Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Fábio dos Santos Coradini -
Número de respostas: 37

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Joyce

Gostaríamos de convidar vocês para apreciarem a belíssima "fala" da nossa conferencista através do seu PODCAST. Pode ser? 

Podcast   

      


RESUMO DA CONFERÊNCIA

No podcast ao qual este resumo está conectado, discorro sobre cinco lições que podemos tirar da pandemia do COVID-19 para a educação brasileira. A primeira delas, é que “Aulas remotas não são ensino a distância (EaD)”. Aprendemos isso com o tempo. Como diz Coscarelli (2020), EaD de qualidade não é feito assim, como foi quando começou a pandemia. Naquele momento, os professores, subitamente, tiveram que começar a dar aulas remotas, usando ferramentas que não conheciam, sem ser devidamente capacitados para isso e, em muitos casos, sem conexão com a internet. E isto não é EaD, é um ensino remoto emergencial. Uma segunda lição é que “É preciso mais desapego do currículo e de seus aspectos quantitativos”. Falo isso ainda com base em Coscarelli e nas experiências de mãe, que desde o início da quarentena, assim como várias famílias, também começou a acompanhar mais diretamente o processo de aprendizagem do filho. Mesmo nesse momento, muitas escolas continuaram apegadas ao conteúdo programático do currículo, enquanto as necessidades maiores dos alunos eram socioemocionais. Houve movimentos na direção de dar suporte nesse sentido, mas ainda precisamos aprender muito sobre como valorizar mais os sentimentos e as emoções dos estudantes. A terceira lição é esta: “Aulas presenciais remotas não precisam ter o mesmo tempo das presenciais que acontecem na escola”. Por vários motivos, é necessário adaptar esse período em que os alunos ficam sentados em frente às telas. E isto está diretamente ligado à necessidade de desapego ao currículo. A quarta lição da pandemia é que “O vínculo se mostrou ainda mais importante para a educação”. Aulas remotas, como aprendemos em 2020, não foram criadas para crianças, por exemplo. Estudar assim não fez sentido algum para elas, pois perderam a conexão que foi construída antes. Esse vínculo (com os amigos, com os professores, com o conhecimento em colaboração) faz parte de todo o processo de aprendizagem. Porém, a lógica escolar transmissiva transportada para os ambientes on-line limita a cooperação, o que prejudica a criação/manutenção dos vínculos. Assim, é preciso, também, aprender sobre como transmitir menos e cooperar mais (BUNZEN, 2020). Por fim, a quinta lição mostra que “Muito se fala sobre o ensino híbrido, mas ainda há muito o que aprender a seu respeito”. Há anos, pesquisadores vêm desenvolvendo estudos sobre o ensino híbrido. Mesmo assim, a conclusão de uma pesquisa de Siemens, Gasevic e Dawson (2015) é que as evidências sobre o desempenho dos aprendizes ainda eram frágeis. Ou seja, é preciso mais estudos específicos sobre as diversas práticas híbridas, já que os resultados mostrados são de práticas on-line positivas. Segundo Junqueira (2020), para que haja uma melhor compreensão do tema, precisamos estudar as interações entre alunos e conteúdos, o papel dos professores, as tecnologias digitais mais adequadas para orientar suas escolhas pedagógicas, entre outros. Portanto, colocar o ensino híbrido em prática vai além de simplesmente mesclar momentos de aulas presenciais e on-line. Os desafios são, de fato, muito grandes no Brasil, especialmente, após o período pandêmico.

Caso deseje conversar com a nossa conferencista, basta enviar um recado através do  email: joycejvieira@gmail.com

Coordenadora da mesa: Profa Elaine Teixeira

Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/0509311942373517



Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Elaine Teixeira -

Sejam todos bem-vindo@s!

Com muita alegria os convido para participarem da Conferência "Lições da pandemia para a educação brasileira", proposta da Professora Joyce.

Convido a todos para interagirem com ela discutindo o tema proposto.

Ótimo Congresso a tod@s!

Elaine Teixeira

*Para dar continuidade a discussão, clique em "Responder".

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Obrigada, Elaine, pela recepção. sorriso

Sejam todo(a)s bem-vindo(a)s!

Espero que a nossa prosa aqui seja muito boa. O que mais vocês têm aprendido durante esse tempo de pandemia, em seus contextos?

Bom congresso!

Abraços.

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, professora Joyce! Parabéns pela escolha do tema e pelas reflexões.

Sou assessora pedagógica do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, e acredito que estamos aprendendo bastante com esta pandemia. Na área educacional, professores, gestores, estudantes e familiares precisaram realizar diversas adaptações. Mas defendo que é fundamental manter este vínculo, pois a escola é o local mais importante para viabilizar a socialização dos estudantes e, na impossibilidade de ocorrência de aulas presenciais, é importante que sejam implementadas estratégias para a manutenção desse vínculo ainda que de forma virtual. Para que esse ensino seja possível, é fundamental a implementação de políticas públicas que garantam internet e equipamentos tecnológicos para viabilização desse ensino para todas as camadas da população, conforme foi feito em outros países. Além disso, é fundamental a capacitação de professores para conduzir o processo ensino-aprendizagem de forma remota, pois grande parte desses docentes não possuía o hábito de trabalhar com recursos tecnológicos antes da pandemia.

Concordo que o emocional deve ser priorizado e que os conteúdos devem ser ministrados de uma forma mais leve de modo a garantir a saúde mental dos estudantes, professores e familiares.

Abraços,

Márcia

 


Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Olá, Márcia!

Concordo com você!

Obrigada pelas colocações.

Abraço. sorriso

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Maria Aparecida Viegas de Melo -

Olá a todxs!

Inicialmente parabenizo a professora pela excelente fala. O que me chamou mais atenção na fala da Professora Dra Joyce foi em relação ao tempo das aulas remotas e presenciais e, também sobre a lógica transmissiva. O que tenho presenciado é que o conteúdo a distância está muito maior. E isso tem acarretado muito stress nos alunos. Acredito que essa questão deverá ser repensada para 2021.


Em resposta à Maria Aparecida Viegas de Melo

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Oi, Maria Aparecida,

Percebo essa carga pesada de conteúdos também, o que realmente traz muito stress não só para os alunos, mas também às famílias. Os pais e responsáveis em geral precisam trabalhar, cuidar da casa, ajudar os filhos com as tarefas e trabalhos da escola, e acaba ficando muito difícil conciliar tudo. Resultado: muitos atritos.

Precisamos repensar isso urgentemente, já que (com ou sem pandemia) não sabemos o que nos aguarda no(s) próximo(s) ano(s), né?

Abraço.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Ei, professora Joyce!

Sou Bruna Gonçalves, pedagoga no Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, e as lições que você sinaliza estão em conformidade com o que acompanhei durante esse período de ERE na Universidade.  Agradeço e cumprimento sua excelente fala. 

Entendo bem quando você diz da necessidade de desapegarmos do currículo e estou totalmente de acordo com a necessidade de que o social e o emocional sejam também centralidade nos processos de ensino e de aprendizagem. No entanto, se me permite, proponho que a gente desapegue deste currículo, o que está posto, e que tenhamos fôlego para fazer desse artefato cultural o currículo-desejo e que ele esteja em consonância com as possibilidades de diálogo com a vida (Paraíso, 2009) - https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9355

Um abraço e, mais uma vez, obrigada pela sua contribuição! 

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Olá, Bruna, obrigada por sua contribuição!

Concordo com você. E devemos ter em mente que não é tarefa fácil nos desapegarmos do currículo. Pelo contrário, tendo em vista todo o nosso histórico educacional. 

É como um trabalho de formiguinha, aos poucos vamos realizando uma ação aqui e outra ali (o que, ao mesmo tempo, é um grande passo). A pandemia já nos sinalizou essa necessidade. Falta-nos, agora, agir em direção a isso. Espero que não fiquem apenas as lições, mas que consigamos, de fato, chegar a ações concretas.

Estarmos aqui neste espaço do UEaDSL já é um grande avanço. Vamos continuar! 

Abraço! sorriso

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Dionathas Vargas de Cerqueira -

Bom dia professora Joyce!

Gostaria de parabenizá-la pela fala. Foi excelente.

Enquanto aluno de graduação e professor voluntário em cursinho popular consigo vivenciar os dois lados relacionados ao ensino remoto. Como aluno, percebo que a eficiência de aprendizagem é comprometida por todo o estudo ficar restrito a casa, devido a dificuldade de concentrar e ficar o dia todo em frente ao computador. Como professor voluntário, vejo que os alunos se sentem mais desmotivados ainda por serem alunos do 9º do ensino fundamental. Para eles é mais complicado ainda de ter aula online. 

Acho que pensar em novas ações para o próximo ano seja fundamental para permitir melhorar o rendimento em relação ao aprendizado dos alunos, que é mais importante do que a nota.

Um abraço.

Em resposta à Dionathas Vargas de Cerqueira

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Oi, Dionathas, obrigada!

A sobrecarga, a falta de concentração e de motivação, cansaço... são um fato, de todos os lados. Estamos todos cansados, precisando pensar em novas ideias e ações para o próximo ano (uma incógnita). 

Precisamos de muitas adaptações para a educação em nosso país em 2021... e é meu sonho que a gente deixe a nota de lado e olhe para os ganhos efetivos dos alunos! Vamos lutar por isso!

Abraço. 

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Boa tarde, 

meu nome é Cristina Souza, sou assessora pedagógica do CAED/UFMG. Quero parabenizar a professora Joyce pela escolha do tema e pelas reflexões.

Acredito que é muito importante tirarmos boas lições do Ensino Remoto Emergencial. O grande 'ganho' dessa situação toda é, a meu ver, a oportunidade para repensar o ensino que é dado tradicionalmente nas escolas. Mas infelizmente, não tenho visto mudança reais. Sou mãe de uma menina de 9 anos, que é aluna na rede particular, e considero que a escola erra em repassar o conteúdo neste novo sistema sem considerar as especificidades deste período. São muitas horas massivas de aula online, sem um uso inteligente das ferramentas. Acompanho o dia a dia da turma de 3º ano e percebo alunos exaustos do on-line. Exaustos do quadro branco transmitido pelo computador.

Concordo com a prof. Joyce de que os meios novos não foram acompanhados de novas metodologias. E lamento que a oportunidade para inovar não esteja sendo aproveitada. Neste contexto, o que temos desejado (eu e minha filha) é que a o isolamento acabe logo. Porque as aulas na escola são menos cansativas.

Abraço,

Cristina Souza

Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Oi, Cristina, obrigada pelas colocações.

Eu compartilho das suas vivências com sua filha e dos seus lamentos e anseio pelo fim do isolamento. 

Também tenho um filho pequeno e o acompanho todos os dias nas aulas on-line. Estamos cansados! É conteúdo que não acaba mais. Exaustivo, não consigo dar conta de tudo. E nem cobro isso dele, que está apenas no 1º ano, sendo alfabetizado.

Vejo uma mudança significativa do primeiro para o segundo semestre, com relação à flexibilização da escola em algumas questões e às práticas dos professores, que se esforçam muito! Mas percebo que ainda há muito o que adaptar. Mas acredito que as adaptações ficarão para 2021, já que estamos no último bimestre. 

Sigamos firmes!

Abraço.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Eliane Marina Palhares Guimarães -

Profª Joyce,

Parabéns pela pertinência, clareza e objetividade das colocações.  Destaco a menção à diferença entre Ensino a distância (EaD) e Ensino Remoto Emergencial (ERE). A situação de isolamento social é temporal e, por este motivo, deverá ser revista assim que as condições sanitárias permitirem. No entanto, a condição de remoto é uma opção para o ensino, independente do tempo.  Por outro lado, a EaD é uma opção metodológica que requer um cuidado pedagógico específico para o processo de ensino e aprendizagem. Requer conhecimento pedagógico por parte do professor para estruturação e desenvolvimento do conteúdo, a participação ativa do aluno, com disciplina e responsabilidade para desenvolvimento das atividades e a mediação das tecnologias durante todo o processo. Portanto, para o ERE ou a EaD é necessário conhecimento e recursos adequados.

Em resposta à Eliane Marina Palhares Guimarães

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Olá, Eliane, obrigada!

Bom ponto. Inclusive, toda a discussão em torno do ensino híbrido é super válida, a partir das experiências que temos tido com o ensino remoto, que poderá continuar existindo, mesmo após a pandemia. Momentos de ensino remoto e de ensino presencial poderão ser mais frequentes na educação nesse futuro próximo. 

Cabe aos pesquisadores investigar como isso se dará, as experiências que poderemos ter, os impactos, as tarefas, a colaboração ou falta dela, os papéis de professores e alunos, enfim, temos muito a fazer. Acredito que muitas pesquisas surgirão a partir deste momento que estamos vivendo e que o conhecimento gerado por elas nos ajudarão a entender muito mais.

Abraço! sorriso

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Ana Carolina -

Olá!

Concordo. Aulas remotas não são EAD. Quando falamos em EAD estamos falando de um curso/ uma escola projetada para funcionar online, com recursos próprios e bem planejados. Aulas remotas são diferentes e podem acabar se tornando "meras" aulas e não ensino "de fato". Concordo também com a questão da desvalorização das emoções do aluno. Falo de um lugar de experiência própria visto que o período de ERE foi bem difícil para mim, rs

Boa fala!

Em resposta à Ana Carolina

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Oi, Ana Carolina,

Obrigada!

O ERE foi difícil (e continua sendo) para todos nós. Alguns conseguiram se adaptar com mais facilidade, mas acredito que todos aprendemos muito, né?

Abraço!

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Igor Câmara -

Prezados autores, tudo bem ?


Quero parabenizar os autores pelo artigo abordado e destacar que a temática é bastante relevante e densa e faz com que reflitamos sobre a temática.


Quero deixar registrado as minhas considerações e parabenizar pelo pertinente trabalho apresentado.


Atenciosamente,


Igor Câmara 


Em resposta à Igor Câmara

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Oi, Igor, muito obrigada!
Abraço.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Raquel Santos Leal -

Olá, 

Sou graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG e bolsista do Programa "Aproxime-se" do CAED/UFMG por meio do qual também estou apresentando trabalho no evento. Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelas reflexões postas aqui; é certo que o ensino remoto emergencial tem trazido muitas lições para professores e alunos especialmente no contexto do nosso país. 

Na minha vivência como aluna, ouvi muito falar que o ensino remoto emergencial é de fato diferente do que tradicionalmente conhecemos por Ensino à Distância. Entretanto, gostaria de saber em que aspectos, exatamente, esses métodos se diferenciam ou se assemelham. 

Além disso, gostaria de destacar as lições 3 e 4. Durante esse semestre atípico, posso dizer que experienciei ambas. Adaptar o período de aula, para mim, é além de uma alternativa, mas uma necessidade, uma vez que o meio em que ocorre o processo de comunicação entre professor e aluno é um computador(ou qualquer outro dispositivo do gênero), que naturalmente é desgastante física e psicologicamente, exigindo o desenvolvimento de outro habitus de aprendizado. 

Na lição 4, você trabalha a questão do vínculo e como ele faz parte para o processo de aprendizagem. Acredito essa realmente é uma das grandes chaves desse processo, não somente no ensino básico, mas no superior. A troca de experiências, questionamentos e dúvidas faz parte de qualquer ambiente saudável de ensino aprendizagem, infelizmente perdemos um pouco disso quando nos afastamos do ambiente comunal da sala de aula ou, no caso do projeto ao qual faço parte, das cidades do interior de Minas Gerais as quais sediariam fisicamente os eventos. Contudo, durante essa edição do programa que aconteceu virtualmente, estudamos formas de aproximar essas duas realidades. Como foi dito, no Podcast acredito que teremos muitas lições ainda pela frente.  

Abraço!

Raquel Santos Leal


Em resposta à Raquel Santos Leal

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Oi, Raquel, obrigada pelas colocações!

Para tentar responder à sua dúvida sobre a diferença entre EaD e Ensino Remoto Emergencial, vou fazer uso das palavras da professora Carla Coscarelli (2020, p. 15). Segundo ela (e eu super concordo!),

O Ensino Remoto é uma "[...] ação emergencial, são cursos presenciais, que, devido aos impedimentos impostos pela fácil disseminação do coronavírus, impedem os estabelecimentos de ensino de manterem suas atividades presenciais". A partir do momento em que nos vimos nessa situação, não houve planejamento prévio, não houve a escolha de um ambiente virtual de aprendizagem com cautela, os professores não tiveram tempo de se preparar, "[...] de produzir e selecionar materiais e estratégias de ensino adequadas para atividades online". Além disso, os(as) alunos(as) não estavam "[...] previamente de acordo com o desenvolvimento de atividades em outros ambientes que não fossem a escola e estivessem bem preparados para isso (o que não é trivial nem simples)".

Por outro lado, os cursos oferecidos na modalidade de EaD são planejados com cuidado, com tempo hábil, e "[...] não nos falta tecnologia para ministrar cursos de alta qualidade", apesar de faltar, muitas vezes, capacitação para os professores aprenderem a lidar com as tecnologias e estratégias de ensino usadas na EaD.

Basicamente, eu diria, com base no que nos ensina Coscarelli, que a diferença entre essas duas possibilidades é o preparo.

Sim, ainda tiraremos muitas outras lições de tudo isso. Espero que elas nos ajudem a seguir em direção a práticas eficazes para os variados contextos educacionais.


Referência:

COSCARELLI, Carla. Ensino de língua: surtos durante a pandemia. In: Ribeiro, Ana Elisa; Vecchio, Pollyanna de Mattos. Tecnologias Digitais e Escola: reflexões no projeto Aula Aberta durante a pandemia. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.


Abraço!

Em resposta à Joyce Fettermann

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Muito obrigada pela indicação da bibliografia, professora Joyce! Já baixei o livro e vou utilizá-lo!

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Imaculada Gomes Rocha -

Parabéns pela escolha. Este tema além de ser interessante, atualíssimo e muito relevante apara a nossa sociedade.

Em resposta à Imaculada Gomes Rocha

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Obrigada, Imaculada!

Abraço.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Yasmin Sangalete -

Boa noite!

Gostaria de parabenizar a Prof Dra Joyce e toda a equipe envolvida. Concordo muito com tudo o que foi dito.

Tenho uma irmã de 7 anos que está tento aulas remotas e percebo que, realmente, como foi dita pela Prof Dra Joyce, as aulas remotas não foram feitas para as crianças. Sinto minha irmã um pouco desmotivada ao realizar as atividades e sempre demonstrando que sente falta de ir à escola e encontrar seus colegas e professores. Tem sido bem monótono e cansativo para ela.

Quanto à ideia de que aulas remotas não são EAD, não tinha parado para pensar nessa questão, mas realmente faz todo o sentido.

Obrigada pela fala e por apresentar lições tão pertinentes. 

Em resposta à Yasmin Sangalete

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Obrigada, Yasmin!

Esperamos ver as crianças logo em suas escolas, brincando com os amiguinhos e aprendendo muito melhor com as interações com todos, né?

Um abraço!

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Vívian Assis Parreiras -

Professora Dra. Joyce, gostaria de parabenizá-la pelas considerações e reflexões que trouxe para esse evento através do seu podcast.

Sou aluna do ensino médio técnico no Cefet-mg, campus Contagem, e concordo com suas afirmações. Acredito que a valorização e preocupação da escola com os sentimentos e emoções dos seus alunos e professores é de grande importância para que o sistema ensino-aprendizagem possa obter sucesso, ainda mais considerando o cenário atual, que tem acarretado diversos problemas à saúde mental de muitos.

Atenciosamente, Vívian.

Em resposta à Vívian Assis Parreiras

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Obrigada, Vívian! Verdade.

Abraço.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Bruna Zarattini -

Excelente fala!

Creio que transpareceu diversas percepções que nós, educadores formados, em formação e estudiosos da área, depreendemos da situação vivenciada.

O EaD requer planejamento próprio, não é uma mera adaptação do ensino presencial (ERE).

Parabéns pelos apontamentos e pelas colocações! 

Em resposta à Bruna Zarattini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Obrigada, Bruna!

Abraço.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Gregory N. Santos -

Como estudante universitário, também percebo o apego ao caráter quantitativo do ensino e concordo com a necessidade de dar atenção aos aspectos socioemocionais como parte do processo de aprendizado. Nesse período, onde foi necessária a adaptação de currículos ao modo emergencial, houve bastante reclamação e mudança nas propostas. Acredito que tanto alunos e alunas quanto professores e professoras tenham tido a possibilidade de enxergar alternativas. Parabéns, Professora Joyce, pelo trabalho e é bom ver profissionais da área da educação buscando melhorias para todos e todas.

Em resposta à Gregory N. Santos

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Obrigada, Gregory!

Este período tem oportunizado muitas reflexões. Vamos esperar que elas se transformem em práticas, né?

Um abraço.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Frederico Tunes e Sousa -

Boa tarde a todas e todos!

Gostaria de agradecer à Professora Joyce pela excelente exposição! As reflexões trazidas ressoaram muito com minha própria experiência como aluno universitário vivenciando um regime de ensino remoto emergencial. De fato, é necessário o descolamento dessa dinâmica do formato EAD, que traz uma proposta teórico metodológica própria que não está sendo aplicada na maior parte das instituições presenciais nesse momento. As reflexões trazidas para as aulas remotas são, para mim, importantes e dizem muito também a respeito das dinâmicas presenciais. O apego ao conteúdismo, ao modelo expositivo, de longa duração e com baixo foco na interação entre aluno/aluno e aluno/professor precisa reavaliado, para a construção de um modelo de educação que acompanhe as necessidades dos tempos atuais, que estão sempre se modificando. No contexto da pandemia, o olhar crítico sobre nossas práticas é fundamental para se oferecer o melhor possível para os estudantes, com respeito à subjetividade, condições materiais e de saúde mental de cada um.

Muito obrigado,

Frederico Tunes e Sousa


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Elaine Teixeira -

Olá a todos!

Estamos chegando ao final do UEaDSL 2020.2, mas as discussões continuam até amanhã, domingo, 08/11.

Aproveitem esses últimos dias para darem as suas contribuições!

Abraços,

Elaine Teixeira


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Geciel Ranieri Furtado -

Olá a todos e a todas!!

Parabenizar a professora Dra. Joyce Fetterrmann pela fala tão lúcida. Muitos são os desafios que a Pandemia de Covid-19 traz para educação em todos os seus níveis de ensino. Concordo com a professora aprendemos muito em um curto período de tempo e ainda iremos aprender muito mais, resignificando práticas e metodologias. No entanto, minha preocupação é com relação as modalidades de Ensino Remoto Emergencial ou o Ensino Híbrido e que as mesmas venham a cair na Concepção Bancaria tão denunciada por Paulo Freire (1974) mas de forma virtual.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Geciel Ranieri Furtado -

Olá a todos e a todas!!

Parabenizar a professora Dra. Joyce Fetterrmann pela fala tão lúcida. Muitos são os desafios que a Pandemia de Covid-19 traz para educação em todos os seus níveis de ensino. Concordo com a professora aprendemos muito em um curto período de tempo e ainda iremos aprender muito mais, resignificando práticas e metodologias. No entanto, minha preocupação é com relação as modalidades de Ensino Remoto Emergencial ou o Ensino Híbrido e que as mesmas venham a cair na Concepção Bancaria tão denunciada por Paulo Freire (1974) mas de forma virtual.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Fábio dos Santos Coradini -

Gratidao  Obrigado

Boa Noite a todos. 

Perante tantos acontecimentos que estamos vivenciando, estar juntos e partilhar juntos nos remete a palavra GRATIDÃO e OBRIGADO. Perante a amplitude de seu significado que a Comissão do UEADSL e nós Professora Elaine Teixeira e Professor Fábio Coradini, Coordenadores deste Palco, agradecemos e expressamos nossos sinceros sentimentos por nos ajudar a transformar esse evento em um sucesso. 

Agradeço aos inscritos por todas interações e seus tempos disponibilizados para assistir nossos conferencistas e ler os mais diversos trabalhos disponibilizados nesta plataforma. 

A nossa ilustre Professora Doutora Joyce Vieira Fettermann nosso abraço e gratidão por ter aceito nosso convite com tanta disponibilidade e humildade. Sua fala, autoria e experiência encantou este Palco.

Com o final da temporada,  a partir de amanhã entraremos nas atividades de apuração de dados e emissão dos CERTIFICADOS. 

Verifiquem seus dados cadastrais pois os CERTIFICADOS serão enviados automaticamente para seus emails. 

Por fim, sintam-se abraçados por nós e toda Comissão do UEADSL. 

Profa Elaine Teixeira e Prof Fábio dos Santos Coradini

Coordenadores do Teatro das Conferência


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 1 - Professora Dra Joyce Vieira Fettermann (UENF) - Mesa de Debate: Lições da Pandemia para a Educação Brasileira.

por Joyce Fettermann -

Muito obrigada, professores Elaine e Fábio!
Foi uma alegria enorme participar desta edição do UEaDSL.

Abraços!