Título: |
Acessibilidade do EAD no Brasil |
Autores: | Álvaro Oliveira Soares de Souza, Luis Otávio Campos Silva |
Resumo: | O ano de 2020 trouxe diversas mudanças no cenário educacional brasileiro. A modalidade de ensino remoto foi adotada em diversas universidades e escolas de todo o país. “Todo ser humano tem direito à educação...”, é o que diz o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Infelizmente nem todas as pessoas podem usufruir desse direito. Muitas famílias não têm acesso aos recursos tecnológicos necessários para garantir a qualidade de estudo. Esse trabalho tem como objetivo apresentar propostas para diminuir a desigualdade de recursos entre as classes sociais brasileiras. |
Anexos: |
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Área do Conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Ciências Atuariais |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Matte e Geraldo Liska |
Mesa (2): | Isabela Velocini Simão Novais |
Mesa (3): | |
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Acessibilidade do EAD no Brasil - Autores: Álvaro Oliveira Soares de Souza, Luis Otávio Campos Silva
Re: Acessibilidade do EAD no Brasil - Autores: Álvaro Oliveira Soares de Souza, Luis Otávio Campos Silva
Olá, Álvaro e Luis!
Gostei bastante do artigo de vocês por tratar da atual conjuntura global que diz respeito a pandemia de Covid-19 e as repercussões do isolamento social para o ensino remoto. Para além do âmbito da desigualdade de acesso que vocês abordaram muito bem, acrescento que a alfabetização (ou a falta de) dos pais dos alunos possa ser outra dificuldade enfrentada pelos alunos no ensino remoto, sobretudo aqueles que cursam os ensinos básico e fundamental, pois muitos estudantes dependem da orientação dos pais já que o docente não está presente fisicamente.
Considerando que o país ainda possui 11 milhões de analfabetos na sua população*, sem mencionar os analfabetos funcionais. E novamente a desigualdade só faz aumentar o abismo entre de acesso e oportunidades entres as classes sociais no Brasil.
Re: Acessibilidade do EAD no Brasil - Autores: Álvaro Oliveira Soares de Souza, Luis Otávio Campos Silva
Muito interessante o artigo! Durante o momento atual de ERE é fundamental perceber as falhas do EAD e discutir maneiras de torná-lo mais acessível e democrático, a fim de evitar maior elitização das Universidades Públicas.
Re: Acessibilidade do EAD no Brasil - Autores: Álvaro Oliveira Soares de Souza, Luis Otávio Campos Silva
Bom dia, texto pertinente e atual, conclusão crítica e situação complicada enfrentada pelo mundo e, principalmente, pelo Brasil, o sistema de educação à distância, apesar de necessário, é um amplificador das desigualdades do país. Ótimo trabalho!
Re: Acessibilidade do EAD no Brasil - Autores: Álvaro Oliveira Soares de Souza, Luis Otávio Campos Silva
Parabéns pelo trabalho! Acredito que é muito importante a discussão sobre o tema, principalmente pensando que a educação é uma forma de buscar equidade.
Re: Acessibilidade do EAD no Brasil - Autores: Álvaro Oliveira Soares de Souza, Luis Otávio Campos Silva
Parabéns pelo trabalho. Excelente tema para ser abordado nesse período de pandemia. Revoltante o descaso e a omissão do governo, contribuindo para um aumento das desigualdades nesse período tão sensível para o Brasil.
Re: Acessibilidade do EAD no Brasil - Autores: Álvaro Oliveira Soares de Souza, Luis Otávio Campos Silva
A pandemia nos trouxe um desafio gigantesco: a popularização do EAD!
É certo que o ensino remoto não é acessível para todo mundo... precisamos estar sempre nos renovando como sociedade para então garantir democracia (digital) em momentos como esse.
Obrigada pelo trabalho!
Re: Acessibilidade do EAD no Brasil - Autores: Álvaro Oliveira Soares de Souza, Luis Otávio Campos Silva
De fato, a flexibilidade da EAD tem contribuído muito para a continuidade das atividades escolares, porém, deixou mais evidenciado o abismo estrutural de quem tem acesso e dos que não têm a menor condição de acesso à internet, principalmente em áreas rurais.