A Construção de Sentido no Gênero Meme
Uma Análise Semiótica Greimasiana do Percurso Gerativo Multimodal
Autores
• Nayara Ariel Mendes de Aguiar Faculdade de Letras/UFMG
Palavras-chave:
Semiótica greimasiana, percurso gerativo do sentido, memes, multimodalidade, ciberespaço
Resumo
O presente artigo analisa o meme como gênero discursivo digital sob a perspectiva da Semiótica Greimasiana. A investigação centra-se nas tensões valorativas e na performatividade discursiva ativadas ao longo do percurso gerativo de sentido — níveis Fundamental, Narrativo e Discursivo. Considerando a multimodalidade característica do ciberespaço, examina-se como os memes constroem sentidos por meio da articulação de linguagens e da atualização de valores sociais em práticas enunciativas breves e expressivas.
PDF: leia aqui o trabalho completo
Coordenação e mesa:
- professor: Ana Matte
- mesa: Jennifer Celeste