JOGO EDUCACIONAL PARA ESTÍMULO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Autoria:
- Raphael Garbim de Almeida Tiritan
- Vinicius Santos Andrade
- Luis Filipe Grael Tinós
Modalidade: Artigo
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
O uso de sistemas computacionais tornou-se comum em diversas áreas, incluindo a educação, devido ao avanço da tecnologia. Além disso, a combinação da tecnologia com metodologias ativas no ensino possibilita tornar atividades consideradas tediosas ou cansativas pelos estudantes – como a realização de operações matemáticas – mais dinâmicas e agradáveis. Esse interesse e motivação em realizar essas atividades consideradas tediosas e/ou cansativas pode ser alcançado com o auxílio de jogos que têm como objetivo contribuir com a aprendizagem. Diante dessa realidade, o objetivo do trabalho foi desenvolver um jogo educacional – ou jogo sério, para dispositivos móveis – especificamente para o sistema operacional Android, com o intuito de auxiliar no ensino de conteúdos sobre as quatro operações básicas matemáticas: adição,subtração, multiplicação e divisão. Para a realização de tal objetivo,foi utilizado o motor de jogos Unity para o desenvolvimento da lógica e da programação do software, com projeção e composição dos elementos em tela para jogos mobile1e com mecânicas2quevalorizam a jogabilidade nos dispositivos móveis. Ao final da pesquisa, o jogo foi desenvolvido e constatada a possibilidade da criação do produto de cunho educacional focado na aprendizagem da matemática. Para projeções futuras, existe a possibilidade da adição de outras operações matemáticas para auxílio da aprendizagem além da matemática básica, a qual foi o foco deste projeto de pesquisa.
Palavras-chave: jogo sério, ensino, matemática, educação.
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Coordenação de Mesa:
- Nestor Barbosa de Oliveira Junior