Título: |
A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA ENSINADA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DEPOIMENTOS |
Autores: | Adriana Oliveira Bernardes |
Resumo: |
Dados recentes do PIZA mostram o pouco desenvolvimento de alunos brasileiros em Matemática, apontando o Brasil como um dos últimos países no ranking mundial. As dificuldades com a disciplina são grandes na escola, destacando-se como uma disciplina pouco inclusiva aos alunos. O objetivo deste trabalho é apresentar dados obtidos em pesquisa realizada em colégio público estadual do Rio de Janeiro, na qual quatro alunos deram depoimentos espontâneos sobre o que pensam do ensino de Matemática na escola. Os depoimentos foram gravados em vídeo e posteriormente transcritos. O depoimento foi dado por duas alunas e dois alunos que cursavam respectivamente o 2º e o 3º ano do Ensino Médio que se voluntariam a dar um depoimento. Foi realizada então uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo e os resultados obtidos mostram que os alunos almejam um ensino mais prático na escola, sugerindo a necessidade de mudanças no ensino na disciplina, o que nos leva a pensar em uma melhor formação do professor.
|
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Educação |
Instituição: | UFRJ - RJ |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Adriana Oliveira Bernardes |
Mesa (2): | Silvane Aparecida Gomes |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: uead matematica.pdf |
(Editado por Ana Cristina Fricke Matte - quinta, 29 out 2020, 11:56)