Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

Número de respostas: 14

Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário

Autoria:

  • Valquíria Ferreira Ribeiro
  • Paula Aparecida Diniz Gomides
  • Dilcinéa dos Santos Reis

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Literatura Surda, Reconhecimento identitário, Democratização

Resumo

Analisamos a importância da literatura surda, sobre o prisma da educação bilíngue de surdos, considerando sua efetividade e capacidade de promover a sensibilização a partir do (re)conhecimento da cultura e da identidade surda. Debatemos algumas considerações a partir da leitura de autores que abordam os Estudos Surdos. Ressaltamos a capacidade da promoção de inclusão, a partir da literatura surda, favorecendo a inserção social e o respeito linguístico e cultural da comunidade surda.

Coordenação de Mesa

  • Jadilson Silva Souza
  • João Francisco da Silva Netto

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121 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por João Francisco da Silva Netto -
Olá, sejam bem-vind@s!

Eu, João Francisco, farei a mediação da apresentação deste fórum.

Olá meus queridos e minhas queridas, sejam bem vindos a esse espaço de partilha e construção de saberes! Vamos interagir e discutir um tema tão precioso e importante! Que tenhamos uma grande semana!

46 palavras

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Parabéns aos autores pelo trabalho,o estudo trouxe reflexões importantes sobre a importância da Literatura Surda na idealização cultural no sujeito surdo. Foi possível observar o quanto esta aquisição influencia diretamente no molde identificatório cultural no sujeito com surdez, e como essa, através das adaptações ou produções surdas, têm influências diretas na comunicação, interação
educacional e social.

57 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por João Francisco da Silva Netto -
Sem dúvidas Jussara, o trabalho se debruça nessa reflexão, um tema pertinente e bastante provocador que nos traz reflexões sobre um público ainda invisibilizado nesse país. É necessário e urgente um debate amplo sobre uma literatura que atenda as reais necessidades vivenciadas por eles!

44 palavras

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Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Bom dia, pessoal! Nesse último dia de interações, gostaria de deixar duas perguntas aos autores: como foi a realização do trabalho? Quais os principais aprendizados obtidos no processo?
Abraços!

29 palavras

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Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por Júlia Araújo -
Olá pessoal, parabéns pelo trabalho apresentado, esse tema é de suma importância! A educação é um direito de todo cidadão brasileiro que deve ser garantida e implementada, e isso não deve ser diferente no caso da parte da população surda. Durante minha leitura do estudo apresentado, me lembrei rapidamente do tema do enem de 2017 que foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", que dialoga perfeitamente com o exposto por vocês e que, certamente, trouxe mais visibilidade para a questão após tê-la posto em pauta por todo país. Ainda assim, as mazelas associada a tal minoria não foram solucionadas e precisam urgentemente de que sejam executadas medidas cabíveis.

111 palavras

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Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por Leandro Xavier -
parabéns pelo trabalho tema muito relevante !! A importância da literatura surda é fundamental ao discutir a educação bilíngue para surdos, destacando sua eficácia em sensibilizar e reconhecer a cultura e identidade surda.

33 palavras

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Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por João Francisco da Silva Netto -
Sem dúvidas Leandro, esse tema deve ser uma constância nos debates e nos espaços formativos!

15 palavras

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Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Olá, pessoal! Muito interessante o trabalho de vocês e todas as reflexões que trouxeram! A educação bilíngue é essencial para a inclusão escolar e social de pessoas surdas, mas sabemos que ainda enfrentamos muitos obstáculos para que esse direito seja efetivado. Mais uma vez, a reflexão sobre a literatura surda ajuda a esclarecer que existem caminhos para promover a inclusão que queremos. Obrigada por compartilharem esse trabalho tão rico conosco!

70 palavras

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Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por Angélica Siqueira de Castro -
Parabéns às autoras e ao autor pelo trabalho! Achei muito bem escrito e o tema é interessantíssimo. Penso que a literatura é uma grande aliada de educadores nos processos de ensino-aprendizagem devido ao seu potencial educativo, além da vantagem de propiciar abordagens outras que trabalhem a sensibilidade e, especialmente, a representatividade. Pensando na utilização no contexto escolar, imagino que os mediadores necessitem de habilidades que os permitam trabalhar esse material em sala de aula. Qual a opinião de vocês quanto ao ensino da LIBRAS nos cursos de formação de professores?

90 palavras

Em resposta à Angélica Siqueira de Castro

Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por João Francisco da Silva Netto -
Verdade Angélica tama bastante interessante. Quanto ao ensino de LIBRAS, além de ser lei é uma real necessidade que precisa estar presentes em todos os espaços inclusive nos formativos!

29 palavras

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Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por Vitoria Lopes -
Parabéns pelo trabalho. Acho muito importante a discussão e sinto que infelizmente há pouca visibilidade sobre o tema.

18 palavras

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Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por Matheus Bento Araujo de Moraes -
Parabéns pelo trabalho! Destaco a abordagem abrangente sobre a importância da literatura surda na educação bilíngue. A valorização da identidade surda e a promoção da inclusão são pontos-chave e muito relevantes. Este trabalho contribui significativamente para a compreensão do papel crucial da literatura surda na educação de surdos, defendendo a promoção da inclusão e do respeito linguístico e cultural na comunidade surda. Excelente análise!

64 palavras

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Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por Rosineide Oliveira -
Olá,

Parabéns aos autores, trabalho fundamental, muitas pessoas desconhecem o acervo voltado para o público surdo, extremamente relevante produzir trabalhos acerca dessa temática.

23 palavras

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Re: Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário - autoria: Valquíria Ferreira Ribeiro , Paula Aparecida Diniz Gomides , Dilcinéa dos Santos Reis

por Wilgnert Batista -
Bom trabalho. Um absurdo que cidadãos que cumprem plenamente seus deveres sofram marginalização de qualquer forma. Auto evidente que os surdos devem ser inclusos. Infelizmente o Brasil não é uma nação leitora, então fico pessimista sobre se mesmo que os autores surdos tivessem visibilidade, seriam muitos que leriam suas obras depois de saber sobre elas. Ou a diminuta classe leitora é exclusiva no interesse de ser conscientizada? Perdão se soa áspero, apenas queria que mais brasileiros lessem em geral.

79 palavras