Título: |
Consumo de mídia durante a pandemia |
Autores: | Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá |
Resumo: | O artigo abordará o impacto que as mídias têm sobre a sociedade em geral durante a pandemia do Coronavírus. Destacando pontos como o hábito das lives, muito ampliado na pandemia, e no que essas influenciam no cidadão, além de estudar o comportamento das pessoas dentro de casa, como exercícios físicos, a saúde mental e também como o ensino e trabalho a distância estão funcionando. Desse modo, veremos o que a pandemia trouxe para a sociedade contemporânea, tanto pelo lado positivo, quanto pelo lado negativo. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Saúde Coletiva |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Matte e Geraldo Liska |
Mesa (2): | Maíra Ferreira Sant Ana |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: Consumo de mídia durante a pandemia revisado 2.pdf |
|
Slides: Slides UEADSL revisado.pdf |
Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Olá!
Este trabalho trata de um assunto muito atual e relevante no contexto em que estamos vivendo: a influência da mídia no período da pandemia. Conforme o mesmo, "o aumento da produção de conteúdos digitais faz com que o período de pandemia seja mais leve, já que temos a possibilidade de utilizar dos benefícios da internet para tentar voltar a vida ao mais normal possível (...). Além disso, podemos utilizar da internet e das mídias para ter acesso às informações sobre a pandemia, (...). No entanto, o acesso a tais informações também pode contribuir para o aumento de doenças como depressão e ansiedade, já que, em um cenário desfavorável ao fim da pandemia, isso pode ter um impacto negativo” (p.2). Assim, convidamos a todos para o debate! Qual tem sido o papel da mídia durante a pandemia? E quais as consequências do mesmo? O que pode ser feito neste cenário?
Breno, Julia e Vinícius, parabéns pelo trabalho!
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Parabéns aos autores,
O tema é bastante relevante para o momento em que vivemos.
Acredito que não devemos ter um olhar ingênua sobre a mídia, ela é, em sua maioria, uma instituição capitalista, que visa lucros, em especial, em momentos como o da pandemia, com o aumento do consumo de sites de redes sociais, como o Instagram, por exemplo.
Além disso, o aumento do consumo das mídias gera uma dualidade: de um lado aproxima e nos mantem informados, do outro, leva a um isolamento, insatistação e até depressão, como podemos ver na matéria abaixo:
Outro ponto a ser levantado, é a proliferação de fake news impulsionada pelos sites de rede social durante a pandemia. O que acham sobre o tema?
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Boa noite, Natália!
Vocês traz colocações muito interessantes!
Achei muito pertinente quando você diz que a mídia aproxima, mas também isola. Continue participando conosco!
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Boa noite Natália, primeiramente obrigado! E sim, a questão das fakes news é muito pertinente ao tema, e ainda mais em tempos de pandemia, em que o contato é principalmente feito por meio de redes socias, se deve ter ainda mais atenção com tudo o que se lê, tendo atenção de onde vem cada informação. Além disso também é importante considerar como essas fake news podem interferir na saúde mental dos indivíduos.
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Bom dia, Breno!
Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!
O que você acha que pode ser feito para nos prevenirmos das Fake News neste contexto?
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Parabéns pelo trabalho, e pela escolha do tema que é bastante relevante nesse momento.
É interessante observar como o consumo de conteúdo via internet parece ter aumentado significativamente durante o período da pandemia, e possibilitando que alguns conteúdos, como podcasts, tomem proporções gigantescas em termos de alcance e transmissão de informação de forma formal ou informal.
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Olá pessoal!
Parabéns aos autores.
Como quase tudo no mundo, a mídia tem os seus pontos positivos e nagativos e durante esse período de pandemia então não poderia ser diferente. Ajudou bastante para nos mantermos conectados com o mundo em relação ao corona vírus, manifestações, políticas, entretenimento e distrações. No entanto, com tanta informação midiática nos sentimos também metralhados com notícias pesadas sem ao menos poder dar um tempo para passear com os amigos e o sentimento de esperança diminui enquanto nosso estado psicológico piora.
Tema muito importante, mandaram bem!
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Obrigado Luara!
Achei muito bem colocado da sua parte, nós estamos a todo momento sendo bombardeados por informações, e junto com o isolamento social, podem fragilizar ainda mais a saúde mental do indivíduo.
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Olá!
Gostaria primeiramente de elogiar os autores pelo trabalho. Que tema interessante! Com pandemia ou não, as redes sociais tem um papel importante em nos influenciar. Ao destacar os pontos positivos e negativos, me identifiquei bastante com o que foi falado. Eu particularmente não tenho dado tanto interesse quanto antes em textos grandes, notícias e fofocas. Prefiro assistir stories e reels que são mais curtinhos e fáceis, devido à carga extensa proveniente do ERE e até do meu trabalho. E vocês? Na pandemia vocês tem consumido mais conteúdos rápidos ou demorados?
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Obrigado Carolina!
Concordo com sua colocação, e eu, particulamente, estou no mesmo caminho que você, a carga do ERE foi bem intensa, e por isso ultimamente tenho consumido mais conteúdos rápidos como você.
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Interessante e importante a abordagem sobre o tema da pandemia. Seria legal fundamentar as afirmações com as fontes para dar maior credibilidade às conclusões (De quanto foi o aumento do consumo de propaganda vendida por facebook, insta, youtube, etc? Qual a fonte? Talvez valor das ações seria interessante. Magazine Luiza por exemplo subiu absurdamente dado as vendas online. Qual a fonte da afirmação do aumento dos problemas psicológicos? Vi algumas nas referências bibliográficas, mas seria interessante indicar em cada afirmação.
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Boa noite Marlon, muito pertinente seu feedback!
Concordo com você, trazer mais números acrescentaria bastante ao trabalho, então para não deixar passar, trago aqui uma informação que, acredito eu, fundamenta e credita ainda mais a nossa conclusão. Quanto aos números exatos do aumento no consumo de propaganda do Facebook, que é a gigante dessa área, dona do Facebook, Instagram, Whatsapp e etc eles podem ser encontrados nos relatórios trimestrais liberados pela empresa no site de relação com o investidor (RI), mas como a maior parte das operações dela é através de anúncios e propagandas, o lucro dela é um bom parâmetro pra responder a questão. O Facebook obteve um lucro líquido de US$ 5,18 bi no segundo trimestre de 2020, o dobro em relação ao mesmo período do ano passado, resultado impulsionado pelo crescimento na base de usuários ativos (informação que teria se encaixado muito bem no texto do artigo). Suas ações dispararam 9% naquele momento, no dia 05/11/2020, o facebook fechou o dia com as ações precificadas a 294,68 USD na NASDAQ.
<https://exame.com/mercados/apesar-de-boicote-facebook-dobra-lucro-no-2o-tri-e-acoes-disparam-9/>
Aproveito aqui para deixar minha recomendação de um documentário disponível na Netflix, "O dilema das redes", que também agrega muito a nossa discussão.
Já quanto a fonte do aumento dos problemas psicológicos, realmente poderiamos ter deixado mais claro para os leitores de onde tiramos a informação, mas as nossas referências vieram do artigo "COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado", disponível em:
<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100507>
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Olá, gostaria de parabenizar aos autores pelo artigo!
Em relação ao tema escolhido, o qual é "Consumo de mídia durante a pandemia", o considero como importante para o atual cenário devido à grande quantidade conteúdo que consumimos na atualidade. Além disso, com a chegada da pandemia tornou-se necessário cautela para o consumo adequado de conteúdo, visto que a saúde mental deve ser preservada nesse período.
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Boa noite a todos!
Agradecemos Marlon e Luis Otávio pela participação!
Concordo com você, Luis Otávio, é preciso ter cautela no que tange ao consumo de mídia, principalmente neste momento que estamos vivenciando.
Congressistas, na opinião de vocês, quais ações cautelares devemos tomar com relação ao consumo midiático?
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Bom dia!
Acredito que essa questão passa muito pela conscientização do indivíduo, mas a mídia não deve se omitir nessa questão, pelo contrário, por ter um grande poder de influenciar, ela deveria ser mais ativa quanto a isso e promover campanhas que visem educar os usuários. Já sobre aos aplicativos de celular especificamente, as empresas poderiam criar alertas que lhe avisam quando você está passando muito tempo no app, sendo tão inconvenientes como os anúncios que bombardeiam nossa tela, apesar de alguns apps já fazerem algo parecido com isso, eles ainda possuem relevância muito abaixo do esperado, então uma política que fortalecesse essas atitudes seria muito benéfica.
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Assim como comentado anteriormente é um tema bem importante considerando o momento atual que vivemos. Interessante ver que, como esperado, houve um aumento do consumo de mídia com o momento e também com o isolamento social. E acredito que foi significativo pontuar que o aumento desse consumo pode trazer um risco ao indivíduo quando não usamos as mídias de maneira adequada.
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Boa noite.
Gostaria de parabenizar os autores pelo artigo, abordando um tema condizente com a realidade na qual estamos vivendo. É interessante pensar em como a mídia pode ser usada de forma consciente e ter um papel importante, como no entretenimento e aproximação das pessoas em tempos de distanciamento social, mas também pode ter o efeito contrário, de fazer com que as pessoas busquem por ideais que elas veem pelas mídias sociais, e acabem se frustrando ou até mesmo desenvolvendo transtornos como distúrbios alimentares e depressão.
Atenciosamente,
Sarah Moreira Gonçalves
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
A mídia sempre se mostra necessária na vida de todos, ainda que insistamos em dizer que podemos viver sem ela. E em tempos de pandemia se mostrou de fato relevante. A questão é como é "usar adequadamente os meios de comunicação" com o propósito de evitarmos adoecimentos para além do que essa pandemia já nos tem causado?
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Bom dia a todos!
Diante do que estamos discutindo aqui no palco, penso que é muito relevante e necessário discutir essa questão levantada por Osanilde: "como podemos usar os meios de comunicação com o propósito de evitarmos adoecimentos para além do que essa pandemia já nos tem causado?"
Abraço
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
O isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus trouxe para a maior parte da sociedade uma nova forma de lidar com as mídias digitais. Além da redes sociais, amplamente utilizadas nos dias atuais, a pandemia obrigou as pessoas a executarem suas tarefas diárias: trabalho, estudo, atividade física, etc, através dessas mídias. O uso adequado dessas tecnologias é um importante debate para se encontrar um equilíbrio entre o mundo real e o virtual. Ótimo trabalho.
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Boa noite.
Parabéns pelo excelente trabalho. O tema foi muito assertivo, uma vez que trata de um assunto extremamente importante e atual, que, como citado no texto, ainda possui poucos estudos na área.
Antes da pandemia já havia um consumo exagerado de internet e redes sociais. Agora, em um cenário em que até o trabalho e as aulas são feitos online, o acesso fica ainda mais exagerado. Apesar de haver um lado positivo nessa facilidade de acesso à internet, com as informações na palma de nossas mãos, ainda é necessário se atentar aos excessos.
Vocês citaram que as lives obtiveram um dos maiores crescimentos de acesso. Qual foi o percentual de aumento de acessos em redes sociais em geral?
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Bom dia Yasmin, obrigado!
Em números percentuais, o uso das redes sociais em geral nesse período cresceu por volta de 40%, segue abaixo a nossa fonte:
<https://www.jornalcontabil.com.br/redes-sociais-crescem-40-durante-a-pandemia/>
Re: Consumo de mídia durante a pandemia - Autores: Breno Pires Ramos Silva, Julia Ceolin Silva Veloso, Vinicius Azevedo Guedes de Sá
Parabéns aos autores pelo trabalho desenvolvido.
Tema bastante relevante e bem pontuado por vocês, pois, de fato, as mídias, neste período de pandemia, tem sido mais consumidas do que nunca. Precisamos saber selecionar o que é benéfico ou não para mantermos a nossa saúde mental.
Abraço,
Márcia