Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 13

Título:

Ensino a Distância: Características e Desafios

Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo.
Resumo:

 

O ensino a distância (EaD) e o ensino remoto emergencial (ERE) fazem parte de uma realidade cada vez mais comum, principalmente no contexto atual de pandemia em que o mundo está inserido. Essas modalidades de ensino possuem diversas diferenças entre si e com a modalidade padrão, o ensino presencial. Nesse sentido, é de fundamental importância a discussão de suas características e dos problemas enfrentados, como a desigualdade social, dificuldade de avaliação e falta de planejamento prévio. Além disso, é importante propor soluções e novas ideias para superar os desafios enfrentados por essas modalidades pautadas no uso da tecnologia.

 

   
Anexos:


Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Campo de pesquisa ou Curso:

Engenharia de Materiais e Metalúgica
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Matte e Geraldo Liska
Mesa (2): Maíra Ferreira Sant Ana
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF ENSINO A DISTÂNCIA CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS-versão final.pdf

 Slides: Documento PDF ENSINO A DISTÂNCIA_ CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS (1).pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá!

Este trabalho traz uma importante discussão  para o contexto atual: discorre, sobretudo, sobre as diferenças entre EAD (Ensino a Distância) e ERE (Ensino Remoto Emergencial) -  formas de ensino que possuem suas especificidades, não podendo ser consideradas como sinônimas. A partir disso, convidamos a todos para a discussão! Apontem-nos as semelhanças e as diferenças entre ambas, pontos positivos e negativos. Contem-nos as suas experiências com uma delas ou, se possível, com as duas.

João Marcelo, João Victor, Laura, Marcus e Pedro Henrique, parabéns pelo trabalho!


Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira -

Maíra, na UFMG tivemos o ERE esse semestre. Como ponto positivo destaco a possibilidade de ver as aulas novamente, pois todas a aulas são gravadas. Como ponto negativo a falta de interação pessoal com os professores, poder tirar dúvidas presencialmente em um quadro, vejo que isso faz diferença. Quanto ao EAD fiz alguns cursos esse semestre na quarentena, de forma EAD, as aulas são apenas gravadas e as dúvidas apenas em fóruns, ao meu ver deixa a desejar. Obrigado pelo comentário no artigo. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Marina Alvarez Leite Gazzinelli -

Boa tarde!

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho. Além de muito interessante, acredito que esse tema é extremamente atual e importante para o contexto que vivemos. Ainda não realizei atividades na modalidade EAD, porém vejo que o ERE pode trazer mudanças na forma de ensino que serão benéficas para os alunos. Acredito que a possibilidade de assistir as aulas no momento mais adequado e quantas vezes necessárias, além da flexibilização do sistema de avaliação, com atividades que permitem desenvolver mais o pensamento crítico, são as principais evoluções.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Luara Murta -

Olá, 

Durante esse período de pandemia desenvolvi interesse em diversos assuntos que antes não achava legal e a disponibilidade de cursos a distância facilitou muito isso. Poder ver as aulas no meu tempo e as gravações quantas vezes for necessário me ajudou bastante. Mas entendo que a minha realidade é uma excessão e para muitas pessoas ter o contato pessoal faz toda a diferença.

Muito bom o tema e a forma como foi abordado!

Em resposta à Luara Murta

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá, congressistas! Boa noite!

Muito interessantes os comentários de vocês sobre as experiências vivenciadas tanto no ERE quanto na EAD. Percebo que um ponto positivo destacado em comum com relação ao ERE é o fato da aula ficar gravada. A partir disso, podemos discutir também os impactos para os professores dessa implementação do ERE. O que vocês pensam a esse respeito? Continuem também compartilhando suas experiências conosco sobre o ERE e a EAD, pois tais relatos são muito enriquecedores.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Igor Câmara -

Prezados autores, tudo bem ?


Quero parabenizar os autores pelo artigo abordado e destacar que a temática é bastante relevante e densa e faz com que reflitamos sobre a temática.


Quero deixar registrado as minhas considerações e parabenizar pelo pertinente trabalho apresentado.


Atenciosamente,


Igor Câmara 


Em resposta à Igor Câmara

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Claudia Ester Oliveira -

Bom dia, autores!

Excelente trabalho! Também escrevi sobre ERE e tenho me dedicado a ler os trabalhos afins. Até agora pude perceber que chegamos no mesmo gargalo quando vemos que muitas vezes tratam o ERE por EAD, que apesar das semelhanças, são totalmente distintos. Exemplo disso é o semestre difícil que tivemos. Não sei se perceberam se houve evasão nas turmas de vocês. Nas minhas, ultrapassou 20%, apesar dos esforços da universidade oferecer os meios que permitissem a participação dos alunos no Ensino Remoto Emergencial. Se nem nossos professores se sentiram preparados para esse modelo, imaginem os professores de escolas públicas de educação de base. Parabéns a todos!

Cláudia Ester

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Eliane Marina Palhares Guimarães -

Prezados autores,

Cumprimento pelo trabalho desenvolvido e ressalto a importância da diferenciação entre ERE e EAD. Como mencionado na apresentação, o ERE veio atender a uma situação emergencial,  provocada pela emergência sanitária, que nos impôs a necessidade de distanciamento social. É intermediado pelas tecnologias de acesso remoto, porém utilizando de estratégias muito próximas àquelas empregadas no ensino presencial, a exemplo das aulas síncronas. Por outro lado, a EAD envolve a construção e estruturação dos conteúdos atentando para aspectos pedagógicos  que requerem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento, bem como, disciplina para cumprir o cronograma de atividades. Neste caso, há uma co-responsabilidade professor/aluno para o aprendizado. As tecnologias, cada vez mais interativas possibilitam esta aproximação. É importante destacar ainda, o papel do tutor na orientação e  acompanhamento das atividades.  


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Ana Carolina Alves dos Reis -

Com a situação totalmente fora do esperado que vivenciamos esse ano foi possível observarmos com uma nova perspectiva as vantagens e desvantagens das aplicações da modalidade de ensino à distância. Os desafios existem e acredito que servem para que os modelos possam ser melhorados e isso pode ser um ponto positivo ao retornarmos às salas de aula presencialmente, onde levaremos todos esses aprendizados e oportunidades de melhoras. 

Em resposta à Ana Carolina Alves dos Reis

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Boa noite a todos!

Agradecemos pela participação!

O diálogo aqui tem sido muito construtivo, pois vocês estão levantando aspectos que diferenciam o ERE e a EAD, que, conforme levantamos, são muitas vezes tratados como sinônimos apesar de não serem. Além disso, os relatos de experiência com ambas as modalidades têm sido muito interessantes. 

Vamos conversar mais sobre o ERE e a EAD! Compartilhem suas ideias! 

Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Ismael Ferreira Silva -

Boa noite.


Excelente trabalho e de fundamental importância no momento difícil em que passa nosso país. Essa modalidade de aula a distância foi importante para podermos dar procedimento aos nossos trabalhos académicos. Porém excluiu muitos estudantes no âmbito do ambiente universitário, mesmo com programas de inclusão digital, pois muitas pessoas se quer tiveram acesso a esse tipo de inclusão, tanto por falta de conexão a internet quanto pelos desafios e dificuldades da modalidade.   

Em resposta à Ismael Ferreira Silva

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Bom dia a todos!

Tendo em vista o que foi apontado pela Bárbara e pelo Ismael, penso que seja interessante discutirmos: Quais são os demais desafios enfrentados na modalidade de ERE? O que vocês acham que poderia ser feito (ou que esteja sendo feito) para que mais pessoas possam acessar essa modalidade de ensino?

Abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Ensino a Distância: Características e Desafios - Autores: João Marcelo Peito Alves, João Victor Tofani Ferreira, Laura Almeida Botrel, Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira, Pedro Henrique Araújo

por Bárbara Stella -

Boa noite autores! 

Parabenizo pela escolha do tema e pela sensibilidade em abordar um assunto tão atual e relevante. Acredito que muitos serão os desdobramentos e consequências do modelo de ensino a distância adotado. Portanto, ainda teremos de superar muitos desafios e acredito que conversar sobre o assunto é um dos primeiros passos.