O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural
Autoria:
- José Ignacio Ribeiro Marinho
- Mathias Vinícius Santos Rocha
Modalidade: Artigo
Trilha: Interdisciplinar em Ciências Humanas
Resumo:
Ancorada em revisão de literatura, a presente pesquisa tem por objetivo geral, sob a égide do confessionalismo norte-americano (vertente literária modernista das décadas de 1950 e 1960), analisar temático-estruturalmente o poema The Bee Meeting, da escritora Sylvia Plath (1932-1963). Na visão do estudioso e tradutor, Rodrigo Garcia Lopes (2018), o presente poema (ao lado de outros quatro)constitui o chamado “ciclo das abelhas”, cujo eixo temático vincula-se, especificamente, ao contexto da apicultura em suas variadas vertentes. Assinala-se que tais poemas encontram-se no fim do livro Ariel (1965) – livro este que foi publicado após a morte da escritora.O objeto de análise, o poema, fala sobre uma reunião de vizinhos que se aventuram na colmeia de abelhas domesticadas. O objetivo é remover todas as abelhas rainhas, exceto uma, a fim de assegurar um enxame unificado. Plath, que vivenciou essa experiência, é representada aqui através de imagens evocativas de morte,cerimônias, operações e encontros. Sobre os termos utilizados para o embasamento e análise temático-estrutural, recorremo-nos às pesquisas empreendidas por Bakhtin (2020), no que tange as ideias propostas sobre a personificação do autor em personagem como uma forma de externalização; Moisés (1974), sobre o termo na qual a autora pode ser desenvolvida; e Plath (2017), utilizando os seus diários como uma bússola a fim de destacar as autoafirmações que ela fazia para si. Além de outros autores que ajudarão a enriquecem nossa compreensão desse tema intrincado e multifacetado.
Palavras-chave: Literatura norte-americana, Modernismo, Confessionalismo, Sylvia Plath.
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Coordenação de Mesa:
- Beatriz Gontijo Campos