Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19 - Autores: Bruno Carvalho Alkmim, Ítalo Augusto Gandra, Michael Feliphe da Silva Barbosa, Tomás Henrique Batista Aguiar, William Corbelli

Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19 - Autores: Bruno Carvalho Alkmim, Ítalo Augusto Gandra, Michael Feliphe da Silva Barbosa, Tomás Henrique Batista Aguiar, William Corbelli

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 8

Título:

Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19

Autores: Bruno Carvalho Alkmim, Ítalo Augusto Gandra, Michael Feliphe da Silva Barbosa, Tomás Henrique Batista Aguiar, William Corbelli
Resumo:

 

O presente trabalho possui como objetivo fazer um levantamento referente à situação do ensino remoto emergencial adotado em decorrência à pandemia causa pela COVID-19. Para tal será realizado uma comparação com o quadro da educação no país entre o período antecessor e o atual, levando-se em consideração fatores como: desigualdade social, evasão escolar precoce, qualidade do ensino público e discriminação.

 

   
Anexos:
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Matte e Geraldo Liska
Mesa (2): Amanda Noronha Oliveira
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF artigo_dificudade_acesso_a_educacao.pdf


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Re: Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19

por Geraldo José Rodrigues Liska -

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a visualizar uma comparação sobre o acesso ao ensino antes e durante a pandemia.

O texto traz uma afirmação que nos chama bastante atenção: muito antes do atual contexto, os alunos já apresentavam dificuldades em se tornarem mais independentes nos estudos e os professores enfrentam níveis elevados de estresse e cobranças.

Pensando nesse trecho, para iniciar o debate, pergunto aos autores: Que medidas poderiam ser adotadas para ajudar tanto aluno e professor nesta jornada? 

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Re: Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19

por Marlon Pereira -

O abismo econômico sempre foi um tema discutido com relação ao acesso. Agora esse cenário pandêmico trouxe informações interessantes com relação à adaptação do ensino. Interessantes esses dados principalmente sob a perspectiva dos professores sobre as principais dificuldades enfrentadas com a nova modalidade de ensino. Tenho notado que para muitos professores meus, a reclamação é muito comum: a adaptação ao ensino remoto, sem ver os rostos dos alunos, o trabalho fora do período, longe do ambiente acadêmico, tem gerado bastante stress mesmo. Muito bom artigo, muito embasado em boas fontes. Parabéns!

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Re: Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19

por Geovanna Karina de Assis Otoni -

Parabéns pelo artigo muito bem escrito. É muito importante trazer essa discussão sobre essa situação mundial tão recente da pandemia que impactou diretamente, e de modo especial, a vida acadêmica do Brasil. As adaptações das aulas para o ambiente virtual certamente apresentam inúmeros desafios. A maioria das escolas não apresenta as ferramentas ideais para oferecer esse ensino remoto de forma que não haja uma perda da qualidade do ensino. Do mesmo modo, muitos alunos não dispõem de computadores ou internet de fácil acesso, o que pode causar uma desmotivação frente ao estudo.

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Re: Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19

por Laura Almeida Botrel -
Prezados autores, parabéns pelo texto e pelo tema abordado! Meu grupo abordou um tema semelhante e, assim como vocês, observamos que a situação da pandemia evidenciou a desigualdade e dificuldade de acesso. Achei interessante demonstrarem também que é uma situação que sempre existiu, e sempre esteve relacionada à desigualdade social da população.

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Re: Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19

por Sarah Moreira Gonçalves -

Boa tarde!

Parabéns aos autores pelo trabalho! O tema é muito atual e de grande importância na realidade em que estamos vivendo. Em um país já tão desigual quanto o nosso, a pandemia trouxe ainda mais agravantes. No caso da educação à distância, deve ser levado em consideração não apenas a disponibilidade de equipamentos eletrônicos e acesso à internet, como também as condições e a realidade nas quais o estudante está inserido.

Atenciosamente,

Sarah Moreira Gonçalves

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Re: Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19

por Osanilde P. Oliveira -

Olá. Tema bastante relevante em tempos de pandemia. É urgente colocar em pauta a baixa adesão ao ensino remoto emergencial devido principalmente às desigualdades social e financeira. Outro fator apontado pelo grupo, diz respeito aos profissionais de educação, que não só se viram despreparados ou desatualizados em relação às tecnologias, como têm que aprender a lidar com toda a pressão e cobranças das chefias, diretas e indiretas. Fico imaginando como poderemos amenizar os prováveis transtornos de saúde pós-pandemia.


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Re: Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19

por Samir José -

Acho que o destaque dado a desigualdades sociais e econômicas ao se tratar os problemas de acesso relacionados a educação nos revela que à tessitura da realidade social nacional antecede um plano histórico marcado por discriminações e impedimentos que marcam a história do nosso país, sendo os problemas educacionais, neste âmbito, um reflexo de tal estrutura.

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Re: Dificuldades no acesso à educação no Brasil: uma comparação entre o período atual e anterior à pandemia de COVID-19

por Sylson Maciel -

Foi muito impactante ler o  trabalho de vocês, em especial quando nos defrontamos com as estatísticas.Em um dos trechos é assustador perceber que com as atividades online as incidências de depressão e ansiedade aumentaram em 53,8 nos estudantes.Parabéns a vocês, adorei o trabalho.