Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização
Autoria:
- Belmiro Medeiros da Costa Júnior
- Ranyelle Lopes Barros
- Ray Mayanne da Costa de Carvalho
Palavras-chave:
Alfabetização, Aprendizagem, Brincadeiras, Jogos
Resumo
Os jogos e as brincadeiras representam atividades humanas que oferecem insights importantes sobre o pensamento infantil. A pesquisa tem como objetivo central compreender os jogos e brincadeiras como recursos metodológicos de ensino na alfabetização. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa, com base em análise bibliográfica de artigos, dissertações e teses. Os resultados evidenciam que tais atividades estimulam habilidades biopsicomotoras e fomentam a interação entre as crianças, despertando nelas o interesse pelo conhecimento. Além disso, promovem a imaginação, o raciocínio lógico, a atenção, a oralidade e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem.
Coordenação de Mesa
- Débora Araújo da Silva Ferraz
- Jussara de Paula da Silva Moura