Moda e tecnologia através do tempo - Autores: Joyce Cristina Silva, Isadora dos Santos Benedito, Rodrigo Falqueto Feu Gomes

Moda e tecnologia através do tempo - Autores: Joyce Cristina Silva, Isadora dos Santos Benedito, Rodrigo Falqueto Feu Gomes

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 6

Título:

Moda e tecnologia através do tempo

Autores: Joyce Cristina Silva, Isadora dos Santos Benedito, Rodrigo Falqueto Feu Gomes
Resumo:

 

A moda se inicia com o objetivo de atender as necessidades humanas, com a grande evolução, vimos a área da moda se reinventar com inovações que nos cercam até os dias atuais. Podemos perceber o marketing, que se mostrou importante para o presente e futuro da moda, e o modo em que a tecnologia inserida pode ajudar o público desta área, principalmente nos tempos de pandemia.

 

   
Anexos:
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Desenho de Moda
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Matte e Geraldo Liska
Mesa (2): Guilherme Pereira Moura
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Moda e tecnologia através do tempo.pdf

 Slides: Documento PDF Moda e tecnologia através do tempo.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Moda e tecnologia através do tempo - Autores: Joyce Cristina Silva, Isadora dos Santos Benedito, Rodrigo Falqueto Feu Gomes

por Sandra Mara Moreira Rocha Garcia -

A nova perspectiva do brasileiro em "andar na moda", ou a simples aquisição de uma peça de vestuário mostrou-se inovadora. Descobrimos que, com a pandemia, não precisamos sair às compras. De posse de um smartphone, internet, e paciência para utilizar os provadores virtuais, podemos ter acesso a diversas lojas. importante destacar que essa nova geração de consumidores também favoreceu aos pequenos lojistas. Pois a vitrine da internet pode impactar seja aquela empresa grande ou pequena.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Moda e tecnologia através do tempo - Autores: Joyce Cristina Silva, Isadora dos Santos Benedito, Rodrigo Falqueto Feu Gomes

por Júlia de Faria Reis -

Pesquisadores, incrível o tema! É uma correlação que o senso comum peca em fazer. Acredito ser importante pensar fora da caixinha nesse aspecto, inclusive na moda - que é uma forma de arte. Acho interessante, portanto, a discussão entre mercado e moda, sendo que moda pode ser considerada uma forma de arte. Entretanto, uma arte que é muito apropriada pelo mercado capitalista e que, por isso, tem, cada vez mais, se tornado um produto de massa. Como vocês observam a temática? O fato de ser uma forma de expressão artística apropriada pelo capitalismo, torna-a menos arte? Levanto a temática por interesse e por achar que o desenvolvimento tecnológico, no marketing, como é proposta a correlação, também se relaciona com a pergunta. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Moda e tecnologia através do tempo - Autores: Joyce Cristina Silva, Isadora dos Santos Benedito, Rodrigo Falqueto Feu Gomes

por Geovanna Karina de Assis Otoni -

Que tema interessante, parabéns aos autores. A moda realmente é influenciada pelo contexto em que está inserida e com certeza passará por muitas evoluções devido à tecnologia. A moda se adapta à realidade vigente e uma prova disto são as máscaras no contexto atual da pandemia. Muitas lojas estão fazendo máscaras com cores, bordados e estampas que combinem com as roupas, já que, além da proteção, as máscaras também são estão sendo vistas com uma função estética.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Moda e tecnologia através do tempo - Autores: Joyce Cristina Silva, Isadora dos Santos Benedito, Rodrigo Falqueto Feu Gomes

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Olá,

meu nome é Cristina Souza. Quero parabenizar os autores pelo trabalho!

Moda é um assunto que me interessa bastante porque consigo perceber a importância história, artística e social que a moda tem. Vocês souberam resumir bem o longo percurso que a moda percorreu ao longo dos séculos e apresentaram as tendências dos novos tempos. Fiquei surpresa com o desfile virtual e com as roupas customizadas com nossas medidas. Acho o máximo essas possibilidades! 

Vocês acreditam que com a inserção cada vez maior da tecnologia digital na moda chegaremos a um futuro em que as produções deixarão de ser  feitas em massa e assumirão o aspecto de 'roupas objeto de arte', como eram as roupas sob medida dos alfaiates?

Grande abraço!

Cristina Souza.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Moda e tecnologia através do tempo - Autores: Joyce Cristina Silva, Isadora dos Santos Benedito, Rodrigo Falqueto Feu Gomes

por Bárbara Stella -

Boa noite pessoal,

O tema escolhido por vocês é extremamente interessante, ao ler o artigo me permiti refletir e conhecer um pouco mais sobre o assunto. Desse modo, gostaria de parabenizá-los pela escolha e agradecer pela oportunidade.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Moda e tecnologia através do tempo - Autores: Joyce Cristina Silva, Isadora dos Santos Benedito, Rodrigo Falqueto Feu Gomes

por Sofia Aguiar -

Parabéns pelo trabalho! Adorei como se relaciona a moda com cada período histórico, resultado da cultura, tecnologia e materiais disponíveis. Acho muito interessante refletir sobre como as máscaras de proteção se transformaram ao longo dos últimos meses, que se tornou um acessório fashion. De máscaras brancas cirúrgicas passamos a ter máscaras estampadas, coloridas e até mesmo ostentando etiqueta de marcas de luxo, combinando necessidade com o estilo pessoal de cada um.