Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Fábio dos Santos Coradini -
Número de respostas: 20

Logo

Banner

Gostaríamos de convidar vocês para assistir ao vídeo e conversar no fórum. Pode ser? 

Video

 

  



RESUMO DA CONFERÊNCIA

O acesso às línguas estrangeiras à crianças tem se mostrado atualmente escasso e quando não, demasiado restrito no que diz respeito à crianças em idade anterior à alfabetização. Ao perceber a língua estrangeira como um sistema integrado entre Linguística e Cultura, afirmamos a necessidade de propiciar, ainda na tenra idade, o contato com uma língua estrangeira. As implicações desse contato trazem consequências benéficas tanto em termos psicológicos, linguísticos, sociais e inclusive acadêmicos. Retringimo-nos aos elementos linguísticos e sociolinguísticos. Essa escassez mencionada anteriormente, leva-nos a pensar estratégias de reflexão, avaliação e planejamento para a inserção dessa modalidade de ensino de língua estrangeira a partir de estudos sistematizados. O campo é amplo, assim como a tradição de ensino para crianças que denota relevância à aquisição de léxico acompanhada pela repetição de palavras e estruturas. Pretendemos, como objetivo principal, propiciar à criança um ambiente de imersão em línguas estrangeiras, ao mesmo tempo que a “sensibilizamos” para o contato com a língua estrangeira. Não se pretende com isso trabalhar incessantemente conteúdos temáticos fechados e muito menos elementos avaliativos quantitativos. A interação entre crianças e professor utilizando a língua estrangeira,no nosso caso, a língua espanhola, é elemento básico e indispensável para a validade da comunicação entre os interlocutores. O planejamento é elemento condicionante do êxito da iniciativa principalmente porque, ao contar com os elementos de flexibilidade do programa diário planejado permitimos uma auto-interdisciplinaridade tanto com o que as crianças têm aprendido e estudado em determinado momento, quanto com o que já foi anteriormente estudado ou discutido em língua espanhola e o que se estudará ou se discutirá nesta língua estrangeira. Trabalhamos em um sentido global de observar as variáveis envolvidas no planejamento da ação de sistematizar o ensino de espanhol para crianças. Tal processo envolve elementos que vão desde o filtro afetivo ao desenvolvimento das competências lingüísticas necessárias para o contato com uma língua estrangeira em tenra idade. É constante o circuito de planejamento com as hipóteses, fundamentação teórica para embasar essas ações, execução e avaliação das interações e retomada do planejamento a partir das experiências realizadas. Estão envolvidos neste processo, alunos da graduação em Letras, da pós-graduação em Linguística Aplicada e alunos de Iniciação Científica. Em período pandêmico, desenvolvemos atividades interativas em língua estrangeira, por meio das diversas plataformas de ensino online, contando sempre com a participação dos pais - atitude desejável - ou acompanhamento de um responsável. A interação das crianças tem se mostrado participativa e com uma absorção plena das novas tecnologias.

Caso deseje conversar com a nossa conferencista, basta enviar um recado através do  email: janainasoares.unb@gmail.com

Coordenador da mesa: Prof Fábio dos Santos Coradini

Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/4179413222793488



Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Fábio dos Santos Coradini -

Logo

Sejam todos bem vindos ao UEADSL 2020-2.

Antes de tudo, quero agradecer e expressar minha gratidão a você Professora Dra Janaina Soares por ter aceito participar de um evento virtual, assíncrono e ao meio de uma pandemia. E também expressar meu carinho pois foi uma das minhas mestres pontuais na minha itinerência formativa. Obrigado pela colaboração.

Tenham certeza, que este Congresso foi construído com muito carinho e atenção, respeitando a todos os critérios e adequando-os as mais diversas necessidades de cada um que se permitiu interagir com a nossa Comissão. A vocês participantes, autores, ouvintes MUITO OBRIGADO. 

Espero que possam aproveitar as mais diversas temáticas que temos espalhadas pelas sala de debate e de interação audiovisual. Os nossos convidados estarão em contato com vocês todos os dias, assim como os coordenador de mesa que compõem cada espaço de apresentação. 

Peço aos inscritos (ouvintes) que acessem nossos critérios de certificação assim como todas as informações do UEADSL através do link: https://textolivre.dyn.cpuhouse.cloud/course/view.php?id=33&section=5

Temos outros espaços interessantes, além dos palcos de apresentação. O espaço de lançamento de livros que você poderá conferir aqui: https://textolivre.dyn.cpuhouse.cloud/mod/forum/view.php?id=690

As orientações para Menções Honrosas é muito legal, nele podemos descobrir como votar nos trabalhos que mais gostamos e esses trabalhos terão um certificação de meritocracia, além de destaque nos Anais. Acesse e entenda como funciona: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/page/view.php?id=968

Dentro do "Socialize-se" temos aquele painel lindo que conta com diversas informações e principalemnte estará esperando você escrever algo. Participe viu, o link para acesso é https://textolivre.dyn.cpuhouse.cloud/course/view.php?id=33&section=1

Agora vamos curtir juntinhos a palestra da Prof Dra Janaina Soares e claro, participar muito, aproveitar todo conhecimento que encontra-se na palma das nossas mãos e claro nos nossos dispositivos móveis. 

Sejam todos bem vindos e já já iremos nos encontrar pelas nossas salas e corredores virtuais na hora do cafezinho ou quando estivermos buscando aquele trabalho que nos interessa. 

Contamos com você para o sucesso deste evento. 

Amplexos a todos, 

Prof Fabio dos Santos Coradini

Comissão UEADSL 2020-2


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Maria Aparecida Viegas de Melo -
Olá a todxs!
Inicilamente parabenizo a professora Dra Janaina pela excelente fala. Gostaria de saber um pouco mais sobre as plataformas de ensino online que utilizaram no projeto. Você acredita que as atividades interativas corroboraram para a aprendizagem da língua alvo? E qual habilidade eles apresentaram maior aprendizado?
Em resposta à Maria Aparecida Viegas de Melo

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Janaína Soares de Oliveira Alves -

Olá, Maria Aparecida, 

Tive problemas técnicos, mas estou aqui com tuas respostas: 

Decidi dividir as perguntas e ir respondendo cada parte, ok?


Gostaria de saber um pouco mais sobre as plataformas de ensino online que utilizaram no projeto. 


Atualmente estamos utilizando plataformas disponíveis e mais simplificadas para os pais da escola Alternativa de educação infantil da Universidade da UnB utilizamos a plataforma mais acessível ao professor em formação, do estágio que no caso é o MEET. Mas já abrimos até uma sala do whatsapp que direciona para o mensager do Facebook e os participantes só tem que clicar e participar (desvantagem é que não tem chat...mas é super leve).


Você acredita que as atividades interativas corroboraram para a aprendizagem da língua alvo? 


Acredito sim que estas atividades interativas contribuem para o contato da criança e a língua alvo tendo em conta que esse é o nosso objetivo principal é realmente a interação, perguntas, respostas, comentários pertinentes às propostas para corroborar a compreensão do que está acontecendo e isso acontece sempre (com o uso das estratégias didáticas adequadas)! Entendemos a "aprendizagem" em seu sentido mais amplo como parte de um processo que gera resultados, se bem conduzido, nesse primeiro momento de "aproximação"( termo alternativo à "sensibilização") (Acredito que sensibilizar alguém exige por parte do interlocutor uma resposta positiva ou negativa. Não é o caso! Propomos um contato divertido e agradável na língua estrangeira para propiciar a essa criança posteriormente decidir sobre seus gostos e preferências com relação a uma língua X). Sem dúvida, como efeito posterior temos encontrado crianças que, dentro de suas possibilidades buscam uma ampliação desse contato levando-as a entrar no processo de efetivo aprendizado sistematizada. 



E qual habilidade eles apresentaram maior aprendizado? 


Com toda certeza salta aos olhos a compreensão auditiva assim como percebemos nos estudantes que já leem a tranquilidade em manusear o material escrito em espanhol embora tenhamos muitas restrições e não trabalhamos com a habilidade escrita. Como disse anteriormente, temos em conta que estamos tratando com uma língua de pares mínimos contrastivos, o que pode causar prejuízos no processo de escrita da língua nativa: o português. 


Espero poder ter contribuído e maiores discussões, pode se comunicar comigo posteriormente pelo e-mail: janainasoares.unb@gmail.com principalmente para indicações de leituras sobre o tema. Grata, 
Em resposta à Janaína Soares de Oliveira Alves

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Maria Aparecida Viegas de Melo -

Olá Janaína!

Obrigada por responder minhas perguntas e reflexões acerca da temática. Grandes contribuições. Parabéns!

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Ei, professora Janaína! Foi um prazer ouvi-la nesta manhã...uma fala tão potente, tão energizada! 

Sou Bruna Gonçalves, Pedagoga no Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG e não tenho leituras sobre o trabalho de línguas estrangeiras para crianças. 

A partir de seu vídeo, especialmente quando diz sobre a não recomendação da escrita do espanhol durante a alfabetização, fiquei com uma dúvida: é fortemente recomendável o contato com línguas estrangeiras para crianças/bebês que ainda não falam? Isso também pode ser prejudicial no desenvolvimento na fala da língua materna e considerada uma exposição prematura?

Um abraço!

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Janaína Soares de Oliveira Alves -

Olá, Bruna, 

Quanto às leituras se desejar temos uma pasta com vários textos relacionados ao tema que compartilhamos no grupo de pesquisa MuLEC - Multilínguas Estrangeiras para Crianças. 

Em relação a pergunta sobre a exposição prematura do da língua estrangeira: durante muito tempo se acreditou que geraria um atraso de aquisição da língua nativa ou que sempre existiria um momento de silêncio entre a aquisição da língua materna e a língua estrangeira. 

Tanto o atraso quando o silenciamento temporário podem acontecer, no entanto aparecem em nossas leituras e análises de situações vivenciadas forma suave e temporária, sem nenhuma intervenção de atendimento fonoterapêutico. Na verdade, no processo de bilinguismo ativo em que a criança tem normalmente que conviver com as duas línguas, elas escolhem os momentos para uso de uma ou de outra língua, assim como os falantes com os quais ela se relacionará em uma ou outra língua. Em nossa proposta de contato com a língua estrangeira esses eventos forem até então nulos, principalmente porque as sessões de “aproximação” ocorrem de modo reduzido com uma exposição semanal das Crianças à língua estrangeira que dura em média somente meia hora semanal. Ainda assim, uma das vertentes do grupo de pesquisa trabalha com o que chamo de “Língua de Criação” em que as crianças são expostas à língua estrangeira por parte de um dos pais (não se trata de contexto bilíngue mas de escolha familiar). Nesse caso, o possível silenciamento não foi registrado com relação à língua materna tendo em conta principalmente o fato de que a exposição à língua materna ser infinitamente maior e a língua estrangeira se restringir somente ao contato familiar. 

As crianças já se encontram desde muito cedo em contato com estímulos em língua estrangeira não sistematizadas através de desenhos, imagens, propagandas, objetos, brinquedos e produtos com rótulos traduzidos, isso sem mencionar os jogos de vídeo-game. 

O que procuramos e defendemos é a sistematização desses contatos a partir de uma de um constante monitoramento e avaliação, embasado teoricamente e de planejamento compartilhado entre os pesquisadores interessados nessa área especializada de estudos. 

Espero poder ter contribuído e maiores discussões, pode se comunicar comigo posteriormente pelo e-mail: janainasoares.unb@gmail.com principalmente para indicações de leituras sobre o tema. Grata, 





Em resposta à Janaína Soares de Oliveira Alves

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Perfeito, professora Janaína! Muito obrigada pelos esclarecimentos e pela disponibilidade em ajudar!! Gratidão!!

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Yasmin Sangalete -

Muito interessante. Hoje sabemos a importância e o peso que a fluência em outros idiomas tem e oferecer isso às crianças com certeza impactará de forma muito positiva no futuro delas, tanto de forma profissional quanto pessoal. Aprender um idioma é também conhecer novas culturas, novas visões e ter acesso a informações que antes não teríamos. Já ouvi falar em alguns lugares que crianças tem mais facilidade para aprender um novo idioma do que adultos. Isso procede?

Além disso, gostaria de parabenizá-los pela iniciativa. É de fato algo muito importante que fará toda a diferença para essas crianças, em diversos aspectos. Vocês pretendem expandir o projeto para outras escolas?

Em resposta à Yasmin Sangalete

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Janaína Soares de Oliveira Alves -

Olá, Yasmin, 

Obrigada pela tua contribuição. Realmente precisamos entender que uma língua é um sistema complexo e indissociável da Cultura e de sua história e tantos outros elementos a ela atrelados.

Sim que alguns pesquisadores defendem exatamente as facilidade que as crianças teriam de aprender um novo idioma em detrimento dos adultos. Essa é a visão do considerado entre " período crítico" em que evidentemente as crianças demonstram maior habilidade para a compreensão e produção oral de aspectos fonéticos relacionados a língua. O menor grau de comparação das crianças no processo de aprendizado também influencia, já que raras vezes elas qualificaram uma palavra como feia ou estranha. Parece ser que a noção de que uma língua é uma língua portanto não comparável a outra entre "facilita" esse processo. No entanto, estudos mais recentes mostram que, se por um lado as crianças têm demonstram essas possibilidades, por outro, os adultos transportam seus conhecimentos pré-adquiridos em sua língua materna ou em suas primeiras línguas estrangeiras às segundas línguas e, com isso, contam com a vantagem de aquisição de léxico e de estruturas sintáticas em um nível mais avançado. Tampouco vamos deixar de considerar o fato de que as dificuldades de aquisição e aprendizagem de uma língua estrangeira no Brasil fazem com que uma grande parte da população só tenha tido acesso às línguas estrangeiras depois da adolescência conseguindo, ainda assim, alcançar um nível avançado de proficiência na sua língua, inclusive sem imersão local. 

Um abraço e sigamos em contato para você nos contar das tuas experiências: janainasoares.unb@gmail.com



Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Olá, 

meu nome é Cristina Souza, sou assessora pedagógica do CAED/UFMG. 

Quero parabenizar a professora Janaina Soares pela apresentação e dizer que achei o projeto MuLEC importantíssimo.

Eu tive a oportunidade de lecionar língua italiana no fundamental II por alguns anos e confesso que tive grande dificuldade por dois motivos: a escola não dispunha de um material voltado para crianças e eu também não havia recebido formação adequada na universidade. Foi uma luta, porque precisei observar metodologias em outras línguas e adaptar para o italiano. 

Noto que as crianças possuem facilidade em lidar com novidades e isso ajuda muito no aprendizado de línguas. Logo, esse tipo de metodologia que o seu projeto trabalha deveria ser disseminadas nos cursos superiores de língua e se tornar, pelo menos, uma disciplina que sanasse nossa falha de formação.

Abraço e parabéns, mais uma vez!

Cristina Souza

Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Janaína Soares de Oliveira Alves -

Olá,  Cristina Souza, 

Grata pelas tuas gentis palavras, 

Realmente os materiais disponíveis são ainda escassos para o trabalho com línguas menos frequentes inclusive sentimos isso na área de espanhol. Ainda encontramos algumas dificuldades em materiais sistematizados para o ensino. No entanto, com o avanço das redes de internet e redes sociais já encontramos uma série de materiais em áudio, vídeo e texto que podem ser trabalhados com os alunos sendo muitos deles materiais autênticos facilmente adaptáveis ao aprendizado e não o contrário como era a realidade anterior (elaboração de materiais para o ensino de línguas estrangeiras). 

Um abraço e sigamos em contato para você nos contar das tuas experiências: janainasoares.unb@gmail.com 



Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Ana Carolina -

Olá!

Amei a fala. Sou professora de Inglês e trabalho com crianças desde o começo da Pandemia. No início estava resistente e evitava assumir esta responsabilidade por não conseguir prever como seria a aderência dos pequenos aos recursos online. Para minha surpresa alguns deles já estavam tão familiarizados com as plataformas online que conseguiam até me auxiliar haha essa experiência das aulas, somada com meus estudos teóricos, me levaram a crer que, sim, temos que investir nas crianças e no que tange ao ensino de línguas, quanto mais cedo melhor!



Em resposta à Ana Carolina

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Janaína Soares de Oliveira Alves -

Olá, Ana Carolina, 

Estou de pleno acordo com você e realmente no início da pandemia, eu acreditava que todos os estudos teriam que ser paralisados. Duas especialistas da área ainda se resistem e dizem que é impossível. Tivemos a mesma grata surpresa de que as crianças, mesmo as mais pequenas (que muitas vezes só precisam que alguém ligue o computador para elas) estavam mais adaptadas a todo esse universo, muito muito mais que eu. 

Continuemos e vamos aprendendo com eles...ao mesmo tempo que fornecemos uma ferramenta que traz consequências e poderes "superiores" (imitando linguagem de crianças e super heróis) para a vida adulta deles. 

Já quisera eu ter tido possibilidades de acesso à língua estrangeira precocemente...muitos de meus "problemas" estariam mais facilmente resolvidos. 

Um abraço e sigamos em contato para você nos contar das tuas experiências: janainasoares.unb@gmail.com 


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, professora Janaína! Parabéns pelo trabalho desenvolvido. O projeto é brilhante!

Sou assessora pedagógica do Centro de Apoio à Educação a Distância. As suas reflexões foram maravilhosas. Sempre tive dúvidas se as crianças deveriam ter acesso a outras línguas estrangeiras antes do processo de alfabetização da língua nativa. E a partir de sua fala percebo que não há uma idade ideal para o aprendizado, no entanto é fundamental ter cuidado com a forma de condução do processo que deve ocorrer de forma prazerosa e lúdica.

Por meio de sua fala fica clara a necessidade de formações docentes adequadas para proporcionar o processo ensino-aprendizado dessas crianças.

Abraços,

Márcia


Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Janaína Soares de Oliveira Alves -

Obrigada pelo diálogo, Márcia!

Sim, há a necessidade de estudos para que evitemos invencionismos e ações intuitivas somente já que os prejudicados e frustrados podem ser os próprios alunos em formação ou pior, nossas crianças e seu processo de contato com a língua estrangeira.

Estou aqui para continuarmos a prosa. É só escrever no: janainasoares.unb@gmail.com

Saudações cordiais, 

Janaína Soares

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Gregory N. Santos -
A demanda pela fluência em língua, além da nativa, se faz mais presente a cada dia. É interessante ver que existem projetos que exploram a diversidade, como esse, e trazem para a discussão o ensino de línguas e não apenas de uma delas. Um ponto que me chamou bastante atenção foi o destaque para a alteridade, afinal, reconhecer diferenças e saber respeitá-las é fundamental para o estabelecimento de boas relações sociais, ainda mais em se tratando da aproximação de culturas. Lidar com a diversidade pode exercitar o olhar crítico e acolhedor na própria cultura, também. Parabéns, professora Janaína!
Em resposta à Gregory N. Santos

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Janaína Soares de Oliveira Alves -

Gregory, 

Muito obrigada pela gentileza de tuas palavras e sim, a ousadia de nosso enfoque está em encontrar os pontos convergentes entre os idiomas e começa justamente porque de repente me vi rodeada de alunos-pesquisadores do francês (minha primeira mestra é falante do francês), inglês e "tinha até um japonês trás de mim". Mas nunca deixo de mencionar que a base desses estudos de LEC no Brasil são do inglês e da avaliação nesse idioma...vamos ampliando...devagar, devagar. 

Aqui estou para diálogos posteriores e sim, acredito fortemente que as crianças podem trazer para a nova sociedade noções mais acertadas sobre o outro, a humanidade e a possibilidade de convivência prazerosa e proveitosa entre os povos. 

Saudações cordiais, 

Janaína Soares - janainasoares.unb@gmail.com 

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Frederico Tunes e Sousa -

Boa tarde a todas e todos!

Meus parabéns pela fala, Professora Janaína! Foi um exposição muito interessante. A imersão de crianças no aprendizado de línguas estrangeiras é um assunto muito bacana, ainda mais se pensando na janela de sensibilidade para o aprendizado de outras línguas que torna o processo mais proveitoso, ainda mais acontecendo de forma tão natural! Achei muito legal o destaque dado para o espanhol, uma vez que o Brasil é uma "ilha" de português cercado por vizinhos de língua espanhola, gerando uma dissociação na nossa identificação como latino americanos e na familiaridade com povos que estão tão perto de nós. A hegemonia do ensino de inglês precisa ser alvo de muita reflexão! Novamente, meus parabéns pela excelente iniciativa!

Abraço,

Frederico Tunes e Sousa

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Geciel Ranieri Furtado -
Olá professora Janaina Soares. Tudo bem?

Uma temática muito atrativa que muito me interessa. Já realizei algumas pesquisas nesse campo da atuação. Quero parabeniza-la por trazer esse tema para o evento que só o enriqueceu ainda mais.

Geciel Ranieri Furtado

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 3 - Professora Dra Janaina Soares de Oliveira Alves (UnB) - Mesa de Debate: MuLEC: multilínguas estrangeiras para crianças.

por Fábio dos Santos Coradini -

Gratidao  Obrigado

Boa Noite a todos. 

Perante tantos acontecimentos que estamos vivenciando, estar juntos e partilhar juntos nos remete a palavra GRATIDÃO e OBRIGADO. Perante a amplitude de seu significado que a Comissão do UEADSL e nós Professora Elaine Teixeira e Professor Fábio Coradini, Coordenadores deste Palco, agradecemos e expressamos nossos sinceros sentimentos por nos ajudar a transformar esse evento em um sucesso. 

Agradeço aos inscritos por todas interações e seus tempos disponibilizados para assistir nossos conferencistas e ler os mais diversos trabalhos disponibilizados nesta plataforma. 

Ao nossa Professora Doutora Janaina Soares de Oliveira Alves nosso abraço e gratidão por ter aceito nosso convite com tanta disponibilidade e humildade. Sua fala, autoria e experiência encantou este Palco.

Com o final da temporada,  a partir de amanhã entraremos nas atividades de apuração de dados e emissão dos CERTIFICADOS. 

Verifiquem seus dados cadastrais pois os CERTIFICADOS serão enviados automaticamente para seus emails. 

Por fim, sintam-se abraçados por nós e toda Comissão do UEADSL. 

Profa Elaine Teixeira e Prof Fábio dos Santos Coradini

Coordenadores do Teatro das Conferência