O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, SUAS IMPLICAÇÕES E DESAFIOS E O IMPACTO CAUSADO ÀS FAMILIAS DAS CLASSES POPULARES - Autores: Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida, Rafael Marques Gonçalves Pedrosa, Igor Torres Magalhães Avelar

O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, SUAS IMPLICAÇÕES E DESAFIOS E O IMPACTO CAUSADO ÀS FAMILIAS DAS CLASSES POPULARES - Autores: Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida, Rafael Marques Gonçalves Pedrosa, Igor Torres Magalhães Avelar

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 6

Título:

O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, SUAS IMPLICAÇÕES E DESAFIOS E O IMPACTO CAUSADO ÀS FAMILIAS DAS CLASSES POPULARES

Autores: Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida, Rafael Marques Gonçalves Pedrosa, Igor Torres Magalhães Avelar
Resumo:

O objetivo deste arquivo é fazer uma análise de como a adoção do ensino remoto, implantado pelas secretarias de educação para as escolas públicas de Belo Horizonte está incompatível com a realidade das famílias das camadas populares e como esse modelo pode prejudicar os alunos das escolas públicas, principalmente se for mantida a aplicação do ENEM e como essa desigualdade de condições e acesso à tecnologia pode trazer um impacto capaz de acentuar a desigualdade social e econômica.

   

Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Ciências Sociais
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Matte e Geraldo Liska
Mesa (2): Guilherme Pereira Moura
Mesa (3):

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Re: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, SUAS IMPLICAÇÕES E DESAFIOS E O IMPACTO CAUSADO ÀS FAMILIAS DAS CLASSES POPULARES - Autores: Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida, Rafael Marques Gonçalves Pedrosa, Igor Torres Magalhães Avelar

por Fernanda Tavares -

Olá, autores!

O tema escolhido para o artigo de vocês é demasiado relevante, na medida em que aborda a questão do ensino para além da educação em si, sinalizando pontos sociais que impedem o aprendizado do aluno, e que o professor(a) desenvolva seu ato de lecionar de modo remoto. Ambas ações perpassam por questões de desigualdade social, conhecimento tecnológico, disponibilidade de equipamentos, poder aquisitivo, etc. como vocês ressaltaram.
Sobre o ENEM, vocês do grupo vislumbram alguma possibilidade mais igualitária de análise dos candidatos, dentro do possível, para a realização do exame em 2021?   

Em resposta à Fernanda Tavares

Re: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, SUAS IMPLICAÇÕES E DESAFIOS E O IMPACTO CAUSADO ÀS FAMILIAS DAS CLASSES POPULARES - Autores: Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida, Rafael Marques Gonçalves Pedrosa, Igor Torres Magalhães Avelar

por Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida -

não é possível neste momento de incertezas pensar em um modelo justo que contemple a situação, porém a analise de percurso curricular poderia ser uma opção viável.

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Re: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, SUAS IMPLICAÇÕES E DESAFIOS E O IMPACTO CAUSADO ÀS FAMILIAS DAS CLASSES POPULARES - Autores: Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida, Rafael Marques Gonçalves Pedrosa, Igor Torres Magalhães Avelar

por Caio Eloi Campos -

Olá pessoal! 

Seu artigo vem em um momento importante do nosso país, sendo necessário o debate envolvendo as classes mais baixas que estão diretamente sendo afetadas pela pandemia da Covid-19. Eu e vocês estamos presenciando isto de perto e sabemos da seriedade do assunto. Parabéns!

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Re: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, SUAS IMPLICAÇÕES E DESAFIOS E O IMPACTO CAUSADO ÀS FAMILIAS DAS CLASSES POPULARES - Autores: Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida, Rafael Marques Gonçalves Pedrosa, Igor Torres Magalhães Avelar

por Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira -

Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida, Rafael Marques Gonçalves Pedrosa e Igor Torres Magalhães Avelar, essencial o tema do artigo. De fato manter o ENEM nesse ano de pandemia  é uma covardia muito grande. A escola pública já sofre com escassez de materiais e falta de infraestrutura, com o ensino remoto fica muito mais difícil os alunos se prepararem para o vestibular nas provas. A discrepância do ensino tende aumentar desse modo, a maioria dos alunos não possuem um computador e  internet para os estudos, um lugar com infraestrutura disponível faz toda diferença.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, SUAS IMPLICAÇÕES E DESAFIOS E O IMPACTO CAUSADO ÀS FAMILIAS DAS CLASSES POPULARES - Autores: Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida, Rafael Marques Gonçalves Pedrosa, Igor Torres Magalhães Avelar

por João Victor Tófani Ferreira -

Muito legal e muito importante o artigo nos tempos atuais! Parabenizo a todos os participantes do grupo.

Concordo que o Ensino à Distância mostrou o abismo entre as classes mais favorecidas e as menos favorecidas da sociedade. Dessa forma, é possível observar a grande discrepância no acesso ao ensino e às oportunidades.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, SUAS IMPLICAÇÕES E DESAFIOS E O IMPACTO CAUSADO ÀS FAMILIAS DAS CLASSES POPULARES - Autores: Jennifer Jakeline Camelo Pereira de Almeida, Rafael Marques Gonçalves Pedrosa, Igor Torres Magalhães Avelar

por Leonardo Costa -

Um ponto importante é como vocês realçaram a dificuldade que a pandemia trouxe com a disponibilização de material digital para a educação tendo em vista a situação de desigualdade social no Brasil. E como essa cenário torna o ENEM ainda mais desigual e desafiador, pois cria uma divisão de classes maior ainda do que a já existente.

Leonardo Costa Silva Santos