Título: |
O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil. |
Autores: | Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa |
Resumo: | O trabalho aborda o ensino à distância, no que tange ao cenário educacional brasileiro e de outros países, através do questionamento das metodologias e dos desafios para a evolução do EAD. A ausência de elementos presentes na modalidade de ensino presencial faz com que a manutenção da motivação de alunos e professores seja um dos maiores desafios do ensino à distância no Brasil. Foi realizada, assim, uma análise acerca da aplicabilidade do Design Thinking como ferramenta transformadora do ensino, buscando estimular a criatividade e manter os docentes e discentes motivados. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Outras |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Educação |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Matte e Geraldo Liska |
Mesa (2): | Bruna Zarattini |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: ArtigoUEADSL2020_2.pdf |
|
Slides: Slide - O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil .pdf |
O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Aganete, Marinho, Costa e Manini fazem uma interessante reflexão sobre as diferenças entre ensino presencial e à distância, no que se refere à interatividade. Os autores, desse modo, apontam para o design thinking: "mais que um método, uma abordagem". Nessa perspectiva, considerando a ambivalência da estratégia — para estruturação de um ambiente educacional virtualizado e proposta educativa — é possível pensá-la como imprescindível para se estruturar as aulas à distância. Assim, em uma abordagem analógica entre contexto digital e presencial, o design thinking não funcionaria como um cronograma de aulas, em termos de planejamento programático?
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Parabéns, autores.
A apresentação do trabalho ficou encantadora, nota 10.
Refletindo sobre o questionamento realizado pela Bruna podemos verificar que o design thinking ultrapassa o planejamento ou como dito por vocês o método, para uma abordagem. Visto que propõe a aproximação de todos os atores do processo de ensino-aprendizado, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências para um aprendizado significativo e efetivo. O que pode ser evidenciado pela resolução de problemas.
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Obrigada, Aline!
Exatamente! Também o encaramos assim. É uma metodologia muito difundida em outros países, e diante das situações e limitações impostas pela pandemia, cremos que seria muito interessante trazer essa metodologia para o Brasil. Tem muito a acrescentar e quem sabe a Geração Z não consiga utilizar essa metodologia para solucionar alguns problemas, não é mesmo?
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Obrigada por seus comentários enriquecedores, Bruna.
O DT auxilia sim no quesito planejamento. Porém essa é uma metodologia que vem ganhando força no Brasil, até mesmo em processos seletivos, pela sua forma de nos ajudar a compreender, sentir, vivenciar algum assunto e depois, com base na identificação de um problema, criar soluções que sejam reais. No ambiente escolar, especialmente se tratando de EAD, é uma abordagem interessante porque exige reflexão, troca de informações, pesquisa e trabalho em equipe. Um exemplo de abordagem do DT na escola, é para ensinar desigualdade social. Tentamos evidenciar da forma mais clara possível o como essa ferramenta é transformadora, mas em 6 páginas é muito difícil. Deixo como sugestão alguns links que podem enriquecer bastante nesse sentido:
http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/31407.pdf
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Sim, de fato, o tamanho do artigo não contempla, por completo, o tema!
Pelo os seus comentários, pensei também no modelo de sala de aula invertida.
Acho incrível as múltiplas formas que colaboram para o ensinar/aprender. Isso me faz refletir sobre quão urgente é a reestruturação do campo educacional, para além da tradição e de suas metodologias antiquadas (principalmente frente ao "novo" alunado, como você comentou)...
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Com certeza, Bruna!
Mesmo antes do covid, vejo tantas pessoas desmotivadas não faculdade, eu mesma já passei por isso. Me inscrevi em uma matéria de empreendedorismo acreditando que seria sensacional, pois o próprio nome já sugere que a matéria sairia um pouco dos padrões né? Criaria algo novo... a realidade foi outra. A mesma metodologia padrão de aulas, provas e trabalhos. Nada que fizesse a gente criar uma empresa, pensar em um problema e propor uma solução... seria tão diferente se uma metodologia como DT ou outra tivesse sido utilizada!
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Olá a todxs!
Inicialmente parabenizo aos autores, Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa pelas ricas contribuições.
O desing thinking é uma abordagem relevante e pode sim romper as barreiras do virtual, contribuindo para que os alunos aprendam com mais criticidade e criatividade.
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Muito obrigada, Maria!
Ficamos felizes que tenham gostado. Como mencionei acima, essa metodologia tem sido utilizada em processos seletivos. Tive a oportunidade de participar de dinâmicas de Trainee onde deveríamos utilizar essa metodologia para pensar, experimentar, entender e solucionar um case, e a justificativa foi exatamente a de estimular a criatividade e criticidade, características necessárias para gestores. Muito legal não é?
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Bruna, nem parecia um processo seletivo. Nunca tive uma dinâmica de grupo tão participativa e criativa como essas. Precisávamos escolher entre 3 problemas, entendê-lo, pensar em uma solução e desenvolver e apresentar um protótipo.
Meu grupo escolheu o problema de pequenos empreendedores agrícolas das zonas rurais em divulgar o seu trabalho. Ao pesquisarmos, entendemos que é difícil obter visibilidade devido à distância e ao tamanho das empresas. Logo, pensamos em criar um app, mas aí pensamos imediatamente na questão de acessibilidade digital, e para isso decidimos não só criar um app como pensar em stakeholders que poderiam promover campanhas de instalação de Wi-Fi, disponibilizar “pontos digitais” onde as pessoas poderiam ir até lá e se cadastrar (caso não tivessem aparelhos eletrônicos) e muito mais. Foi bem divertido e o pessoal gostou bastante.
Nunca tinha ouvido falar nesse problema enfrentado, e com o DT eu consegui sentir, visualizar e pensar em uma solução possível de executar, foi surreal! Há muito o que se explorar nessa metodologia!
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Muito obrigado, Maria!
O momento que vivemos tornou necessária a reflexão e a busca por soluções que rompem com velhos paradigmas. Acreditamos que o design thinking é uma ferramenta que pode trazer grandes contribuições para essa nova fase do ensino à distância.
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Uau! Sou designer e a gente sempre reconhece uma apresentação de slides feita por outro designer! Parabéns! Fizeram um excelente trabalho para expor as ideias de vocês, com hierarquia de informação e uma linguagem que, além de facilitar a compreensão em função da acessibilidade, nos ajudando a organizar o pensamento. Muito obrigada! Sei que o foco principal aqui é debater o texto, mas eu não poderia deixar isso passar ileso, já que essa apresentação é, em si, uma demonstração do que o texto propõe: uma reflexão sobre a aplicabilidade do Design, no caso o thinking, na educação à distância. Muito bom!
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Emanuelle,
Ficamos muito felizes com seu comentário! Muito obrigada!
Precisávamos transmitir informações que foram difíceis sintetizar em 6 páginas do artigo, imagina em slides haha que legal receber um comentário de uma Designer! Ficamos felizes em saber que os slides cumpriram o objetivo e tiveram clareza e sentido. Vamos juntos romper todas as barreiras advindas da pandemia e com o EAD!
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil
Boa noite!
Parabéns pelo artigo! Ficou super completo!
O design thinking realmente se mostra uma excelente opção para estimularmos os alunos através das telas e inseri-los no problema propriamente, estimulando a criatividade junto com outras importantes habilidades. Considerando ainda o período atual no qual enfrentarmos, de forma forçada, as mudanças no formato de ensino advindas do isolamento da pandemia, me parece um momento ideal de colocar um MVP em teste, já que não há ainda base para se copiar.
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil
Muito obrigado, Bárbara!
Com certeza, o cenário provocado pela pandemia atraiu a nossa reflexão acerca da efetividade dos formatos de ensino adotados pelas instituições durante esse período conturbado, e acreditamos que o design thinking pode ser uma ferramenta muito útil para manter os alunos estimulados.
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Parabéns pelo artigo!
Diante da pandemia enfrentada atualmente é fundamental a busca de novas ferramentas que auxiliem o desenvolvimento do EAD, que está sendo tão fortemente utilizado agora. O Design Thinking é muito interessante e seria muito bom ver o exemplo dele sendo empregado a alguma instituição, pois acredito que traria excelentes resultados!
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Em nome do grupo, eu agradeço o seu comentário, Priscila!
Infelizmente, pela revisão bibliográfica, percebemos que é um método que não foi utilizado ainda em grandes instituições, como a UFMG, no Brasil. Mas vi em uma reportagem que esse método já foi utilizado na universalidade de Stanford.
Se desejar ler, a reportagem está em inglês, e conta algumas instituições que utilizaram e qual foi o resultado: https://er.educause.edu/articles/2015/1/using-design-thinking-in-higher-education
Obviamente ainda precisamos de mais incentivos, entendimento e vontade de romper com métodos tradicionais, mas fico feliz em saber que em alguns lugares já é utilizado, espero que você também!
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
De fato, repensar a forma como a educação é feita se tornou uma obrigação com o advento da Covid-19 e ferramentas que estimulem a criatividade e que funcionem como facilitadoras no processo de inovação são sempre bem vindas. O design thinking parece ser uma ferramenta muito versátil e também ter potencial para melhorarmos nossas relações de ensino-aprendizagem à distância!
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Oi Kelvin! Em nome do grupo, agradeço seu comentário.
Existem várias ferramentas que podem auxiliar e estimular ao aprendizado. Um dos resultados da pandemia certamente foi a evasão das escolas. Pois, forçados ao EAD e não tendo recursos para isso ou então desanimados com a forma que os ensinos são ministrados, muitos desanimaram ou desistiram dos estudos.
Quem sabe com ferramentas como essas não poderíamos resolver esse problema, não é mesmo?
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Olá pessoal,
Parabéns pelo artigo e pela escolha do tema, tenho estudado sobre o Design Thinking e foi muito interessante ler o artigo de vocês.
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Oi Bárbara, tudo bem?
Em nome do grupo, agradeço o seu comentário. O design thinking é uma ferramenta sensacional né? Fico feliz que tenha achado interessante!
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Adorei o trabalho! Não conhecia o Design Thinking e é muito interessante a proposta de utilizar tal metodologia ao EAD, tornando as aulas mais interativas e instigantes. Contudo, imagino que replanejar as disciplinas para adaptar aos moldes do design thinking não seja uma tarefa ordinária, que deve dificultar a adesão. O que você sugere para tal obstáculo?
Re: O Design Thinking como ferramenta transformadora para o ensino à distância no Brasil - Autores: Carolina Luíza de Oliveira Aganete, Erick Victor Marinho, Rafael Tertolino Manini, Mateus Rodrigues da Costa
Ei Sofia! Agradeço seu comentário em nome do grupo.
Realmente, a tendência é que o tradicional seja mantido, e que mesmo os que tem a mente mais aberta podem ter certa resistência. Mas acredito que uma solução seria migrar aos poucos. Nem tudo precisa necessariamente ser alterado, mas alguns projetos poderiam ser lançados, trabalhos propostos e atividades para que a modalidade possa aos poucos integrar as metodologias de ensino. Acredito que vendo os bons resultados de pequenas ações, seria possível expandir o uso dessa ferramenta. O que você acha?