadas atualmente para minimizar os impactos da pandemia no acesso à educação, levando em consideração principalmente as regiões do país e as parcelas da população que historicamente sofrem mais com a desigualdade social?

Parabéns pelo ótimo trabalho!!


Em resposta à Amanda Noronha Oliveira

Re:

por Maria Aparecida Viegas de Melo -

Carxs autores e participantes, 
Sejam bem-vindos novamente ao UEADSL 2020-2!
Sou Maria Aparecida e serei uma das coordenadoras dessa mesa.
A princípio parabenizo Bruno Carvalho Alkmim, Ítalo Augusto Gandra, Michael Feliphe da Silva Barbosa , Tomás Henrique Batista Aguiar , William Corbelli, autores deste trabalho, pela proposta de análise e discussão sobre "DIFICULDADES NO ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PERÍODO ATUAL E ANTERIOR À PANDEMIA DE COVID 19."
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre como seria possível reduzir ou minimizar o stress dos professores e alunos no ensino remoto tendo em vista que provavelmente em 2021 ainda teremos este tipo de ensino por um período?
Anseio que o evento seja uma experiência incrível para todxs!
Boas discussões!


Em resposta à Amanda Noronha Oliveira

Re:

por Gregory N. Santos -

Boa noite, pessoal!

Parabenizo os autores, pelo trabalho. Um diagnóstico nacional, a fim de apontar falhas e privilégios se faz muito importante, inclusive para os índices de educação.

Amanda, pensando na sua provocação, acredito que os currículos escolares devam ser sempre revisitados e readequados às demandas locais, visto que não se pode aplicar uma mesma grade para diferentes lugares, ainda mais considerando o tamanho do nosso país, em aspectos físicos e socioculturais. O período de pandemia destacou as desigualdades e pode ser um momento potencial para investir em soluções equitativas.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: DIFICULDADES NO ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PERÍODO ATUAL E ANTERIOR À PANDEMIA DE COVID 19

por Gustavo Campos Freitas -

Muito bom!!! Ótimo trabalho! Agregou bastante!!

Em resposta à Gustavo Campos Freitas

Re: DIFICULDADES NO ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PERÍODO ATUAL E ANTERIOR À PANDEMIA DE COVID 19

por Claudia Ester Oliveira -

Felicitações, autores!

Não dá pra aceitar o que acontece neste país . A educação não é levada a sério como deveria. Quanto mais periférico se encontra o aluno, menor é seu acesso à uma educação de qualidade. Às vezes penso que os programas educacionais são desenvolvidos visando quem vive nos grandes centros urbanos. A pandemia veio demonstrar quão despreparados estamos frente aos velhos problemas, e aumentar as diferenças entre centro e periferia. Um sistema que se baseia na meritocracia, vê as desigualdades sociais como mera falta de esforço pessoal e, assim, vai sendo excluída a parcela mais pobre da população de seu direito constitucional de acesso à educação de qualidade.

Parabéns pelas reflexões!