SURDEZ E EDUCAÇÃO SUPERIOR: contribuições da tecnologia para o bilinguismo nas universidades
Autoria:
- Isabela Marinho Menezes
- Paula Aparecida Diniz Gomides
- Valquíria Ferreira Ribeiro
Modalidade: Artigo
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
A educação de surdos tem sido um tema presente em diversos nichos de discussão pública, sobretudo em razão das leis que reconhecem a Libras como a língua da comunidade surda. Apesar dos avanços legislativos, é notável a necessidade de maior articulação, sobretudo no que tange à inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior,trajetória marcada pela exclusão em etapas posteriores. Por sua vez,as tecnologias têm sido cada vez mais utilizadas no contexto educacional, favorecendo a oferta de um ensino mais dinâmico,interativo e integrador, a partir do uso de diferentes linguagens.Partindo deste pressuposto, o objetivo deste texto é analisar a inclusão da comunidade surda no Ensino Superior a partir da utilização de recursos tecnológicos, ressaltando que estes são excluídos do interior, a partir de uma concepção histórica de dominação e subordinação. Questionamos: podemos construir universidades bilíngues a partir da articulação entre a educação de surdos e as tecnologias? Realizamos uma investigação de cunho qualitativo, pautada no levantamento das contribuições de autores que abordam a educação de surdos sob o ponto de vista cultural.Além disso, abordamos a noção de excluídos do interior proposta por Bourdieu e Champagne (2001), tendo em vista a histórica exclusão social da comunidade surda. A resposta a essa questão é positiva.Contudo, as universidades bilíngues apenas são construídas a partir do esforço coletivo pela utilização das tecnologias a partir da bandeira da inclusão, sob o ponto de vista multicultural.
Palavras-chave: libras, educação de surdos, bilinguismo, educação e tecnologia.
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Coordenação de Mesa:
- Anderson Silva