OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 11

Título:

OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS

Autores: Katia Maise Chagas
Resumo:

Apresentaremos o mapeamento atualizado em números das universidades federais de Minas Gerais e de seus os museus; coleta e análise de dados com o auxílio da estatística, para encontrar a variação de museus criados vs extintos. Este trabalho, que foi realizado anteriormente pela autora, mostrou a diversidade existente de museus de inúmeras categorias nas universidades federais deste estado. Buscamos Publicações do IBRAM (2011), além de portais das universidades e artigos científicos escritos realizados em nome dos museus e das universidades.

   
Anexos:
Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Campo de pesquisa ou Curso:

Administração
Educação
Museologia
Instituição: UNIFAL - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Geraldo José Rodrigues Liska
Mesa (2): Gustavo Rocha
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Os museus de universidade e as universidades federais de minas gerais KATIA MAISE CHAGAS.pdf

 Slides: Documento PDF Apresentação UEADSL KATIA MAISE CHAGAS.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Gustavo Rocha -

Sejam todos bem-vindos à edição 2020.2 do UEADSL. Espero que seja uma edição enriquecedora para todos nós. 

No artigo  "Os museus de universidade e as universidades federais de Minas Gerais" da autora Katia Maise Chagas, é apresentada uma importante discussão acerca dos museus em universidades federais do estado de Minas Gerais. 

Para iniciar as discussões deixo como pergunta para a autora: de que maneira o professor incentivar em seus alunos a percepção da importância cultural de museus para a sociedade?

Aguardo resposta. 


Um abraço,

Gustavo Rocha. 

Em resposta à Gustavo Rocha

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Katia Maise Chagas -

Olá Gustavo,

Primeiramente agradeço pela sua excelente pergunta. Ela abre discussão para um amplo debate a respeito da escola, professores, alunos e museus. 

A maioria dos museus possuem estruturas bem definidas para receber grupos escolares. Eles são equipados pelo setor educativo. Há salas, auditórios ou áreas externas que de acordo com cada tipologia de museu, os temas são trabalhados de infinitas formas. O setor educativo geralmente é composto por pedagogos, biólogos, museólogos, e outros profissionais que preparam os conteúdos que estão dentro dos museus, para que os temas sejam divertidos de serem trabalhados.

O professor que tem interesse em visitar os museus com suas turmas de alunos, ao ser direcionado pelo museu para esse tipo de abordagem, encontra uma visita organizada, divertida e que pode ser complementar das disciplinas obrigatórias, ou mesmo para uma visita mais leve. O setor educativo prepara os alunos e os professores para ter o melhor aproveitamento possível para o restante da visitação ao museu.

O Brasil possui museus de diversas temáticas que podem ser trabalhadas junto com os conteúdos que as escolas oferecem para o currículo do aluno. É enriquecedor, tanto para os professores, quanto para alunos de todas as idades e cursos. São instituições interativas e que apresenta o recorte da realidade que muitas vezes alunos não conseguem assimilar muito bem dentro da sala de aula.

A meu ver, os professores precisam cada vez mais estreitar laços com as instituições de memória, pois são ferramentas importantes para a aprendizagem de todos os envolvidos. Isso é legal para os museus, pois eles terão maior visibilidade e para a sala de aula, pois haverá uma aprendizagem melhor do conteúdo trabalhado dentro da mesma. Além de conteúdos das disciplinas, e outras formas de aprendizagem, o museu é extremamente importante para a criação da identidade cultural dos alunos, instigando-os a serem mais curiosos e mais críticos perante a realidade em que estão inseridos.

Tendo em vista todas essas ferramentas que o museu já possui a favor do professor, ele precisa começar a visitar para entender a dinâmica desses espaços, para que sua experiência seja cada vez melhor para com os alunos. Para o professor, é interessante procurar temas de seu interesse, tanto de disciplinas estudadas em sala de aula, quanto de outros assuntos pessoais. Para que seu interesse influencie positivamente a maioria de seus alunos.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por João Marcelo Peito Alves -

Boa tarde autores

O cuidado com museus preserva nossa história e a história que será contada às futuras gerações. Dessa forma, o artigo trata de um assunto muito importante e interessante para a discussão popular. Em tempos que museus pegam fogo por falta de recursos se torna alarmante o quão estamos longe desses espaços e, com isso, o quanto nossa própria história corre perigo.


Em resposta à João Marcelo Peito Alves

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Katia Maise Chagas -

Obrigada pelo seu comentário! Infelizmente os museus estão cada vez com menor visibilidade e seus recursos financeiros estão sendo cada vez mais escassos... Os incêndios poderiam ser evitados mas muito pouco está sendo feito para reverter esse quadro. Seguimos tentando resistir!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Thiago dos Santos Paulino -
Desde os incêndios do Museu Nacional e do Museu de História Natural, esse tipo de levantamento tem se mostrado cada vez mais importante, perdas como essas são, na maioria das vezes, irreversíveis. Eles carregam uma boa parte da nossa história e merecem maiores cuidados. 
Em resposta à Thiago dos Santos Paulino

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Katia Maise Chagas -

Obrigada pelo seu cometário! Realmente e infelizmente temos um histórico triste no Brasil em relação a instituições museológicas sofrendo com incêndios. Temos pouca bibliografia que trata desse assunto. O Ibram publicou em 2011 um livro chamado Segurança em Museus. Algumas publicações que se ancoraram em teorias da gestão de riscos e adequaram a realidade e o estudo especificamente para o museu. Essas publicações servem como ferramentas teóricas para tentar diminuir o risco dos incêndios. Em se tratando de museus, com peças de valores inestimável e insubstituíveis, todo o cuidado deve ser sempre redobrado.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Bárbara Barnabé -

Parabéns, Kátia!

Primeiramente pelo seu trabalho de conclusão de curso e também por ter trazido essa discussão para o congresso por meio desse artigo muito bem elaborado que trouxe visões interessantes acerca dos museus de universidades, principalmente em Minas Gerais. Gostei muito de ler que nosso estado possui um grande número de universidades e de museus destas, por outro lado fiquei triste em saber que os números tem diminuído. Realmente precisamos dar mais atenção a essa parte tão importante da nossa cultura e da nossa história.

Em resposta à Bárbara Barnabé

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Katia Maise Chagas -

Obrigada pelo seu comentário Bárbara! 

É uma pena mesmo que eles diminuíram, mas com a limitação do tempo e das próprias ferramentas que eu possuo atualmente, não consigo investigar a real dimensão dessa realidade. Desvendar esse problema seria algo muito desafiador que pretendo realizar em um futuro próximo! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Sofia Aguiar -

Excelente artigo! Tendo em vista o desmonte das Universidades Federais desde 2017, esse tipo de mapeamento é de extrema importância para a proteção desses espaços de conhecimento. Pessoalmente, não conhecia vários dos locais mencionados mesmo sendo estudante da universidade.

Em resposta à Sofia Aguiar

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Katia Maise Chagas -

Obrigada Sofia pelo seu comentario! 

Dentro da UFMG, por exemplo, tem museus que fazem parte do circuito liberdade. Além deles, tem o museu de ciências morfológicas que possui um acervo bem diferente do que estamos acostumados a ver! Acredite, é diferente até pra mim... E isso é muito legal!

Quando iniciei a pesquisa imaginei que eu fosse encontrar muitos museus, mas os resultados foram bem maiores do que eu esperava. As universidades do interior confesso que imaginava não encontrar nenhum museu, e, como você pôde ver em minha pesquisa, teve universidades que encontrei mais de um museu.
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: OS MUSEUS DE UNIVERSIDADE E AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS - Autores: Katia Maise Chagas

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, Kátia!

Parabéns pelo trabalho desenvolvido! Tema muito importante, pois é fundamental discussões acerca da preservação e funcionamento dos nossos museus e, para isso, é fundamental políticas públicas para a manutenção desses espaços que fazem parte da nossa história.

Grande abraço,

Márcia