Título: |
"De você" como possessivo: um reflexo da mudança no quadro pronominal do Português Brasileiro |
Autores: | Bruna Carvalho Zarattini, Carolina Valadares Tantikitmanee |
Resumo: | Este artigo busca trabalhar com as dimensões teóricas e práticas que envolvem a expressão “de você” (e variações) como pronome possessivo. O recurso utilizado, reflexo da mudança no quadro pronominal brasileiro, é sistematizado como uma alternativa à ambiguidade veiculada por “seu” (e flexões). Desse modo, são levantados dados bibliográficos e numéricos, comparando prescrições gramaticais ao uso do Português brasileiro (por falantes nativos), de forma a refletir sobre as convergências e divergências – pontos de contato e limites – entre teoria e prática linguística. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Linguística |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Geraldo José Rodrigues Liska |
Mesa (2): | José Ignacio Ribeiro Marinho |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: De você como possessivo - um reflexo da mudança no quadro pronominal do Português brasileiro [2].pdf |
|
Slides: Apresentação.pdf |
"De você" como possessivo: um reflexo da mudança no quadro pronominal do Português Brasileiro - Autores: Bruna Carvalho Zarattini, Carolina Valadares Tantikitmanee
Re: "De você" como possessivo: um reflexo da mudança no quadro pronominal do Português Brasileiro - Autores: Bruna Carvalho Zarattini, Carolina Valadares Tantikitmanee
Re: "De você" como possessivo: um reflexo da mudança no quadro pronominal do Português Brasileiro - Autores: Bruna Carvalho Zarattini, Carolina Valadares Tantikitmanee
Olá, pessoal!
A princípio, sejam bem-vindos ao UEADSL 2020.2! Aproveitem o evento ao máximo!
Aqui, Bruna e Carolina trazem à luz um estudo elementar e interessante acerca da expressão "de você", enquanto pronome possessivo. Trata-se de uma pesquisa instigante, que nos leva a ter um olhar mais crítico em relação a esse "fenômeno".
Sucesso, Bruna e Carolina!
Abraço!
Obrigada, José!
Que o evento seja proveitoso para todos nós!
Agradeço, ainda, o elogio e comentário. A pesquisa teve uma motivação bastante divertida, diga-se de passagem. Tenho um irmão bem pequeno e, considerando os seus usos linguísticos, fiquei bastante interessada para pesquisar sobre o uso de "de você".
A partir dos direcionamentos da professora Adriane Teresinha Sartori, na disciplina "Fundamentos Metodólogicos do Ensino de Português: Prática do Ensino de Análise Linguística", surgiu a oportunidade de investigar, aplicadamente, o aspecto... Entretanto, as considerações sobre o tópico eram bastante esparsas. Por isso, eu e a Carolina decidimos nos aprofundar neste assunto e produzir o artigo. Enfim, curiosidades dos bastidores, hahaha.
Tomara que, em alguma medida, tenhamos contribuído para a reflexão teórica sobre o ponto.
Abraços.
Ei, Bruna!
Boa noite!
Tudo bem?
A princípio, que interessante o seu comentário a respeito de seu irmão - enquanto pesquisadora, seu olhar, de certa forma, voltou-se em relação ao limiar entre ciência-família.
O sistema linguístico da criança, Bruna, é altamente frutífero, não é? Seu lugar de fala, suas expressões, seus trejeitos...
Em minha dissertação de Mestrado, estudei a personagem Armandinho, de Alexandre Beck, cartunista e ilustrador catarinense, observando a representação da infância, nas tiras em quadrinhos protagonizadas por crianças (kid strips).
Após o evento, aconselho vocês que "engordem" o artigo, a fim de que seja submetido a um periódico do campo linguístico.
Fico muito feliz, Bruna, ao ver produção de material de qualidade.
Em tempos tão apocalípticos, em diversos sentidos, devemos segurar as mãos uns dos outros, e disseminar conhecimento e poesia por aí...
Ei, José!
Enquanto escrevíamos o artigo, diversas possibilidades de caminhos foram surgindo, e nós queremos muito explorá-las... Infelizmente não foi possível para este congresso devido ao tamanho, mas acho que podemos seguir alguns dos caminhos que apareceram! Ver que você também acha que é possível "engordar" o artigo é uma ótima forma de confirmar que podemos fazer isso!
Confesso que quando a Bruna me falou dessa ideia dela de pesquisar o "de você" eu não achei que fosse dar tantos frutos, mas ficamos muito felizes com o resultado!
Ei, Carolina!
Boa noite!
O meu conselho é: expandam o trabalho de vocês, sim. Trata-se, linguisticamente, de uma abordagem temática interessante e necessária.
Se pararmos para refletir, tudo praticamente é ciência.
Abraço e poesia!
Olá Bruna e Carolina!
Achei o artigo de vocês interessante, posto que questões relacionadas a linguagem portuguesa, suas variações e seus diversos significados costumam ficar mais no debate dos alunos que cursam Letras. No que diz respeito do uso da expressão "de você" como alternativa para o uso do pronome "seu" para indicar possessividade, na análise de vocês, quais seriam os possíveis entraves, caso tenham, para a popularização do uso da expressão, por nós falantes da língua?
Ei, Fernanda!
Julgamos ser o preconceito linguístico, que confunde pressupostos gramaticais e língua de prestígio/padrão. Isso, pois, para além de todas as problemáticas que o envolvem, define-se "certo" e "errado" sem diferenciar os compêndios linguísticos postulados pela gramática (tradicional, frisa-se) dos valores sociais atribuídos à linguagem.
Acho que a Bruna tocou justamente o ponto: o preconceito linguístico é o grande problema relacionado à mudança linguística, de forma geral, e não acho que seria diferente nesse caso... Entretanto, como vimos no artigo, o uso do "de você" chegou a ser mencionado em algumas gramáticas, e isso talvez possa diminuir os impactos do preconceito (ou não... é difícil prever com certeza).
Excelente artigo!
Eu já me confundi algumas vezes exatamente por causa dessa ambiguidade no possessivo "seu".
Diante disso, ler o artigo de vocês foi esclarecedor! Parabéns pelo texto
Ei, Rafael!
Boa noite!
Quem nunca caiu nas "redes" da ambiguidade?...
Rsrsrs.
Abraço e poesia!
Ei, Rafael! Que bom que gostou!
Eu já tinha reparado nessa ambiguidade várias vezes, mas nunca me atentei que pudesse ser um objeto de pesquisa antes desse ano! Foi super legal desenvolver isso com a Bruna, fico feliz que tenha te ajudado!
Que interessante esse artigo! Parabéns!
Como estudante de exatas, não me passa pela cabeça essas dificuldades encontradas na norma da língua portuguesa. Foi uma verdadeira reflexão a respeito e me vi percebendo que temos mesmo alguns preconceitos, parece errado, mesmo que não saibamos o porquê.
Ei, Bárbara!
Ficamos felizes com o seu feedback. Significa muito saber que conseguimos, de algum modo, fazer com que alguém fora da "bolha" de Letras tenha refletido - linguística e socialmente -, sobre a tópica do "de você"...
Ei, Bárbara!
Que bom que gostou do artigo e que legal também que, mesmo não sendo da área, se interessou por ele!
Ei, Bárbara!
Que bom que gostou do artigo e que legal também que, mesmo não sendo da área, se interessou por ele!
s e n s a c i o n a l
<3