Título: |
O Conflito de Interesses Referente ao Acesso ao Conhecimento |
Autores: | Helena de Lima Gualberto Elias, Isadora Coelho Lemos e Carvalho, Marco Túlio Frias de Lima Costa |
Resumo: |
A proposta do trabalho é identificar as causas e as consequências de escolher entre a democratização do conhecimento – liberdade a todos –, por meio de ferramentas como softwares livres por exemplo, e a restrição dele através da propriedade intelectual. Isso entremeado aos interesses de ambos os lados. Além disso, a proposta trabalha com uma as adaptações e expectativas quanto o papel da escola dentro dessa nova era da informatização.
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Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Filosofia |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Matte e Geraldo Liska |
Mesa (2): | Guilherme Pereira Moura |
Mesa (3): | |
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O Conflito de Interesses Referente ao Acesso ao Conhecimento - Autores: Helena de Lima Gualberto Elias, Isadora Coelho Lemos e Carvalho, Marco Túlio Frias de Lima Costa
Re: O Conflito de Interesses Referente ao Acesso ao Conhecimento - Autores: Helena de Lima Gualberto Elias, Isadora Coelho Lemos e Carvalho, Marco Túlio Frias de Lima Costa
Parabéns, autores, pelo artigo!
De fato, o acesso ao conhecimento tem sido, historicamente, muito restrito no Brasil. Sem dúvida a Internet proporciona uma democratização no acesso, mesmo que 25% da população de nosso país não tenha acesso à internet , segundo os dados do IBGE (2018). Precisamos de políticas públicas (por que não privadas também?) que garantam a inclusão desse 1/4 de brasileiros. Foi muito bem pontuada por vocês a importância das licenças livre e da expansão das mesmas. Quem sabe a disponibilização dos materiais acadêmicos seja uma alternativa de acesso ao conhecimento, nesses tempos de sucateamento da educação em que vivemos.
Um grande abraço!
Re: O Conflito de Interesses Referente ao Acesso ao Conhecimento - Autores: Helena de Lima Gualberto Elias, Isadora Coelho Lemos e Carvalho, Marco Túlio Frias de Lima Costa
Esse tema é muito importante pois vai ao cerne do problema estrutural da educação. Se o papel da educação é de fortalecer e expandir o conhecimento, seu acesso vai de encontro as mudanças estruturais, principalmente nas relações de poder e na manutenção do status quo. Portanto as elites que visam manter sua posição estão em constante processo de revalorização e ressignificação para manter o controle da situação e consequentemente a sua posição privilegiada na sociedade. Refletir acerca desse conflito de interesses se torna fundamental para romper com o paradigma atual das relações socioeconômicas.
Re: O Conflito de Interesses Referente ao Acesso ao Conhecimento - Autores: Helena de Lima Gualberto Elias, Isadora Coelho Lemos e Carvalho, Marco Túlio Frias de Lima Costa
Bom dia,
Muito interessante o tema. O conhecimento deveria ser possível à todos, sem gerar desigualdade, essa mesma desigualdade que se torna cíclica, uma vez que, aquela pessoa de baixa renda fica mais distante do conhecimento e se torna muito mais difícil a sua profissionalização e mobilidade social. Parabéns ao grupo pelo ótimo trabalho!