Título: |
UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS |
Autores: | Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes |
Resumo: | A pandemia causou grandes mudanças na sociedade tornando a educação um grande desfio, dessa forma é essencial que novas metodologias de ensino sejam aplicadas nesse momento para incentivar os alunos a estudar e de alguma forma. Nesse contexto foi criado o projeto Utilizando o Kahoot como recurso didático no Ensino de Química: Um trabalho sobre Modelos com objetivo de criar uma atividade lúdica e divertida capaz de além de fixar e avaliar o conhecimento dos alunos sobre o tema modelos atômicos, esse trabalho também dá aos professores um feedback sobre se o ensino remoto realmente está sendo proveitoso ou não. O quiz foi criado na plataforma de ensino e aprendizagem Kahoot e disponibilizado para os alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Canadá. Em seguida será também envia aos alunos um vídeo contendo uma explicação sobre a matéria cobrada no quiz e depois disponibilizaremos o quiz novamente para que assim possam ser comparados os resultados dos quizes com intuito de avaliar a eficácia das aulas online. Os resultados obtidos ainda que preliminares sugerem uma ampla aceitação do recurso que, inclusive, tem sido utilizado para estudos para o ENEM. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Educação |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Adriana Oliveira Bernardes |
Mesa (2): | Jader Luís da Silveira |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: uead kahoo bruna finalizado 1410.pdf |
UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes
Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes
Olá a todos os congressistas!
Este trabalho foi elaborado no contexto de estágio não-obrigatório por aluno de educação à distância do Curso de Química do Polo Cederj Nova Friburgo, Rio de Janeiro. O mesmo foi orientado por mim e trata-se de uma discussão sobre a utilização da plataforma Kahoot para o ensino de Química no Ensino Médio.
O projeto abordou o tema modelos atômicos e foi desenvolvido junto a alunos do 3 ano do Ensino Médio em tempos de pandemia. O material produzido foi disponibilizado aos alunos através da plataforma google classroom e obtivemos resultados de suas interações com os mesmos.
Sejam bem vindos a essa discussão!
Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes
Olá a todxs!
Inicialmente parabenizo as autoras, Bruna Freiman Pereira e Adriana Oliveira Bernardes pelas ricas contribuições para a área da educação.
Trabalhar com jogos é um recurso metodológico bastante interessante e pode contribuir para motivar os alunos no aprendizado. O sujeito da contemporaneidade é competitivo e quer sempre alcançar o pódio e na educação poderia contribuir para despertar no aluno o querer aprender de forma lúdica.
Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes
Olá Maria Aparecida
A plataforma Kahoot oportunizou neste trabalho a elaboração de recurso avaliativo para alunos do 3 ano do Ensino Médio na área de Modelos Atômicos, o que foi bem importante no contexto do aprendizado da Física.
O trabalho com recursos diversificados é fundamental, principalmente na área de exatas!
Obrigada por participar da discussão!
Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes
Olá pessoal! Parabéns pelo artigo!
Abordagens diversificadas de uma determinada matéria fazem toda diferença, visto que nenhum aluno é igual e muitas vezes perde muito com o forma de ensino tradicional. Mostrando o lado positivo do uso do kahoot ajudarão muitos a tirarem o preconceito com plataformas como esta!
Muito bacana!
Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes
Olá Luara
Realmente como você falou o trabalho com recursos diversificados é fundamental no ensino!
Obrigada!!
Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes
O projeto “Utilizando o Kahoot” é uma excelente ferramenta para ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química, que é vista por vários alunos como um a disciplina difícil e complexa.
A ferramenta traz como princípio, o uso de atividades lúdicas, divertidas e integradoras, visando o aprendizado e a construção coletiva e colaborativa do conhecimento, levando o aluno a ser o protagonista dessa construção.
O projeto “Utilizando o Kahoot” apresenta alto potencial para ser usado em períodos difíceis como o que vivemos no cenário mundial: a pandemia do novo coronavírus e o ensino remoto em todos os níveis de ensino. Além disso, percebe-se a boa aceitação dos alunos por essa forma tão interessante de aprender Química.
Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes
Re: UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS - Autores: Bruna Freiman Pereira ; Adriana Oliveira Bernardes
Com certeza, Thiago!
Obrigada pela contribuição!