Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

Número de respostas: 90

Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização

Autoria:

  • Belmiro Medeiros da Costa Júnior
  • Ranyelle Lopes Barros
  • Ray Mayanne da Costa de Carvalho

Palavras-chave:

Alfabetização, Aprendizagem, Brincadeiras, Jogos

Resumo

Os jogos e as brincadeiras representam atividades humanas que oferecem insights importantes sobre o pensamento infantil. A pesquisa tem como objetivo central compreender os jogos e brincadeiras como recursos metodológicos de ensino na alfabetização. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa, com base em análise bibliográfica de artigos, dissertações e teses. Os resultados evidenciam que tais atividades estimulam habilidades biopsicomotoras e fomentam a interação entre as crianças, despertando nelas o interesse pelo conhecimento. Além disso, promovem a imaginação, o raciocínio lógico, a atenção, a oralidade e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem.

Coordenação de Mesa

  • Débora Araújo da Silva Ferraz
  •  Jussara de Paula da Silva Moura

PDF: leia aqui o texto completo

143 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá, participantes do UEADSL 2023.2, que nessa edição conta com a temática: Liberdade e Cidadania!!!
Desejo que esse congresso seja um oportuno momento de discussões e trocas de conhecimento junto com a parceria da Débora.

Inicialmente, quero parabenizar aos autores pelo desenvolvimento do trabalho aqui apresentado👏👏

E para começar o nosso debate, gostaria de saber dos autores qual foi a motivação para o artigo ?
Abraços,Jussara.

66 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ray Mayanne Carvalho -

Bom dia, Jussara de Paula! É muito gratificante participar da edição e Parabéns a todos os envolvidos. A motivação para escrever o artigo teve como inspiração os alunos da rede pública onde fiz estágio supervisionando e o projeto Pera no qual sou voluntária. Estávamos em um contexto pós pandemia e o que melhor do que trazer atividades com brincadeira tendo uma proposta pedagógica para estimular os alunos na alfabetização. Principalmente alunos que estão migrando da educação infantil e indo para o ensino fundamental I. Vimos uma oportunidade excelente e o artigo foi baseado nessa experiência.

95 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Olá a todos, bom dia! Agradeço imensamente pelo reconhecimento à pesquisa, Professora Jussara.

O artigo "Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização" surge como uma resposta às experiências desafiadoras vivenciadas durante a pandemia. Esse contexto exigiu uma reflexão profunda sobre as práticas docentes, instigando-nos a buscar e desenvolver recursos que facilitem a transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I. É imperativo considerar as singularidades da faixa etária infantil nesse processo.

Embora seja fundamental proporcionar às crianças as habilidades de leitura e escrita, compreendemos que isso não é suficiente para uma compreensão plena do mundo ao redor. Nesse sentido, torna-se indispensável integrar as atividades inerentes à infância ao processo de alfabetização e letramento. A ideia central é promover uma abordagem holística que leve em conta a realidade na qual as crianças estão imersas. 

Esse olhar abrangente busca a inserção das atividades lúdicas no contexto da sala de aula. Agradeço pela oportunidade de compartilhar essas reflexões e espero que o artigo contribua significativamente para repensarmos e aprimorarmos nossas práticas educacionais.

175 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Gabriel Ferreira da Silva -
O artigo que vocês produziram é muito bom, e abordaram um tema de grande relevância e necessidade. A exploração do uso de recursos lúdicos (brinquedos e brincadeiras) como ferramenta de ensino para crianças revela-se crucial na facilitação da absorção de conhecimento. O texto apresenta reflexões interessantes, na qual, enriquecem ainda mais a discursão sobre a importância dessa abordagem pedagógica.

59 palavras

Em resposta à Gabriel Ferreira da Silva

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ana Beatriz Lana Dias -
Concordo com você Gabriel. É uma temática muita relevância

9 palavras

Em resposta à Gabriel Ferreira da Silva

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Angelina Solange Silva de Oliveira -
Concordo. Esse tema deve ser discutido com mais frequência, principalmente, no meio acadêmico.

13 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Priscila Sandra Ramos de Lima -
Olá autoras,

Parabéns pela escolha do tema que é tão atual e relevante. Também sou aluna do curso de Pedagogia e o trabalho de vocês me inspirou a utilizar esses recursos com as adaptações necessárias. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento e saberes.

42 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Davi Mont -
Olá autoras, parabéns pelo ótimo trabalho

6 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Belmiro Medeiros da Costa Júnior -

Bom dia.

Estou feliz pelo aceite do nosso trabalho.

Respondendo à pergunta, nossa motivação se dá por entender os desafios que envolvem o ensino na educação infantil. A professora e o professor que atuam nesta área precisam pensar em criar condições para um aprendizado mais autônomo e que supere o conteudismo. Desta forma, entendemos que a ludicidade se torna uma importante ferramenta para a criação destas condições em sala de aula ou para além dela. Assim, eu e as colegas nos propomos à refletir, pesquisar e escrever sobre o assunto.

90 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Bruna Ferreira -
Otimo tema! Parabens

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Wayna Cruz -
Olá, autores!! Gostei muito da temáticas de vocês achei muito interessante a abordagem!

Porém, gostaria de saber se vocês também pensaram em como os jogos e brincadeiras podem ser adaptados como recursos metodológicos de ensino na alfabetização, promovendo a inclusão de crianças com diferentes habilidades e necessidades especiais no processo de aprendizado, em questão crianças autistas?

Amei o trabalho de voces! Parabens!

62 palavras

Em resposta à Wayna Cruz

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Compreendemos que a abordagem lúdica e interativa com as crianças autistas pode possibilitar uma aprendizagem mais envolvente e corroborar para desenvolvimento de diferentes habilidades. Entretanto, precisaríamos se aprofundar nesta temática abrangendo desde personalização a avaliação contínua e adaptada para alfabetizar este público, não sendo possível neste artigo, porém acreditarmos ser pauta para novas pesquisas.

Gratidão por nos instigar para novas temáticas!

61 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Wayna Cruz -
Otimo! Muito obrigada!

3 palavras

Em resposta à Wayna Cruz

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Obrigada pela contribuição.

3 palavras

Em resposta à Wayna Cruz

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Belmiro Medeiros da Costa Júnior -
Bom dia, professora Wayna Cruz
Pensamos, sim. Entendo que desafio da aprendizagem se torna maior na educação especial. É necessário um maior comprometimento da/do docente, visto que, da parte deste, é necessária a formação continuada nesta área específica. Uma das realidades ainda presentes atualmente é que a maioria dos/as professores/as que se especializam na área são aqueles/as que já atuam na educação especial ou aqueles/as que são surpreendidos e se percebem desafiados com a chegada de um/a aluno/a, por exemplo, com TEA em sua sala. As estratégias lúdicas promover excelentes resultados, principalmente no que está relacionado ao desenvolvimento psicomotor, à interação, socialização e à aprendizagem.

105 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Drielly Luzia de Oliveira Peres -
Muito bom o trabalho! A pesquisa é completa e envolvente. Parabéns aos envolvidos. O bom desenvolvimento do ser humano na infância é de suma importância para as outras etapas da vida. Não é a toa que práticas lúdicas estão cada vez mais sendo implementadas nas escolas nos anos iniciais.

49 palavras

Em resposta à Drielly Luzia de Oliveira Peres

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Obrigada! É muito gratificante ser particípio deste processo.

8 palavras

Em resposta à Drielly Luzia de Oliveira Peres

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Belmiro Medeiros da Costa Júnior -
Verdade, professora Driely Peres
Foi entendendo a importância do uso desta ferramenta que nos dispomos a trabalhar em nosso artigo.

20 palavras

Em resposta à Drielly Luzia de Oliveira Peres

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ray Mayanne Carvalho -
Olá, Drielly! Tudo bem? Que bom que tenha gostado do artigo. A educação infantil é extremamente importante, afinal ela é a base da educação e enquanto educadores temos um papel primordial de envolver e estimular o aprendizado com uma dinâmica envolvendo o lúdico e implantar essas mesmas dinâmicas na alfabetização sempre estimulado o prazer que a leitura nos proporcionar.

59 palavras

Em resposta à Drielly Luzia de Oliveira Peres

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Priscila Sandra Ramos de Lima -
Verdade, Drielly. É interessante que a ludicidade pode ser trabalhada também no Ensino Médio. Já ministrei aulas usando jogos no ensino de Inglês e foi uma experiência muito gratificante e significativa. Fazendo leituras e pesquisas, descobri que o lúdico não é sinônimo de infância e criança, mas pode ser trabalhado nas diferentes etapas do ensino.

55 palavras

Em resposta à Priscila Sandra Ramos de Lima

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Drielly Luzia de Oliveira Peres -
Bem observado! Durante o tempo que estive no Ensino Médio, havia um professor que utilizava dessas ferramentas para ministrar as aulas. Eram as mais envolventes e proveitosas.

27 palavras

Em resposta à Drielly Luzia de Oliveira Peres

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Júlia Baldi -
Concordo com você, é importante demais!

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Natália Lopes -
Parabéns, pessoal!
Esse tema é de suma importância. Como professora de inglês entendo muito bem a diferença entre uma sala de aula com e sem o lúdico e como vocês mencionaram, o lúdico é realmente imprescindível, pois as crianças possuem particularidades que precisam serem levadas em consideras, respeitadas e atendidas.

50 palavras

Em resposta à Natália Lopes

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Nathalia, que bom tê-la conosco nesta discussão.
Exatamente! O importante é olharmos para nossas crianças dentro de uma perspectiva holística e singular.

Gratidão pela contribuição 🙏👏

26 palavras

Em resposta à Natália Lopes

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ray Mayanne Carvalho -
Olá, Natália! Obrigada por fazer parte deste fórum. Nossa temática considera muito relevante uma didática lúdica para facilitar o aprendizado, principalmente na jornada de alfabetização e com os jogos e brincadeiras estimulados os alunos a querer sempre aprender mais, saindo do tradicional.

42 palavras

Em resposta à Natália Lopes

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Alex Marcolino -
Muito interessante! O inglês é realmente uma abordagem bem bacana para tomar de base nisso.

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Matheus Alves -
Parabéns, pessoal! Considerando outras perspectivas, seria interessante abordar também eventuais desafios ou críticas associadas ao uso de jogos e brincadeiras na alfabetização. Essa abordagem poderia incluir discussões sobre a eficácia em diferentes contextos educacionais, a necessidade de equilíbrio entre atividades lúdicas e formais e a disponibilidade de recursos para implementar essas práticas. Ótimo tema!

54 palavras

Em resposta à Matheus Alves

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Olá, Matheus. Que bom tê-lo nesta discussão.

Pensaremos nesse viés para novas pesquisas, certamente será enriquecedor tanto para nós, enquanto autores, para os leitores.

Gratidão pela contribuição 🙏

28 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Chegamos ao segundo dia no Congresso do UEADSL 2023.2, que nessa edição conta com a temática: Liberdade e Cidadania!
Cheio de conhecimento e aprendizado!
Fiquem a vontade para perguntar aos autores sobre a temática.
abraços,Jussara.

36 palavras

Em resposta à Matheus Alves

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Obrigada pelas considerações!

3 palavras

Em resposta à Matheus Alves

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Gabriel Caldeira Bicalho -
De fato tema incrível!

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
Olá pessoal, desejo um bom congresso a todos. Tema bacana e sempre pertinente, pois a alfabetização é a base de tudo e estamos cada vez mais precisando inovar nas tecnicas de ensino.
Que dicas vocês deixam a partir dessa pesquisa para futuros professores em formação?

45 palavras

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Olá, Professora!
Uma dica que podemos acrescentar é desenvolver um conhecimento que seja subjetivo, prático e significativo para si, de modo a contribuir não apenas para formação profissional, mas para condição humana.

Gratidão pela contribuição!

35 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
vocês aplicaram em sala de aula alguma atividade com jogos que obtiveram sucesso significativo?

14 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Amanda Desirée Santos Lopes -
Parabéns a todos. Excelente tema para ser discutido e vocês trouxeram de uma forma bastante interessante.
Tenho uma duvida, quais são as habilidades que os professores precisam ter para utilizar jogos e brincadeiras de forma eficiente em sala de aula?

40 palavras

Em resposta à Amanda Desirée Santos Lopes

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
A incorporação de jogos e brincadeiras na sala de aula pode ser uma estratégia pedagógica eficiente para potencializar o desenvolvimento da aprendizagem, tais como: criatividade, conhecimento pedagógico para tornar o ensino intencional, interação, comunicação clara e eficaz, entre outros.

39 palavras

Em resposta à Amanda Desirée Santos Lopes

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ray Mayanne Carvalho -
Olá, Amanda! Tudo bem? Obrigada pelo reconhecimento, ficamos felizes! Às habilidades que o (a) professor(a) deve ter para utilizar os jogos e brincadeiras a favor de um excelente ensino-aprendizado é ter embasamento teórico, fazer um bom planejamento pedagógico, afinal as brincadeiras devem ter uma intenção pedagógica, ou seja, um objetivo a ser atingido para que o aluno desenvolva as habilidades cognitivas, sensoriais e sociais.

64 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Daniella Custódia de Almeida -

Olá autores!

Muito bom o trabalho! Parabéns aos envolvidos. A aprendizagem de maneira significativa, que envolva os alunos e seja prazerosa é muito importante nessa fase de aprendizagem. Muita obrigada pelas contribuições!

32 palavras

Em resposta à Daniella Custódia de Almeida

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ray Mayanne Carvalho -
Olá, Daniella! Tudo bem? Ficamos felizes em saber que gostou do trabalho.Obrigada pelo reconhecimento.

14 palavras

Em resposta à Ray Mayanne Carvalho

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Daniella Custódia de Almeida -
Parabéns! Ótimo trabalho.

3 palavras

Em resposta à Daniella Custódia de Almeida

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Olá, Daniella! Muito obrigada pelo reconhecimento.

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por ALICIA Cardoso -
Que tema fantástico em pleno século das telas e que as habilidades recreativas vão sendo deixadas de lado. Já sabemos a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Parabéns!

31 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Vinicius Ferreira -
Olá autores! Excelente trabalho! Muito interessante o fato de jogos e brincadeiras servirem como atividade lúdica para o aprendizado das crianças. Parabéns!

22 palavras

Em resposta à Vinicius Ferreira

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Gratidão pela participação, Vinicius!

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Breno Picon Goston -
Parabéns pelo trabalho! A aprendizagem é o pilar da sociedade, a ensino-aprendizagem é muito ligada ao lúdico, quando intencionalmente é colocado pelo adulto pode-se até aprofundar nas observações de psicopedagogas. Foi bacana saber que as brincadeiras também desencadeiam a outros tipos de aprendizagem como as funções motoras, a compreensão e interpretação do mundo.

53 palavras

Em resposta à Breno Picon Goston

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Obrigada pelas contribuições 👏👏👏👏👏👏

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por LUCAS CUSTODIO -

Muito feliz por ver trabalhos acadêmicos voltados para uma pauta tão necessária e extremamente importante no contexto global, posso ver a idealização e construção de um artigo que será utilizado como possível propulsor de projetos incríveis para reduzir o índice de analfabetismo em escala mundial. 

45 palavras

Em resposta à LUCAS CUSTODIO

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por pamela silva -
Em resposta à pamela silva

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por LUCAS CUSTODIO -
Feliz em ver textos motivadores assim.

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Leandro Xavier -
parabens pelo trabalho !! A pesquisa sobre o uso de jogos e brincadeiras na alfabetização traz uma perspectiva essencial para a prática pedagógica. Mostra como essas atividades não são apenas momentos de diversão, mas oportunidades valiosas para o aprendizado das crianças.

41 palavras

Em resposta à Leandro Xavier

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Obrigada pelas contribuições, Leandro 👏👏

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por pamela silva -
Olá autores. Parabéns pelo ótimo trabalho!
O artigo oferece uma perspectiva valiosa sobre a integração de jogos e brincadeiras como recursos metodológicos no processo de alfabetização. A abordagem qualitativa e a análise bibliográfica fornecem uma base sólida, evidenciando como essas atividades podem estimular habilidades importantes nas crianças. A ênfase na interação e no despertar do interesse pelo conhecimento destaca a relevância prática dessa abordagem. Ótimo contributo para o campo da educação! Parabéns mesmo!! 👏👏

74 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Alessandra Lima Filha -
Pesquisa interessante, vejo que a gamificação no processo de aprendizagem vem sendo bem explorada.

14 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Pedro Henrique Fragoso -
Os jogos educativos eletrônicos podem ser uma maneira de contribuir para a educação ou os físicos são melhores para esse desenvolvimento?

21 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Fragoso

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ranyelle Lopes Barros -
Olá, Pedro! Acreditamos que ambos podem contribuir para o processo de desenvolvimento, porém, irá está submetido a intencionalidade pedagógica que se pretende ao usá-lo, visto que tanto os físicos quantos os virtuais podem apresentar pontos positivos e/ou negativos a depender do por que e para quê.

46 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Fragoso

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Alessandra Lima Filha -
Boa pergunta Pedro. Também gostaria de saber.

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Henrique Sotomayor Emery Coppoli -
Muito legal! A sua pesquisa aborda de maneira esclarecedora a importância dos jogos e brincadeiras como recursos metodológicos na alfabetização, proporcionando insights valiosos sobre o pensamento infantil. A escolha da abordagem qualitativa, ancorada em uma análise bibliográfica abrangente, contribui para uma compreensão mais profunda.

44 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Maria Elisa Oliveira Cruz -
Parabéns pela pesquisa! A utilização do lúdico para o aprendizado é imprescindível, e vocês conseguiram deixar isso bem claro. Existe, porém, alguma ocasião em que um método de ensino mais tradicional seja mais efetivo para a educação e desenvolvimento de uma criança?

42 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Maria Elisa Oliveira Cruz -
O artigo mostrou de forma muito efetiva a importância não apenas de um método adequado de ensino, mas também de um bom professor. É possível saber com precisão os danos causados em um indivíduo em casos nos quais os professores (e portanto, as aulas) não consigam oferecer o devido apoio em momentos tão cruciais para o desenvolvimento da criança?

59 palavras

Em resposta à Maria Elisa Oliveira Cruz

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Obrigada pela contribuição!

3 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Chegamos ao quarto dia no Congresso do UEADSL 2023.2, que nessa edição conta com a temática: Liberdade e Cidadania!
Cheio de conhecimento e aprendizado!
Fiquem a vontade para perguntar aos autores sobre a temática.

35 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Giovanna Kamilah Marcelino da Silva -
Amei saber mais sobre isso.
Acredito muito em um aprendizado mais envolvente e que foge a seriedade que vemos nas aulas, o aprendizado por meio de brincadeiras e jogos contribui muito para a absorção do que é passado, muito bom saber que os resultados estão alinhados ao que penso, e espero que sejam incorporados cada vez mais ao ensino.

59 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Moises José -
Parabéns pelo trabalho pessoal, reforçar a ideia de que os jogos e brincadeiras não devem ser subestimados como meros passatempos é muito importante, deem ter seu reconhecimento como ferramentas pedagógicas poderosas especialmente durante período de alfabetização.

36 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Silvia Carvalho -
Parabéns pelo artigo, é um tema muito relevante!

8 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Silvia Carvalho -
Muito importante ser avaliado o impacto de jogos e brincadeiras na metodologia de alfabetização das crianças, visto que hoje muitos pais não veem essa importância na interação com as crianças e muitas delas se desenvolvem expostas a telas.

38 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Bruna Ferreira -
Parabens novamente pelo trabalho! Como voces percebem a adaptação para atender às diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos, promovendo inclusão e proporcionando uma abordagem mais personalizada no contexto educacional?

29 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Pedro Afonso -

Boa noite!

Gosto muito da iniciativa de proporcionar o aprendizado de forma lúdica através de brincadeiras. Em minha experiência como educador, e observando as técnicas dos meus professores favoritos de infância, as aulas que ficam na cabeça são aquelas nas quais eu me divertia.

44 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Pedro Afonso -
Ótima iniciativa! Vocês têm planos para atender crianças com necessidades especiais no quesito do aprendizado?

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Allef Santos Pereira -
Parabéns pelo ótimo trabalho! Este artigo apresenta um conteúdo muito interessante e relevante sobre o uso de jogos e brincadeiras como recursos metodológicos de ensino na alfabetização.

27 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Wilgnert Batista -
Parabéns pelo artigo bem escrito. Sinto que um ambiente mais lúdico ajudaria a amenizar o relacionamento antagonizado que algumas crianças tem com a escola.

O texto fala bastante da relação professor-aluno e aluno-conhecimento, mas acho importante explicitar os jogos também trazem oportunidade de uma interação aluno-aluno, em que os estudantes são incentivados a interagir com seus pares e os desafia a conseguir explicar para os outros aquilo que estão pensando quando sugerem alguma ação dentro do ambiente lúdico que algum companheiro não compreende. Assim, é como se a criança brevemente tomasse o manto de professor e se empodera-se com a crença de que consegue ser ouvida.

Estou curioso, os autores teriam alguma consideração sobre o aspecto socializador dos jogos, mas que não coube dentro do artigo? Muito bom trabalho, de toda maneira.

132 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Anne Martins -


Artigo muito bom, pois trata sobre como é fundamental proporcionar às crianças as habilidades de leitura e escrita, compreendemos que isso não é suficiente para uma compreensão plena do mundo ao redor.  


32 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Marianne Helen Santos Silva -
A proposta de explorar jogos e brincadeiras como recursos metodológicos para alfabetização é super interessante! A abordagem qualitativa, com base em análise bibliográfica, adiciona uma camada muito profunda à pesquisa. Os resultados, destacando estímulos biopsicomotores e a promoção de habilidades cognitivas, são incríveis! Eu entendo que essa iniciativa de trazer aprendizado de forma lúdica e interativa para as crianças é um caminho muito eficaz. Muito bom!

66 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ramon Soares Gonçalves -
Parabéns pela abordagem inovadora e profunda sobre a importância do lúdico na educação infantil apresentada no artigo. A pesquisa demonstra como práticas lúdicas não são apenas benéficas, mas essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. A implementação dessas práticas nas escolas, como vocês destacaram, é um passo crucial para atender às necessidades únicas de aprendizagem na infância. A escolha do tema é extremamente relevante, especialmente em um momento em que a educação está se adaptando a novas metodologias e abordagens. O trabalho de vocês oferece perspectivas valiosss e práticas para educadores e formuladores de políticas educacionais refletirem sobre esse contexto. Mandaram bem!

102 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Rosineide Oliveira -
Olá, Boa tarde! Gostaria de iniciar parabenizando os autores do trabalho, pois é um tema que considero relevante e extremamente atual. Os jogos e brincadeiras contribuem muito para o processo de ensino e aprendizagem.

34 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Guilherme Fernandes -
Ótimo artigo! Parabéns por evidenciar de uma maneira tão bacana a importância de aprender brincando!

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Ana Beatriz Lana Dias -
Parabéns pelo trabalho!

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Boa tarde, pessoal! Parabéns pelo trabalho de vocês! Nesse último dia de interações, gostaria de deixar duas perguntas aos autores: como foi a realização do trabalho? Quais os principais aprendizados obtidos no processo?

Abraços!

34 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Gabriel Caldeira Bicalho -
Parabéns pelo artigo! Excelente abordagem sobre a integração de jogos e brincadeiras como recursos metodológicos no processo de alfabetização. A discussão é envolvente, destacando o potencial lúdico no aprendizado, tornando o tema acessível e inspirador.

35 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Vinícius América -
Excelente trabalho, principalmente na clareza em que as informações foram expostas. Esse tema é extremamente válido como contribuição para o conhecimento social, nesse sentido, como vocês enxergam o uso dos jogos, brinquedos e brincadeiras como ferramenta de auxílio à alfabetização durante a pandemia?

43 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Boa tarde, pessoal! Nesse último dia de interações, gostaria de deixar uma pergunta aos autores: quais os principais aprendizados obtidos durante a realização dos trabalhos descritos por vocês no artigo?

Obrigada por compartilharem conosco informações tão importantes! Parabéns pelo trabalho de vocês!

Abraços!

43 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Arthur Dias Simões Abreu -
Excelente tema. Acredito que os esportes, jogos e brincadeiras têm um papel significativo na educação da criança.

17 palavras

Em resposta à Arthur Dias Simões Abreu

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
É com imensa gratidão e satisfação que expresso meus sinceros agradecimentos a cada um de vocês por sua valiosa participação no fórum de debate.
Agradeço a cada pesquisador presente por compartilhar suas perspectivas, experiências e descobertas.
Agradeço imensamente a toda equipe que organizou o evento.
Forte abraço a todos e até breve!
Jussara

53 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Débora Araújo da Silva Ferraz -
Reitero as palavras de Jussara. Forte abraço!

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Alex Marcolino -
Boa noite!

Minha contribuição foi com o artigo sobre VideoGames na Educação. Incrível como algumas ideias convergiram, como o aspecto da promoção do raciocínio lógico.
Ótima contribuição de vocês!

Abraços!

30 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Otávio Alves -
Olá, meus parabéns pelo artigo, ficou muito bom. Na opinião de vocês, tem algum ponto negativo nessa gameficação?

18 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Bruna Barsand -

Parabéns aos envolvidos! Tema interessante.

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por JULIA CASTRO -
Que tema relevante!
Esses jogos seriam aplicáveis para para todas as faixas etárias em idade escolar?

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Júlia Baldi -
Uau, que trabalho maravilhoso!!!
é interessantíssimo falar sobre a importância dos jogos e brincadeiras como ferramentas valiosas para compreender o pensamento infantil e como recursos metodológicos no processo de alfabetização. Como estudante de fonoaudiologia vejo na prática como os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento da imaginação, raciocínio lógico, atenção, oralidade e criatividade no contexto do ensino-aprendizagem. A inclusão de atividades lúdicas pode ser uma ótima estratégia para enriquecer o processo educacional. Parabéns a todos os envolvidos.

78 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Maryanne Pimenta Fargnoli -
Muito interessante! E pela brincadeira aprende-se muito mais rápido só que de qualquer outra forma!

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização - autoria: Belmiro Medeiros da Costa Júnior, Ranyelle Lopes Barros, Ray Mayanne da Costa de Carvalho

por Angelina Solange Silva de Oliveira -
Parabéns ao grupo pela abordagem desse tema tão importante na atualidade.

11 palavras