JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

Número de respostas: 25

JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autoria:

  • Raphael Garbim de Almeida Tiritan
  • Vinicius Santos Andrade
  • Luis Filipe Grael Tinós

Modalidade: Artigo

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

O uso de sistemas computacionais tornou-se comum em diversas áreas, incluindo a educação, devido ao avanço da tecnologia. Além disso, a combinação da tecnologia com metodologias ativas no ensino possibilita tornar atividades consideradas tediosas ou cansativas pelos estudantes – como a realização de operações matemáticas – mais dinâmicas e agradáveis. Esse interesse e motivação em realizar essas atividades consideradas tediosas e/ou cansativas pode ser alcançado com o auxílio de jogos que têm como objetivo contribuir com a aprendizagem. Diante dessa realidade, o objetivo do trabalho foi desenvolver um jogo educacional – ou jogo sério, para dispositivos móveis – especificamente para o sistema operacional Android, com o intuito de auxiliar no ensino de conteúdos sobre as quatro operações básicas matemáticas: adição,subtração, multiplicação e divisão. Para a realização de tal objetivo,foi utilizado o motor de jogos Unity para o desenvolvimento da lógica e da programação do software, com projeção e composição dos elementos em tela para jogos mobile1e com mecânicas2quevalorizam a jogabilidade nos dispositivos móveis. Ao final da pesquisa, o jogo foi desenvolvido e constatada a possibilidade da criação do produto de cunho educacional focado na aprendizagem da matemática. Para projeções futuras, existe a possibilidade da adição de outras operações matemáticas para auxílio da aprendizagem além da matemática básica, a qual foi o foco deste projeto de pesquisa.

Palavras-chave: jogo sério, ensino, matemática, educação.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa: 

  • Nestor Barbosa de Oliveira Junior

268 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Nestor Barbosa de Oliveira-Junior -
Olá, tudo bem?
Sejam bem-vindos e bem-vindas ao CILTEC-Online 2023!
Sou o prof. Nestor B Oliveira Júnior, coordenador da mesa virtual.
Esse será nosso espaço de diálogo durante os dias do evento.
Sintam-se a vontade para perguntar, compartilhar, elogiar e contribuir com o trabalho apresentado.
Que sejam dias de alegria e muito conhecimento!

53 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Olá, pessoal! Bom dia! Tudo bem?
Gostaria de parabenizar os autores pelo excelente trabalho!
Enquanto professora de matemática fiquei encantada com a proposta de vcs!
Vocês poderiam nos contar um pouco sobre como surgiu a ideia de vocês fazerem essa parceria para a produção do trabalho?
Abraços!

47 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá! Tudo bem?

Muito obrigado pelas palavras, Prof. Nestor! É um prazer participar do CILTEC-Online 2023!

Esse trabalho teve o intuito de construir e viabilizar um jogo educacional com o intuito de auxiliar no ensino de operações da matemática básica.

Desde já, agradeço pelos comentários, críticas construtivas e sugestões!

Que tenhamos todos um ótimo evento!

55 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Mario Marcos Lopes -
Olá autores,
Muito bom o trabalho. O jogo na aprendizagem da Matemática constitui um fator estimulador da capacidade de comunicar. Já apontava os Parâmetros Curriculares Nacionais:
"Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permite que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégia de resolução e busca de soluções" (BRASIL, 1998, p.46).
Abraços
Mario

63 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Vinicius Santos Andrade -
Olá, Mario!

Muito obrigado!

Forte abraço!

6 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Luis Filipe Grael Tinós -
Muito obrigado pela contribuição, Mario!

Um abraço!

7 palavras

Em resposta à Mario Marcos Lopes

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Raphael Tiritan -
Olá, Mario muito obrigado pela contribuição!!

6 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Flávia Siqueira -
Penso que a utilização de jogos no ambiente educacional pode ser muito interessante em diversas áreas de conhecimento! Com relação ao ensino da matemática, os jogos podem ser vistos como grandes aliados dos professores, dado a dificuldade que muitos alunos apresentam no aprendizado dessa disciplina.

Parabéns pelo trabalho!!!

48 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Vinicius Santos Andrade -
Olá, Flávia. Muito obrigado!

4 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Luis Filipe Grael Tinós -
Muito obrigado pela contribuição, Flávia!

5 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Raphael Tiritan -
Olá Flávia, sim os alunos sentem bastante dificuldade com matemática mesmo, obrigado pela contribuição

14 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Nestor Barbosa de Oliveira-Junior -
Queridos autores, esse é um trabalho de excelência no campo da aprendizagem baseada em jogos.

É interessante observar como as Tecnologias Digitais são capazes de mudar discursos na educação.
Li um artigo produzido recentemente que trazia falas que demonstravam o receio de professores de matemática e física sobre o uso da calculadora em sala de aula. Obviamente, essas falas foram ditas nas últimas décadas do século passado. Hoje, os softwares são usados para modelagens matemáticas complexas, onde os próprios alunos buscam a resolução de problemas e representações de conceitos.

A Base Nacional Comum Curricular encoraja a produção de currículos que estimulem a incorporação de jogos digitais em diversas disciplinas. Porém, tem dificuldade em apontar quais caminhos podem ser tomados pelos professores para essa incorporação em sua prática. Como vocês sugerem que o jogo em desenvolvimento possa ser utilizado pelos professores da Educação Básica? Em quais momentos a utilização a Alien Math seria oportuno e em quais momentos o jogo apresentaria limitações?

161 palavras

Em resposta à Nestor Barbosa de Oliveira-Junior

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Vinicius Santos Andrade -
Olá, Prof. Nestor!

Agradeço pelo reconhecimento e elogio ao trabalho. É realmente gratificante ver o crescente espaço dos jogos em diversas áreas, e ficamos contentes por contribuir para a educação.

Quanto à questão sobre a utilização da Alien Math na Educação Básica, acredito que seu uso seja altamente dependente da dinâmica de cada turma, afinal, cada uma possui suas características únicas (rs). Sugiro considerar a introdução do jogo alguns dias após o início do conteúdo, como um exercício de fixação complementar, não limitando seu uso apenas em sala de aula.

A Alien Math pode ser uma ferramenta interessante para gerar engajamento, afinal, quem não gosta de jogar, não é mesmo? (rs). Recomendo experimentar sua aplicação de forma flexível, adaptando-a conforme a receptividade e necessidades específicas de cada grupo de alunos.

130 palavras

Em resposta à Nestor Barbosa de Oliveira-Junior

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Raphael Tiritan -
Olá, Prof. Nestor!
Obrigado pelo elogio, como disse o professor Vinicius cada sala e cada professor tem sua didática então fica difícil saber exatamente quando é o melhor momento pra ser utilizado, mas um dos melhores momentos é dar como atividade complementar para os alunos.

45 palavras

Em resposta à Nestor Barbosa de Oliveira-Junior

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá, Professor Nestor! Obrigado pela pergunta!

Como mencionado pelo Professor Vinicius, acredito que a utilização do jogo como ferramenta educacional e sua incorporação em sala de aula (e fora dela) possa variar de acordo com as turmas.

Uma sugestão de uso seria a partir de atividades baseadas em grupos, em que os alunos podem se ajudar para resolver as operações e aprender com os erros e acertos.

67 palavras

Em resposta à Luis Filipe Grael Tinós

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Nestor Barbosa de Oliveira-Junior -
Eu que agradeço pela resposta!

Nas próximas fases de validação do jogo essa resposta pode ficar mais clara.

Os anais do eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática podem auxiliar no enriquecimento teórico do aporte pedagógico do jogo, já que outros trabalhos com experiência de jogos para ensino de matemática estão sendo apreciados por lá!

Muito sucesso à equipe!

60 palavras

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Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá, pessoal!

Já estamos no segundo dia do evento e eu convido vocês a lerem sobre o trabalho e participarem com perguntas, elogios e críticas construtivas!

Estamos à disposição!

29 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Vinicius Santos Andrade -
Boa noite!

Seguimos disponíveis para diálogos neste segundo dia de evento!

Abraços.

12 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Luis Filipe Grael Tinós -
Bom dia!

Chegamos ao terceiro dia do evento e as discussões que tivemos até agora foram ótimas!

Convido vocês a participarem com críticas e perguntas!

Que tenhamos um ótimo dia de evento!

32 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Nestor Barbosa de Oliveira-Junior -
Bom dia a todos!

Não deixem de fazer suas perguntas aos autores do trabalho.

É um momento muito importante para o intercâmbio de contato entre interessados na temática. Caso os autores desejem adicionar outras formas de conhecer a pesquisa, com links de grupos de pesquisa ou material complementar, fiquem a vontade.

51 palavras

Em resposta à Nestor Barbosa de Oliveira-Junior

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Sebastião Gomes Barbosa -
Olá, pesquisadores!
A ideia de usar um jogo pra ensinar as operações básicas matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) é extremamente cativante! Se o ensino da Matemática fosse menos pesado, com propostas que aliassem ao aspecto lúdico, acho que teria me ajudado muito a gostar mais de Matemática na época do meu Ensino Fundamental. Uma pergunta: Como vocês veem a associação entre tecnologia e elementos lúdicos na abordagem do ensino de Matemática atualmente?
Parabéns aos pesquisadores pelo excelente trabalho!

79 palavras

Em resposta à Sebastião Gomes Barbosa

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Vinicius Santos Andrade -
Olá, Sebastião!

Respondendo sua pergunta:

A integração da tecnologia com elementos lúdicos no ensino de Matemática tem se mostrado eficaz (existem evidências em outras pesquisa), proporcionando uma abordagem mais envolvente e interativa. Jogos digitais, simulações e aplicativos educacionais podem tornar o aprendizado mais acessível e estimulante, promovendo o desenvolvimento de habilidades matemáticas de forma prazerosa. Essa combinação busca tornar o ensino mais dinâmico e alinhado às características da geração atual de estudantes.

72 palavras

Em resposta à Vinicius Santos Andrade

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Sebastião Gomes Barbosa -
Obrigado pela resposta, Vinícius!
Concordo com o que você disse, precisamos utilizar da tecnologia para potencializar o ensino e engajar os alunos , ainda mais em uma sociedade da tecnologia e  informação. Aprender Matemática não precisa ser maçante e penoso. Os jogos podem ser aliados importantes no processo de ensino e aprendizagem.

52 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Amaral Rodrigues Gomes -
Quero parabenizar os autores pelo tema. O jogo é um meio de estimular os estudantes se concentrarem nas atividades que se forem realizadas de forma tradicional podem não atrair a atenção dos mesmos.
O trabalho é relevante e traz uma abordagem clara e objetiva. Gostei e vou compartilhar aos colegas da escola no sentido de conhecerem o trabalho de vocês.

60 palavras

Em resposta à Amaral Rodrigues Gomes

Re: JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Autoria: Raphael Garbim de Almeida Tiritan; Vinicius Santos Andrade; Luis Filipe Grael Tinós

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá, Amaral!

Muito obrigado pelas considerações!

6 palavras