O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

Número de respostas: 10

O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural

Autoria:

  • José Ignacio Ribeiro Marinho
  • Mathias Vinícius Santos Rocha

Modalidade: Artigo

Trilha: Interdisciplinar em Ciências Humanas

Resumo:

Ancorada em revisão de literatura, a presente pesquisa tem por objetivo geral, sob a égide do confessionalismo norte-americano (vertente literária modernista das décadas de 1950 e 1960), analisar temático-estruturalmente o poema The Bee Meeting, da escritora Sylvia Plath (1932-1963). Na visão do estudioso e tradutor, Rodrigo Garcia Lopes (2018), o presente poema (ao lado de outros quatro)constitui o chamado “ciclo das abelhas”, cujo eixo temático vincula-se, especificamente, ao contexto da apicultura em suas variadas vertentes. Assinala-se que tais poemas encontram-se no fim do livro Ariel (1965) – livro este que foi publicado após a morte da escritora.O objeto de análise, o poema, fala sobre uma reunião de vizinhos que se aventuram na colmeia de abelhas domesticadas. O objetivo é remover todas as abelhas rainhas, exceto uma, a fim de assegurar um enxame unificado. Plath, que vivenciou essa experiência, é representada aqui através de imagens evocativas de morte,cerimônias, operações e encontros. Sobre os termos utilizados para o embasamento e análise temático-estrutural, recorremo-nos às pesquisas empreendidas por Bakhtin (2020), no que tange as ideias propostas sobre a personificação do autor em personagem como uma forma de externalização; Moisés (1974), sobre o termo na qual a autora pode ser desenvolvida; e Plath (2017), utilizando os seus diários como uma bússola a fim de destacar as autoafirmações que ela fazia para si. Além de outros autores que ajudarão a enriquecem nossa compreensão desse tema intrincado e multifacetado.

Palavras-chave: Literatura norte-americana, Modernismo, Confessionalismo, Sylvia Plath.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Beatriz Gontijo Campos

289 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

por Beatriz Gontijo Campos -
Prezados autores e participantes,

Sou a Beatriz, coordenadora de mesa deste trabalho.

Desejo a todos boas vindas ao congresso e uma excelente discussão!

23 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

por Beatriz Gontijo Campos -
Prezados autores,

Parabéns pelo trabalho!

Começando a discussão, gostaria de pedir para que vocês elaborassem um pouco mais a questão da alegoria e do que propõe Bakhtin, de que é possível discernir o que é o autor-personagem e o que é uma persona criada pelo autor. No caso da obra de Sylvia Plath, como é possível apontar que o que temos é uma alegoria para a vida da própria autora, ou seja, uma autora-personagem, e não uma persona, ou, ainda, um eu-lírico que compartilha alguns traços com Plath?

88 palavras

Em resposta à Beatriz Gontijo Campos

Re: O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

por Mathias Vinícius Mathias Vinícius Santos Rocha -
Olá para todas e todos, bem-vindos para esse no espaço de debate!

Obrigado pela sua pergunta coordenadora Beatriz.

Acerca da "alegoria" como uma forma de escrita e como podemos vê-la sendo aplicada no texto, além da definição feita pelo crítico Massaud Moisés, podemos acrescentar que, a forma de expressão poética com simbólicos podem sim representar várias formas conceitos, sendo eles abstratos ou amplos, o que corrobora para uma espécie de transitoriedade entre o ficcional e o real. Nesse contexto, a linguagem lírica que é empregada pela autora na obra, com ênfase neste poema que foi analisada, a maneira metafórica e simbólica que ela utiliza para compor os versos partem da própria experiência que Plath teve com a apicultural nos últimos meses de vida enquanto ela residiu em Devon. Assim evocando sensações e pensamentos, os a leitura desses versos permitem que o leitor interprete a mensagem de forma mais subjetiva e poética, mediante a uma experiência que aconteceu com autora. (Caso queiram consultar, essa passagem pode ser lida no diário, na entrada de 7 de junho de 1962 . A edição que uso para os meus estudos é: "Diários de Sylvia Plath: 1950-1962", Companhia das Letras 2017, 2 ed.)

Quando Bakhtin emprega que " A lírica é uma visão e uma audição do interior de mim mesmo pelos olhos emocionais e na voz emocional do outro: eu me escuto no outro, com os outros e para os outros ", dessa maneira podemos ver a que a configuração em que a poeta acaba se colocando, através dessa colocação do filosofo da linguagem, é em um sentido comunitário, mesmo que ela tenha dito essa experiência de uma forma particular, a leitura pode ser feita também de maneira ampla, abarcando outros indivíduos também que podem transitar como, autor, personagem, autor-personagem. Ao que indica, os traços de personificação, que ocorre em alguns versos, podem corresponder para uma ideia de "iniciação" feitas por aqueles pessoas, logo, todos os que são iniciados à algo, mediante a um ato externo podemos alcançar o interno, ou vice-versa.

Se for para chegar em uma conclusão, eu acredito que autor e personagem, nesse caso, eu lírico, são um só, mas podem ambos distintos mediante a informação que o leitor detêm.

369 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

por Nora Vaz de Mello -
Oi Mathias, obrigada a você e ao José Ignácio por nos mostrar este poema de Sylvia Plath. Parabéns aos autores!
A alegoria como função poética produz a subjetividade de desamparo. Será que o poema reflete um pouco da vida da autora?

41 palavras

Em resposta à Nora Vaz de Mello

Re: O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

por Mathias Vinícius Mathias Vinícius Santos Rocha -
Olá, Nora, muito obrigado!

O poema consegue se sustentar por si só com as metáforas empregadas ao longo dos versos, e mesmo o leitor sem ter conhecimento algum sobre a vida da autora pode fazer uma associação de maneira coletiva com o que pode acontecer, especialmente com muitas mulheres. Porém, quanto aos elementos tratados nos versos, o poema não só reflete um pouco da vida, mas diz muito sobre como ela mesma se sentia naquele momento que estava passando. O relacionamento entre Sylvia Plath e Ted Hughes sempre foi conturbado. No momento em que o poema foi escrito, a autora já tinha seus filhos, Frieda e Nicholas. Assim, além de dividir seu tempo como esposa e mãe, ela ainda precisava se desdobrar como escritora e professora.

 Em seu diário temos uma frase que define bem essa questão de estar em múltiplas funções: "Primeiro preciso conquistar minha capacidade de escrever & experimentar, & depois merecerei o direito de ser mãe. [...] Se a vida é prosaica — parece haver, atualmente, sempre uma pilha de panelas & pratos sujos na pia — pelo menos os sonhos deveriam ser coloridos, maravilhoso", dessa forma Plath também pode ser descrita  como eu lírico do poema. Sendo esse o primeiro de cinco poemas que possuem a temática das abelhas nessa coletânea intitulada Ariel,  o que na verdade deveriam ser apenas quatro, pois o último, "Stings", ou como ficou traduzido "Ferroadas", não faz parte da composição original deixado pela autora antes de morrer, mas através desses poemas conseguir observar o quanto da vida de Sylvia Plath era posto nos versos que ela mesmo escrevia, o que também corrobora para autora ser inserida dentro dos estudos confessionalistas. Um ponto importante de se destacar é que, nós leitores e pesquisadores é que colocamos ela nesse patamar, pois o movimento confessional não surgiu como algo sintético, como se alguns autores tivesses se reunido em certo um momento para determinar que eles seriam os "poetas confessionalistas", pelo contrário, são mediante ao entendimento das vidas que eles conseguem transformar tantas complicadíssimas em puro lirismos, por a relação da alegoria é tão forte e intensa, não só nesse trabalho como em toda sua obra.      

360 palavras

Em resposta à Mathias Vinícius Mathias Vinícius Santos Rocha

Re: O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

por Beatriz Gontijo Campos -
Mathias,

Fica claro, a partir do seu comentário, como o compartilhamento de experiências dos autores, que tem relações entre si, leva a esse desfecho de adoção do estilo confessional. Interessante notar que, como você coloca, apesar de não ter havido uma reunião, fazer parte de um mesmo meio desemboca em um estilo compartilhado.

53 palavras

Em resposta à Beatriz Gontijo Campos

Re: O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

por Mathias Vinícius Mathias Vinícius Santos Rocha -
Sim, Beatriz, a ideia do compartilhamento de estilos está ligada a noção de que a Sylvia Plath não tinha as suas ideias somente retiradas de apenas das suas experiências, pelo contrário, é mediante as várias leituras de outros grande autores que ela compõe a sua voz poética.

A risco até dizer que, quando o autor e crítico literário Harold Bloom afirma que os poetas são inevitavelmente influenciados por aqueles que os precederam, mas ao mesmo tempo, eles "lutam" para se "libertar dessas influências" e estabelecer uma voz distinta e "original". De tal forma que existe uma "angústia", uma pressão que deve ser superada, ou até mesmo rejeitar as influências literárias para alcançar uma expressão verdadeiramente autêntica.

Eu, como pesquisador e leitor de Sylvia Plath, acredito que a afirmação do crítico é problemática em vários níveis, pois, a partir do momento em que ele institucionaliza a noção de que "um autor precisa superar outro", automaticamente está dizendo que tudo deve ser reinventado ou abandonado para dar lugar ao novo. No entanto, não é exatamente isso que ocorreu com a autora. Em um breve exemplo, posso citar outros dois autores estudados dentro da perspectiva confessionalista, Robert Lowell e Anne Sexton. Ambos foram próximos de Plath e, inclusive, Sexton era amiga pessoal dela, uma "colega de martinis" (bebida). Ao que tudo indica, foi por conta desses encontros que temos hoje essas marcas nos trabalhos, tanto em prosa quanto poéticos, na obra da autora. Além disso, é claro que, para Sylvia Plath, como para qualquer outro escritor, suas influências literárias foram variadas e em constante evolução. Os diários de Plath fazem referência a muitos escritores, de Emily Dickinson a Edna St. Vincent Millay, ou de W.H. Auden a D.H. Lawrence; ela também se referiu a Virginia Woolf e muitos outros.
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297 palavras

Em resposta à Mathias Vinícius Mathias Vinícius Santos Rocha

Re: O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

por Beatriz Gontijo Campos -
Mathias,

Concordo com suas colocações. Até porque a afirmação do crítico coloca a escrita como uma disputa, sendo que isto não é sempre verdade.

24 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

por Beatriz Gontijo Campos -
Boa noite, congressistas!

Agradeço pela excelente conversa que tivemos aqui.

Vamos aproveitar as últimas horas para interagir com os autores e seu trabalho!

23 palavras

Em resposta à Beatriz Gontijo Campos

Re: O INÍCIO DO CICLO DAS ABELHAS EM THE BEE MEETING, DE SYLVIA PLATH: uma análise temático-estrutural - Autoria: José Ignacio Ribeiro Marinho; Mathias Vinícius Santos Rocha

por Mathias Vinícius Mathias Vinícius Santos Rocha -
Eu que agradeço aos convidados que se dispuseram para virem aqui e comentar. Muito obrigado!

15 palavras