A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS - Autores: Adriana Oliveira Bernardes

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS - Autores: Adriana Oliveira Bernardes

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 7

 

Título:

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS

Autores: Adriana Oliveira Bernardes
Resumo:

 

Dados recentes do PIZA mostram o pouco desenvolvimento de alunos brasileiros em Matemática, apontando o Brasil como um dos últimos países no ranking mundial. As dificuldades com a disciplina são grandes na escola, destacando-se como uma disciplina pouco inclusiva aos alunos. O objetivo deste trabalho é apresentar dados obtidos em pesquisa realizada em colégio público estadual do Rio de Janeiro, na qual quatro alunos deram depoimentos espontâneos sobre o que pensam do ensino de Matemática na escola. Os depoimentos foram gravados em vídeo e posteriormente transcritos. O depoimento foi dado por duas alunas e dois alunos que cursavam respectivamente o 2º e o 3º ano do Ensino Médio que se voluntariam a dar um depoimento. Foi realizada então uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo e os resultados obtidos mostram que os alunos almejam um ensino mais prático na escola, sugerindo a necessidade de mudanças no ensino na disciplina, o que nos leva a pensar em uma melhor formação do professor.

 

   
Anexos:  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: UFRJ - RJ
Palavras-Chave:
Mesa (1): Adriana Oliveira Bernardes
Mesa (2):  Silvane Aparecida Gomes
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF uead matematica.pdf

 

(Editado por Ana Cristina Fricke Matte - quinta, 29 out 2020, 11:56)

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS - Autores: Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá a todos!

Este trabalho foi desenvolvido em colégio público estadual do Rio de Janeiro com o objetivo de obter a percepção de alunos do ensino de Matemática na escola. O trabalho foi feito a partir de depoimentos voluntários.

Discutir a questão do ensino de Matemática é fundamental para abrir uma discussão da inclusão de maneira geral.

Sejam bem vindos a esta discussão!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS - Autores: Adriana Oliveira Bernardes

por Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida -

Creio que de modo geral, é necessário se repensar a educação principalmente no contexto escolar, não só na disciplina de matemática. Os resultados são mais evidentes em disciplinas como matemática e língua portuguesa devido ao destaque que elas tem em relação as avaliações. Deve-se sim repensar a postura do professor em sala de aula, mas devemos ir além. Atualmente, um dos campos mais difíceis de renovar os profissionais tem sido os que envolvem os formandos em licenciaturas, que tem se afastado da pratica docente devido a grande desvalorização desses profissionais não só financeiramente como também socialmente. Esses profissionais são vistos através de lentes de "VOCAÇÃO" e a eles tem sido negado o status de profissional de valor, com isso seu papel na formação humana tem sido apagado por uma visão simplista de reprodutor de conteúdos. E isso basicamente é o reflexo de avaliações descontextualizadas e padronizadas "enfiadas goela abaixo" por esse modelo de gestão publica que desumaniza os sujeitos, transformando relações humanas em resultados estatísticos.

Em resposta à Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida

Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS - Autores: Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Jennifer!

Sua fala traz bastante contribuição a essa discussão. Na verdade a educação no Brasil ela apresenta problemas muito além das disciplinas de Matemática e Português, mas precisamos discutir as especificidades dos problemas de cada disciplina.

A questão da formação do professor é fundamental neste caso e de sua total desvalorização, já que é uma questão complexa, relacionada também a esta desvalorização, assim, vai além de um problema que envolva apenas sua formação!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS - Autores: Adriana Oliveira Bernardes

por Luis Otavio Campos Silva -

Olá, gostaria de parabenizar pelo artigo!

Em relação ao tema, considero importante ver a visão dos alunos quanto a matemática ensinada, já que dessa maneira a análise será feita para entendimento quanto ao assunto. Além disso, me identifiquei com alguns dos depoimentos ditos pelos alunos entrevistados e pude perceber, também, alguns problemas que existem e que devem ser solucionados para uma melhora no ensino. Dessa forma, gostaria também de contar a minha experiência vivida com o ensino da matemática ao longo da minha vida, visto que o ensino fundamental foi muito importante para prosseguir com os aprendizados, percebi que vários colegas que não conseguiram acompanhar todas as matérias, fato que dificulta bastante o entendimento de todo o conteúdo.

Em resposta à Luis Otavio Campos Silva

Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS - Autores: Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Luis

Obrigada!

A percepção do aluno a respeito do ensino e aprendizado de uma disciplina é muito importante e professores devem considerá-la, seria uma maneira de obter um direcionamento à uma melhor qualidade no ensino.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS

por Patrícia Maria Fernandes de Moura -


O trabalho apresentado, sobre a qualidade atual do ensino da matemática no pais, mostra-se consistente, principalmente porque apresenta como foi realizada a pesquisa : uma análise qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso. 

Inclusive, foi esclarecido sobre a analise qualitativa, com referencial bibliográfico.

Parabéns pelo trabalho. 

Em resposta à Patrícia Maria Fernandes de Moura

Re: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS

por Adriana Oliveira Bernardes -

Obrigada pela contribuição Patrícia!