Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Fábio dos Santos Coradini -
Número de respostas: 24

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Gostaríamos de convidar vocês para apreciarem a belíssima "fala" dos nossos conferencistas através do seu PODCAST. Pode ser? 

Podcast

 

 


RESUMO DA CONFERÊNCIA

Esta proposta tem como objetivo principal verificar como está a produção e o incentivo a ela no que diz respeito aos recursos educacionais abertos (REA), tomando como base documentos oficiais intergovenamentais da ONU (2015) e da UNESCO (2002, 2019), e de documentos oficiais que regem a educação brasileira como o Plano Nacional de Educação (2014), principalmente as Metas 5 e 7, e a BNCC (2017). Analisando as metas, estratégias e orientações sobre a implementação dos REA descritas nesses documentos buscamos saber como está a produção desses recursos por professores, visto que os docentes também exercem importante papel na promoção de REA. Para isso, realizamos uma pesquisa em forma de questionário com cerca de 50 professores. Nessa pesquisa buscamos saber se eles sabem o que é e se já produziram um recurso educacional aberto, entre outras perguntas. Ao corroborar os documentos com as respostas ao questionário, percebemos que ainda há um déficit de produção de REA, ressaltando que as metas e estratégias do PNE foram estabelecidas para serem cumpridas em um prazo de 10 anos, a começar em 2014 e com término em 2024, faltando apenas 4 anos, como também o Objetivo 4 da ONU (2015) com meta a atingir para a Agenda de 2030. Ressaltamos que se trata de uma análise com cunho reflexivo sobre a importância dos recursos educacionais abertos para o avanço da educação e sobre a prática docente no que diz respeito a produção de REA, já que os professores são produtores de material didático e os compartilha, como mostra a pesquisa realizada: 65,3% dos entrevistados compartilham o material na Internet. Esperamos que essa breve reflexão possa contribuir para o despertamento docente e assim fazer com que o número de professores produtores de material educacional cresça e com isso possamos alcançar as metas dos documentos descritos acima e assim garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, como estabelece o Objetivo 4 da ONU (2015).

Caso deseje conversar com os nossos conferencistas, basta enviar um recado através dos  emails: fabiocoradinic@gmail.com e elaine.ts@gmail.com

Coordenadora da mesa: Profa Ms Silvane Aparecida Gomes

Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/3947236684723925


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Silvane Gomes -

Caros conferencistas,

É com muita alegria e expectativa que recebemos você Elaine e Fábio para essa troca bacana de conhecimento! Dizer a vocês que são bem-vindos  é redundante, pois essa edição do Congresso UEaDSL conta com o comprometimento de vocês em todos os sentidos. Quero parabenizá-los pelas provocações que o assunto propõe que é a produção e o incentivo ao uso dos recursos educacionais abertos (REA). Que todos que acessarão essa conferência sejam despertados a produzir material educacional em acordo com as metas dos documentos oficiais para a garantia ao acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e possam promover oportunidades de aprendizagem a todos. 

Reconhecemos a importância do tema e que venham os debates! É um prazer lê-los "conferenciando" nesta edição!

Mais uma vez, estejam à vontade!

Em resposta à Silvane Gomes

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Elaine Teixeira -

Olá, pesso@l!

Sejam bem-vindos ao UEaDSL e a nossa conferência!

Procuramos fazer uma reflexão sobre a produção de REA baseando-nos nos documentos oficiais tanto da educação brasileira como também em documentos de instituições intergovernamentais, analisando o que nós professores temos feito no que diz respeito a esses documentos e a produção de REA.

Esperamos que essa discussão seja produtiva e que possa contribuir para a melhoria na educação.

Abraç@s virtuais!

Elaine Teixeira

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, professores! Parabéns, pela excelente conferência sobre Recursos Educacionais Abertos (REA)!

Sou assessora pedagógica do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG e tenho muito interesse em discussões relacionadas aos REA.

Trata-se de um tema de grande relevância para discussões no cenário educacional, pois remete à democratização de acesso ao conhecimento de forma equitativa, inclusiva e de qualidade. Assim, é importante pensar nos formatos de disponibilização desses recursos, inclusive, que atendam às pessoas com deficiência que muitas vezes são negligenciadas.

É preciso conscientizar os professores sobre a importância dos REA, mas, na medida que são implementadas políticas públicas educacionais para a produção de REA, é fundamental focar em políticas de formação de professores com vistas a capacitá-los para o desenvolvimento desses recursos.

Abraços,

Márcia

 


Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Elaine Teixeira -

Oi, Márcia!

Obrigada pela presença em nossa conferência.

Concordo com você sobre a conscientização dos professores, percebo que é esse o grande fator responsável. 

Aproveitar espaços como esse para falar de REA e da Educação Aberta é de suma importância.

Abraços!

Elaine Teixeira

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Ei, professora e professor! 

Muito bem apresentadas as provocações e agradeço pela oportunidade de aprendizado! Sou Bruna Gonçalves, Pedagoga lotada no Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG e mestra em educação tecnológica. 

Penso que a resposta à pergunta deixada por vocês ao final da reflexão pode ser analisada também considerando a formação inicial e continuada dos professores e professoras, ainda muito deficitária no que estamos discutindo, e a precariedade das condições de trabalho docente. Produzir um REA envolve condições de infraestrutura, domínio teórico e prático!

Um abraço!

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Elaine Teixeira -

Olá, Bruna!

Obrigada pelas considerações!

Sim, a formação continuada é um dos grandes fatores para o entendimento e disseminação de REA.

Abraços!

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Maria Aparecida Viegas de Melo -

Olá a todxs!

Inicialmente parabenizo a Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil)  pelo excelente trabalho. O tema é bastante pertinente na atual situação que vivemos no ensino remoto. Gostaria de saber mais sobre a pesquisa. Em relação aos professores que responderam à pesquisa, eles são de escolas públicas? Que nível de ensino eles trabalham?


Em resposta à Maria Aparecida Viegas de Melo

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Elaine Teixeira -

Olá, Maria Aparecida!

Obrigada pelas considerações e interesse na pesquisa.

A pesquisa foi realizada com docentes da Educação Básica, em sua grande maioria de escolas públicas e atuando no ensino fundamental 2 e médio. O que também nos leva para uma outra análise a ser considerada com relação a produção de REA. Será que o fato de atuarem em escolas públicas é o motivo para não conhecerem ou não produzirem REA mesmo sendo algo, como já dissemos, que vigora nos documentos oficiais da educação brasileira?

Tema para outra conversa!

Abraços!

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Maria Aparecida Viegas de Melo -

Olá Elaine!

Obrigada por responder minha pergunta. Com certeza tema para outra conversa.

Abraço,

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Vagner Mendonça Gonçalves -

Olá a todos e a todas!

Primeiramente, parabenizo à Prof.ª Elaine e ao Prof. Fábio pelo excelente PODCAST e pela abordagem tão rica de um tema tão relevante, ainda mais nos dias atuais.

Sobre a provocação final deixada pela Prof.ª Elaine, muitos fatores estão envolvidos, e em muitos contextos distintos, no fato de muitos professores não atuarem com a produção, com a disponibilização e, até mesmo, com a utilização de recursos educacionais abertos. Eu gostaria de comentar, nesta postagem, com relação ao contexto da Educação Básica Pública do nosso país, no qual um dos grandes desafios a serem superados, além da disponibilidade precária de recursos tecnológicos nas escolas públicas e nas residências de grande parte dos estudantes, é a formação dos professores. A pandemia e o consequente distanciamento social revelaram, em muitos contextos do nosso país, dentre outras desigualdades, a dificuldade de muitos educadores em se apropriarem dos recursos tecnológicos e das TICs em seu contexto profissional. É perceptível que, no período de "normalidade", faltam incentivos e políticas amplamente divulgados, acessíveis e efetivos que proporcionem aos educadores novos conhecimentos e novas visões sobre as Tecnologias na Educação; novas reflexões sobre seus métodos e sobre sua atuação; e, acima de tudo, estimulem esses profissionais a encontrarem motivação dentro de si para encarar em mundo em constante descoberta e evolução. Talvez aí esteja uma das chaves para aumentar o engajamento dos professores, propiciando, inclusive, novas ideias e abordagens para se vencer, inclusive, as limitações impostas pela desigualdade social do nosso país. 

Em resposta à Vagner Mendonça Gonçalves

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Elaine Teixeira -

Olá, Vagner!

Excelente contribuição!

Sua reflexão sobre a questão de produção e divulgação dos REA é de fato algo que tem acontecido.

A falta de conhecimento sobre os REA e a falta de capacitação de professores também contribui para que a produção de recursos educacionais abertos ainda não seja algo tão perto da realidade educacional.

Temos algumas iniciativas de instituições para o fomento ao preparo de profissionais sobre a importância da Educação Aberta, uma delas é o Instituto Educa Digital (https://educadigital.org.br/), que tem parceria com a UNESCO e tem promovido cursos para professores sobre REA, e também tem o repositório REALPTL (http://realptl.letras.ufmg.br/realptl/), do qual sou colaboradora, que divulga REA para que outros professores possam fazer uso ou reuso dos materiais compartilhados.

Abraços.

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Vagner Mendonça Gonçalves -

Oi, Elaine. Boa noite!

Muito obrigado por essas valiosas recomendações de portais. Vou me aprofundar no conhecimento dos mesmos e, com certeza, indicarei esses conteúdos para muitos e muitas colegas.

De fato, iniciativas com essas que você compartilhou são importantes para disseminar, popularizar e formar profissionais da Educação capazes de produzir e utilizar REA dentros dos diferentes contextos que temos em nosso país.

Um abraço!

 

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Boa tarde,

meu nome é Cristina Souza, sou assessora pedagógica do CAED/UFMG.

Quero cumprimentar os professores Fábio e Elaine pelo trabalho. Tenho visto que um número cada vez maior de professores tem produzido materiais para suas atividades e tem compartilhado estes materiais na rede. Esse trabalho dos professores é feito, muitas vezes, de forma autônoma e de iniciativa própria, sem uma formação adequada em produção de materiais didáticos. Pensando na minha experiência como professora de escola pública, acredito que a produção de recursos educacionais tem sido feita sem o conhecimento adequado sobre como produzir nos padrões do REA. Logo, penso que políticas de incentivo para formação adequada dos professores poderiam resolver esse 'desacerto'. Há muita produção, mas há também pouca formação e informação.

Abraço a todos!

Cristina Souza

Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Elaine Teixeira -

Olá, Cristina!

De fato, há ainda muita falta de conhecimento sobre a produção de REA e investir em políticas públicas educacionais é algo que precisa acontecer.

Há muitos professores que compartilham seus materiais, mas não fazem uso de licenças para que outros possam usar, o que acaba levando muitas vezes ao plágio.

Formar os professores para o conhecimento e para a produção de REA é algo que algumas instituições têm buscado fazer, como é o caso do Educa Digital em parceria com a UNESCO, que tem promovido cursos sobre a Educação Aberta.

Abraços.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Ana Carolina -

Olá!

Gostei da discussão. Acho que é sempre essencial checar se aquilo que é proposto na teoria se concretiza na prática. Como é de conhecimento geral, o dia a dia das escolas é distante dos centros onde os currículos são elaborados. Durante a Pandemia pude acompanhar de perto como uma aluna do 3º ano do ensino médio assistia às aulas remotas, via TV. O despreparo dos professores era gritante e a falta de qualidade dos materiais maior ainda. Haviam erros gritantes nas apostilas, links quebrados, etc. O material parecia sequer ter sido revisado por um educador. Como iniciante à pesquisa na UFMG também tivemos a oportunidade de analisar estes PDFs de um ponto de vista mais crítico e científico e, de fato, minha impressão de que "havia algo errado" se mostrou acertada. Não havia adequação de idade dos materiais, os PETs que deveriam servir como apoio ao aluno só os confundiam mais. É uma realidade triste. 

Em resposta à Ana Carolina

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Elaine Teixeira -

Olá, Ana Carolina!

Infelizmente o despreparo está exatamente na falta de conhecimento sobre a produção de um material ou recurso didático. Como Coordenadora Pedagógica pude perceber a dificuldade de alguns professores em usar ferramentas básicas, pelo fato de não fazerem uso de ferramentas digitais. Também percebi que muitos ao criarem um material não citavam a fonte etc. 

Espero que com esta experiência pandêmica as mudanças nas práticas pedagógicas possam acontecer para melhoria na educação.

Abraços.

Elaine Teixeira

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Fábio dos Santos Coradini -

Boa Noite a todos, 

Peço desculpas pela demora, mas entre virtual e presencial, estou aqui. Mas posso garantir 

que nossa querídissima Professora Elaine Teixeira fez uma linda recepção para todos. 

Saiba que ela é a grande mentora dessa conferência e me sinto prestigiado em poder compartilhar tamanha felicidade ao seu lado. Obrigado. 

Me recordo quando ainda na graduação que falar em REA era pensar em algo além das nossas práticas, com o tempo ouvi muito professores falarem de repositório, banco de livros entre outras expressões, mas nunca buscarem entender a importância de termos a nossa prática suportada e qualificada pela disponibilidade "livre e gratuita" dos recursos educacionais abertos. 

Em tempos de pandemia, tornou-se um dos maiores alicerces para práticas digitais e em interfaces sociais. 

Abraços, Fabio Coradini

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Eliane Marina Palhares Guimarães -

Parabéns profa. Elaine pelas considerações sobre os recursos educacionais abertos. Saliento que a preparação dos professores é fundamental para a produção destes recursos, de forma que possam ser meios adequados no processo de ensino.  A estrutura visual, a organização do conteúdo e a acessibilidade são condições importantes na produção dos REA.


Em resposta à Eliane Marina Palhares Guimarães

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Elaine Teixeira -

Olá, Eliane!

Sim, a formação e conscientização docente é fundamental para que os REA sejam de fato uma realidade para a educação brasileira.

Abraços,

Elaine Teixeira


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Gregory N. Santos -

Olá Professora Elaine e Professor Fábio, boa noite! Gostei do assunto proposto, embora eu não seja professor. Não havia ouvido falar sobre os REAs ainda, porém concordo muito que é necessário investir em novas práticas educativas. Recentemente, partitipei de um curso de formação de tutores e tutoras de educação a distãncia e um dos pontos discutidos por nós foi justamente essa demanda. É preciso acompanhar a dinamicidade social e suas demandas, se mostrando presente de outras formas, como dito na discussão do fórum do teatro 2, introduzida pelo Professor Marcus Vinícius.

Parabéns pelo tema abordado e pela provocação!


Em resposta à Gregory N. Santos

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Elaine Teixeira -

Olá, Gregory!

Obrigada pelas participação e pelas considerações!

As mudanças na educação são necessárias e precisamos estar prontos para lidar com as transformações e possibilidades que as tecnologias digitais têm a nos oferecer.

Abraços,

Elaine Teixeira


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Frederico Tunes e Sousa -

Boa tarde a todas e todos!

Gostaria de parabenizar a Professora Elaine e o Professor Fábio pela excelente provocação trazida no trabalho. Acredito que a distância entre o "saber" da importância da produção de REAs e produção de fato perpassa diversos campos, como a formação de professores, condições de trabalho precárias, falta de incentivos e falta de acesso aos recursos tecnológicos necessários. Me pergunto, entretanto, se há uma dimensão mais subjetiva para esse problema. O avanço tecnológico ocorre num ritmo acelerado, enquanto a valorização da educação segue em declínio. A escola permanece seguindo o mesmo modelo do século passado, e é preciso motivação para inovar e aderir a novas propostas. O incentivo para a produção deveria ocorrer na dimensão prática, enquanto parece existir no momento de forma mais expressiva apenas nos documentos oficiais.

Obrigado e um abraço,

Frederico Tunes e Sousa

Em resposta à Frederico Tunes e Sousa

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Elaine Teixeira -

Olá, Frederico!

Obrigada pelas considerações!

Observamos que a fala sobre os REA ainda está muito aquém de nossa prática, o que é lamentável. Não vemos as instituições, que deveriam formar os professores para isso, dando ênfase, muitas se quer nem sabem o que são REA. Muitos gestores escolares não conhecem os recursos educacionais abertos e se não conhecem como vão incentivar aos seus professores a produzirem REA? 

Uma realidade na educação brasileira que precisa ser mudada e o passo já estamos dando ao falarmos sobre eles!

Abraços, 

Elaine Teixeira 

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 4 - Professora Esp Elaine Teixeira (SEEDUC/RJ) e Professor Esp Fábio Coradini (Marinha do Brasil) - Mesa de Debate: Produção de REA: o que dizem os documentos oficiais e o que os professores estão fazendo.

por Fábio dos Santos Coradini -

Gratidao  Obrigado

Boa Noite a todos. 

Perante tantos acontecimentos que estamos vivenciando, estar juntos e partilhar juntos nos remete a palavra GRATIDÃO e OBRIGADO. Perante a amplitude de seu significado que nós Professora Elaine Teixeira e Professor Fábio Coradini, Coordenadores deste Palco e Atuores deste trabalho, agradecemos e expressamos nossos sinceros sentimentos por nos ajudar a transformar esse evento em um sucesso. 

Agradeço aos participantes por todas interações e seus tempos disponibilizados para assistir nossos conferencistas e ler os mais diversos trabalhos disponibilizados nesta plataforma. 

Agradecemos a nossa Coordenadora de Palco Professora Ms Silvane Gomes por ter aceito participar desta empreitada e dialogar com todos os envolvidos  a importância dos Recursos Educacionais Abertos no Brasil. Nosso enorme OBRIGADO.

Gratidão a todos pela parceira e que venham outros UEADSL.

Profa Elaine Teixeira e Prof Fábio dos Santos Coradini

Autores e Coordenadores do Teatro das Conferência