Como expandir os resultados para fora do ambiente clínico?

Como expandir os resultados para fora do ambiente clínico?

por Bianca Fonseca Leite -
Número de respostas: 2

Gostaria de parabenizar o grupo pelo artigo sensível, bem estruturado e embasado em evidências científicas tão relevantes para a prática terapêutica! A ênfase no contexto real das atividades e na prática significativa também me chamou atenção, especialmente por mostrar como a terapia pode (e deve) ultrapassar as barreiras do consultório e fazer sentido no dia a dia da criança. Gostaria de saber se, durante a pesquisa de vocês, encontraram relatos ou evidências sobre os desafios mais comuns enfrentados pelos profissionais e familiares na aplicação do Treino Orientado à Tarefa em ambientes domiciliares ou escolares. Quais estratégias vocês consideram mais eficazes para garantir a continuidade e o engajamento fora do ambiente terapêutico?

Em resposta à Bianca Fonseca Leite

Re: Como expandir os resultados para fora do ambiente clínico?

por Maria Cecilia de Albuquerque Cabral -
Boa tarde, Bianca! Obrigada por sua pergunta!

Como estratégias eficazes para garantir a continuidade e o engajamento fora do ambiente terapêutico, destacam-se a adaptação das tarefas às rotinas reais da criança, o uso de jogos e atividades significativas para a própria criança e família. Além disso, é válido destacar a importância que o próprio profissional possui de orientar e capacitar os familiares por meio de orientações práticas, isso promove um cuidado colaborativo, acessível e centrado na funcionalidade da criança. Vale falar como um processo terapêutico centrado na família muitas vezes promove o bem-estar no lar e ajuda os responsáveis a lidarem com diversas circunstâncias de forma independente.
Em resposta à Bianca Fonseca Leite

Re: Como expandir os resultados para fora do ambiente clínico?

por Regiane Mafra Magalhães -
Olá Bianca, obrigada por sua pergunta!
Então, os maiores desafios encontrados, geralmente é o tempo necessário para a realização das tarefas, o cumprimento das etapas, considerando por vezes, ser algo intensivo, além disso, ainda existem poucos estudos e profissionais no Brasil, o que gera desinformação e contradições.