Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Fábio dos Santos Coradini -
Número de respostas: 22

Logo

Marcus

Gostaríamos de convidar vocês para assistir ao vídeo e conversar no fórum. Pode ser? 

Video

   

    


RESUMO DA CONFERÊNCIA

Vivemos um tempo ímpar. Um tempo de esperas e incertezas. Um tempo que modificou abruptamente nossa maneira de conviver em sociedade e que afetou de forma direta a escola. A pandemia de COVID-19 obrigou-nos, professores e alunos, a esvaziar as salas de aulas e a dependermos do apoio de artefatos digitais de mediação para nos encontrarmos, constituindo o que se convencionou chamar “ensino remoto”. O objetivo deste trabalho é refletir sobre como se estabelecem as relações entre professores e alunos na educação mediada por tecnologias e destacar a importância da afetividade nesse processo. Com base em uma revisão de literatura que pretende trazer algumas referências importantes no campo das tecnologias educacionais e da educação de modo geral, a terminologia “ensino remoto” é contestada ao se colocar em tela a importância de se pensar educação como uma díade composta por ensino e aprendizagem e cujo sentido é perdido ao ser pensada exclusivamente como ensino. A partir disso, procura-se destacar a importância do professor nesse processo, lembrando que, segundo Leffa, ainda que os artefatos mediadores sejam importantes, a tecnologia não tem sentido ou poder sem a presença de um educador que saiba usá-la com propriedade. Assentada essa perspectiva, são trazidos para o diálogo Paulo Freire e Edgar Morin, a fim de defender o ponto de vista de que, apesar da distância (e talvez por causa dela), a afetividade continua sendo elemento basilar para a construção de conhecimento. Nesse sentido, cabe ao professor trabalhar a afetividade ou a amorosidade a fim de mobilizar os estudantes em sua aprendizagem e isso só é possível quando o professor sabe comunicar seu afeto e sabe estimular os estudantes a fazerem o mesmo. Isso fortalece a comunidade de aprendizagem e permite que as dificuldades de uma modalidade educativa tão nova e experimental ganhe significado e alcance resultados positivos.

Caso deseje conversar com o nosso conferencista, basta enviar um recado através do  email: marcusfontana2011@gmail.com

Coordenadora da mesa: Profa Elaine Teixeira

Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/0509311942373517


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Elaine Teixeira -

Sejam todos bem-vindo@s!

Com muita alegria os convido para participarem da Conferência "Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia", proposta do Professor Marcus Vinícius.

Convido a todos para interagirem com ele discutindo o tema proposto pelo Professor.

Ótimo Congresso a tod@s!

Elaine Teixeira

*Para dar continuidade a discussão, clique em "Responder".


Em resposta à Elaine Teixeira

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Ana Carolina -

Olá!

Concordo com o destaque dado ao papel do professor. Sou professora de Inglês particular e embora este seja um contexto diferente das escolas públicas, por exemplo, pude perceber o quanto a relação entre aluno e professor é importante para o processo de ensino - aprendizagem. Não sei se concordo com a parte da "amorosidade". Acho que tratar o professor como provedor de afeto por vezes acaba funcionando para desvalorizar a profissão e atribuir ao educador um papel que não lhe cabe, o de suprir demandas da família. No mais, excelente fala!

Em resposta à Ana Carolina

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Marcus Fontana -

Bom dia, Ana Carolina!

Obrigado pela contribuição. Achei interessante o fato de concordares sobre a importância das relações que se estabelecem entre professores e alunos, mas teres discordado sobre a "amorosidade". Se a relação não é amorosa, seria o quê? Talvez respeitosa seja um termo melhor? Ora, respeito está no campo do amor. Segundo Axel Honneth em sua "Luta por Reconhecimento", sempre que uma pessoa é desrespeitada surge no seio da comunidade um conflito, que nada mais é que uma luta para que se alcance reconhecimento. O reconhecimento afetivo se projeta em diferentes esferas. Familiar, sim, mas também social e inclusive jurídica. Então, temos aqui um conceito bastante amplo. Talvez isso não tenha ficado claro. 

Creio que em nenhum momento mencionei que os educadores seriam "provedores" de afeto. Nunca um educador pode substituir as atribuições da família. Realmente, não é este o sentido. Percebe que eu uso Freire como uma das referências para falar de amorosidade e é celebre a obra do autor intitulada "Professora, sim; tia, não...", cujo título fala por si só. Em geral, quando as pessoas ouvem o termo "amorosidade" se remetem a um sentimento romântico ou familiar, mas a "amorosidade" de que eu trato está além disso. Para Humberto Maturana, por exemplo, o amor é a base para uma sociedade sustentável e qualquer relação que se estabelece sem amor não pode sequer ser considerada relação social. Já para Erich Fromm, o amor "é uma atividade, não um afeto passivo; é um ato de firmeza, não de fraqueza... é propriamente dar, e não receber.” Ou seja, no caso de nossa profissão, é um contínuo exercício de demonstrar afeto para receber em troca, e este afeto significa respeito, engajamento e sentimento do coletivo. Não precisa, necessariamente (ainda que não esteja proibido), encher a comunicação com os alunos de emojis de corações, mas de saber respeitá-lo, afetivamente, como ser humano, sem vê-lo como alguém inferior (como muitas vezes ocorre).

Perdão, Ana Carolina, creio que me estendi, mas teu comentário me mobilizou bastante no sentido de procurar esclarecer melhor os conceitos.

Grande abraço!

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Maria Aparecida Viegas de Melo -

Olá a todxs!

Inicialmente parabenizo o professor Dr. Marcus Vinícius  pela excelente fala. Concordo com o professor, em relação à fala dele, quando ele diz que "a afetividade continua sendo elemento basilar para a construção de conhecimento". Em relação a aprendizagem de língua estrangeira penso que a afetividade, o filtro afetivo influencia muito para que o aluno aprenda a nova língua. Em especial a habilidade oral, acredito que se o aluno tem empatia ele aprende mais facilmente. 

Em resposta à Maria Aparecida Viegas de Melo

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Marcus Fontana -

Estimada Maria Aparecida, grato pela contribuição!

As teorias de Krashen foram várias vezes contestadas, mas no que tange ao filtro afetivo, as neurociências têm demonstrado de forma cada vez mais contundente sua realidade. É algo de que realmente não se pode escapar. Muito bem pontuado.

Grande abraço.

Em resposta à Marcus Fontana

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Ei, professor!

Belíssima sua contribuição ao Congresso, meus parabéns e obrigada!

Sou Bruna Gonçalves, pedagoga lotada no Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, e refletindo sobre a sua fala, entendo totalmente a problematização que você traz acerca da forma de nomear a prática educativa estabelecida nos tempos pandêmicos. No entanto, também me incomoda o uso de “educação a distância” no contexto que discutimos não somente pela reflexão que gentilmente você nos apresenta sobre o afeto. Não podemos considerar o que adotamos de forma emergencial modalidade de ensino e de aprendizagem.

E aí, como resolvemos esses impasses? =)

Um forte abraço


Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Marcus Fontana -

Estimada Bruna, muito oportuna a questão que levantas.

Entendo que num vídeo de 10 minutos voltado para as relações seria realmente muito complicado nomear o que se está fazendo. Preferi apenas problematizar. 

Tampouco creio que tenha condições de fazê-lo neste fórum.

De todo modo, concordo integralmente contigo quando afirmas que isso não pode ser chamado EaD, pois esta modalidade tem uma prática e uma intencionalidade totalmente diferentes. 

Por outro lado, deves saber que a Sesu convocou um GT para discutir a expansão da EaD nas universidades como forma de ampliar a interiorização. Creio que, neste momento, a própria EaD está em vias de uma transformação e logo deverá se tornar outra coisa. O quê? Ainda não sabemos.

Junto com o professor Vilson Leffa temos pensado numa perspectiva de Educação Aumentada, aproveitando o conceito de realidade aumentada. Mas isso é algo em que ainda estamos trabalhando.

Peço desculpas por não responder à pergunta. Sei que não o fiz. Mas é justamente porque acho que isso ainda merece muito debate. Embora o nome atual não sirva, ainda é preciso alguma reflexão para assentar uma terminologia adequada.

Quem sabe não tiramos algo do nosso diálogo? 

Podemos seguir conversando.

Grande abraço.  

Em resposta à Marcus Fontana

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Muito obrigada pela sua resposta, professor!! Compreendo e reafirmo, super pertinentes as suas provocações e estou 100% de acordo!! Aliás, vi excelentes produções nesta plataforma, mas a sua reflexão é a que mais me impactou, sem dúvida!

Também não vou sugerir um termo, mas estamos acertados sobre a necessidade de "educação" - essa palavra também tão polissêmica, mas que atende - substituir "ensino", não é? Ou, quem sabe, incluirmos um "aprendizagem" nessa relação que, na verdade, acontece reciprocamente. São múltiplos os ensinos e múltiplas as aprendizagem, sendo "professor/a" e "estudante" sujeitos impactados no(s) processo(s) formativo(s). 

Sobre o "remoto", você também coloca questões para pensarmos em relação ao distanciamento, que, neste momento, pela excepcionalidade trazida pela pandemia, precisa acontecer. É diferente, portanto, de quando nos referimos às possibilidades de conexão em tempos e espaços distintos através de uma Educação a Distância. O complemento "emergencial" busca, penso eu, reduzir um pouco essa imprecisão, que, de fato, existe. 

Enfim, um campo muito fértil para pesquisas está posto. Tenho certeza de você contribuirá muito nessas discussões!! 

Um abraço e, mais uma vez, parabéns!!

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Marcus Fontana -

Estimada Bruna,

Perfeito! Muito obrigado pela oportunidade do diálogo. Vejo que temos uma percepção muito semelhante sobre o assunto e caso tenhas alguma produção sobre o tema, gostaria muito de ler.

Agradeço, também, as palavras gentis sobre minhas breves colocações no vídeo. Sem dúvida, deixei mais lacunas que respostas.

Grande abraço.

Em resposta à Marcus Fontana

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Estou produzindo um artigo em parceria com uma professora que assessorei pedagogicamente durante o 2020/1 na FaE/UFMG e caso consigamos publicá-lo numa chamada de Fevereiro, terei o prazer de enviá-lo no seu e-mail...já anotei aqui!! Muito obrigada, professor, pelo debate profícuo!! Um abraço e votos de muita saúde e coragem =)

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Boa tarde,

sou assessora pedagógica do CAED/UFMG. Gostaria de parabenizar o prof. Marcus pela fala tão sensível e acertada! Acredito que o  mais importante é realmente essa construção de relações de afeto como apoio para as relações de ensino.

Trabalhei muitos anos em sala de aula e já fui criticada por 'tratar bem' os alunos. Eu não compreendia como seria possível ensinar sem demonstrar o quanto eu me importava com aqueles alunos. Mas infelizmente, ainda existem profissionais que preferem travar as relações de ensino em um ambiente de hostilidade e repressão. Ainda hoje, trabalho com Educação e penso afetuosamente nos resultados das ações que realizo.

A construção de um mundo melhor passa, certamente, pela construção de seres humanos melhores.

Abraço,

Cristina Souza

Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Marcus Fontana -

Querida Cristina,

Que linda tua contribuição! Também passei por essa situação algumas vezes. Que estranho pensar que o aluno precisa ser hostilizado para aprender, não? Certa vez, já na universidade, estava trabalhando em parceria com algumas colegas e recebi os alunos, no início de um novo semestre, na porta. Abracei um por um. Uma das colegas que estava comigo disse: "Isso não vai dar certo!" Felizmente, deu! sorriso

Que bom que temos educadores e educadoras que prezam pela qualidade das relações humanas que se estabelecem.

Grande abraço!


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Eliane Marina Palhares Guimarães -

Excelente colocação sobre o afeto, prof. Marcus! Vivemos em um mundo em que as tecnologias duras estão dominando as tecnologias leves. Precisamos ser mais "leves" nas nossas relações e, sem dúvida, nas relação que estabelecemos com nossos alunos, principalmente neste momento de isolamento social.  Destaco que o conceito de distante, deixou de ser exclusivamente geográfico/físico e absorveu também a concepção de acesso, ou seja,  de alcance. Neste sentido, a EaD tem possibilitado maior abrangência para atividades educativas que antes estavam restritas aos grandes centros e às iniciativas presenciais.

Em resposta à Eliane Marina Palhares Guimarães

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Marcus Fontana -

Estimada Eliane,

Tens toda razão. Vejo a EaD como uma grande possibilidade de ampliar os espaços da educação, desde que feita com responsabilidade, ética e honestidade. Para fazer EaD é preciso ser pesquisador na área, não é coisa para aventureiros. Os resultados podem ser nefastos.

Por outro lado, é lindo ver como pessoas que jamais teriam acesso à educação superior acabam tendo o direito a um diploma garantido pela EaD. Gosto muito de partilhar a história de um ex-aluno meu, o Rodrigo. Se tiveres tempo, dá uma olhada neste vídeo: https://ntetube.nte.ufsm.br/v/1493298717. Ele escreveu um TCC muito emocionante, também, intitulado "O Guri da Roça".

Grande abraço.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Bom dia.

Primeiro, gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho e toda exposição. Concordo, que a relação entre docente discentes precisam se fortalecer a cada dia. E nesse momento, em que somos "afetados", pela pandemia a afetividade deve ser regra e não premissa.


Parabéns!

Ana Maria Anunciação da Silva.

Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Marcus Fontana -

Bom dia, Ana Maria!

Bom ponto! Estamos num momento muito delicado. De uma forma ou de outra, todos estamos sofrendo muito com essa pandemia. Isolamento, excesso de trabalho, saudades... tudo isso nos afeta e, apensar das distâncias e da mediação tecnológica (ou por causa disso) é preciso que sejamos ainda mais humanos.

Obrigado pela contribuição!

Grande abraço.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, professor Marcus! Parabéns pelas reflexões!

Sou assessora pedagógica do Centro de Apoio à Educação a Distância, e concordo com o seu posicionamento. Me incomoda demais as pessoas resumirem a palavra educação a ensino, como você explicou de forma brilhante. Assim, devemos pensar a educação como articuladora de diversas dimensões entre elas, a aprendizagem.

Em relação ao afeto e a amorosidade, acho fundamental e fico muito feliz  em conhecer professores/pesquisadores que pensam como você, pois, sem a abordagem desses aspectos, o processo educativo com vistas a formação humana não acontece.

Grande abraço e muito obrigada pela excelente conferência.

Márcia


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Gregory N. Santos -

Professor Marcus Vinícius, gostei bastante do que você compartilhou conosco. Parabéns! Eu não havia percebido a falta do "aprendizado" na terminologia escolhida para tratar da educação, de fato é uma falha e, com base no que presenciei, reproduziu bem a lógica da trasnmissividade unilateral de informações.

Também achei interessante pensar sobre o conceito de presença. Ela realmente não precisa ser exercida unicamente de modo físico. O exemplo das alternativas de aproximação é ótimo! Talvez tenhamos inovado mais no uso de tecnologias e de modos de interação, justamente buscando nos manter presentes, mesmo que distantes. Acredito/espero que saibamos sustentar as relações de afeto que descobrimos nesses últimos meses.


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Raquel Santos Leal -

Olá, 

Sou aluna da graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG e bolsista do programa "Aproxime-se" do CAED/UFMG. Gostaria de agradeçer ao porfessor Marcus Vinícius pelas reflexões compartilhadas aqui. Confesso que o termo "ensino remoto", particularmente, ainda é nebuloso. Sei que existem diferenças metodológicas e práticas quanto ao Ead, mas a terminologia de fato não sugere isso.   

A questão do vinculo foi outro ponto que me fez pensar, na perspectiva de aluna, sobre como que a distância entre aluno e professor também pode acontecer mesmo que estejam compartilhando o mesmo espaço físico. De modo que a distância torna-se relativa à maneira como essa relação de ensino aprendizagem acontece. É claro que a distância geográfica é uma barreira, entretanto, um bom professor disposto a aprender a usar o recurso pode transformar esse desafio em potencialidade. Isso foi algo que pude vivenciar dentro do projeto de extensão que participo mencionado acima, esse ano tivemos que lidar justamente com essa questão de como se aproximar estando à distância. 

Grata,
Raquel S. Leal.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Frederico Tunes e Sousa -

Boa tarde a todas e todos!

Professor Marcus Vinícius, sua fala é sem dúvidas importantíssima no contexto que estamos vivendo! Há uma crescente percepção da tecnologia como a salvadora das práticas de ensino e aprendizagem, deixando de lado a importante constatação de que a tecnologia é apenas uma das ferramentas disponíveis para o uso dos professores. De fato, ela é fundamental para a garantia do distanciamento necessário para a preservação da saúde de profissionais e estudantes, mas é na implicação pessoal e afetiva dos educadores que é possível converter a possibilidade trazida pela tecnologia em espaços verdadeiros da construção de práticas de educação. Como dito em sua fala, a distância é algo relativo, presente inclusive nas práticas presenciais quando a conexão afetiva não está presente. A educação parte do afeto e do desejo, e resgatar esse lado humano é vital para se evitar um mecanicismo de pura transmissão de informações, que pode ser feita por máquinas, e não seres vivos pensantes.

Obrigado pela excelente contribuição!

Abraço,

Frederico Tunes e Sousa


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Elaine Teixeira -

Olá a todos!

Estamos chegando ao final do UEaDSL 2020.2, mas as discussões continuam até amanhã, domingo, 08/11.

Aproveitem esses últimos dias para darem as suas contribuições!

Abraços,

Elaine Teixeira


Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Teatro 2 - Professor Dr. Marcus Vinícius Liessem Fontana (UFFS) - Mesa de Debate: Distantes, mas presentes: a relação entre professores e alunos em tempos de pandemia.

por Fábio dos Santos Coradini -

Gratidao  Obrigado

Boa Noite a todos. 

Perante tantos acontecimentos que estamos vivenciando, estar juntos e partilhar juntos nos remete a palavra GRATIDÃO e OBRIGADO. Perante a amplitude de seu significado que a Comissão do UEADSL e nós Professora Elaine Teixeira e Professor Fábio Coradini, Coordenadores deste Palco, agradecemos e expressamos nossos sinceros sentimentos por nos ajudar a transformar esse evento em um sucesso. 

Agradeço aos inscritos por todas interações e seus tempos disponibilizados para assistir nossos conferencistas e ler os mais diversos trabalhos disponibilizados nesta plataforma. 

Ao nosso Professor Doutor Marcus Vinícius Liessem Fontana nosso abraço e gratidão por ter aceito nosso convite com tanta disponibilidade e humildade. Sua fala, autoria e experiência encantou este Palco.

Com o final da temporada,  a partir de amanhã entraremos nas atividades de apuração de dados e emissão dos CERTIFICADOS. 

Verifiquem seus dados cadastrais pois os CERTIFICADOS serão enviados automaticamente para seus emails. 

Por fim, sintam-se abraçados por nós e toda Comissão do UEADSL. 

Profa Elaine Teixeira e Prof Fábio dos Santos Coradini

Coordenadores do Teatro das Conferência