SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

Número de respostas: 14

SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR: contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades

Autoria:

  • Isabela Marinho Menezes
  • Paula Aparecida Diniz Gomides
  • Valquíria Ferreira Ribeiro

Modalidade: Artigo

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

A educação de surdos tem sido um tema presente em diversos nichos de discussão pública, sobretudo em razão das leis que reconhecem a Libras como a língua da comunidade surda. Apesar dos avanços legislativos, é notável a necessidade de maior articulação, sobretudo no que tange à inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior,trajetória marcada pela exclusão em etapas posteriores. Por sua vez,as tecnologias têm sido cada vez mais utilizadas no contexto educacional, favorecendo a oferta de um ensino mais dinâmico,interativo e integrador, a partir do uso de diferentes linguagens.Partindo deste pressuposto, o objetivo deste texto é analisar a inclusão da comunidade surda no Ensino Superior a partir da utilização de recursos tecnológicos, ressaltando que estes são excluídos do interior, a partir de uma concepção histórica de dominação e subordinação. Questionamos: podemos construir universidades bilíngues a partir da articulação entre a educação de surdos e as tecnologias? Realizamos uma investigação de cunho qualitativo, pautada no levantamento das contribuições de autores que abordam a educação de surdos sob o ponto de vista cultural.Além disso, abordamos a noção de excluídos do interior proposta por Bourdieu e Champagne (2001), tendo em vista a histórica exclusão social da comunidade surda. A resposta a essa questão é positiva.Contudo, as universidades bilíngues apenas são construídas a partir do esforço coletivo pela utilização das tecnologias a partir da bandeira da inclusão, sob o ponto de vista multicultural.

Palavras-chave: libras, educação de surdos, bilinguismo, educação e tecnologia.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Anderson Silva

286 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Anderson Silva -
Saudações, queridas autoras e demais participantes desta mesa.
Espero que estejam bem.

Estes três dias de evento serão momentos muito ricos de experiências e interações dialógicas. Neste espaço, poderemos debater muitas ideias e aprender muito uns com os outros. Quero parabenizar a participação das autoras deste trabalho, bem como convidar os demais visitantes virtuais a lerem e interagirem aqui neste espaço privilegiado de trocas dialógicas.

Abraços e bom evento!
Anderson Silva
Coordenador de Mesa

74 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Paula Aparecida Diniz Gomides Gomides -
Olá Anderson. Muito obrigada.

4 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Lohaine Miguez Martins -
Ola, autoras e coordenador de mesa. Espero que todos estejam tendo um ótimo congresso.

Passei por aqui para ver o trabalho e achei fantástica a temática abordada. Que estudos como esse possam contribuir para mais acessibilidade à vida universitária.

39 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Paula Aparecida Diniz Gomides Gomides -
Olá Lohaine, muito obrigada por suas considerações. Realmente a temática da educação de surdos é desafiadora e nos apresenta diferentes possibilidades. Ainda é preciso avançar muito em acesso linguístico e respeito à cultura, identidade e diversidade.

36 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Anderson Silva -
Queridas autoras, bom dia!
Espero que estejam todas bem.

Parabéns pelo trabalho e escolha da temática. Gostaria de saber como iniciou a parceria entre as três e, principalmente, o que despertou o interesse em estudar essa temática tão necessária. Fico no aguardo das contribuições de vocês.

Abraços e ótimo fds.

Anderson

51 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Paula Aparecida Diniz Gomides Gomides -
Olá Anderson. Eu conclui recentemente um doutorado em Educação. Apesar de meu trabalho no doutorado não corresponder à temática da educação de surdos, sou também pedagoga com enfoque no ensino da comunidade surda e desde o início do curso tenho produzido no tema. As autoras trabalham na educação de surdos de forma mais efetiva. Valquíria é surda, com formação específica na área e tem contribuído muito, sobretudo nas seleções de proficiência em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Isabela também é intérprete de Libras e recentemente concluiu um mestrado que teve como produto final um material para o trabalho da matemática com estudantes surdos. Então, de forma separada ou em conjunto estamos sempre produzindo no tema.

116 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá. pessoal!

Meus parabéns! Que temática maravilhosa e importante!

A tecnologia pode agir como um agente inclusivo e potencializador da educação. É importante o respeito às deficiências para que tecnologias sejam direcionadas à inclusão e sejam, de fato, implementadas em metodologias educacionais no ensino superior e básico de forma a proporcionar um aprendizado de qualidade aos alunos com deficiência.

Parabéns, mais uma vez, pelo trabalho!

65 palavras

Em resposta à Luis Filipe Grael Tinós

Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Paula Aparecida Diniz Gomides Gomides -
Com certeza Luís Filipe. Infelizmente muitos obstáculos ainda estão postos para nós, como a baixa estrutura das instituições, por exemplo. Mas cabe cada vez mais a defesa das universidades bilíngues.

30 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Pedro Santana -
muito legal o trabalho! parabéns
é uma preocupação que deveria estar cada vez mais presente no planejamento das universidades..

gostaria de saber outras recomendações de tecnologias assistivas que possam ajudar alunos surdos. existe algum que faça a interpretação de inglês, escrito ou oral, para a língua de sinais? de que maneira alunos surdos pofem ser incluídos em contextos de internacionalização?

60 palavras

Em resposta à Pedro Santana

Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Paula Aparecida Diniz Gomides Gomides -
Olá Pedro. Obrigada por seu interesse. Então, algumas tecnologias já estão disponíveis, mas ainda há uma defasagem, sobretudo, em relação à tradução e falta de sinais em Libras específicos em determinadas áreas. No caso da tradução inglês - português ainda entraria um terceiro elemento que engloba a necessidade de uma tradução do inglês para o português, o que poderia gerar ruídos comunicacionais. Até mesmo as tecnologias português - Libras, ainda se mostram com algumas dificuldades, então penso que apenas a partir de muita pesquisa será possível caminhar mais na direção de um maior acesso e democratização da Libras.

98 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Anderson Silva -
Olá, bom dia!
Espero que estejam todos bem.

Fico feliz em acompanhar as discussões aqui neste espaço dialógico. Tenho certeza que hoje, neste último dia do evento, também poderemos aproveitar o domingo para trocar ideias, ler e debater a respeito das pesquisas dos colegas.
Fico aqui acompanhando toda a dedicação de vocês.
Abraços virtuais.
Anderson Silva.

56 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Amaral Rodrigues Gomes -
Parabenizo as autoras pelo excelente artigo. Trazer a questão da educação de surdos é extremamente importante. A questão da acessibilidade seja enfatizada e estimulada cada vez mais em todas as modalidade de ensino. Eu trabalhei com uma jovem surda e no primeiro momento fiquei apreensivo porque não tínhamos tradutor em sala de aula, mas a coleguinha dela me falou professor ela lê seu lábios. Sempre fale devagar e de frente para ela. E, foi fantástico a experiência.

77 palavras

Em resposta à Amaral Rodrigues Gomes

Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Paula Aparecida Diniz Gomides Gomides -
Olá Amaral, muito obrigada por seu comentário. Sim, em geral, as crianças surdas são compelidas a se 'adequarem' ao 'mundo ouvinte', por isso a leitura labial, apesar de muito utilizada, é considerada uma imposição oralista à comunidade surda. O ideal e garantido em lei é a presença de tradutores e intérpretes de Libras, formação continuada disponível as professores para que o contato com os alunos surdos não se restrinja ao intérprete e ensino na modalidade bilíngue, sendo a Libras a primeira língua da comunidade surda e a língua portuguesa sua segunda língua.

92 palavras

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Re: SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR:contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades - Autoria: Isabela Marinho Menezes; Paula Aparecida Diniz Gomides; Valquíria Ferreira Ribeiro

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Saudações, colegas autoras.
Parabéns pela realização da pesquisa! Sabemos que mesmo com os avanços no âmbito legislativo os surdos ainda enfrentam, cotidianamente, desafios de diversas ordens. Achei muito interessante levar a discussão para a educação superior, penso que isso ressalta as barreiras comunicacionais existentes desde a educação básica e retratam, com muita coerência, a difícil chegada da comunidade surda às universidades.

61 palavras