UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes

UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 8

Título:

UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS

Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes
Resumo:

A pandemia causou grandes mudanças na sociedade tornando a educação um grande desfio, dessa forma é essencial que novas metodologias de ensino sejam aplicadas nesse momento para incentivar os alunos a estudar e de alguma forma. Nesse contexto foi criado o projeto Utilizando o Kahoot como recurso didático no Ensino de Química: Um trabalho sobre Modelos com objetivo de criar uma atividade lúdica e divertida capaz de além de fixar e avaliar o conhecimento dos alunos sobre o tema modelos atômicos, esse trabalho também dá aos professores um feedback sobre se o ensino remoto realmente está sendo proveitoso ou não. O quiz foi criado na plataforma de ensino e aprendizagem Kahoot e disponibilizado para os alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Canadá. Em seguida será também envia aos alunos um vídeo contendo uma explicação sobre a matéria cobrada no quiz e depois disponibilizaremos o quiz novamente para que assim possam ser comparados os resultados dos quizes com intuito de avaliar a eficácia das aulas online. Os resultados obtidos ainda que preliminares sugerem uma ampla aceitação do recurso que, inclusive, tem sido utilizado para estudos para o ENEM.

   
Anexos:
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Adriana Oliveira Bernardes
Mesa (2): Jader Luís da Silveira
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF uead kahoo bruna finalizado 1410.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá a todos os congressistas!

Este trabalho foi elaborado no contexto de estágio não-obrigatório por aluno de educação à distância do Curso de Química do Polo Cederj Nova Friburgo, Rio de Janeiro. O mesmo foi orientado por mim e trata-se de uma discussão sobre a utilização da plataforma Kahoot para o ensino de Química no Ensino Médio.

O projeto abordou o tema modelos atômicos e foi desenvolvido junto a alunos do 3 ano do Ensino Médio em tempos de pandemia. O material produzido foi disponibilizado aos alunos através da plataforma google classroom e obtivemos resultados de suas interações com os mesmos.

Sejam bem vindos a essa discussão!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes

por Maria Aparecida Viegas de Melo -

Olá a todxs!

Inicialmente parabenizo as autoras, Bruna Freiman Pereira e Adriana Oliveira Bernardes pelas ricas contribuições para a área da educação. 

Trabalhar com jogos é um recurso metodológico bastante interessante e pode contribuir para motivar os alunos no aprendizado. O sujeito da contemporaneidade é competitivo e quer sempre alcançar o pódio e na educação poderia contribuir para despertar no aluno o querer aprender de forma lúdica.

Em resposta à Maria Aparecida Viegas de Melo

Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Maria Aparecida

A plataforma Kahoot oportunizou neste trabalho a elaboração de recurso avaliativo para alunos do 3 ano do Ensino Médio na área de Modelos Atômicos, o que foi bem importante no contexto do aprendizado da Física.

O trabalho com recursos diversificados é fundamental, principalmente na área de exatas!

Obrigada por participar da discussão!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes

por Luara Murta -

Olá pessoal! Parabéns pelo artigo! 

Abordagens diversificadas de uma determinada matéria fazem toda diferença, visto que nenhum aluno é igual e muitas vezes perde muito com o forma de ensino tradicional. Mostrando o lado positivo do uso do kahoot ajudarão muitos a tirarem o preconceito com plataformas como esta!

Muito bacana!

Em resposta à Luara Murta

Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Luara

Realmente como você falou o trabalho com recursos diversificados é fundamental no ensino!

Obrigada!!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes

por Jader Luís da Silveira -

O projeto “Utilizando o Kahoot” é uma excelente ferramenta para ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química, que é vista por vários alunos como um a disciplina difícil e complexa.

A ferramenta traz como princípio, o uso de atividades lúdicas, divertidas e integradoras, visando o aprendizado e a construção coletiva e colaborativa do conhecimento, levando o aluno a ser o protagonista dessa construção.

O projeto “Utilizando o Kahoot” apresenta alto potencial para ser usado em períodos difíceis como o que vivemos no cenário mundial: a pandemia do novo coronavírus e o ensino remoto em todos os níveis de ensino. Além disso, percebe-se a boa aceitação dos alunos por essa forma tão interessante de aprender Química.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes

por Thiago dos Santos Paulino -
A proposta do kahoot é muito boa, já participei em um cursinho e fiz com alguns amigos, é muito divertido e não é enjoativo. Tem alguns problemas com traduções ao estilo "google tradutor", principalmente que muitos quizzes são traduzidos para o português, aparentemente por mecanismo automatizados. Muito interessante que vocês tenham criado nessa plataforma, ajuda a sair um pouco daquela abordagem que estamos acostumados, principalmente agora no ead e em ensinos remotos.
Em resposta à Thiago dos Santos Paulino

Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Com certeza, Thiago!

Obrigada pela contribuição!